Redes Social

sábado, 4 de junho de 2005

O Míudo, o Ladrão e o Génio
Foi a 18 de Maio de 1996 numa final da Taça de Portugal, que Rui Mendes perdeu a vida ao ser atingido por um "very-light". Uma tragédia que a família do adepto do Sporting na Mealhada ainda hoje não esqueceu.

Uma situação inacreditável quando se sabe que a verba em causa é praticamente um ordenado do actual seleccionador nacional (150 mil euros). Com Hugo Inácio (o adepto condenado de homicídio por negligência) a monte e com a direcção de Gilberto Madaíl a recusar-se ajudar uma família que continua a sobreviver graças a acções de caridade.

De recurso em recurso a Federação tem-se eximido a pagar aquilo a que a justiça a condenou. O que significa que a Federação apenas reconhece e aceita a justiça que passa pela cabeça oca do seu presidente. Que à custa de dinheiros alheios vive como um lorde, viaja nos aviões em classe executiva, hospeda-se em hotéis de luxo e é seguido por grupos de paquetes a carregarem-lhe as bagagens para que não se canse.

Fosse Gilberto Madaíl um homenzinho responsável, nem sequer seria necessário que fosse homem, mesmo com h minúsculo, e o assunto não andaria em bolandas, de tribunal em tribunal. Porque a Federação não pugna por justiça, – nenhuma vida é ainda avaliada em euros – mas fá-lo apenas pela fuga à responsabilidade e, linearmente, pelo roubo.

E depois vem este bode velho, com a maior das descontracções, doar 40 mil euros ao Martunis da Indonésia! Não está em causa a tragédia que se abateu sobre a vida da criança indonésia, tanto mais que considero o gesto de grande humanidade, mas isso não apaga a vergonha e a insolência com que trataram uma família e duas crianças, que ficaram sem pai e sem o principal sustento da família. Gilberto Madail, o Poncio Pilatos português.

Quanto ao jogo da selecção, com o regresso do maestro Figo, que para além de categoria ainda acrescenta liderança, a um grupo que bem precisa de um comandante, só posso estar feliz. Força Portugal! O Mundial espera-vos.

14 comentários:

Mitico disse...

Pois é... A selecção do brasileiro la venceu por dois golos num jogo onde nao foi preciso forçar muito.
Aqui ficam as minhas notas aos jogadores da selecção de Portugal uma vez que sou imparcial:

Ricardo 5 normal
Alex 6 normal
Meira 7 Marcou um golo
Jorge Andrade 5 normal
Caneira 5 normal
Deco 8 magia quando foi preciso
Cristiano Ronaldo 9 joga muito
Petit 5 porrada qb
Maniche 5 esforçado
Figo 5 básico, lento e com a mania
Pauleta 5 la tentou
Quaresma 5 tocou na bola
Postiga 5 correu para tocar na bola

Quanto à bancada ... eu vi D.Sebastiao ao lado de Martunis :) sim eu vi!!! era o principe de milao!! eu vi!!!
Bom, quanto ao gajo de bigode que está na foto do post, é preciso dizer alguma sobre ele? Lembram-se de Vitor Vasques? Estranha saída da Federação nao? :)

Abraço a todos

PS: A minha selecção tem três letras: F C P!!!!!

Mitico disse...

Ricardo na selecção
É a vergonha da nação
É o inculto do brasileiro
Que já parece o Zé Peseiro

Basta os jogos do FCP ver
Para rapidamente entender
Na selecção Baía a titular
Para mais um troféu ganhar

Portugal só tem a ganhar...

Ramos disse...

Ontem assistiu a um jogo de Futebol que mais parecia um jogo entre uma equipa da liga e uma da 3 divisão.

A eslovaquia é muito fraca. Correm muito, tem um bom poder fisico, mas ficam por aí.

O seleccionador de alguns portuguesas andam a semana toda a afirmar que a eslovaquica era uma selecção com grande poderio!!!!!Mas aonde????Não se viu nada....Portanto na eslovaquia perdemos 2 pontos.

Ramos disse...

Caro presidente Pinto da Costa

Veio por este meio relembrar a sua excelencia a epoca que a agora acabou foi uma verdadeira desgraça. Não começe a comprar jogadores às sacas cheias. Principalmente Alan e Sokotas. Tb penso que está na altura para o Sr. se retirar da gestão do FCP.

Com Respeitosos Cumprimentos

Rui Ramos

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Nao concordo com o meu amigo Rui Ramos...pois se estiverem um pouco atentos, percebem claramente o que Jorge Nuno Pinto da Costa está a fazer. Todos os jogadores do empresário Jorge Mendes estão a ser "convidados" a sair, tal como um dia aconteceu com os jogadores de Jose Veiga. E porquê? A mesma resposta para os dois: Abutres do dinheiro e Aproximações suspeitas ao benfica! e com Pinto da Costa OU VAI AO RACHA...E RACHOU!!!!!!

Parabens presidente por estar atento :)

Abraço a todos

Picareto disse...

Caro RR:

Tomislav Sokota é um excelente jogador e vai calar a boca a muita gente. Peço te como portista que tenhas fé neste grande jogador!!! TENHAM FÉ! SOKOTA, Melhor ponta de lança dos balcãs!

André Kaustico disse...

Não vi o jogo da selecção pois estava num concerto de uma grande banda inglesa que tive o prazer de viajar com eles do Porto até Lisboa(Sim,eu estava na mouraria na altura do jogo) mas isso são outras historias.

O bloguer antigamento conhecido com António Ramos fez levantar aqui uma questão muito pertinente.Populismos baratos estamos nós fartos de ver neste país,e essa besta (que não tem outro nome)que tem a mania que sabe fazer coisas,que dá por nome de Gilberto,é muito bom a dar dinheiro que não sai do bolso dele(vejam por exemplo o ordenado burro que é seleccionador).Ninguem está aqui a por em causa a necessidade do jovem indonesio que sobreviveu dias a fio no mar graças à camisola da selecção,que apesar dos ser dos chineses,é algo que nos deve tocar a todos.(Se fosse do clube portugues com 6 titulos internacionais nos ultimos 20 anos até chorava),mas,e aproveitando a excelente comparação,Madail lavou as mãos no caso Very Light,caso em que tinha muitas mais responsabilidades,até porque se tratava de um cidadão portugues.
Madail,és a razão porque não gosto da selecção.
E ainda tem a lata (e aproveito para passar ao proximo tema) de vir falar bem de figos e rui costas.Vitor baía e Sergio Conceição,homens que deram o litro pelas quinas.Não é cá "agora que já não jogo no clube posso ir para a selecão" e "eu sou a estrela da companhia,nãp preciso de jogar bem para ser chamado" Para madail e Scolari uns são filhos e outros são enteados.

Que se lixem as quinas,gostamos é do Dragão

Anónimo disse...

Pelo que víamos na comunicação social a eslováquia é uma argentina ou brasil!!Um monstro do futebol...mas o sr. Scolari depois de empatar os aquele pais pequenino de pronuncia e grafia esquisitas tem de fazer de pequenas vitórias, finais e votorias de topo...treta!!
Em relação ao Presidente tb não posso concordar que esteja na altura de abandonar a presidencia!! A sua presença e liderança são um exemplo pelo mundo fora e já não tem nada a provar!! Assinei a ultima petição para JNPinto da Costa continuasse a frente do meu porto e espero faze-lo novamente. Vamos a eles!

Picareto disse...

Jorge Nuno Pinto da Costa ficará para sempre ligado às nossas conquistas e como tal desejo que permaneça como presidente do meu clube até ao limite das suas capacidades, que ao que noto ainda estão no maximo! Pinto da Costa é o melhor dirigente português e se todos os dirigentes fossem assim com certeza teriamos um país muito mais evoluido em todos os sentidos!

OBRIGADO PRESIDENTE!

El Pirata disse...

estes comentários são mesmo tipicamente portugueses!

Em primeiro lugar escrevi este post antes do jogo, na manhã de sabado, mas com plena convicção na vitoria da selecção portuguesa. Em segunda lugar demos uma banhada de bom futebol,que não resultou em mais golos por desinspiração no ultimo passe, devido a um Pauleta desastrado (tantos fora de jogo) e devido a um péssimo julgamento de Deco que, ao finalizar a 1ª parte, e com Luis Figo completamente sozinho encostado à linha e preparado para arrrancar para a baliza, prefere meter a bola para o meio dos centrais, onde se encontrava Pauleta...em fora de jogo! Mas isso passa em claro porque foi o naturalizado a fazer cagada... se fosse o Figo a não passar-lhe a bola, caia o Carmo e a Trindade por aqui...


Adiante.

Percebe-se facilmente que quem aqui escreve é malta jovem. Sem duvida, só assim se compreendem as "bacoradas" escritas quanto ao valor da selecção eslovaca e sobre o empate cedido em Bratislava e sobre a vitória escassa de 2-0 já que, apesar da selecção ser de scolari e de ter um bastardo como figo a jogar deveriamos (era nossa obrigação) ganhar pelo menos por 5! Ah carago, afinal tantos anti-portugal no blog mas todos com a consciência que somos os melhores do mundo!


Vamos estar no mundial de 2006, depois do euro2000, mundial2002, euro2004! Nao falhamos uma unica grande competição desde o inicio do seculo! É esta a grande conquista da selecção portuguesa. Não chorar os azares... estar presente nas competições, mesmo que por vezes as coisas corram mal! Mas eu prefiro ver as coisas correrem mal mas estar presente no evento, que andar a lamentar o azar do apuramento! Essa é que é essa!

El Pirata disse...

Quanto aos portugueses que acusam o figo de pesetero...

Em primeiro lugar o Barcelona está bem longe (mas bem longe) de poder ser considerado o melhor do mundo! nem no top ten mundial quanto mais lider! O melhor do mundo, em termos de curriculo, é sem duvida o real madrid. Só por aí Figo passou de burro para cavalo!


Mas vamos a respeito. Que num futebolista passa naturalmente pelo ordenado que recebe. Deco, ao fim de 10 meses, vai ganhar 5 milhoes de euros por ano no barcelona. Engraçado... agora já não têm problemas em pagar isso a um portugues, ainda para mais naturalizado! Figo, que durante 4 anos, caregou o barça às costas, nao fazia parte dos que recebiam mais dinheiro no clube, tendo inclusive de assistir a um Rivaldo espalhafatoso, a receber o dobro (ou seja, para quem estiver a leste, duas vezes mais!) do que ele! E que fez Figo? Pediu o mesmo ordenado que Rivaldo! Nem mais nem menos! E que fez o Barcelona? Disse que Figo tinha contrato e que nao iam reve-lo!

Perante tudo isto que faziam os que o acusam de pesetero? ficavam a ganhar metade do folião? e de que guardiola? e de kluivert? ou iam tentar fazer pela vida onde lhe dessem o devido valor? Pois...


E mais, ninguem deu tanto a ganhar ao barcelona na sua historia que luis figo! foram 12 milhoes de contos que o seu passe rendeu! Olé! Alem de todos os titulos conquistados Figo ainda deixou os cofres de barcelona bem recheados! Só não vê isto quem é faccioso!


Para cabar com o assunto Figo... será impressão minha ou ele anda a ser desejado pelo penafiel e pelo gil vicente? é o que parece pelas vossas palavras, que figo veio à selecção para conseguir um contrato num clube....


RIDICULO!


Figo tem muito por onde escolher. desde os clubes de milão até o manchester united. até o lyon que tantos elogios dos portistas merece. Como se pode ver, um jogador com 32 anos e cobiçado pelos melhores... isto não é para quem quer, é para quem vale! E Figo, ainda hoje, vale o seu peso eu ouro!

Mitico disse...

AR :)

De 0 a 10:

"...Figo 5 básico, lento e com a mania..."
A isto se chama ser imparcial.

Abraço a todos

El Pirata disse...

Figo não é o melhor do mundo... mas JÁ FOI O MELHOR DO MUNDO! Algo que só Eusebio se pode orgulhar!

E nos tempos que correm, e depois da exibição da selecção no passado sabado, ninguem (consciente) fica com duvidas que Figo ainda tem muito para dar! Se assim nao fosse nao era pretendido por meia europa. E quando digo meio europa nao me estou a referir ao Blackburn nem Tottenham que andam atrás do grande Benny, falo mesmo da meia europa com categoria!


E depois Ivo, o teu raciocinio parece-me bastante obtuso. Quer dizer, na tua opiniao, quer Milan quer ManUnited estariam na disposição de "dar" um ordenado de rei a um jogador para esse se entreter no banco! Pois... russos mafiosos como o Abramovich nao abundam por aí, caso nao tenhas dado conta.

Quanto aos USA, convem referir que jogando na CONCACAF, o apuramento é seguramente mais acessivel do que jogando uma qualificação europeia. Mas isso é tao obvio que nem apresento mais argumentos.

Quanto ao segundo lugar europeu, e como nao consegues falar da selecção sem mencionar o nome do fcp, eu pergunto-te: em istambul, o porto jogou contra o liverpool ou contra o milan? estava distraido e nem dei conta :)


eheheh, ja vais dizer que mais vale perder nos 1/8 final contra um concessionario de jogadores como é o inter que chegar à final nao? Vais-me dizer que só queres chegar às finais de 17 em 17 anos é? Ah, ja sei, vais-te defender com aquela teoria que as finais sao para ganhar e que já têm 2 e bla bla bla e acrescento ainda... BLA!

Mourinho disse: campeonatos ganham os melhores, liga dos campeões é preciso sorte. E eu estou inteiramente de acordo com o ex-treinador que levou o porto a campeão! Sorte em chegar à final, sorte em marcar primeiro, sorte em ver Guily falhar um golo isolado e lesionar-se, sorte em ver Deschamps dar todo o contra ataque ao porto com mais de meia hora pro final, etc etc etc.

Eu nao queria falar em porto mas a isso fui obrigado. Alias tenho a ideia que o objectivo de muitos portistas aqui do blog é puxar-me para esse assunto. Criticar o melhor resultado alguma vez conseguido por uma selecção é ridiculo e pretensioso. Perdemos a final contra a Grecia que deveriamos e poderiamos ter ganho... no entanto o que o Ivo, Mitico, Gil, entre outros se esquecem de dizer é que, por eles, portugal teria ficado na fase de grupos! Que eles nunca acreditaram que seria possivel ganhar à espanha, inglaterra e holanda! Essa é que é essa!

E numa competição em que entram selecções como a italia, frança, alemanha, holanda, rep.checa, inglaterra, espanha, suecia, dinamarca, ficar em 2º lugar é sempre um destaque.

O mal de muita gente é nao conseguir ver o desporto com desportivismo, com fair-play e sem fanatismo. A um ano do mundial em que portugal, por muito que vos custe, estará presente, eu digo desde já: quem me dera que esteja na final, seja contra quem for!


POr favor, leiam e ouçam o Mourinho! Deixem de ouvir e ler coisas que só vos estupidificam... nao tenho duvidas que para a maioria azulada o merito da conquista do ano passado se deve a pinto da costa e nao a mourinho!

Ah meu Deus, dais vós nozes a quem nao tem dentes!...