Redes Social

segunda-feira, 6 de junho de 2005

O Melhor


No final desta epoca o treinador de Guarda-Redes do FC Porto,Daniel Gaspar,parte rumo à sua terra natal,Estados Unidos,e deixa algumas frases que ponho aqui,para de umas vez por todas se acabarem as duvidas.Estamos a falar de alguem que já treinou varios guarda-redes portugueses de topo.
"Sem Vítor Baía o FC Porto não disputava esta época o título "
"Esta teria sido a sua melhor época de sempre, tivesse o FC Porto uma campanha igual a tantas outras e a organização defensiva definida. Com tantas mudanças, a equipa perdeu atitude defensiva, não foi tão compacta e organizada. Mas Vítor Baía esteve sempre no sítio certo no momento exacto a fazer defesas decisivas, aquelas que fazem a diferença."
"O Vítor Baía valeu muitos pontos. Ele fez a diferença. "
"Não sou eu que o digo. Mas sei ler. E o que a UEFA considerou é que Vítor Baía foi o número um da Europa; e o que na Gala da SuperLiga ficou claro é que ele, Vítor Baía, foi o melhor de Portugal. Isto entre outras distinções. Portanto, quem sou eu para me pronunciar?"
"Que me perdoem o Quim, o Neno, o Silvino e o Nélson, que treinei e apreciei. Mas pudesse eu fazer uma clonagem e ia buscar a juventude do Moreira, a elasticidade e rapidez do Ricardo, a capacidade física do Bruno Vale, o profissionalismo do Nuno e a presença inconfundível do Vítor Baía. E então Portugal teria com toda a certeza o melhor guarda-redes do globo."

Senhor Scolari e maltosa que anda a mamar à custa da federação.Vão-se lá embora e deixem jogar o Melhor.O melhor guarda redes portugues de sempre,e já me estou a conter nas palavras.

Desde pequeno que jogo à bola,e a minha posição favorita é Guarda-Redes.Baía,desde que me lembro era o nome que eu gritava quando agarrava uma bola seguro.

28 comentários:

Anónimo disse...

Não ha nada a comentar ke tu ja disses-te tudo, desde puto ke me lembro de jogar futebol na escola e qdo um guarda-redes fazia uma boa defesa ke diziamos "Seguro Baía"... Enfim, o jogador com mais titulos no mundo ke há mais a dizer!?!?

Anónimo disse...

Realmente é uma pena que continuemos a ter de apoiar a selecção do Scolari e não a de todos os portugueses...enfim... Aconselho uma visita a http://baiadevitorias.blogspot.com/. Saudações Portistas

André Kaustico disse...

Vou-me juntar aos poemas

Scolari Ignorante
Escolhe o Ricardo pateiro
Todos sabemos que o baia
É o melhor do mundo inteiro

Picareto disse...

O titulo diz tudo....O MELHOR!

Desde a vitória do Vit. Setubal na Taça que nunca mais um benfikista escreveu neste blog....pelos vistos a chama foi curta....o porão deve estar cheio por esta altura!

Picareto disse...

Cumulo do azar:

um puto no dia do tsunami na indonesia em vez de acordar e vestir a camisola de portugal, vestir a camisola do bugs bunny!

Mitico disse...

Penso que ainda não está na hora de se fazer um post sobre o melhor guarda redes do Mundo...pois ele ainda tem muitos anos pela frente e muitos titulos para conquistar. No dia em acabar a sua carreira de futebolista profissional vai ter um post à altura no tribunal :)
Mas aqui ficam duas pequenas quadras que foram escritas num post anterior:

Ricardo na selecção
É a vergonha da nação
É o inculto do brasileiro
Que já parece o Zé Peseiro

Basta os jogos do FCP ver
Para rapidamente entender
Na selecção Baía a titular
Para mais um troféu ganhar

Para português ver...

Mitico disse...

Estranho silencio no blog...

Será que o cavalo de troia entrou na história do Jamor...?

El Pirata disse...

lá estão vocês a contar com as supertaças portuguesas...

se ele fosse muito bom ainda hoje andava pela baliza do barcelona, onde era suplente de um frangueiro, Ruud Hesp de seu nome.

Ironia da vida de Baia, ser suplente de frangueiros!


PS:

Como diz o mitico, que por acaso nunca escreveu aqui:

Será que o facto de Baia ter grandes amizades com o mafioso do Oliveirinha, que o levou ao mundial para ser o nosso frangueiro, e que por isso, é testemunha de defesa de Oliveira contra a federação (logo contra a selecção de todos nós!) não é um motivo para não ser chamado?


Junta-te aos melhores serás como eles. Junta-te aos vigaristas e malandros (ex. Oliveirinha) e serás como eles! Baia escolheu, fez a cama, agora que se deite nela! E já agora, ele que fale das putas que andavam pela selecção quando ele lá andava, das paulas e das borgas em macau! Por alguma razão ele foi excluido! Ponham as teorias facciosas de lado e pensem um pouco. Estou farto de ler sempre as mesmas coisas!

Mitico disse...

El pirata...com um nome assim efectivamente nao consegues ver o futebol com os dois olhos :)

Deixa-me adivinhar, na tua opiniao a culpa do mundial da Coreia foi de:

Vitor Baía
Jorge Costa
Fernando Couto
Jorge Andrade
Sergio Conceição
Nuno Capucho

Estranho!?! O que terão estes jogadores em comum?

VITOR BAIA SALVOU PORTUGAL DA HUMILHAÇÃO e foi cruxificado por todos! Paulo Catarro, jornalista da RTP, até ficou surpreendido em directo quando soube do que se estava a passar, neste país, sobre este assunto!

E Luis Figo? UM DESASTRE!!! E Rui Costa? UMA VERGONHA!!! E Joao Pinto???? UM ESCANDALO!!! Bom e fiquemos por aqui...porque nem quero falar dos outros...

Sempre ouvi dizer: Quem tem telhados de vidro nao atira pedras...

Abraço a todos

Mitico disse...

Ainda sobre LUIS FIGO gostava que todos vissem esta anedota:

28 de Abril de 2004

O internacional português Luís Figo revelou uma posição crítica relativamente à dispensa concedida por Scolari aos jogadores do FC Porto para o jogo desta quarta-feira que opõe Portugal à Suécia (RTP1). O médio do Real Madrid nota em declarações transcritas pelo Maisfutebol que «em determinados momentos é preferível privilegiar os clubes, mas ao mesmo tempo tem que haver tolerância em relação à selecção», diz. «Não se pode só exigir e depois não se quer saber», acrescenta, realçando que «também já t[e]ve compromissos importantes no clube, mas depois estive sempre na selecção», refere.


É com estas e com outras que cada vez mais gosto deste jogador que um dia falou espanhol quando recebeu o prémio de melhor do mundo... :)

Que enorme amor à pátria

El Pirata disse...

Mitico, estas a ser demasiado faccioso e vou-te explicar porquê!

Figo nunca rejeitou jogar pela selecção nacional, nem que o adversário fosse um conjunto de anões gays da comunidade de San Francisco!

Alias, se assim não fosse, gostaria que tu Mitico, e todos os demais, me explicassem o seguinte facto: como pode um jogador somar 111 internacionalizações em 14 anos de selecção, o que da média de 8 internacionalizações anuais, e isto contando com este ano, em que só jogou no sabado passado!

Em 13 anos efectivos jogou 110 anos pela selecção, o que perfaz uma média de 9 jogos/ano na selecção!

Ora bem, 9 jogos/anos, e sabendo que cada jogo leva a uma preparação de uma semana, dá aproximadamente 9 semanas/ano na selecção! São 2 meses meus amigos! E muitos desses jogos foram amigaveis!

E convém recordar que Figo não apareceu na selecção em 1991. Luis Figo veste a camisola das quinas desde 1987, perfazendo quase 200 internacionalizações em toda a sua carreira com a camisola portuguesa!

É este o jogador que tentas denegrir Mitico? É este o jogador que só vai à selecção por dinheiro? Por interesses? Não deve ser o mesmo que tanto criticas.


O mal de muitos é que Figo nunca equipou de azul. Posso desde já concluir que Cristiano Ronaldo, quando começar a chegar ao final da carreira também será objecto de escárnio e mal-dizer, por todos aqueles que agora engolem os sapos e batem palmas.


Que fique bem claro: eu desejo que Portugal seja campeão mundial, nem que seja com Baia na baliza, Secretário a tratar das putas (ou travestis) e com Deco a marcar o golo da vitoria na final! Porque antes da antipatia que nutro por alguns deles, vem o meu orgulho em ser portugues! O que lamento é que haja quem deseje o fracasso da selecção apenas para provar os seus raciocinios.


PS:

Figo joga em espanha ha 10 anos. E sempre nos 2 maiores clubes espanhois. E em ambos conseguiu envergar a braçadeira de capitão. Luis Figo foi um idolo de ambos os clubes, aliás, o desprezo e ódio dos barcelonistas é um sinal bem evidente da forma como Figo os tocou. Alguem se queixa pelo facto de Celades jogar em Madrid, um puto da cantera do barcelona? Pois, o que muita gente se esquece é que Figo foi o maior nas duas cidades. E isso ninguem lho tira. É imortal.

Outro ponto importante é o numero de jogos que Figio disputa por epoca. Fala-se muito dos jogadores do porto mas figo sempre jogou tantos ou mais jogos e nunca pediu dispensa da selecção! E como tal tinha todo o direito, em ano de europeu, em criticar tal ausência, ainda para mais quando era mais que sabido que a Superliga já estava ganha... se Mourinho os queria fazer descansar que o fizesse no campeonato!


Luis Figo, é ama-lo ou odia-lo!

Picareto disse...

El Pirata por muito que tentes justificar o "pesetero" a verdade é exclusivamente uma: Luis Figo abandonou a selecção pois não se queria chatear muito com a qualificação, pretendendo apenas voltar quando a papa já estivesse feita. Quando viu que estava a ser "encostado" no seu clube resolveu voltar para fazer da selecção uma plataforma para o seu regresso a um grande clube europeu. A verdade é esta! Vitor Baía só não contabiliza mais internacionalizações que o pesetero à custa de um brasileiro incompetente que veio para portugal gozar os "portugas" sem que muitos não se apercebam disso.

Sr. Scolari, se a cidade do Porto é muito longe para vir ver os jogos ao Dragão pq é que afirmou numa entrevista recente que foi à madeira, açores faz viagens constantes ao brasil?!?!?

El Pirata disse...

Gil, explica-me, mas devagar para ver se eu percebo, como 2 jogos pela selecção vão conseguir a figo um clube?

Alias, se ele quisesse só saber de dinheiro cumpria a ultima epoca que tem com o real madrid, mesmo sentado no banco, e sacava mais 5 milhoes de euros!

Mas Figo sabe que ainda tem futebol para dar e vender e nao quer ser suplente de luxo. E como tal decide, e bem, procurar novo clube. Vamos aguardar com calma para ver para onde ele decide ir e depois vamos ver quantos jogadores portugueses esse clube desejaria. E que curriculo tem esse clube. E quantas estrelas tem. Vamos aguardar.

Quanto ao regresso à selecção nao me interessam as teorias que por aí inventam, dou-me por feliz e satisfeito por ele ter regressado.

Picareto disse...

Ivo...! Sandro é um excelente jogador! É preciso ter fé porque acho que o FCP está a contratar muito bem. Sokota é um excelente ponta de lança e previne a saida de McCarthy que parece que está cá contrariado. Alan é mais uma opção válida para os flancos, algo que no FCP não abunda. Sandro é um excelente substituto de Costinha, trata-se de um jogador com as mesmas caracteristicas. É preciso ter fé na equipa! EU ACREDITO!

El Pirata disse...

Figo e a geração de ouro nada deram a portugal não é? Pois, então podemos desprezar todo e qualquer jogador portugues, uma vez que nunca ninguem ganhou nada para portugal!

Mais, vamos ver por esse mundo fora!

Em espanha, jogadores como Guardiola, Raul, Mendieta, Hierro, Butragueno, Sanchis, Michel, Nadal, Zubizarreta, que nada ganharam, são uma porcaria!

em italia, jogadores como baggio, del piero, totti, canavaro, maldini, zola, vieri são uma bosta, uma vez que nada ganharam!


em frança, jogadores como boli, cantona, ginola, le guen, são uma cambada de tristes uma vez que nada ganharam!

em inglaterra, jogadores como gary lineker, beckham, owen, scholes, idem aspas!


na holanda jogadores como johan cruyff, neeskens, rensenbrick também nada valem?

E para abreviar o coment, aqui ficam mais alguns que segundo alguns comentadores, são reles jogadores que nada ganharam pela sua selecção:

Liedholm (sueco)
Masopust (Checo)
Czibor (hungaro)
Kocsis (Hungaro)
Stanley Matthews (ingles)
George Best (irlandês)
Van Himst (belga)
Peter shilton (inglês)
Lato (polaco)
Simonsen (dinamarques)
Boniek (polaco)
Kenny Dalglish (escocês)
Dasaev (russo)
Jean Marie Pfaff (belga)
Preud'Homme (belga)
Baresi (italiano)
Michael Laudrup (dinamarques)
Savicevic (servio)
Enzo Scifo (belga)
Papin (frances)
Litmanen (finlandes)
Roy Keane (irlandes)
Ryan Giggs (gales)
Davids (holandes)
Mijatovic (servio)
Suker (croata)
Stoitchkov (bulgaro)
Shevchenko (ucraniano)
Hagi (romeno)
Zico (brasileiro)
Falcão(brasileiro)
Alemão(brasileiro)
Careca(brasileiro)

Perguntem, por exemplo, aos belgas do que sentem pelos seguintes nomes:

Paul Van Himst
Eric Gerets
Jan Celeumens
Enzo Scifo
Jean Marie Pfaff
Michel Preud'Homme


Eles dirão seguramente que são os seus grandes idolos, jogadores de enorme qualidade que brilharam em toda a europa e que os fans do futebol reconhecem em todo o lado. Contudo não ganharam nenhum trofeu internacional. Mas isso não impediu que os seus nomes se tornassem imortais, quer para os seus compatriotas quer para todos os que apreciam futebol.

Por falar nisso, alguem sabe quem são:

Nobby Stiles (ingles)
Martin Peters (ingles)
Obdulio Varela (uruguaio)
Elcides Ghiggia (uruguaio)
Clodoaldo (brasileiro)
Bernd Holzenbein (alemão)
Daniel Bertoni (argentino)
Jose Luis Brown (argentino)
Ronaldão (brasileiro)
Guivarch (francês)


Sao todos eles campeões mundiais de selecção. E olhem que escolhi nomes que ainda se destacaram minimamente, alguns deles até marcaram nas finais!

Com 17 mundiais disputados pode-se concluir que cerca de 340 jogadores já se sagraram campeões do mundo... serão todos eles recordados pelo feito? Parece-me que não, mas lá estou eu a ver futebol com lentes verdes...

El Pirata disse...

Oh Picareto... nao leves a mal, mas é por tu acreditares tanto que já ganhaste o oscar melhor alucinação :)

Gil disse...

aahhh q maravilha... abrir assim o blog e dar de caras com o jogador mais premiado da historia do futebol mundial!!! é mesmo o "maior do mundo" só nao o é em Portugal...enfim...uma aberração mas pronto... sobre essa historia o Pinto da Costa disse tudo
"Baía é o melhor do mundo e talvez da Europa, como para Scolari Portugal não é nem no mundo nem na europa nao convoca Baía, tá explicado!!!"

caro Gil, obrgidao pela visita e pelo convite, gostei do que vi...voltarei mais vezes!!

Picareto disse...

Graças a ter um homonimo neste blog, mudo definitavamente de nome....continuarei o PICARETO KID!!! A proposito...o jantar do blog continua marcado para kinta feira as 20h na entrada da FEUP! Já estão 5 ou 6 presenças confirmadas...são todos benvindos...mais informações é favor ler o post do El Pirata: http://tribunaldofutebol.blogspot.com/2005/06/jantarada-futebolistica.html

Picareto disse...

Para os que ainda não votaram nos Oscares do Blog podem fazê-lo até kuarta feira a noite para o e-mail antonio.ramos@fe.up.pt !! Link para as nomeações:

http://tribunaldofutebol.blogspot.com/2005/05/oscares-do-tribunal-epoca-200405.html

André Kaustico disse...

Essa do nunca ganhou nada não tem realmente nada a ver.Mas o que tem a ver é o seguinte.

Figo está pelas ruas da amargura em termos de prestigio.Ao contrario do que diz o Pirata,ele nunca foi idolo em Madrid.Se ele tivesse ficado em Barcelona,onde era o verdadeiro capitão,e não um capitão fortuito,estaria agora a acabar a carreira lá,onde seria idolatrado pelas gentes daquela magnifica cidade(que também devem ser tacanhos e retrogados,pois também para eles o fascismo foi prejudicial,em deterimento dos clubes da capital)teria um espaço no museu do FCB,e seria admirado por todos em portugal.E isso faz com que eu o desrespeite como jogador,pois imagino se um capitão estrangeiro do FC Porto,algo que não me lembro de acontecer no meu tempo de vida(não estou a falar d capitanias fortuitas como as de Drulovic por exemplo,jogador que admiro muito)e fosse para o benfica,era alguem que nunca merecia ter envergado essa braçadeira de capitão.Que não entendeu o que era a mistica do clube,que foi o que ele não entendeu no Barcelona.
Quanto à selecção A,pesetero só merece o meu aplauso na fase final do euro 2000,e em partes das qualificações para este euro e para o mundial de 2002.De resto era uma vergonha vê-lo jogar.Ele era jogos em que não corria,outros em que não fintava,outros em que não jogava,outros em que fingia lesões.Isto em momentos de auge no seu clube.No mundial de 2002 foi a vergonha total.Se eu mandasse(uma expressão reptetida tantas vezes)pesetero não vesteria mais a camisola da selecção.Mas a historia não ficou por aqui.O postiga entrou e marcou,pesetero saiu e amuou.Depois ainda vem aquele burro daquele caipira dizer que ele tava agarrado à nossa senhora.Só se fosse pra pedir para o safar desta vergonha.Acho que este momento figo deve uma caminhada a fatima a alguem.E depois ainda diz no fim do Euro "que ia sair da selecção,mas se calhar ainda voltava",mas isto só se lhe apetecesse muito,o que pelos visto aconteceu quando encostou no clube que supostamente,e segundo o AR pirata, o idolatra.

Não venham com tretas,figo é uma vergonhaPoderia ter acabado a carreira em grande.Adorado em Barcelona e em Portugal,temido em Madrid.Escolheu ser odiado em barcelona,odiado já por muitos em portugal,e desprezado em madrid.Irá ser um simbolo de 0 clubes.Mas não faz mal.Se eu tivesse a mulher dele tambem não me importava com isso

El Pirata disse...

para mim é optimo saber que os pistons vao estar na final com os spurs, quanto mais nao seja para vos picar :)


mas convem recordar que se os pistons passam de 2-3 para 4-3 na eliminatoria isso deve-se unica e exclusivametne à lesão de Dwane Wade, o fantastico base de Miami!

La está, o azar de uns é a sorte de outros, mesmo que o merito nao seja por aí alem... mas o Wade pode ter a certeza que a sua equipa será vingada...

muito tau tau vao os pistões apanhar do Santo Antonio :)

Mitico disse...

El Pirata :)

Nao vou mentir e digo que em tempos admirei Luis Figo como jogador...mas isso foram tempos em que lutava, jogava, fazia jogar e encantava todos os amantes do futebol. Na sua transferencia para madrid nao "critiquei" pois toda a gente fazia o mesmo...e nao adianta estarem a nega-lo :)

Motivos de nao gostar de Figo:

1 - Nao gosto do Real Madrid empresa... era bem melhor o real madrid clube de futebol!

2 - O meu clube em espanha sempre foi o Barcelona (AGORA CADA VEZ MAIS)

3 - A frase que matou tudo e causou revolta em alguns sportinguistas: " SE VENHO PARA A SELECÇÃO PERDER PRESTIGIO PREFIRO NAO VIR...!!!!???!!!???!!!???!! "

Antonio Ramos ACHAS QUE ISTO É AMOR À SELECÇÃO??????

PS: Baía hj é odiado por 90% do país...mas todos se esquecem que este jogador deu tudo em campo (era Humberto Coelho o seleccionador) e do campo saiu para o hospital...mas nao deixou as bolas entrar! LEMBRAM-SE DESSE JOGO???????

Abraço a todos

Mitico disse...

Estranho silencio no blog...

Será que foi mesmo o cavalo de Troia?

Abraço a todos :)

Mitico disse...

Se Figo fosse bom...ainda hoje estava no Real Madrid :)

Upss...

Nunca é de mais relembrar aquela celebre frase:

" ... SE VENHO PARA A SELECÇÃO PERDER PRESTIGIO PREFIRO NAO VIR...!!!!???!!!???!!!???!! "

El Pirata disse...

meu jovem Mitico:)


eu vou transcrever aqui o dialogo que figo teve com o jornalista e em que essa frase surgiu!


Mas aqui fica o aperitivo. Foi uma entrevista que ele deu a um jornal desportivo, numa altura em que portugal andava entretido a descobrir os culpados da coreia, numa altura em que se preparava o euro2004 e nem sequer havia seleccionador.

Alias, o que havia na altura eram acusações por parte de quem esteve na coreia a fazer turismo, caso Antonio Boronha que culpou Oliveira e sus muchachos da rebaldaria que por lá se passou.


É logico que Figo, e quem tivesse o minimo de honra e dignidade, se escusaria a jogar nestas condições! Apenas Baia anda a apoiar o Oliveirinha... porque será??

Com a entrada de Scolari a pouca vergonha de Paulas e Secretários acabou e nunca ouviste, nem tu nem ninguem, da boca de Luis Figo, tais afirmações!

Mitico, diz-me tu: jogavas o teu prestigio numa selecção que andava ao sabor do vento? Sem rumo certo? Que eu saiba já muitos jogadores se recusaram representar o seu país em situações do generro, casos de Michael Laudrup, Bernd Schuster, Ruud Gullit, entre outros seguramente.

O que não é correcto é fazer o que fez McCarthy que se recusou a jogar pela Africa do Sul para poder jogar no seu clube! Quero saber a tua opinião sobre isso.


Alias, guarda a tua opinião pro jantar, que depois de 3 finos já vais estar de acordo comigo :)

Anónimo disse...

So tenho uma duvida:
Michael Laudrup (dinamarques), não ganhou um europeu?

El Pirata disse...

Gondo, Michael Laudrup deve ter um enorme desgosto na sua vida desportiva, que foi o facto de não ter estado presente no euro92, na suécia, europeu esse que a dinamarca venceu espectacularmente, isto após ter sido repescada a um mês do inicio da competição devido às sanções impostas à Jugoslávia.

Não sei os motivos que levaram Michael Laudrup a abdicar da selecção, mas tenho a certeza que ele nao fez parte dos herois dinamaqueses que, ao contrario dos gregos em 2004, jogaram um futebol de categoria e foram brilhantes! O unico Laudrup que jogou foi o Brian Laudrup, irmão do Michael.

Aqui fica a lista dos dinamarqueses presentes no euro92:

Peter Schmeichel
Torben Piechnik
John Sivebaek
Kim Vilfort
K. Nielsen
Morten Olsen
John Jensen
Henrik Larsen
Flemming Povlsen
Kim Christofte
Brian Laudrup
Claus Christiansen
Henrik Andersen
Lars Elstrup
Torben Frank
Bent Christensen

Mitico disse...

El Pirata :)

3 finos = H2O é preciso bem mais que isso :)

Essa afirmação de Luis Figo foi das maiores vergonhas que já vi e ouvi. Quer tenha treinador quer nao tenha está em jogo uma selecção e neste caso: PORTUGAL! E Figo saiu-se com aquela...MAU MEU CARO LUIS MUITO MAU!!!

Quanto a benny benny optou e muito bem pela melhor selecção do mundo:

O FUTEBOL CLUBE DO PORTO! É E SERÁ SEMPRE A MINHA SELECÇÃO :)

Gostos nao se discutem :)