Redes Social

quarta-feira, 8 de junho de 2005

Justiça Precisa-se!






Como é do conhecimento geral, o campeão europeu pode ser impedido de defender o seu título. E tudo porque a federação inglesa de futebol teve uma atitude tipicamente portuguesa, ou seja, uma atitude de xico-esperto. Ao considerar que as 4 vagas permitidas pela Uefa seriam atribuídas aos primeiros quatro classificados do campeonato inglês, a FA não fez mais do que pressionar a Uefa, no caso de vitória do Liverpool na Liga dos Campeões, a considera-lo como o 5º participante inglês na competição! Ora isso é inaceitável e faz muito bem a Uefa em não ceder a chantagens.
.
Estou a favor da ausência do Liverpool? Não, acho que o campeão deve ter sempre o direito a defender o titulo conquistado. Logo, o mais lógico é a saída do Everton, 4º classificado inglês, da lista inglesa para a Liga dos Campeões, entrando para o seu lugar a equipa do Liverpool.
.
No entanto existe um pedaço de história que seria bom não esquecer. E devido a esse acontecimento histórico fico com uma tendência natural para apoiar o Everton.
.
Em 1985, na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, jogado no trágico Heysel Park, na Bélgica, o Liverpool defronta a Juventus. E como muitos se recordarão, o que ficou na história não foi a vitória da Juventus de Platini mas sim a tragédia nas bancadas, provocada pelos hooligans britânicos, que levaram à morte dezenas de adeptos italianos.
.
.
Este incidente levou a Uefa a tomar medidas drásticas, impedindo os clubes ingleses de entrarem nas competições europeias durante 5 epocas! O que é curioso, e que volta à memória de muita gente ao fim de 20 anos, é que o campeão inglês de 1985 e que entraria na Taça dos Campeões era nem mais nem menos que o Everton! Que se viu impedido de participar por culpa do Liverpool e, suprema das ironias, 20 anos após esse incidente, e pela primeira vez desde então, o mesmo Everton vê as portas da maior competição europeia de futebol barradas novamente pelo Liverpool!
.
Justiça? No futebol por norma não há justiça. Mas seria correcto, do meu ponto de vista, presentear o Everton com a 4ª vaga inglesa!
.
Até porque reparem que o Liverpool conseguiu ficar a 40 pontos do Chelsea no campeonato, perdeu com o Watford na Taça de Inglaterra e nem sequer conseguiu ser a melhor equipa da cidade (O Everton acabou com 6 pontos de avanço). Neste momento o Liverpool é o "campeão da Europa" e isso não faz qualquer sentido!

9 comentários:

Picareto disse...

Já não é de agora que considero que os moldes da Liga dos Campeões estão moralmente errados. Esta competição deveria ser composta pelas 2, talvez 3 em alguns casos, melhores equipas dos campeonatos mais importantes. Concordaria também com a hipotese de os campeões dos outros países menos fortes terem acesso também a esta competição, o que a tornaria verdadeiramente internacional e verdadeiramente europeia. Seria bonito termos surpresas como a vitoria do Steaua de Bucareste ou o Estrela Vermelha de Belgrado. Os moldes actuais da competição retiram imprevisibilidade ao torneio.

Caso Everton/Liverpool:

Concordo que o Liverpool tenha o direito de defender o seu titulo, e tambem concordo que o Everton tenha acesso à liga dos campeoes pois classificou-se num lugar que lhe dá acesso a isso. Se os moldes da competição fossem como descrevi não haveria qq tipo de problema pois so entrariam 2 equipas inglesas e acrescentaria-se o Liverpool perfazendo 3 equipas inglesas na competição, o que não seria de todo escandaloso como as 5 que querem impor.

Para os esquecidos: FCP recordista de presenças na Liga dos Campeões

Figo: Frases do género queo mitico transcreveu dizem-nos muito do caracter deste jogador. Simplesmente medíocre. Espero sinceramente que ele acabe a treinador adjunto dos juvenis do Alcabideche

El Pirata disse...

ivo, para quem ja me acusou de plagio faltou-te dizer que o primeiro coment que fizeste neste post é um texto do comico circense de serviço no pasquim OJOGO, de seu nome JM Ribeiro!

Em Out. passado disse que colocaria aqui artigos da revista Maria se desse conta que andavam a colocar textos de "jornais" do nivel da Maria.

Vou ter de passar das ameaças aos actos nao :)

Gil disse...

é "liga dos campeoes" ppl... e como tal deve permitir ao campeao defender o titulo!!! masnao compete à UEFA decidir isso...sao as federaçoes q o decidem e como tal deveriam precaver-se para uma situaçao identica à q agora se verifica... em termos de "justiça" nao ha volta a dar, ficaram sempre um clube prejudicado, ou um campeonato... ficaria tudo mais simples se os regulamentos das federeaçoes dissessem algo do genero: "terao acesso à UCL as 3 equipas melhor classificadas do campeonato, exceptuando o caso de o campeao europeu ser do nosso campeonato e nao se encontre nas posiçoes mencionadas" !!!!! e a UEFA, como compensaçao poderia atribuir um lugar na UEFA à equipa q tiver de ceder o seu lugar ao campeao!!!! (é mais simples colcoar + 1 equipa na UEFA do q na UCL)!!!!

El Pirata disse...

Ivo, nao leves a mal, mas nao podia perder a oportunidade :)

Quanto ao jornal OJOGO, e como ja referi anteriormente, tenho o previlégio de habitar com um faccioso adepto portista que compra diariamente o meu relaxante intestinal preferido: OJOGO! Como tal ando sempre a par do que se passa por la :)

El Pirata disse...

Pois é meus amigos anti Scolari, parece que vamos ter Portugal no Mundial. É melhor mesmo renderem-se às evidências :)

Outra grande evidência que até Camões, com uma pala num olho e o outro fechado, via é que a selecção com Luis Figo ganha um grande reforço e outra dimensão.

Para os mais cépticos que dizer da jogada que deu o unico golo do jogo? Que dizer a forma como Figo tira o defesa da frente e cruza com peso, conta e medida pra tolinha do puto Ronaldo? Não é para todos.

Não chega pois não? Logico que não, era pouco para 90 minutos. E se eu disser que as duas unicas jogadas de golo iminente tiveram o selo de qualidade Luis Figo?

Em duas arrancadas pela esquerda do ataque, passando por 2 adversários, cede para Deco e Pauleta desperdiçarem (na primeira jogada) e para Postiga, a quem falta o instinto de goleador, falhar escandalosamente.


Acabem com as teorias. Figo está de volta, para bem de quem gosta da selecção e para quem gosta de bom futebol.

Toca a renderem-se às evidências :)

Gil disse...

ai pirata pirata.... ainda nao percebeste q o q se critica aki nao é o facto de Figo estar na selecçao mas sim o processo que o levou ao reingresso???? ate parece q nao leste o meu "pekeno trejeito verbal sobre o assunto"...caramba pa!!!!!

a selecçao nacional nao é, nem pode ser, uma feira de vaidades!!!! isso era, e ainda é, a selecçao do brasil, q mal se sabia q um jogador era pretendido por uma equipa europeia era imediatamente convocado para a selecçao, unicamente apra valorizar o seu passe...fazia meia duzia de jogos - ate completarem o negocio - e nunca mais voltava!!! é "muito estranho" o facto de Figo se decidir a votlar à selecçao numa altura em que anda a roçar o cu no banco no Real Madrid!!! estranho??? nao, claro que nao... a partir do momento em que passou de indiscutivel a dispensavel, no Real, Figo viu q precisava de "se vender" ... e há alguma "montra" melhor do que a selecção!???

El Pirata disse...

Gil, se a selecção for uma feira de caidades como a brasileira mas conseguir o titulo mundial como conseguiu a brasileira... that's fine for me :)

Anónimo disse...

bom dia
Sr El pirata no seu post diz "Em duas arrancadas pela esquerda do ataque, passando por 2 adversários, cede para Deco e Pauleta desperdiçarem (na primeira jogada) e para Postiga, a quem falta o instinto de goleador, falhar escandalosamente" ...
Só que figo não cedeu a Postiga Figo rematou a Baliza e não fez o passe ... se aquilo era um passe ate um jogador da distrital fazia melhor...

El Pirata disse...

Bruno, posso concordar que nao foi um passe como foi o do golo, mas um ponta de lança que se orgulhe de tal nome teria o instinto de esticar a perninha e empurrado a bola para o fundo da baliza.

E isso, convenhamos, não é propriamente fácil para Postiga...