Redes Social

domingo, 26 de junho de 2005

O lixo do benfica

Caros bloguistas

Gostaria de partilhar convosco, esta noticia retirada do jornal expresso.
Lixo do Benfica está ilegal
OS LIXOS do Estádio da Luz estão a ser despejados, há muitos meses, num terreno em Montachique, Loures, classificado como Reserva Ecológica e Agrícola Nacional. São dez hectares que estão transformados numa lixeira a céu aberto, onde já estão depositadas muitas toneladas de detritos transportados pela empresa Glutões do Entulho, provenientes da limpeza do Estádio da Luz após os jogos de futebol ali realizados.

O antigo proprietário desta empresa, Manuel Lourenço de Campos - que nunca conseguiu autorização da autarquia para usar este terreno como lixeira -, garantiu ao EXPRESSO ter alertado pessoalmente o presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, para o sucedido. «Disse-lhe, há cerca de dois meses: eu não pude vazar o lixo, mas eles podem e estão a
fazê-lo», lembrou Manuel Campos.

Carlos Teixeira negou ao EXPRESSO ter sido abordado por este empresário e lembrou os vários processos instaurados, desde 2003, contra a dita empresa, sempre pelo mesmo motivo: vazamento de lixos e entulhos em locais proibidos.

«Cada multa pode atingir os 250 mil euros, mas a nossa capacidade de acção é muito limitada», justificou o presidente da Câmara de Loures, explicando: «Detectamos as situações, avançamos com os procedimentos legais e depois as coisas arrastam-se nos tribunais». E, com isso, o lixo vai-se amontoando no concelho.

Neste caso, Carlos Teixeira até sabe bem qual a origem do lixo: «Identificamos, lá no meio, vários documentos, como, por exemplo, uma carta da Federação Portuguesa de Futebol dirigida à direcção do Benfica».

Manuel Campos, que criou a Glutões do Entulho em 2003, chegou a dar um sinal para a compra do referido terreno, tendo, na mesma altura, tratado das respectivas autorizações junto do município. «Nunca consegui nada. Os meus pedidos vieram sempre indeferidos», contou ao EXPRESSO.

Uma vez que não teve sucesso, Campos acabou por vender a Glutões, em Agosto de 2004, ao filho de Mário Dias, dirigente do Benfica e administrador da Benfica Estádio, e a Carlos Trabuco, pai da dona da empresa que faz a limpeza do complexo desportivo do Benfica.

Logo após ter mudado de donos, a Glutões do Entulho começou a usar o terreno para vazar o lixo proveniente da Luz. «Não há da nossa parte qualquer incúria», diz, em defesa da câmara, Carlos Teixeira, acrescentando: «Mas estes são processos complicados. E nós até sabemos que estava ali a fazer-se um aterro, sem qualquer autorização», diz, revelando que o último processo de coima aberto contra a Glutões do Entulho tem uma data recente: 27 de Maio de 2005.O terreno em causa situa-se em Tocadelos, perto de Montachique, uma zona agrícola do concelho de Loures, onde está devidamente sinalizada a «proibição» expressa de «vazamento de entulhos e lixos», actos sujeitos a «coima até 50 mil contos» - lê-se numa placa ali afixada pela câmara.

Aliás, e de acordo com o Plano Director Municipal (PDM) de Loures, este terreno está integrado numa área de «exclusivo uso agrícola», conforme aponta um documento do departamento municipal do ambiente a que o EXPRESSO teve acesso. Segundo este documento, «o terreno é atravessado transversalmente por uma linha de água», integrando, uma parte, a Reserva Ecológica Nacional (REN), e outra, a Reserva Agrícola Nacional (RAN).

Mesmo ao lado desta lixeira há um outro terreno, com uma placa que identifica o projecto «Arborização da Encosta», financiado por fundos comunitários destinados à florestação, o qual tem o apoio da autarquia, da freguesia de Fanhões e da Zona Agrária de Loures.

Manuel Campos revelou, entretanto, ao EXPRESSO que apresentou uma queixa-crime, por burla, contra o representante do dono do referido terreno, um indivíduo de nome José Chalaça.

Segundo Manuel Campos, terão sido José Chalaça e Carlos Trabuco quem o convenceu a comprar o terreno, que se destinaria ao vazamento do lixo. Na queixa-crime, Manuel Campos alega que os dois indivíduos «reforçaram que o terreno, apesar de ser rústico, se situava em local urbanizável e que eles tinham grande influência junto da câmara municipal, principalmente Carlos Trabuco, que referiu conseguir influenciar uma alteração ao PDM de Loures».

Hoje, a Glutões do Entulho também já não é de Mário Rui Dias e Carlos Trabuco. Os seus actuais proprietários são familiares de José Chalaça, que adquiriram a empresa em Fevereiro de 2005. O EXPRESSO tentou, sem sucesso, obter um comentário dos gerentes da empresa.

9 comentários:

Mitico disse...

O benfica sempre foi e sempre será uma lixeira...aquilo nem com um aterro muda a minha opiniao! Só mesmo uma boa incineração! Mas bem feita!!!!

Gil disse...

é...volta e meia e encontram la no aterro a equipa toda e os dirigentes tb... vai ser lá o centro de estagio???

Gil disse...

é...volta e meia e encontram la no aterro a equipa toda e os dirigentes tb... vai ser lá o centro de estagio???

Anónimo disse...

Lixo e benfica na mesma frase é uma figura de estilo chamada pleonasmo!! o melhor que podem fazer é mesmo a inceneração cerebral do luis vieira, esse sim é uma autentica ameaça biologica!!!

Picareto disse...

hj é um dia triste...!Em declarações à imprensa D.Sebastião RUI COSTA afirma que pensa em acabar a carreira no AC Milan...! Fico triste pois não vou ter o gosto de o ver no seu benfica a disputar taças amizade em Cabo Verde contra o Sport Lisboa da Praia....!Será k é p causa do lixo?talvez o receio de acabar como homem do lixo....!

Mitico disse...

Manuel Rui Costa disse isso? Isso significa que nao vou ver as imagens em directo na tvi do voo de milao ate lisboa? nao vou ver o principe de milao a pisar o chao do aeroporto da portela??? nao vou ver as ruas da capital cheias de flores?? nao vou ouvir o povo a gritar "rui costa rui costa"??

Nao me estraguem o sonho!!!! volta Manuel Rui ... o país precisa de humor!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

As declaraçoes de Rui d. sebastião Costa são a confirmação das mudanças climaticas que pouco a pouco têm acontecido neste portugal vermelho!!
Segundo o mito: D. Sebastião voltará numa manhã de nevoeiro...portanto ele ao dizer que vai acabar a carreira no Milan ésta a revelar que portugal nunca terá uma manhã com nevoeiro suficiente para ele voltar!!!
No entanto o instituto portugues de meteriologia e geofisica realizou um estudo que revela a existencia de cerca de 6 milhoes de microclimas cerebrais em portugal...nesses locais a vinda de tal figura histórica é um dado adequirido tendo varias vezes o lider espiritual desses seres confirmado as suas crenças!!!!
Bem vou tomar o comprimido!!!

André Kaustico disse...

Já se sabe que com o benfica,tudo é ilegal.Desde as arbitragens até ao depositar do lixo.Mas isto é um caso que vai muito para aelm do futebol.É algo politico que tem a ver com capitalismo e ecologia(lembram-se dos sobrieiros?)

Quanto ao rui costa,se um jogador que chorou quando marcou um golo ao benfica num amigavel não quer acabar lá a carreira,é porque algo está errado!