Redes Social

sexta-feira, 17 de junho de 2005

Quo Vadis benfica


.
.
.
Desde a morte de Feher que a pouca vergonha se instalou nos altos comandos da Luz. É nítido o aproveitamento do falecimento do jogador, na tentativa de criar um mito dos tempos modernos, algo a que os benfiquistas possam apelar, sobretudo os não religiosos, podendo deste modo juntar-se aos que rezam à Nossa Senhora de Fátima. Para ser sincero, espanta-me que Luís Filipe Vieira ainda não tenha criado produtos de merchandising relativos a Feher.
.
.
Não ponho em causa o carinho e amizade que os colegas de Feher sentiam e a tristeza que provocou o seu desaparecimento. Tal como também não duvido que a direcção benfiquista sentiu a perda do homem. Agora não podem é branquear algo que era do conhecimento geral: Feher estava a 3 minutos de abandonar o Benfica e juntar-se ao colega Andersson no Belenenses! Três minutos é o que separa um homem de sair pela porta do cavalo ou entrar na galeria dos mitos? Não me respondam já.
.
.
Na década de 60 do século passado, sem duvida a década que deu a gloria ao Benfica, o Benfica não era só Eusébio. Sem dúvida que sem o pantera negra o Benfica não teria brilhado tanto, mas convém recordar que em 1961, venceram a Taça dos Campeões Europeus… e sem Eusébio! Quem andava por lá e andou durante 12 anos, com grande demonstração de amor à camisola, foi um homem de nome José Torres, o bom gigante como era conhecido. O mesmo que em 1985 conseguiu apurar a selecção portuguesa para o Mundial do México 86.
.
Mas chega de saudosismos. Voltemos aos dias de hoje…
.
.
“O Bom Gigante sofre da doença de Alzheimer há cinco anos. “O Benfica nunca lhe deu a importância que ele merecia”, refere Ana Torres, a filha mais nova e a voz do inconformismo da família. Ela revela que o pai nem sequer foi convidado para a inauguração do novo estádio da Luz, em 2003. “Ele acabou por aparecer à mesma depois do apelo de alguns responsáveis benfiquistas”. Como o Bom Gigante não tinha lugar marcado, o filho mais velho, José, dirigiu-se a Luís Filipe Vieira para que ele tentasse arranjar uma cadeira. “Nem que fosse na bancada mais distante. Era importante é que ele não estivesse de pé durante muito tempo.” Vieira encolheu os ombros, arremessando uma frase seca: “Não tenho nada a ver com o assunto.” Depois virou-lhe as costas.
.
O episódio traumatizou a família. Quando, meses depois receberam em casa um convite para a comemoração do 101.º aniversário do Benfica, torceram o nariz. Apesar de contrariada, Ana telefonou a confirmar a presença dela e do pai. Mas pediu o favor de também levar o namorado, já que Torres não consegue executar tarefas simples como uma ida à casa-de-banho. “Responderam, de forma arrogante que assim não havia condições para irmos. Depois, lá acederam, como se estivessem a fazer um grande favor.”
.
Esta informação surgiu à algum tempo no Correio da Manhã.
.
.
Agora tentem explicar-me, mas devagarinho que é para ver se percebo, como é que o LFV, com aquele ar de carneiro mal morto, vai prestar homenagem ao túmulo de Feher?Estará ele à espera que José Torres esteja em tal estado avançado da doença, que não se recorde do seu passado glorioso, para lhe prestar uma homenagem?
.
Muito triste toda esta situação. Só me espanta é verificar que em 6 milhões de benfiquistas só aparecem trastes para dirigir o clube. Ao menos o Vale e Azevedo ainda descobriu o Mourinho

26 comentários:

Anónimo disse...

Nem me atrevi a ler o que escreveste pirata. Escreves sempre muito e eu não tenho tempo pra ler... e tu supostamente não tinhas tempo pra escrever, se tivesses a estudar!

Eu k saiba k andas aqui toda a tarde entretido!

Picareto disse...

Dona Formiga...este blog n é pa andar aki a namorar!!! Já inventarm SMS's!!!!!

Picareto disse...

Pirata, nos sabemos da tua simpatia pelo clube do milhafre. Antes da micro invasão de lampiões no blog eras um defensor acérrimo da causa lampiona. Agora que fomos abandonados pela seita mais rapida do mundo (conseguem fazer aparecer 6 mlhoes e desaparecer de novo em menos de uma semana) gostariamos que levantasses o véu e que demonstrasses toda a tua admiração por esse clube. Afinal, até lançaram um manifesto juntos!

André Kaustico disse...

São 6 milhões de benfiquistas,mas têm dois portistas a dirigir.

A acefalia Lampiã é simples

Anónimo disse...

Pois é picareto, mas assim é diferente, é pra animar a relação, sair da monotonia, tás a ver? Assim posso dar nas orelhas ao Tone à frente de toda a gente ih ih ih ;)

Ah! Qto à simpatia do Tone pelo clube da galinha é para deixar bem claro k eu não partilho nada jamais em tempo algum com esse sentimento.... bah! Até me dá voltas ao estômago só de imaginar a lampionada toda aos saltos... k nojo!

Sou e serei sempre anti-lampiões!

E bibas ao sporting!!!

Anónimo disse...

Pikareto, acabei de ler o k escreveu o pirata e acho k o que ele escreveu não quer dizer k ele nutra simpatia pelo clube da luz, antes pelo contrário, a meu ver ele fez mais uma crítica, muito bem feita, à merda do benfica! São tão cagados k nem os deles tratam bem. Não sei onde é k o pirata vai buscar tanta informação sobre tanta coisa, mas k o rapaz esteve bem, esteve! É a minha humilde opinião.

Continuação de boa tarde.

El Pirata disse...

dona formiga,

ler jornais é andar bem informado.

e jornais e publicações on-line tambem ;)

Anónimo disse...

Pois é pirata, mas é pra quem tem tempo!

Mitico disse...

Nao me acredito que o clube da santidade tenha feito tal coisa!?! Aposto que isto é um delírio Antonio El Pirata Ramos

HAVEMOS PAPA...papa formigas!?! :)

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

D€ Roma a €stugarda é mais long€ do qu€ Roma a lisboa?

A familia falou mais alto...mas qu€ Trapalhada...

Ningu€m pára o benfica...

Abraço a todos

Anónimo disse...

Onde estao os benfikistas deste blog???
sera que ainda andam a festejar????
Acordem agora ou adormecam para sempre!!!!!

Ramos disse...

Ontem, sabado, estava eu a fazer zapping quando na TVI estava a passar uma noticia acerca do Fernando Meira. Até aqui tudo bem, mas nessa noticia estava em letras de fundo (do principio ao fim da noticia) o seguinte:
"Meira sente-se bem no Estugarda"

Já me chegou ter assistido a uma cadeia de televisão a carregar uma equipa ao colo, agora a tentar persuadir jogadores para não assinarem por determinado clube, não, assim não.

Portanto caros bloguista, só há uma solução, não colocar nesse canal de televisão dependente de algo.

Ramos disse...

O Antonio Ramos, agora andas a ser controlado no blog....Estas desgraçado, não estas descansado em lado nenhum...

Picareto disse...

Fiquem atentos pq o Tribunal do Futebol vai lançar um novo Romançe do Futebol Português. Inspirado no romançe de Marinho Neves, "Golpe de Estádio" será lançado em meados de Agosto o romançe "Génio da Lâmpada". Vale a pena esperar por um trabalho deste calibre que contará a história da ascenção de dois dirigentes do futebol português e casos de corrupção associados.

El Pirata disse...

Como a maioria dos bloguistas, li hoje OJOGO.


Entre outras coisas divertidas retiro duas:

Jorge Maia, na sua cronica, vem a dizer que os clubes portugueses sao barrigas de aluguer, tudo devido ao facto do passe de McCarthy pertencer ao FCP, ao Benny, ao Celta de Vigo, ao empresario Rob Moore, ao empresario Jorge Mendes e ainda ao Fundo de Jogadores.

Em primeiro lugar quero deixar bem claro que a cronica dele é patetica, como habitualmente. O passe de McCarthy, quando jogava no Celta de Vigo, deveria rondar os 5 milhoes de euros. Nao mais que isso. Se o Porto resolveu adquirir apenas uma parte é porque preferiu, como deve ser habito por aqueles lados, "desviar dinheiro para o proprio bolso"!

Até acredito que em Agosto de 2003 fosse caro comprar o passe de Benny por inteiro, mas na epoca passada tiveram mais que dinheiro para investirem num bom negocio.


Agora, como é evidente, o porto nao quer vender McCarthy por 5 milhoes, afinal de contas cabia-lhe apenas uma fatia desse dinheiro, concerteza nem metade!

O divertido no meio disto tudo é saber que Mccarthy quer sair, custe o que custar! E se ficar, ao contrario do que dizem os portistas, nao vai ser perseguido! Ele vai arranjar confusão porque anda por cá contrariado! Essa é que é essa. E esse filme vi eu esta epoca que passou. Vamos ter mais do mesmo? Fica Benny :)

Continuem a defende-lo e as suas atitudes de borguista...


A segunda coisa divertida do jornal foi obviamente a entrevista do, e como diz o jornalista, genial jogador. Quem? Quem é o genial jogador do campeonato portugues? Sim, é ele, é Diego!

Entre muita palha que ele diz, e que como nao ruminante que sou recusei-me a comer, reparei no seguinte:

"Ja consigo atacar e defender com a mesma eficacia"!

Brilhante Diego, esta é simplesmente a melhor frase deste defeso!

Será que este moleque brasileiro nao revê os jogos que faz (ou fez)?...

A eficacia atacante dele, se bem me recordo, é dar a voltinha gay, perdendo a equipa timing de contra ataque (quantos golos fez o porto em contra ataque esta epoca, jogando diego?)

A eficacia defensiva é pressionar o adversario à distância e depois esperar que a bola venha ter aos pes dele.


Ahhh, isto promete! Eu só desejo que Co Adriaanse deixe o Jorginho de fora. Porque deixa-lo escolher entre brincas na areia como Diego, Bonfim e Anderson, vai ser extremamente agradavel para mim :)

Anónimo disse...

Eu gostava de saber onde se meteram os benfiquistas do blog????

Anónimo disse...

Neste momento existem varias questoes que me passam pela cabeça, uma delas é: Eu gostava de saber onde se meteram os benfiquistas do blog????

Anónimo disse...

Como tenho várias questoes tb tenho varias respostas, assim e respondendo á questao "onde estao os benfikistas deste blog??" eu respondo, devem estar a ver televisão...mas, não vejam pq o vosso canal de televisão é mais ou menos como a vossa equipa de formula 1!!!
Por falar em formula1, Parabens Tiago!!!

Mitico disse...

Boa tarde amigos de blog :)

Após uma pesquisa sobre este assunto venho por este meio informar que o jogador Miki "Enorme" Feher estava a 3minutos de assinar pelo Boavista FC...

Não me venham com lágrimas de crocodilo que a mim não me enganam!
Tal como diria o agricultor: "VOCES SABEM DO QUE EU ESTOU A FALAR!!!"

Abraço a todos

PS: esperem pelo meu proximo post :))))

Gil disse...

"Ao menos o Vale e Azevedo ainda descobriu o Mourinho…" LOLOLOLOLOL e as off-shores e o "luckie me" e o Ovchinikov !!!! EHEHEHEHEH ...
nao seria mais improtante para o clube o malogrado Ri Baião??? uma promessa - quase certeza - da escola do Benfica, um jogador nascido e criado no clube, que começava a marcar presença nos treinso da equipa A e demonstrava já uma enorme margem de progressao????!!!!!

El Pirata disse...

Mitico, estugarda fica, a uma hora e pouco de aviao, da cidade de milao.

como tal percebe-se que trapattoni estará muito mais perto da familia agora do que antes.


Alias, vamos a ver: quanto tempo demora McCarthy para andar no vai e vem a vigo... todos os dias? Concerteza demora mais o McCarthy nas suas trips a Vigo ver as familia (eheheh) do que o velhote italiano.

El Pirata disse...

Gil, eu bem sei que tu e mais uns quantos desejam que eu tivesse dor de cotovelo mas paciencia, nao tenho :)

Sou do sporting desde sempre. E nao me interessa os titulos que os outros têm e o meu clube nao tem. Para mim o Sporting é a 9ª maravilha do mundo. Poderia ver o meu clube sem vencer nada nos proximos 50 anos que era sportinguista do coração e 100% com a certeza que era, mesmo assim, o melhor clube portugues, e de longe sem qualquer comparaçao possivel!

Como vez, eu quero é saber do meu clube! E se fosse, por acaso, adepto do Beira-Mar ou do Farense, pensava da mesma maneira. O que tu deves ter é dor de cotovelo por nao conseguires ter esta atitude perante o teu clube. Provavelmente serás mais um daqueles portistas, como na decada de 70, que rasgará o cartao de socio, quando a tua equipa comecar a fazer jejum! Porque toca a todos. Acredita. Goza la os teus triunfos e as tuas glorias, mas tenta colocar a mesquinhez de vir dizer que o teu clube tem mais meio metro de penis que o meu (salvo seja!).

Ou tu achas que eu, ou outro adepto serio de outro qualquer clube, passaria a ser portista so porque o porto ganhou 2 trofeus europeus consecutivos? Se fosse assim tao simples, entao na decada de 60, 90% dos portugueses eram do benfica e os restantes 10% do sporting.

Ele ha cada um... deixa la o meu cotovelo em paz!

El Pirata disse...

Ivo, se amasses tanto o teu poto nao tinhas de andar sempre a falar do cotovelo dos outros

El Pirata disse...

sopinha de massas... poto = porto :)

disse...

José Torres

Agradeço a todos os que gostam do meu pai.

Mesmo assim há muitos a lucrar com a doença do meu pai, actualmente.

Tenho verdades entaladas na garganta que mais sedo ou mais tarde tem de sair.

José Torres