Redes Social

quinta-feira, 16 de junho de 2005

O melhor metodo

Qual o melhor método.


Não pude deixar de ler hoje nos vários jornais desportivos que o slb votou contra o sorteio puro dos árbitros. Penso que é claro o porquê do clube da luz ter tal atitude pois o investimento em lugares na liga poderá não compensar, mas será o sorteio puro a melhor maneira para acabar as suspeições?

É evidente que não, as mesmas nunca irão acabar e irão existir sempre os que são beneficiados e os que são prejudicados, no entanto existem algumas reflexões que podem ser feitas.

Se o sorteio for feito ao início da semana da muito tempo para se prepararem os cozinhados do costume e para os lugares na liga surtirem efeito. Se o sorteio for feito na sexta ao início da tarde, o tempo já é menor e talvez mais difícil de efectuar o cozinhado.

Com o sorteio qualquer árbitro poderá apitar qualquer jogo, será bom ou mau? Iremos ter quem se queixe que o sorteio foi nefasto e irão outros esfregar as mãos de contentes!

As nomeações (de várias formas e feitios) já foram rejeitadas, o sorteio também, a minha sugestão vai para a criação de um programa matemático, baseado em algoritmos matemáticos que indique qual o árbitro, mas assim sendo corre-se o risco de ouvir alguém dizer, é preferível contratar matemáticos a jogadores.

Para rematar para golo, quando um árbitro sorteado castigar algum jogador, irão ser os juízes colocados pelo sr. Cunha Leal que se encarregarão de preparar os jogos do slb para a próxima jornada.

15 comentários:

Mitico disse...

O método é simples e vai continuar a existir:

Arbitros sócios + apitos encarnados + Cunhas = benfica

A matemática é simples.

Abraço a todos

Mitico disse...

Estranho silencio no blog...!?!

Cada vez mais acredito na teoria do En...cavalo's de Troia :)

Ninguém parava o glorioso
Em Oeiras viram os sadinos
Com um futebol harmonioso
De Monsanto saíram pequeninos

Vieira malabarista
Campeões na boavista
Derrotados pelo "Sado"
Pois é...Não havia Coroado

Abraço a todos

El Pirata disse...

Em primeiro lugar, e como nao piodia deixar de ser, tenho de me referir à vitoria dos Pistons. Até ao momento só tive o prazer de ver em directo um dos 3 jogos ja disputados, e provavelmente o jogo desta noite ficará para ver amanhã...


nao vi o jogo mas posso comenta-lo pelas estatisticas. E o que se pode ver é que, atér meio do 3º periodo, os Spurs comandaram. E conseguiram liderar o marcador mesmo sem o Manu Ginobili em evidência, uma vez que, como seria de esperar, os homens de Detroit foram implacaveis a marca-lo.

Entao o que decidiu o jogo para os Pistons, ainda para mais para uma vitoria por 17 pontos de diferença? Sobretudo o que ocorreu, no final do 3º periodo, onde em 90 segundos, os Pistons cosneguiram um parcial de 9-0, acabando o periodo a liderar por 5 pontos.

Logicamente que 5 pontos para 12 minutos de basket por disputar não é nada, mas somando a isso a extraordinaria marcação aos 2 mais influentes jogadores de San Antonio (Ginobili acabou somente com 7 pontos e Duncan com 14 pontos) faz com que a vitoria se tornasse uma realidade. Quanto à diferença pontual, ela espelha somente um facto obvio, Greg Popovich, vendo a sua equipa iminentemente derrotada, fez descansar os principais jogadores(Ginobili jogou pouco mais que meio jogo).

Por parte dos Pistons destaque para os bases Hamilton (24 pt) mas sobretudo para um Billups endiabrado (20 pontos, 7 assistências, 6 ressaltos).

Como deixei bem claro, espero que a final se decida em 7 jogos. Mas que vá para o Texas.

El Pirata disse...

Quanto aos sorteios dos arbitros e todas essas tretas que so servem para entreter.

Na minha opinião, enquanto for um humano a apitar e a decidir o que é certo do que é errado, vamos ter sempre discussão!

Faz lembrar o ano em que o SPorting foi campeão, em 2002. Ja ouvi falar em 30 penalties! Sim, e a minha avó se tivesse asas era um avião...

Foram 19 penalties, e desses 19, pelo menos 13 foram evidentes. E dos restantes 6, nem todos foram farsa. E se contarmos os que ficaram por marcar...


Esta é uma discussão que nao leva a lado nenhum. O que tem de se fazer é mudar o sistema, deixar de lado o sistema que manda há varias decadas e passar para o sistema video. Esse sim era um sistema eficaz. Os arbitros erram, é natural que o façam, mas os erros mais escandalosos têm de deixar de existir e tal só sucederá quando as imagens de tv permitirem alterar as decisoes arbitrais (ou falta delas...), e na hora!

Falo por mim, se o sporting jogar mal e o arbitro cometer um erro, não vou atribuir-lhe as responsabilidades. Agora se se der o caso do sporting jogar o suficiente para ganhar e ser espoliado por um arbitro ou bandeirinha, aí não posso calar a revolta. E o caso, para mim, mais escandaloso, ocorreu na recepção ao Braga, em que o golo do triunfo marcado por Hugo Viana, foi anulado por pretenso fora de jogo, quando era evidente que Viana estava mais de 2 metros em jogo!


E, naturalmente, penalizar os arbitros que insistem em cometer estes erros.


Quanto ao sorteio puro, penso que deveria ter algumas condicionantes. Concordo que o mesmo deveria ser efectuado a 24h do jogo ocorrer, mas tambem concordo que o sorteio nao pode ser totalmente puro, senao ainda pode ocorrer uma situação em que um arbitro recem promovido ao 1º escalão, que só tem no curriculo jogos da 2ªIIB, arbitrar um sporting vs porto! Quem seria o culpado pelos erros de arbitragem? O arbitro inexperiente ou quem o la colocou? Parece-me obvia a resposta...

Picareto disse...

Benvindo Hugo Viana! Para o ano vais marcar golos em fora de jogo no Dragão!!!

Anónimo disse...

A direcção da liga de clubes aprovou ontem uma proposta que visa substituir a nomeação dos árbitros pelo seu sorteio e introduzir o recurso ao vídeo na observação do desempenho dos juízes e assistentes. De acordo com alguns títulos da imprensa desportiva de hoje, apenas o Benfica votou contra na reunião, tendo o Beira-Mar optado pela abstenção, pelo facto da sua direcção se encontrar demissionária.

“Os sistema que temos em vigor foi proposto por esta mesma direcção há três anos e não faz sentido mudar não existindo motivos sérios para isso. Penso que a maioria das pessoas está de acordo que a nomeação é o melhor sistema, é o único que permite credibilizar os árbitros, eles podem ser analisados e geridos de acordo com o seu desempenho”, defendeu Andrade de Sousa, representante do clube da Luz na reunião, citado pelo diário desportivo “Record”.

“Voltar ao sorteio puro seria um retrocesso completo”, acrescentou o responsável encarnado, que garantiu ainda, segundo a publicação, que o Benfica vai manifestar-se contra a proposta da direcção da liga na assembleia geral em que será posta à consideração dos clubes, e que de acordo com jornal “O Jogo” deverá acontecer na primeira semana de Julho.



Porque sera????

Gostava de saber a opiniao dos 15 milhoes de campeoes nacionais que existem no mundo!!!

Anónimo disse...

Tone! Tira lá o raio da ovelha! Arranja outro disfarce!

Anónimo disse...

Pelas fotos dá pra ver k o mitico e o picareto kid são muito parecidos! Um conselho: mudem o corte de cabelo, com esse look só atraem meninas saídas do pérola negra... sabem de quem estiu a falar, não?!

El Pirata disse...

nao é ovelha... é borrego!

E este borrego é a minha homenagem ao campeao nacional :)

El Pirata disse...

Ivo, as estatisticas sao um complemento à leitura de um jogo! Tu viste o jogo desta madrugada? Eu nao! Como tal, opinar só pelo resultado final parece-me muito leviano.

Para ti o que ganha é melhor do que perde. Ja pareces a Lili Caneças, que diz que estar morto é o contrario de estar vivo :)

Os Pistons sao uma grande equipa tal como sao so Spurs. E até agora o factor casa tem sido decisivo! Alias, demasiado decisivo, se formos a ver os resultados, tremendamente desequilibrados! Isto é leitura estatistica. Tal como é leitura estatistica o facto de observar que, em turnovers, os spurs tiveram 17 contra apenas 3 dos pistons!

E para os leigos, turnovers referem-se às posses de bola sem efectuar lançamento. Só se vence jogos com lançamentos ao cesto, e quanto mais se lança, maior é a probabilidade de sucesso, logo é obvio que ter menos 14 oportunidades de lançamento (por merito dos pistons e demerito dos spurs) influenciou a diferença do marcador. Isto nao sao desculpas, sao factos! E qualquer americano que se preze, adora ver as estatisticas do jogo e perceber o que falhou ou onde a sua equipa teve a chave da vitoria.

Se formos a ver as % de lançamento:

2 pt:

Spurs: 37,1% (26/70)
Pistons: 45,6 % (41 em 90)

3 pt:

Spurs: 33,3% (5/15)
Pistons: 22,2 % (2 em 9)

LL:

Spurs: 58,3% (14/24)
Pistons: 78,3 % (18 em 23)

Ressaltos:

Spurs: 44
Pistons: 47

Roubos de bola:

Spurs: 1
Pistons: 13


Ora aqui está um belo resumo. Como nao houve lesões, nem jogadores excluidos prematuramente, posso deduzir que a vitoria dos pistons teve como sustento:

- melhor aproveitamento de lançamento de 2 pontos,

- maior concentração em posse de bola, bem evidente no reduzidissimo numero de turnovers (apenas 3 em todo o jogo!)

- maior eficacia em roubos de bola, que proporcionou o dobro de pontos em contra ataque, do que o seu adversario (22 pt contra 10)


A tudo isto ainda se soma a pessima percentagem de LL dos Spurs.


Como vês Ivo, é facil "ler" um jogo de NBA sem o ver. Ler um jogo da nossa superliga é que bem dificil, sobretudo com os arbitros do sistema mais os jornais que so escrevem o que lhes apetecem! Os jogos nacionais é que tenho de ver para crer, os jogos da NBA, basta-me ver as estatisticas do site oficial para ter uma noçao exacta do que se passou.

E o que se passou foi que os Pistons foram melhores. E ja expliquei como. Nao sao desculpas, sao estatisticas.

No entanto, e se as coisas continuarem assim, com o factor casa a ser completamente preponderante, é obvio que o campeao ja está encontrado, afinal de contas os Spurs jogam 4 vezes em casa, contra 3 dos Pistons. Mas a regular season tambem tinha de contar para algo nao :)

Gil disse...

uma viagem de automovel, em Portugal, leva no máximo 6 a 8 horas (faro-viana do castelo)

12 horas antes do jogo chegava para ser SORTEADO o arbitro...em sorteio puro mesmo...

mas o ideal era profissionalizar a arbitragem por forma a que o sorteio - e insisto em defender o SORTEIO - seja feito com 48 horas de antecedencia às partidas, antes desse sorteio os arbitros deviam fazer como as equipas: entrar em estagio e ficar incomunicaveis!!! mais nada!!!!

El Pirata disse...

isso é tudo muito bonito gil, mas...

e os arbitros com pre-tendências para errar/beneficiar?

Exemplos:

Helio Santos nos jogos do Benfica
Lucilio Baptista nos jogos do SLB
Bruno Paixao nos jogos vermelhos

Carlos Xistra nos jogos do Porto
Martins dos Santos nos jogos do FCP
Irmaos Metralha nos jogos do Porto


Como vês, todos estes sujeitos nao precisam de saber com 15 dias de antecedência. Basta estarem em campo as suas equipas preferidas...

Gil disse...

meu jovem: "pré-tendencias" existiram, existem e continuarao a existir!!! mas depois há uma coisa q se chama "profissionalismo" ... a profissionalizaçao da arbitragem implica atribuiçao de responsabilidades, imputabilidade e responsabilidade pelos erros, aliás, responsabilização pelos erros ... controlo profissional, se nao és competente és despedido!!!! é como trabalhar num banco...é como ser um jogador de futebol, exemplo: Simao, lagartixo desde pequenino, defende a camisola do Benfas - Profissionalismo ...

André Kaustico disse...

Não penso que sou dono da solução,mas acho que era um passo importante fazer as coisas como digo.

1ºCriar uma comissão de arbitragem(ou dar-lhe um nome diferente)que fosse completamente independente de qualquer orgão(federação,liga ou outros)que se auto regulasse.Dirigido por arbitros para arbitros,com classificações claras e transparentes,e assim menos sujeito a pressões exteriores

2º Profissionalização dos Arbitros.Os arbitros tinham que se apresentar nessa comissão de arbitragem num horario fixo.lá tinham reuniões,davam opiniões,faziam relatorios,faziam o trabalho de campo necessario,tinham treinos fisicos

3ºA colocação dos arbitros seria feita simplesmente por contas.Pegando na classificação dos arbitros,e fazendo a seguinte conta.(18 - classificação da equipa da casa) + (18 - classificação da equipa visitante) daria um numero.e colocava-se os arbitros nos jogos.Quanto maior a pontuação,receberia um arbitro melhor classificado.em caso d empate,o arbitro melhor classificado ia para o jogo que jogasse a equipa melhor classificada.

Não é que fosse a solução para os problemas do nosso futebol,mas era certamente um passo importante.Os arbitros estarão sempre sujeitos a pressões e interesses,mas era uma boa maneira de minimizar os "estragos"

Mitico disse...

Boa tarde amigos de blog :)

Após uma pesquisa sobre este assunto venho por este meio informar que o jogador Miki "Enorme" Feher estava a 3minutos de assinar pelo Boavista FC...

Não me venham com lágrimas de crocodilo que a mim não me enganam!
Tal como diria o agricultor: "VOCES SABEM DO QUE EU ESTOU A FALAR!!!"

Abraço a todos

PS: esperem pelo meu proximo post :))))