Redes Social

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Reflexões de um Leão


Para um sportinguista nascido pós revolução de Abril não estou admirado com os resultados desportivos do meu clube. Há 15 anos as expectativas de pré época eram sempre elevadas, a famosa esperança verde levava milhares a Alvalade, enchendo ciclicamente o estádio, bem como os estádios onde a equipa leonina jogava. Se é certo que o poder de compra nunca tinha sido tão elevado como nesse tempo, juntando o factor, determinante, de existir um e um só jogo televisionado em directo por temporada, é igualmente verdade que, à época, o clube de Alvalade dispunha das mesmas armas financeiras que os seus rivais, querendo com isto dizer que, se o FCP ou o Benfica se dispunham a contratar um internacional brasileiro (um verdadeiro, não um que tenha feito um jogo de promoção do passe) o Sporting poderia tomar a mesma iniciativa sem contar os tostões. Hoje, como se vê, internacionais argentinos só de azul ou vermelho. Este é um exemplo. Com a diminuição de capacidade financeira para obter mais valias para o plantel perdeu-se competitividade para os rivais, mesmo que este argumento não colha muitos simpatizantes entre os adeptos rivais, não será difícil perceber que, numa época de 10 meses, parte em vantagem o clube que conseguir reunir um grupo de jogadores superiores qualitativamente. O que custa dinheiro! Não é, por si só, razão suficiente para o sucesso; convenhamos no entanto que é sempre uma vantagem. Aliás, o sucesso inicial do Leixões, decorrido que está pouco mais do que 25% da competição, colocará à prova esta tese: quantos acreditam que a equipa matosinhense conseguirá lutar pelo título? Sequer manter-se entre os três primeiros classificados? Esqueçamos que estamos a falar do campeonato português, conhecido internacionalmente pela corrupção, qual o motivo para deitarmos por terra toda e qualquer possibilidade de sucesso do Leixões? A minha opinião é a que defendi anteriormente, somente os melhores plantéis têm uma hipótese real de alcançar o sucesso, e o plantel do Leixões não se encaixa nessa permissa.

Regressando ao Sporting. A fragilidade financeira do clube levou a um decréscimo de euforia no início de cada temporada. Até porque, de modo a ser competitivo, o clube vendeu os aneis e penhorou os dedos durante as temporadas de 1999/2000 a 2002/2003. Se é verdade que, durante esse período, foram conquistados os dois últimos títulos nacionais, não é menos verdade que foi durante esse reinado de esbanjamento (desde os 30.000 contos mensais de JVP à contratação de internacionais portugueses pagos a peso de ouro, bem como a múltiplas aquisições de supostos craques estrangeiros, já para não falar no negócio Jardel) que se acumulou um passivo que ultrapassou, largamente, os 300 milhões de euros. Não posso esquecer que o Sporting não teve as benesses estatais nem autárquicas dos seus rivais (tem um estádio e uma academia que afundaram ainda mais o passivo do clube e respectiva SAD) no entanto tal não justifica os erros cometidos. Mas passado é passado e importa agora saber o que os dirigentes pretendem para o futuro. E a derrota com o Leixões, muito embora tenha sido o primeiro resultado realmente negativo e prejudicial desta época, abre a porta ao debate entre sportinguistas: chegou ou não ao fim o ciclo Paulo Bento? Deve o clube apostar em aumentar as despesas de modo a reforçar o plantel com jogadores internacionais, aumentado assim as receitas de bilheteira, ao mesmo tempo que cresce as suas reais hipóteses de sucesso? Deve apostar séria e firmemente na formação, mesmo que isso implique renunciar ao título nacional por tempo indeterminado?

Começando por Paulo Bento. É um homem que admiro pelo seu carácter, pela sua integridade, por ser um dos raros treinadores capazes de reconhecer mérito ao adversário e por ter a capacidade de exprimir as suas convicções sem cair na boçalidade e banalidade. No entanto, como treinador, tem defeitos. Não conheço nenhum que, somente com um ano de ofício, tenha passado a titular de um clube da dimensão do Sporting e conseguido melhor do que ele tem feito. Mourinho, por exemplo, foi adjunto e aprendeu imenso durante cerca de 15 anos, antes de se lançar a solo! O iluminado Azenha andou nessa área por 18 anos! O que lamentarei, e muito, será verificar, dentro de uns 15 anos, que Paulo Bento tenha evoluído tanto quanto o prof. Carlos Queirós, ou seja, pouco ou nada! Concluíndo, creio que Paulo Bento deve terminar o ciclo que lhe foi proposto, até final da temporada, sejam quais forem os resultados até Maio de 2009, e dar um novo rumo à sua carreira. O Sporting, como clube formador dos melhores extremos do futebol mundial, não deve nunca utilizar tácticas que os excluam da equipa sénior, ou seja, sou um acérrimo crítico de qualquer losango no meio campo leonino. Mas não sou fundamentalista ao ponto de esquecer o que de bom foi conseguido com Paulo Bento, num momento crítico da vida do clube. Por tudo isso Paulo Bento merece a minha gratidão e respeito.

Que rumo então para o clube. Lançar-se, cegamente, em frente, com o recurso ao despesismo, numa era de crise mundial? Seria o fim do clube, ou o retrocesso em tudo o que de positivo se tem alcançado na recuperação financeira. A minha aposta, declarada, será na formação leonina, na famosa Academia.

Mas uma aposta séria, destemida, sem quebra de compromisso perante as primeiras adversidades, e com o rompimento de qualquer possibilidade dos sanguessugas dos empresários contagiarem os miúdos. Aliás, para salvaguardar os interesses do clube, um dos seus dirigentes/funcionários (Sá Pinto ou outro nessa linha) deveria ser nomeado empresário oficial do clube, com o qual as jovens promessas comprometeriam as suas ligações empresariais. Esta é uma medida fundamental para o sucesso da aposta, não se pode ter jovens lançados com sucesso e, seis meses volvidos, ter a corja de chulos encartados inundar os jornais com pretensos pretendentes milionários, de Itália a Espanha, passando por Inglaterra, minando a cabeça dos jovens e dos seus familiares (a maior parte deles, chulos que exploram os filhos e que pensam somente no seu bem-estar, esquecendo o que o clube lhes proporcionou!), levando a um desgaste da relação jogador/adepto, como o que se verifica actualmente com Miguel Veloso. É coincidência o facto do melhor Veloso ser anterior aos propalados interesses de clubes estrangeiros? Não, obviamente.

O que não significa que se deva manter jogadores contrariados. De Vukcevic a Veloso, de Moutinho a Stojkovic, todo e qualquer atleta que ameace romper os fundamentos do clube deve ser negociado, sem prejuízo do clube, mas negociado. Nada de bom está a resultar da manutenção forçada de Vukcevic, ainda para mais quando o clube não tem saúde financeira para fazer braço de ferro. Vai pró Benfica? Vai pró Porto? Pois que vá, quem tem mau carácter, mais cedo ou mais tarde, o revelará novamente. As consequências para o balneário desta novela é mais prejudicial que qualquer negócio menos positivo que o Sporting tivesse realizado em Agosto passado. Aliás, porque não vender os jogadores problemáticos a preço reduzido mas mantendo parte do passe, de forma a rentabilizá-lo posteriormente? Veja-se o caso de Cristiano Ronaldo, avaliado em 80 milhões de euros. Foi vendido pelo Sporting por 15, um valor justo na altura. Mas e se a venda tivesse sido “forçada” pelo jogador e empresário? Se tivesse o Sporting vendido o jogador por 7,5 milhões mas mantido 40 ou 50% do respectivo passe, provavelmente dentro de 1 ou 2 anos iria ter direito a 30 milhões, perfazendo o negócio qualquer coisa como 37,5 milhões de euros. Obviamente que nem tudo é tão linear como o exposto, mas fica a clara sensação que, em casos problemáticos, de Vukcevic a Veloso, o melhor mesmo será despachar e amealhar posteriormente. Não esquecendo, porém, o recurso a claúsulas que impeçam o fácil retorno a Portugal para os rivais. É que alguns, que se julgam reis do capoeiro, batem com as trombas no chão quando vão lá para fora e regressam mansinhos para os rivais, quase perdendo a vontade de protestar para partirem novamente à conquista dos milhões europeus.

Sendo assim o futuro leonino passa pelo acesso da formação leonina à equipa principal. Aceder, verdadeiramente, ao modelo Ajax. Que, por acaso, anda arredado dos dias de sucesso, vai para 5 anos! O que só realça o significado em optar por este modelo: paciência, muita paciência. A imaturidade, realçada por exemplo nos miúdos do Arsenal, custará vitórias e títulos, mas a garra, força destemida e determinação associada a jovens leões, com um modelo de jogo (só pode ser o 4-3-3 com tantos extermos de qualidade!) pré definido e assimilado desde tenra idade será a chave de muitos sucessos futuros. Quem conhece a mais valia de miúdos como Diogo Rosado, Ibrahim Rabiu, João Martins, William Owuso, Marco Matias, Wilson Eduardo e Bruno Matias, associados a projectos com futuro como Adrien Silva, Daniel Carriço, Pereirinha e Rui Patrício, só pode ter fé, até porque, enquanto escrevo, muita miudagem desconhecida de 12 e 13 anos, treina em Alcochete, sob competente supervisão, para o futuro risonho do clube e seus adeptos.

Com esta postura o clube, não só resolve boa parte dos problemas associados ao despesismo salarial com pseudo-vedetas, como cria uma empatia com os adeptos. Tenho forte convicção que a venda de bilhetes aumentaria para o nível dos clubes rivais, até porque o futebol praticado, mesmo que a posição na tabela classificativa não reflicta melhorias, será sem quaisquer dúvidas, bastante superior. Mais uma vez pego nos exemplos Arsenal e Ajax, equipas que não têm alcançado muitos título mas que praticam, na sua esmagadora maioria dos jogos, bom futebol.

Sobram ainda dois tópicos. Os jogadores estrangeiros e o modelo de treinador a escolher. Aguardando que a FIFA aprove rapidamente o modelo de 6+5, ou seja, 6 jogadores no 11 titular obrigatoriamente de nacionalidade do País do clube que representam, sobra ainda espaço para a contratação de jogadores de nacionalidade estrangeira. Preferencialmente em idade júnior para serem incorporados na formação leonina, à imagem do que já se faz (embora sem cair no exagero!), mas igualmente apostando em qualidade à prova de dúvidas. Exemplos? Liedson, Polga e Izmailov. Isto é o Sporting que desejo ver um dia, com um máximo de três estrangeiros no 11 titular, com estatuto de craques, ou seja, que representem uma mais valia para a juventude que os acompanha. E, num momento em que se torna evidente que alguns dos melhores jogadores a nível Mundial, são descobertos em África, centrar a prospecção nesse mercado de valor inestimável. É inconcebível perceber que Manucho, ponta de lança angolano do Manchester United, tenha passado despercebido em Portugal! Se o futebol fosse uma empresa, muitas cabeças rolariam com tamanho sinal de incompetência!

Por último, o treinador. Alguém talhado para moldar jovens, com pulso firme e capacidade de transportar para os jogos o que de positivo se produz nos treinos. Algo que, francamente, Paulo Bento não consegue (ou então é realmente assustador pensar que aquilo que tenho assistido é tudo o que se faz durante a semana!). Resumindo e concluindo, um treinador holandês. Há uns anos, creio que a seguir a Lazlo Boloni, Dick Advocaat foi sondado para treinador leonino, sendo posteriormente descartado uma vez que tinha anunciado negociações quando as mesmas ainda estavam numa fase precoce. Na época não fiquei desiludido mas o trabalho que o holandês realizou no Zenit S.Petersburgo é notável. É fácil conseguir resultados com boas equipas, mas construir um modelo de jogo com desconhecidos e ser aplaudido por adeptos e crítica pelo futebol praticado é bem mais difícil. O Zenit, ninguém duvida, é actualmente uma das equipas que melhor executa os ensinamentos que treina. Mérito do génio Arshavin, porventura, mas mérito sobretudo para Advocaat.

Foi uma reflexão de um adepto leonino que deseja o título nacional mas deseja, sobretudo, bom futebol. Até porque, com bom futebol, o título fica mais perto, naturalmente. Mesmo em Portugal, por muito que custe acreditar…

19 comentários:

Mouro disse...

Oh Pirata:

Se eu for ler isto td adormeço antes do jogo de portugal.
Isso a castigo pelos recentes maus resultados???

Mouro disse...

Desculpa la Pirata mas vou ter de voltar ao tema anterior...e isto e para os amigos Mitico e Autor:

A medida de coacção aplicada a Bruno 'Pidá' e restantes detidos no âmbito do processo "Noite Branca", que investiga a violência na noite do Porto, vai manter-se. Os suspeitos permanecem em prisão preventiva.

A decisão foi hoje tomada pela juíza de Instrução Criminal do Porto, Anabela Tenreiro, que assim renova a prisão preventiva a Bruno Pidá e aos outros três suspeitos na morte de empresários da noite portuense, revelou o advogado do principal suspeito.

O defensor de Bruno Pinto ("Pidá"), adiantou à Lusa que a juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto manteve a prisão do seu cliente, bem como a Fernando Martins ("Beckam"), Mauro Santos e Ângelo Miguel Ferreira ("Tine").

Mouro disse...

Calma k tem mais:

SUPER DRAGÕES NO RIBEIRENSES
A sede do Clube de Futebol do Ribeirenses funcionava como retaguarda dos Super Dragões. Era aí que se reuniam após os jogos e que frequentemente Fernando Madureira, conhecido por ‘Macaco’, e líder da claque, passava muitas noites.
O clube é igualmente gerido por familiares de Madureira. Mas a PJ procurava, na busca feita anteontem no clube situado bem no coração da Ribeira, Miguel ‘Palavrinhas’, outro conhecido portista e membro da claque. Não o encontrou. Ao que tudo indica, ‘Palavrinhas’ saiu no início da semana passada do País e está escondido em Inglaterra ou na Irlanda, mas o clube foi alvo de revista.

Mouro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
El Pirata disse...

eu tinha dito que iria fazer uma reflexão sobre os ultimos desaires leoninos :)

Nao é só falar mal do porto e benfica, por muito prazer que isso me dê. E, para espanto de muitos, consegui quase ignora-los!

PS:

Boa sorte para quem estiver com vontade de desperdiçar duas horas de sono para ver os meninos do professor donuts... só pode ser masoquismo :)

Mas para que nao restem duvidas espero bem que Portugal ganhe por 3 ou 4-0, nada como ver o tipico brasuca maldizente de quem o tirou da idade da pedra e o ensinou a comer de faca a garfo a ficar de trombas.

Mouro disse...

Oh Mitico:

Se vires por ai o Miguel....diz-lhe k a policia lhe ker dar uma "Palavrinha"

El Pirata disse...

mouro, esquece lá as claques, por mim era enfia-los na jaula dos leoes e cobrar bilhete para assistir a belos momentos de vida selvagem. Razao tinham os romanos.

Mouro disse...

Oh Pirata já o disse mais k uma vez k eu kero as clakes se fodam....so k apareceram aki dois estarolas a tentar mostrar k os outros sao uns criminosos e os deles vao a missa ao domingo de manha e k ate cantam no coro..por isso para lhes avivar a memoria...ca vai....


Detido líder dos Super Dragões
Droga, notas falsas, armas ilegais, carros roubados e artigos contrafeitos constituem o grosso de apreensões levadas a cabo pela GNR no início da semana. Foram detidos 13 indivíduos, entre eles Paulo Trilho, um dos líderes da maior claque portista.


Paulo Trilho foi detido ontem pela GNR numa mega-operação contra o contrabando de tabaco, que envolveu mais de 243 agentes em vários pontos do País.

Da operação, desencadeada na segunda e terça-feira, resultou a apreensão de viaturas (16), armas (20, incluindo 5 granadas), computadores (8), meio quilo de cocaína, milhares de garrafas de vinho do Porto, centenas de maços de tabaco, e diverso material contrafeito, incluindo dólares falsos e vestuário no valor de 250 mil euros.

Os suspeitos, todos portugueses, estão indiciados pelos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e associação criminosa. Já Paulo Trilho deve responder pelos crimes de contrafacção de tabaco e de vestuário, desconhecendo-se a quantidade do material que lhe foi apreendido.

As autoridades estão a investigar alegadas ligações entre a claque de futebol e o negócio da contrafacção de vestuário. Em Paulo Trilho recai a suspeita de contrafacção de equipamentos do FC Porto, que eram vendidos em lojas oficiais.

Os suspeitos começaram ontem a ser ouvidos no Tribunal de Guimarães.

Mitico disse...

"Não o encontrou. Ao que tudo indica, ‘Palavrinhas’ saiu no início da semana passada do País e está escondido em Inglaterra ou na Irlanda, mas o clube foi alvo de revista."

O que encontraram no clube??????

Diz la mouro...

O que encontraram no clube???

Oupa diz-me...

Eu vou-te dar umas pistas sobre algumas coisas que estavam na sede:

11,5 quilos de haxixe (o equivalente a 57 mil doses individuais)?????
Foi isso????

115 gramas de cocaína (suficientes para mais de mil doses)?????
Foi isso????

70 gramas de ecstasy e 187 gramas de liamba?????
Foi isso????

três armas de fogo (uma pistola de alarme 6.35 mm, um revólver 0.22 e uma pistola 7.65), munições de vários calibres e três réplicas de armas de fogo?????
Foi isso????

três bestas (armas antigas usadas para atirar setas), quatro soqueiras, quatro bastões extensíveis, seis tacos de basebol, três armas eléctricas usadas para dar choques, embalagens de spray, diverso material pirotécnico (tochas, potes de fumo e um very-light)?????
Foi isso????

seis viaturas???????
Foi isso????

mais de 15 mil euros em dinheiro?????
Foi isso????

Vai umas palavrinhas?????? :)

Mouro disse...

Da operação, desencadeada na segunda e terça-feira, resultou a apreensão de viaturas (16), armas (20, incluindo 5 granadas), computadores (8), meio quilo de cocaína, milhares de garrafas de vinho do Porto, centenas de maços de tabaco, e diverso material contrafeito, incluindo dólares falsos e vestuário no valor de 250 mil euros.

Mitico disse...

Isso do Paulo Trilho fui eu que disse aqui no blog e se tiveres tempo vai ler de novo o que escrevi sobre os SD.

Nao sei se ja la chegaste mas nunca disse que os SD sao uns santos. A minha guerra é simplesmente fazer ver.te a ti e a toda a legiao de iluminados que por muito que o vosso presidente e a vossa SAD diga que nao apoia as claques é mentira! Mentira das grandes!

Percebido?

Se nao desse apoio os no name depois do benfica porto em hoquei aqui ah uns anos já tinham desaparecido de vez do clube e das suas instalações.

Vou ver a bola.

Abraço a todos

PS: brasil 1 Portugal 4

Mitico disse...

Pirata

Desculpa mas tive que responder ao amigo mouro.

Quanto ao teu post amanha escrevo com mais tempo.

Vou ver o jogo.

Abraço a todos os que gostam de futebol e tambem aos lampioes drogaditos :)

OAutor disse...

Desculpa pirata mas ainda nao li o teu post...6-2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! é o que eu digo, parecemos o TOgo!!!

Mitico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mitico disse...

Era escusado!

Mais uma vez a passear à custa do nosso país e a levar uma goleada humilhante!

Para quando Ronaldo no banco de suplentes? Ao menos para demonstrar coragem e liderança.

O que mais me irrita é ver os jogadores a passear em campo com a mania que sao craques e sem meter o pé ah bola desrespeitando a camisola das quinas. FALTA DE EMPENHO E DEDICAÇÃO.

Ou querem ir à selecção e jogam nos limites ou se nao querem... Oh pá!!! nao estraguem a vez de quem quer muito la estar.

Decidam-se!

Temos obrigação de fazer MUITO melhor com estes jogadores.

Mitico disse...

"associados a projectos com futuro como Adrien Silva, Daniel Carriço, Pereirinha e Rui Patrício, só pode ter fé, até porque, enquanto escrevo, muita miudagem desconhecida de 12 e 13 anos, treina em Alcochete, sob competente supervisão, para o futuro risonho do clube e seus adeptos"

Pirata

Pereirinha e Patricio?

ehehe

Ainda bem que pensas assim.

Mouro disse...

6-2????foda-se!!!!Tas a espera de k keirós???

artic disse...

boas a todos!!!

ontem dp de ver akilo nem coragem tive para dizer qq coisa q fosse!!!
sinto me humilhado!!
isto pk como disse a pouco tempo, era dos poucos aki q acreditava um bocado num trabalho q keiroz podesse vir a fazer e tentar de certa forma justificar as escolhas q este tinha feito para o jogo..

a unica coisa q me faz tirar uma conclusao dp de o jogo de ontem:

Ó QUEIROZ EU TB NUNCA PINEI EM SOLO BRASILEIRO, DEIXAS ME IR A SELECÇAO???

artic disse...

TEMA CRISTIANO RONALDO:

ate me da nojo falar nesse puto mimado....