Redes Social

sábado, 29 de novembro de 2008

O que é Nacional é Excelente!

Está próxima a consagração do melhor futebolista do ano, quer pela prestigiada France Football e a sua Bola de Ouro, quer pela FIFA e o seu FIFA World Player of the Year.

Antes de entrar no assunto que me levou a escrever este post, vou relembrar que o prémio é referente, não ao ano civil (2008), mas sim à temporada (2007/08), ou seja, os títulos que os jogadores conquistaram em Maio passado (ligas nacionais e/ou europeias) e não somente os títulos de selecções, obviamente disputados em torneios de 3 semanas, logo não sujeitos a atravessar mais do que um ano civil. Isto é claro para todos.

Sendo assim, quando se diz, por exemplo, que determinado jogador “só” jogou formidavelmente bem até Maio, deixando, entre-linhas, sub-entendido que se está a referir ao período entre Janeiro e Maio, cai-se num erro de julgamente brutal! Não é só até Maio, é de Agosto de 2007 a Maio de 2008. Até porque, tirando as tais provas de selecções nacionais, nada, absolutamente nada, se decide entre Agosto e Dezembro! Obviamente que isso não implique que um jogador se abstraia de cumprir com as suas funções, mas todo o jogador que se destaque de Outubro a Dezembro está, isso sim, a lançar a sua candidatura ao prémio do ano seguinte. Novamente, penso que é evidente para todos.

O futebol como se sabe é um desporto colectivo. Não implica que a individualidade não seja destacada (e estes prémios são prova disso mesmo), mas são os prémios obtidos colectivamente que mais peso terão na hora de escolher o melhor do ano, ou seja, o melhor do Mundo! Títulos como os campeonatos de Inglaterra, Espanha e Itália têm sempre enorme peso; a Taça de Inglaterra para embelezar o currículo também não vai nada mal; as competições europeias, com a Champions à cabeça, são determinantes, assim como os títulos de campeão europeu e mundial de selecções. Em plano inferior, sobretudo devido ao êxodo sul americano em direcção à Europa, estão a Taça Libertadores e a Copa América. E, como é do conhecimentos de todos nós, estas provas não se ganham só com o talento de um jogador. O único perto desse feito foi Diego Maradona no México’86 e nos títulos italianos com o Nápoles, razão mais do que suficiente para ser o melhor de todos os tempos, afinal Pelé sempre teve uma excelente guarda de honra na selecção brasileira e nunca actuou nos grandes palcos europeus.

Posto isto vamos ao essencial. Há uma série de detractores de Cristiano Ronaldo em Portugal, prova que realmente somos um povo invejoso do sucesso dos nossos. O último que prova a tese, e que me levou a escrever o post, é o pedante António Tadeia, lá do alto da sua sabedoria. Em mediocridade não sei honestamente onde estamos pior servidos, se nos comentadores se nos árbitros. Diz este jornaleiro que Cristiano Ronaldo, pelo seu narcisismo, não merece o prémio. Confesso que até fui ao dicionário ver o significado da palavra, mas o mesmo coincide com o que pensava, ou seja, não tem nada a ver com futebol nem qualidades futebolísticas! Então, qual o motivo para desvalorizar o talento português?

Adiante. Vamos desmontar a tese de honestidade deste, e de outros, idiotas. É que é tão fácil que até dá vontade de rir. Diz o Tadeia o seguinte, no DN de hoje:

“Não há maneira simpática nem subtil de o dizer: neste momento, o melhor jogador do mundo é Leo Messi, Por todas as razões – técnicas, tácticas, estéticas… – e mais uma, que é o comportamento em campo. Depois de receber a Bola de Ouro, que até merece pelo que fez até finais de Maio, mas que poderia facilmente perder se o ano tivesse mais um ou dois meses, Cristiano Ronaldo terá um longo caminho a percorrer se pretende alguma vez repetir o prémio.”

Ora bem, por onde começar. Para já Tadeia (e todos os que pensam como eles, e não são tão poucos quanto isso) fala no momento. Mas o prémio premeia o momento? Não! Se assim fosse teríamos 6, 7 ou 8 melhores do ano por cada… ano! Messi é o melhor no momento? É, sem dúvida, muito embora, se fôr a analisar com atenção, provavelmente até votaria no Del Piero. Mas a loucura actual, a moda, é Messi.

Pronto, a teoria do melhor do momento está desmontada, não dá direito a prémio. Passo seguinte, a teoria “do que fez até finais de Maio”. Bem, em abono da verdade, essa teoria já a desmistifiquei no início do post. Balelas, tretas, matéria que nem para encher chouriços serve.

Fica para o fim a prova irrefutável da má fé. A prova à Sherlock Holmes, inquestionável. Recue-se no tempo um ano, para finais de Novembro de 2007. Nessa altura, para quem não se recorde, brilhava Cristiano Ronaldo. Tinha feito um bom ano mas os meses entre Outubro e Janeiro foram fabulosos, arrasou toda e qualquer concorrência, golos em catadulpa para todos os gostos, recordes que se prognosticavam a ser batidos, desde o extremo mais concretizador do clube a jogador com mais golos numa só época. Dito de outra forma, Cristiano Ronaldo era, em Novembro de 2007, o que é Messi em Novembro de 2008. Então, porque não ganhou os prémios de melhor do Mundo? Onde estava o Tadeia e os seus seguidores nessa altura? Eu digo-vos onde estavam: montados nas costas do Káká, defendendo o brasileiro pelo que fez na Champions League dessa época, mesmo que na Serie A italiana tenha estado pouco acima da miserabilidade, mesmo tendo optado por se auto excluir da Copa América… mesmo tendo feito pouco (ou nada!) de Maio de 2007 a Dezembro de 2007!

Meus caros amigos, aqui está a vossa prova de má-fé. Cristiano Ronaldo já foi o melhor num ano civil (sim, de Janeiro a Dezembro de 2007) e não ganhou nada, inclusivé ficou em 3º lugar! E já conquistou os prémios todos, de Inglaterra e da Champions, passando pelas Botas de Ouro de Inglaterra, Champions e da Europa… e ainda assim não chega! Chegou num caso para Káká, parece que chega no outro caso para Messi… Cristiano Ronaldo só terá o direito ao reconhecimento quando conciliar um ano civil de 2007 com os títulos colectivos de 2008. Conhecem outro jogador que tenha conseguido isso?

Cristiano Ronaldo pode ser narcisista, pode ser putanheiro, pode ter muitos defeitos como ser humano, pode inclusivé ser melhor do que muitos o pintam, mas nada disso invalida o seu talento nem o seu mérito. Não foi Zidane o melhor da sua geração, não venceu ele 1 Bola de Ouro e 3 FIFA World Player? Não foi ele que pregou várias cabeçadas e patadas? Se calhar ainda estamos no tempo de Eça de Queiróz, onde o que vinha de França é que era chique…



Segue o vídeo da prova de competência do Melhor do Mundo.



21 comentários:

André Kaustico disse...

"O FC Porto lançou, esta sexta-feira, críticas ao que considera ser «estranha inércia» por parte da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes. Em causa, os pedidos de revisão aos processos que condenaram o clube portista e o presidente Pinto da Costa no âmbito do chamado Apito Final.



Em comunicado, os «azuis-e-brancos» revelam que apresentaram no passado dia 10 de Novembro dois processos de revisão à CD [n.d.r. tendo por base a ilegalidade das escutas telefónicas], mas viriam depois a ser notificados pelo órgão de que os processos em questão estavam em poder do Tribunal Administrativo de Lisboa, razão pela qual a apreciação ao pedido de revisão ficaria por esta altura inviabilizado.

O FC Porto lamenta, então, a atitude tomada pela CD, a quem acusa de realizar «um esforço patético de evitar o acesso ao direito e à justiça a que todos têm direito». «Perante isto, revela a Comissão Disciplinar da LPFP uma estranha inércia e contenção até agora desconhecidas», pode ler-se no comunicado, no qual se garante ainda que o clube já apresentou reclamação desta decisão junto do órgão competente.

Eis o comunicado na íntegra:

1 - Conforme participámos no nosso comunicado do passado dia 10 de Novembro, a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD apresentou à Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional dois processos de revisão das decisões disciplinares condenatórias de que havia sido destinatária em 9 de Maio de 2008;
2 - No dia 25 do presente mês de Novembro, a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD foi notificada pela Comissão Disciplinar, por faxe, que os processos disciplinares em questão se encontravam em poder do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, o que, no entendimento daquele órgão, «inviabilizaria, por ora, a apreciação dos pedidos de Revisão»;
3 - Ou seja, a Comissão Disciplinar, face a Processos de Revisão legítimos, idóneos e juridicamente enquadrados nos próprios regulamentos da LPFP, decide não decidir, por tempo indeterminado, sem sequer se preocupar em engendrar um esboço de justificação ou de fundamentação mínima;
4 - A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD não pode deixar de qualificar essa lamentável atitude como um veto de gaveta, um esforço patético de evitar o acesso ao direito e à justiça a que todos têm direito;
5 - O mesmo órgão que manifestou um fervor quase desvairado na sua acutilância punitiva na fase acusatória dos processos disciplinares, em que não hesitou em bater a todas as portas de Tribunais e de uma «super-equipa» do Ministério Público, para obter certidões que sustentassem a sua acusação, recusa agora ter a mesma pró-actividade. Não deixa de ser inédito que não tenha tido o cuidado de duplicar os seus documentos antes de os remeter para a FPF e agora nada faça para obter uma cópia, quando se trata de rever as suas decisões. Porque será que são tão expeditos a recorrer aos audiovisuais e não descobriram a utilidade da fotocopiadora e da memória do computador?;
6 - Perante isto, revela a Comissão Disciplinar da LPFP uma estranha inércia e contenção até agora desconhecidas, mostrando a sua dupla face;
7 - A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD declara de modo inequívoco que não se conformará, uma vez mais, com esta forma cada vez mais despudorada de encarar a realização da justiça desportiva em Portugal, pelo que informa ter hoje apresentado reclamação daquela decisão junto do órgão competente."

in A bola

André Kaustico disse...

Justiça desportiva é especial. Não se restringe ao estado de direito e pode tomar decisões que contrariam a justiça comum. Mas que poder
Volto a relembrar o ressabiamento notado quando da leitura da sentença. A Alegria na cara do homem

Mitico disse...

Kaustico

Estou esclarecido!!!!

Mitico disse...

Pirata

O Ronaldo foi o melhor e merecee inteiramente o premio. A unica critica que se pode apontar é falar da sua mania na selecção. Mas de facto... um extremo fazer o que ele fez no ano passado é de GENIO!

Ronaldo aqui fica um abraço de parabens para ti :)

PS: ainda nao me esqueci do que fizeste quando foste substituido na luz :) enorme!!!!!

Mitico disse...

Mas pirata

O melhor jogador do mundo, no momento, na minha optica é Cristian Rodriguez uma vez que as atitudes também fazem os grandes jogadores!

Depois é o Helton, o Nuno, ... e todo o restante plantel do FC PORTO. Uma palavra em especial a Lisandro. Calma que em breve vais ter a renovação que mereces :)

ps: Ronaldo ainda nao me esqueci do que fizeste quando foste substituido na luz :)

Mouro disse...

Eu tb nao eskeço esse dia memorável,ganhamos ao poderoso Manchester e passamos aos oitavos de final da champions deixando os ingleses pelo caminho...em relaçao ao gesto do menino...sofreu as consekuencias dele.

Em relaçao ao post......só um maluco ou alguém k nao perceba nada de futebol e k pode por em causa a justiça da vitória do Ronaldo ,só lamento e k ao serviço da nossa selecçao ele nao nos tenha brindade com uma exibiçao como o fez semanalmente em Inglaterra.....mas k a entrega da bola de ouro ao Portugues e inkestionável...isso axo k ninguem poe em causa.

Em relação ao Messi,eu axo k ele está a fazer akilo k o Ronaldo fez na época passada...ou seja "aproveitou-se" da lesão do Cristiano....para um arranque de época fulgurante......tal como o nosso jogador fez no ano anterior akuando da lesao do Messi.

Mouro disse...

Mitico:

Não e só o gesto do ronaldo na Luz k tu nao eskeces.......é tudo k diz respeito ao GLORIOSO!!!...ás vezes até fico na duvida se nao saberás mais do Benfica do k eu....confessa lá...é trauma nao é?no fundo kerias ser vermelho mas nao te deixaram.....desabafa rapaz....axo k não passaste no exame de admissao e tornaste te um BENFIQUISTA REVOLTADO....FOI ISSO NAO FOI??? :)

Mouro disse...

Kuanto à piada do rodriguez...eu percebi a tua ideia....mas vai à volta k por aki nao passas!!!

Entre o cebola e o Reys ...em 5 segundos escolho o Reys......OBRIGADO CEBOLA!!

Mitico disse...

Caro mouro

Boa tentativa para me irritar mas nao foi concretizada! Como sou o unico que gosta de futebol ca em casa a tua teoria da conspiração cai logo por terra. Eu escolhi e posso gabar-me disso, uma vez que ja vi o meu clube a conquistar tudo :)

Sabes o que significa tudo?

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

Mitico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Picareto disse...

"entre o cebola e o Reys ...em 5 segundos escolho o Reys......OBRIGADO CEBOLA!!"

mouro:

Cristian Rodriguez vai dar nos muitas alegrias e titulos a julgar pela exibição em Istambul! A forma fisica está a voltar...

Reyes?!?!

Pensei que voces estavam fartos de espanhois flops e acabados para o futebol como chano e balboa...

José António "Carlos Martins" Reyes
Pelos vistos gostam da receita.

Mitico disse...

Ronaldo ainda nao me esqueci do que fizeste quando foste substituido na luz :)

Picareto disse...

Mitico:

O reyes e o suazo estão emprestados ao sl glorioso 05 não estão?

é so uma pequena duvida...

Mitico disse...

"ás vezes até fico na duvida se nao saberás mais do benfica do k eu...."

Nao sei mais que tu porque senao sabia a resposta a vários "porquês" que vooam sobre o futebol portugues:

O porquê do Ministerio Publico ter barrado a investigação à PJ da tranferencia do Mantorras para o benfica;

O porquê de desaparecerem papeis de penhoras;

O porquê do caso Nuno "doping" Assis ter sido abafado inicialmente;

O porquê do doping no ciclismo, basquet, entre outros;

O porquê de nada acontecer ao presidente encarnado por ter sido apanhado a ESCOLHER arbitros ao telefone;

etc etc

Picareto disse...

Kaustico:

A justiça desportiva é simples, em caso de ´dúvida castiga-se os azuis e brancos e em caso de certeza de inocencia eliminam se as provas e documentos....

o futebol em portugal de salazar e caetano é simples!
era tao bom para eles outra ditadura....!

Mitico disse...

Picareto disse...
Mitico:

O reyes e o suazo estão emprestados ao sl glorioso 05 não estão?

eheh

será??????? :)

Picareto disse...

Mitico:

não concordo nada contigo quando dizes que o melhor do mundo é o cristiàn rodriguez. Sinceramente não acho nada disso.

Para mim o melhor do mundo na época anterior foi Lucho Gonzaléz

El Pirata disse...

fazia-vos tão bem um copinho de leite antes de deitar :)

Mouro disse...

Eles é mais para a meia de leite com uns chocolatinhos ....Pirata

André Kaustico disse...

Que dois se juntaram
Está aí a 2ª circular united cá do blog
e as injustiças e violações graves aos processos que se têm verificado
seus mouros

OAutor disse...

"O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu a acção em que o Benfica exigia a Hugo Leal o pagamento de uma indemnização superior a um milhão de euros, por rescisão de contrato sem justa causa. O jogador rescindiu com os encarnados a 5 de Junho de 2000, alegando justa causa, por ter sido alvo de uma campanha difamatória por parte de dirigentes e representantes do clube. O Benfica intentou então uma acção contra Hugo Leal e, num conflito dirimido pela Comissão Arbitral Paritária, foi-lhe dada razão, condenando o futebolista a pagar 35 mil euros. Só que o futebolista recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa, que revogou a primeira decisão. Os encarnados tentaram ainda o "volte-face", recorrendo para o STJ, que, agora, oito anos depois, decretou finalmente a decisão definitiva. Ou seja, negou provimento ao recurso do Benfica, confirmando a decisão do Tribunal de Relação, favorável a um jogador que, entretanto, já representou Atlético de Madrid, FC Porto, Braga e Belenenses, entre outros, e que actualmente defende as cores do Trofense."

Estes mouros têm mesmo problemas graves com a verdadeira justiça...perdem sempre!!!

Quanto ao Cristiano Ronaldo, concordo perfeitamente com o post!!