Redes Social

domingo, 10 de agosto de 2008

Vieira, o chulo Olímpico

Começaram os JO, começaram a catadulpa de medalhas pros chineses (por curiosidade, há controlo anti doping em todas as modalidades? Não tarda até vejo um chinês campeão olímpico no hipismo…) e eu, como português vibrante por tudo o que representa o olimpismo e os seus ideais, desde os saudosos jogos de Barcelona’92, não posso deixar de sentir uma certa mágoa pela facto da chulice não ser modalidade olímpica! Com atletas de categoria como o veterano Reinaldo Teles que, apesar dos muitos anos no ofício teria grandes possibilidades de alcançar, pelo menos, uma medalha de bronze e, sobretudo, o Vieira, um chulo em excelente forma, grande candidato à medalha de ouro! É uma pena, já não basta o Hoquei em Patins não entrar no programa olímpico como perdemos a hipotese de ver duas medalhas regressar a Portugal. É certo que atribuir tamanho favoritismo a um só atleta aponta para arrogância da minha parte, afinal será Vieira o Michael Phelps da chulice? Analizemos os factos.

Não vou ser preciso no tempo dos factos mas posso situá-los há ano e meio, sem grande erro de julgamento. E praticamente simultâneos. Numa altura em que o número de 300 mil otários, perdão, sócios de benfica se esfumavam e cobriam, para não variar, de ridículo o Vieira, eis que o seu espírito de chulista vem ao de cima: de uma só penada, e julgando viver exclusivamente num País de comedores de couratos, contrata os promissores atletas Vanessa Fernandes, Telma Monteiro e Nelson Evora, atletas esses que não precisavam do Benfica para nada e que, em dois dos casos, são os únicos na modalidade dentro do clube. No caso de Évora, bem, chamar secção de atletismo aqueles mancos que por lá andam, era gozar com a excelente e magnífica secção de atletismo do Sporting! São 3 atletas de grande categoria, com excelentes perspectivas de saírem medalhados de Pequim, mas se o fizerem a contribuição do benfica, e do seu orelhudo presidente, é de mera chulice. Formaram os atletas? Deram-lhes condições de treino? Financiam as suas estadias por esse mundo fora? Contrataram outros triatletas e judocas para criar essas secções no clube, nem que fosse só para fingir interesse nas mesmas? Não, fizeram-se uma camisolas à medida, umas apresentações mediáticas, e agora, enquanto os 3 magníficos se esfolam na super poluída Beijing em busca da glória, o candidato a medalha de ouro na chulice esfrega as mãos de contente, aguardando a todo o instante por notícias de sucesso, de forma a que, no final deste mês, durante o intervalo do benfica-fcp, se junte no relvado aos medalhados, para os aplausos, espremendo ao máximo a glória dos atletas, qual sanguessuga, em proveito próprio, como se algum do mérito dos atletas pudesse ser atribuído a mais alguém que a eles próprios, aos seus treinadores e ás pessoas que os acompanharam de perto durante 4 intensos e dolorosos anos de privações em busca da glória olímpica!

É ou não o Vieira um excelente chulo? Vive da glória e méritos alheios, como nenhum outro em Portugal! Que pena Vieira, se a chulice fosse modalidade olímpica, então sim, já poderias rodear esse trio magnifíco e expôr a tua medalha, arduamente conquistada!


PS:

Entretanto, e com sincero desapontamento, soube que a Telma Monteiro falhou a tão desejada medalha no judo. Tanta agitação mediática pode ter sido prejudicial, mas quando se compete de forma séria e honesta, sem o nível de vigarice com que se trabalha, por exemplo, no fcporto, os insucessos podem acontecer mas todos os portugueses sérios têm orgulho na competência e reconhecem na simpática Telma uma atleta de elite. Aguardemos pelos resultados de Nelson Evora e Vanessa Fernandes, que andou a ser explorada (por quem, pela cavalgadura do paizinho, um bronco que mais parece pai do Petit ou irmão do Jaime Pacheco…) nas Taças do Mundo do triatlo enquanto aos temíveis australianas se poupavam para as Olimpíadas. Seja como fôr, enquanto português, não lhes exijo medalhas, apenas que dêem o máximo para as conquistar. No entanto não posso deixar de sorrir enquanto imagino as trombas do Vieira, quando soube do 9º lugar da Telma Monteiro.

15 comentários:

Mitico disse...

E pronto!!

O regresso de El Pirata em grande! :)

Pirata neste blog sao muito poucas as vezes que concordo contigo mas neste post so la fazes referencia ao Porto duas vezes o que é obra :) e como ja tinhamos discutido pessoalmente o assunto sabes perfeitamente que concordo contigo nessas VIEIRICES de benfiquices feitas ah força!!!

Entao a de hastear a bandeira no estadio da luz é ridicula. Nada de novo. É apenas mais uma :)

Quanto ah Telminha... é muito pouco para uma campea europeia. Portanto eu exigia mais!

Quanto ah Vanessa ainda hoje disse isso cá em casa. Andou a ganhar tudo e a estourar-se toda e agora o treinador já veio dizer que ela nao está em forma. Meu caro colega espero que seja bluf e dos grandes... Ah Vanessa... Ouro!!! Eu nao vejo outra coisa senao lutar pelo ouro!!

Foi ela mesmo que o disse ah 4anos! Em Pequim é para lutar pelo OURO! Nao ha desculpas!!! Lutar!! E sinceramente espero que a nortenha o consiga. Ela nao tem culpa de quem a fez lampiã ah força e ali está a representar o nosso país...portanto força rapariga.

Quanto à lagartixa Nelson Evora ... mais do mesmo!! Lutar pelo ouro meu amigo

MUITA LUTA!!!

Naide!!!

Força rapariga!!

Mitico disse...

Vou deixar aqui um pensamento tertuliado várias vezes entre eu e o autor (está no país vizinho e manda um abraço a todos...será que está ainda a festejar o titulo europeu???????????)

Continuemos...

Uma pergunta para os atletas que vao para os jogos olimpicos para ficar nos 100 primeiros, nos 50 primeiros, etc etc...

PORQUÊ????

PARA QUÊ?????

Enquanto a mentalidade for essa nunca este país sairá do estado em que está!

É triste!
Mas é a realidade!

E quem paga tudo isso?

Já nao chega meio país andar a trabalhar para outro andar a gozar de "rendimentos desportivos"????

Mitico disse...

E desde ja reconheço ao sporting um grande trabalho no atletismo fruto do seu passado. Mas tambem tenho que reconher ao FC PORTO :) e os resultados falam por si

E o vieirista lá tenta ah força ...

Ridiculo!!

Mitico disse...

Pirata

Porque nao um comentariozinho ao post anterior??

eheheheh :)

El Pirata disse...

Mitico, ja estava farto de migalhas :)

Atençao que deram entrada neste blog visitantes recentes de Swansea e Cordoba... mas eram nem mais nem menos que aqui o perna de pau! Ou seja, mesmo nao intervindo, tenho andado sempre a par do que se passa aqui na reles tasca. Alias, aguardo pelo proximo capitulo da novela do Autor dedicada ao D.Sebastiao :)


Quanto ao post anterior nao passará sem uma analise, mas colocar desde ja o Sporting em 3º lugar parece-me tipica arrogancia portista, vê lá se nao te arrependes dentro de 5 dias ;)

El Pirata disse...

E mais te digo, li o post dedicado á mudança da tvi pra rtp das transmissoes de futebol e, de facto, é ir de burro pra cavalo... mas mesmo assim podíamos e devíamos passar para um nível superior! Bem sei que pros portistas a rtp satisfaz-lhes e muito a alma, afinal tamanhos graxistas nao se encontram noutro canal, mas assistir ao Sporting vs Sampdoria ao som daquelas cavalgaduras quase me fez suspirar pela tvi!! Nao tenho duvidas, em Portugal só ha comentadores azuis ou bermelhos, sendo assim quase fico indiferente à mudança! Alias, mal por mal, prefiro a SIC! Nao me esquecço dos 5-3 da Taça da epoca passada, nao me lembro de comentarios resignados e bota abaixo gratuito...

Mitico disse...

Pirata

Jornalistas portistas e benfiquistas?????

Tshhhiiiii

Como isto anda!?!!!! :)

Atttchhiimmmm

Tanta doença junta!!

PS: Tava na hora de mudar para a verdadeira identidade bloguistica...

EL PIRATA LAMPARD MARTIN.... PERDAO

EL PIRATA :)

Mouro disse...

Caro pirata:

Tanta azia,tanta inveja nesse teu post....estaras tu c o Carlos Saborosa Martins ainda atravessado na garganta......ora ca vai...e aprende pra nao dizeres asneiras na proxima:

Aos 10 anos, ingressa no Odivelas Futebol Clube, e como benjamim salta 1,64m no salto em altura... quando ele próprio media pouco mais de 1,40m. Nesse escalão havia o Troféu Nuno Nogueira e o Nelson, mesmo passando as provas de marcha a contar anedotas no grupo dos últimos, ganhava esse troféu.

Como o Nelson e o David davam nas vistas, o Benfica CONVIDOU OS a ingressarem no clube e, graças às melhorias das condições de treino, Nelson começou a revelar o seu talento e as suas aptidões físicas na disciplina de saltos. Em INFANTIL, melhora o seu record pessoal no salto em altura para 1,75m e no salto em comprimento, faz 5,50m o que significava que já não tinha adversários ao seu nível, nem mesmo nas prOVAS.............

INFANTIL......PIRATA.....SERA K E ISTO A FORMAÇAO k te procupas......mas continuando.......

Saiu do SLBenfica em 2002 rumo ao FCPorto numa època em k uma grave crise financeira assola as amadoras do Benfica que ditaram ainda a saida de dois atletas pra o Sporting.

Mouro disse...

Judocas Telma Monteiro
Ana Monteiro
Teresa Mirrado
Sandra Borges
Maria João Fonseca
André Januário
António Costa
Treinador Emilio Costa
Presidente da Secção Eduardo Lage
Vice para a competição Luis Peres
Local de treinos Pupilos dos Exército
Horário dos Treinos 2.ª, 4.ª e 6.ª
- 19h15 às 20h00 - Iniciação até aos 13 anos
- 20h00 às 21h30 - mais de 13 anos e competição



se kizeres ir aos treinos de judo...nao tens la so a Telma!!!

Mouro disse...

Sobre a Vanessa............Obikuelo dis te alguma coisa pirata??????e k esse tb e representou mts anos o teu clube e so soube onde era Alvalade kuando ia la no intervalo dos jogos mostrar as medalhas.


Tanta amargura c o vosso Venceslau pk o homem teve uma atitude inteligente e colocou a filha num clube decente....para k ela nao tenha de trabalhar ate aos 70 anos como ele.

Mouro disse...

Pelos vistos Pirata..........axo k ganhavas uma medalha mt facilmente........eu sei k o Vieira te incomoda um bocado......ainda pra mais kaundo se tem um presidente como o teu....mas sobre o Franco o Queiroz k bem o conhece ja disse tudo :)!!!!

Mouro disse...

"Quanto à lagartixa Nelson Evora ... mais do mesmo!! Lutar pelo ouro meu amigo".......largatixa?????sabias ao menos k ele ja foi atleta do teu clube???????

Mitico disse...

Caro Mouro

Claro que sabia! Eu sou portista! Nao conheço todos os atletas do meu clube mas conheço uma grande parte muitos. Nem devia dizer isto mas à coisa de um mes, ficas a saber, fui sozinho às piscinas de famalicao apoiar o meu clube em juniores na natação.

Queres mais?

Caro Mouro conheço pessoalmente uma atleta dos 100m do FC PORTO! Nao vás por aí que podes ficar..." queimado " :)

E também sou conhecido da Manuela. Sim aquela que já correu pelo benfica e pelo FC PORTO.

Chega?

Mitico disse...

Uiiii

Pera aí...

A santa aliança zangada????

Em vespera de Sporting Porto?????

Uiiii!!!

Tu queres ver que...!?!?!?!

Mouro vais torcer pelo PORTO?????

Mouro disse...

Eu so torço por um clube......SPORT LISBOA E BENFICA.........o meu desejo no proximo sabado e k acabe td a xapada e sejam os dois irradiados.

Mas pronto como isso e impossivel.....claro k eu kero sempre k o porto perca.....os largatitos ..taditos...nem me akece nem me arrefece.