FC PORTO 2 Belenenses 0
O FC Porto começou bem e marcou aos 15 minutos por Mariano. Apesar do golo, os portistas continuaram a pressionar e tiveram condições de ampliar, mas acabaram por falhar as ocasiões criadas (Mariano atirou ao poste esquerdo da baliza de Júlio César perto do final do primeiro período).
No segundo tempo, os locais baixaram o ritmo e o Belenenses melhorou com a entrada de Vinícius, que entrou aos 70. Dois minutos antes havia entrado Hulk e três minutos depois Carciano foi expulso após receber o segundo cartão amarelo.
A equipa de Belém, quando estava no seu melhor período do jogo, acabou por sofrer o segundo golo, num belo remate de fora da área de Hulk, aos 83.
Depois da estreia vitoriosa do FC Porto na Liga, Jesualdo Ferreira surgiu satisfeito aos microfrones da RTP, assumindo que o sucesso portista foi perfeitamente justo."O FC Porto entra sempre em todos os jogos com a intenção de imprimir um ritmo rápido. Hoje, sabíamos que ia ser um pouco mais complicado, pois tratava-se da abertura do campeonato - o que provoca sempre uma pressão adicional - e havia que olhar para a gestão dos vários jogadores que estiveram envolvidos nos trabalhos das suas selecções nos últimos dias", declarou o treinador azul e branco."Se o segundo golo tivesse chegado mais cedo, creio que teria sido mais fácil gerir o resultado. Mas estivemos sempre com a firme disposição de ganhar. Queríamos repôr alguma verdade tendo em conta o último jogo em que, ao contrário de hoje, não conseguimos vencer", recordou...
Sporting 3 Trofense 1
O triunfo não escondeu a frustração de Paulo Bento após o jogo. Depois de ontem ter avisado sobre a exigência dos critérios dos árbitros auxiliares, o técnico lamentou que o Sporting tenha sido prejudicado exactamente por um lance decidido por um auxiliar."Sobre a expulsão poderei dar o benefício da dúvida ao árbitro, mas que é fora da área não tenho dúvidas. O que disse ontem, tenho hoje ainda mais segurança e convicção. Alguns disseram que fui um mau exemplo, mas alertei para o que aí vinha", afirmou.E para o futuro, o pessimismo de Paulo Bento é evidente: "Não vai mudar, não acredito que vá mudar". Relativamente ao jogo, a vitória por 3-1 sobre o Trofense, o técnico considerou que "foi um bom jogo"."Na primeira parte entrámos bem no jogo e conseguimos chegar a uma boa vantagem. Revelámos alguma insegurança em termos ofensivos que poderia causar alguns problemas em termos defensivos, mas conseguimos gerir o resultado até que aconteceu um lance que podia ter transformado o jogo", explorou. "A equipa levou algum tempo para se reorganizar, mas mesmo com dez elementos conseguiu gerir o jogo e criar situações de perigo", continuou.VukcevicA exclusão de Vukcevic da lista de convocados e as declarações do seleccionador montenegrino Zoran Filipovic também foram abordadas pelo técnico em entrevista à SportTv após o jogo."Não tenho problemas com o Vukcevic. O seleccionador tem de se preocupar com o trabalho dele e não se meter no meu porque eu também não interfiro com o dele. Hoje convocámos 18 e vamos continuar sempre assim, a convocar 18", frisou, relembrando ainda que em Fevereiro, Vukcevic estava a abraçá-lo após o golo com o Basileia.
Rio Ave 1 benfica 1
O benfica foi o primeiro dos “grandes” a ceder pontos e logo na primeira jornada. Esta noite, frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, não conseguiu melhor do que uma igualdade a um golo, num jogo em que perdeu Carlos Martins (só susto, parece) logo aos 27’. Sem o seu melhor elemento, nesta altura, o benfica sofreu um golo, empatando no minuto imediato. Depois pressionou até final, mas sem resultados práticos. O encontro começou muito movimentado. Aos 9’, Miguel Lopes, de pés esquerdo, atirou, mas ao lado. Um minuto depois Carlos Martins fez o primeiro dos seus três ou quatro remates antes de abandonar o terreno, para grande defesa de Paiva. O Rio Ave jogava taco a taco ante um benfica ainda à procura de formar uma autêntica equipa. E se é certo que Yebda podia ter inaugurado o marcador, aos 37’, ao cabecear à barra após canto da esquerda apontado por Urreta, a verdade é que os vila-condenses também estiveram perto do golo, como por Semedo, por exemplo, a obrigar Quim a aplicar-se. Esperava-se que o benfica regressasse do intervalo com outra disposição, mas o que se viu foi o Rio Ave a continuar a tentar o golo, ora Miguel Lopes, ora por Evandro, ora ainda por Delson. Ninguém se admirou, portanto, com o golo do Rio Ave, aos 55’, por Semedo, a aproveitar uma defesa incompleta de Quim, após cabeceamento à vontade do veterano Evandro, perante a passividade da defensiva encarnada. Só que Nuno Gomes empatou o minuto imediato, relançando o jogo. Então sim, foi altura do benfica carregar sobre o adversário, mas quase não se viu Aimar (a não ser já nos descontos, falhando um golo certo). Apenas Nuno Gomes e Balboa, que entrou em campo aos 70’, se destacaram. Mas também é um facto que o benfica nunca pôde deixar de olhar para trás, porque o Rio Ave, embora já encolhido, ainda chegou com perigo à baliza de Quim.
Futebol de Praia
A super final da Liga Europeia de Futebol de Praia, pela primeira vez em Portugal, disputada durante este fim-de-semana nas areias de Vila Real de Santo António, terminou com a selecção portuguesa a vencer a Holanda por 5 – 1, tornando-se assim bicampeã da Europa.
Parabéns rapaziada!!
PARABÉNS TAMBÉM À RTP POR FINALMENTE VOLTAR A TER UM PROGRAMA QUE BEM TRATA O FUTEBOL!!!!