Redes Social

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O fim do Catenaccio em Inglaterra?


Pode-se gostar do homem como personalidade ou como treinador. Ou como as duas coisas, já bem mais dificil. Mas era evidente para todos, mesmo para os mourinhistas, que fazer de uma equipa inglesa uma cópia de uma equipa italiana iria dar mau resultado. Mourinho é um resultadista, sempre o foi, e isso dá fortuna e aplausos quando se ganha, sobretudo em clubes pouco ou nada habituados a ganhar! Por alguma razão Capello foi despedido de Madrid, a mesma pela qual Mourinho já teria sido despedido, há muito mais tempo, de um Manchester United pós Ferguson! Abramovich pode não perceber nada de futebol, como qualquer um de nós, mas sabe o que quer: e se quisesse um AC Chelsea teria ido para Itália!

O futebol inglês, mesmo há uma decada atrás, quando ainda reinava o kick&run, sempre foi apaixonante e nada dado a jogos mentais. Se coisas houve que mudaram para melhor com a abertura do mercado a jogadores e treinadores estrangeiros, como a subida da qualidade do jogo, a paixão e a forma vibrante como todas as equipas, mesmo as de divisões inferiores, encaram os adversários e lutam pelos golos... com o aparecimento de Mourinho surgiu o cinismo italiano, o cinismo do golinho e da vitória por 1-0, sujeito a implicações com as arbitragens já que, como é óbvio, quando se ganha e se luta para que o adversário não marque e se marque apenas um golo... qualquer erro arbitral tem maior carga dramática do que quando se marca e se lute para marcar 3 ou 4 golos! Ora, como se tem visto, Mourinho só justifica os seus desaires com falta de sorte (e a sorte faz-se por merecer, e ele que olhe para o seu passado para ver se tem cabimento falar em falta de sorte...) e culpa dos arbitros.

Uma, duas, três, cinquenta, cem! Chegou para Abramovich. E paciência de russo já ele teve demasiado. Afirmar que não tem ovos para omoletes quando tem um plantel fantástico e se gastou para cima de 300 milhoes de euros durante o seu reinado de 3 anos, ou é de parvo ou de quem sacode as responsabilidades. Ora, quem ganha para cima de 5 milhoes de euros anuais, tem de se responsabilizar. Muitos menos ovos tem o Sporting e bateu-se com o Manchester de igual para igual! E, quer se queira quer não, estar 3 anos sem alcançar uma final da Champions quando o objectivo do patrão era esse e só esse, é um fracasso.

16 comentários:

Mitico disse...

Este senhor deve tudo o que é hoje a um só clube e a um só presidente!!!

FC PORTO E JORGE NUNO PINTO DA COSTA!

Este nao era um tal que era arrogante? e que agora é admirado por todos????

Obrigado azul e branco porque realmente consegues mudar as mentalidades, pensamentos e opinioes...e também as capas do jornal record!?!!! :)

Abraço a todos

Bruno Pinto disse...

Discordo em absoluto com este post. Como se tem visto pelas reacções dos adeptos do Chelsea, Mourinho era e é um Deus. O que aqui se diz neste post nada tem a ver com a sua saída, sim com as interferências do russo no trabalho de Mourinho, que lhe impingiu Shevchenko e
Ballack e os queria sempre a jogar. Ora Mourinho não esteve para aí virado nem admite que se metam no seu trabalho. Foi isto que originou a sua saída, foi ele não se ter deixado subjugar, ter-se imposto ao chefe... Nestes casos, em qualquer área, acontece sempre o mesmo...
Quanto ao futebol apresentado, não deixa de ser curioso que na 1ª época de Mourinho, o futebol apresentado foi o de melhor qualidade, época essa em que Mourinho teve total liberdade para contratar quem quis, não vedetas mas jogadores sedentos de ganhar... Dá que pensar! O Chelsea perde mais que o Mourinho, indiscutivelmente. Mourinho pode treinar qualquer clube do mundo, o Chelsea duvido que continue a ganhar, mas se calhar vai dar muito espectáculo!!!

Mitico disse...

Amigo Autor

Tas a ver como se pode falar do jornal record e nao ser doente??? :)

Ramos disse...

O grande Mourinho saí do chelsea milionário ou multimilionário?

Penso que Mourinho saiu no momento exacto. Ele consegiu titulos que mais nenhum estrangeiro consegiu em tão pouco tempo.
Ele consegiu colocar a impressa Inglesa a gostar dele. até o primeiro ministro britânico comentou a sua saída.
Agora, penso que lele nunca irá conseguir ganhar a taça dos campeões europeus e a taça uefa. não por falta de capacidade, por falta da organização de um clube como o FCP. E quando ele tiver ao seu lado um homem como Jorge Nuno Pinto da Costa, ele voltará a ganhar tudo novamente.

El Pirata disse...

Oh Ramos, entao explica-me lá porque o Porto nem aos QF da Champions voltou a chegar sem Mourinho, mas Pinto da Costa (até escrevo o nome dele por completo para nao haver mal entendidos!!) manteve-se lá, nao?

É das coisas mais estapafurdias que ouço e leio, que Mourinho só venceu a Champions porque estava num clube como o Porto! E eu a pensar que os lampioes eram dementes... a doença já chegou ao Douro...

El Pirata disse...

Bruno Pinto, respeito a tua opiniao mas dizes coisas que sao feridas de objectividade e veracidade.

Mourinho é um Deus para os adeptos? Oh meu caro, mas isso é evidente. E qualquer sujeito que consiga levar o Paços de Ferreira a campeao nacional, mesmo que moleste velhinhas e viole carneiros, será um Deus para os seus adeptos! Qualquer um que dê um titulo de campeao nacional a um clube que nao saiba o que isso é, terá o devido estatuto elevado. Porque será, por exemplo, que o Mourinho italiano, tambem conhecido por Fabio Capello, foi despedido do Real Madrid, mesmo tendo conquistado o titulo? Porque quando se ganha em clubes habituados a ganhar, nao basta o titulo, é preciso brilhantismo e espectacularidade. É preciso que os adversarios fiquem devidamente convencidos.

Ok, eu como adepto leonino tenho em inacio um Deus. E onde anda o desgraçado? A evitar que um clube iraniano desça de divisao! E, tirando as devidas diferenças, qual a diferença entre a minha opiniao e a de um chelsiano? Somos gratos a quem nos faz feliz. Os adeptos do Chelsea estão gratos mas garanto-te, o próximo treinador que os fizer campeoes (e campeao europeu inclusivé, aposto aqui o que quiserem que Abramovich chega ao titulo de campeao europeu, seja este ano seja daqui a 10, mas chega!!) fará esquecer esta dor que eles por agora sentem. Porque de insubstituiveis está o cemitério cheio.

El Pirata disse...

Quanto às exigencias de Ballack e Shevchenko. Quem te lê fica com a ideia que sao um casal de hemafroditas amigos de Abramovich e que desejam andar pelados pelo balneario do Chelsea a medir as extensões de Drogba e Essien e que, por esse facto, foram inscritos como jogadores!


Para quem anda a dormir, sao somente dois dos melhores jogadores deste recem iniciado Seculo. Milénio! Que culpa têm se Mourinho não teve tomates para assumir que nao os queria? Sim, porque Ballack para render tem de jogar na posiçao de Lampard (onde tem uma carreira que é claramente superior à do ingles!) e Sheva tem de jogar na posição de Drogba (mais uma vez, uma carreira que nem merece comparaçoes!). Mourinho, NUNCA, MAS MESMO NUNCA, assumiu que nao os pretendia e que tinha sido o magnata a impô-los! E, ou nao o fez por cobardia, ou entao porque a imprensa inventou essas tretas. E quero crer que inventou, até porque é preciso ser demente para nao desejar tamanha qualidade futebolistica. Só que Mourinho está habituado a treinar jogadores com potencial mas sem estatuto, e dá-se bem com esse metido; neste caso eram dois jogadores que tinham estatuto para dar e vender. Se Mourinho nao sabe gerir jogadores dessa craveira sem antes os ter criado, entao nunca poderá ir para um dos grandes da Europa, nao pseudo grandes como o Chelsea. Nao soube retirar toda a qualidade desses dois jogadores. Facto evidente. E o trabalho de treinador passa tambem por esses aspecto, nao é apenas motivar os zes ninguem que têm talento. O futebol nao é feito só de Maniches.

El Pirata disse...

E nao me falem do Chelsea que nada tinha. O Chelsea que sigo com atençao desde que tenho Sporttv, desde que surgiu, vem do tempo de Gullit jogador! E jogava bem, e ganhava competiçoes europeias! Quem nao sabe que trate de saber, que estou cansado de ler palermices que o clube nada tinha ganho. Ganhou e muito na ultima decada e, abram os olhos, estava destinado a ser campeao ingles. E campeao europeu!

Quem nao se recorda de Zola? É só ver no youtube. E vialli. Têm taças de inglaterra e taças da liga conquistadas igualmente. E paulativamente caminharam para o titulo ingles. Porque nao surgiu antes? Pelo mesmo motivo porque falhou Mourinho na epoca passada! nao se recordam das equipas de Manchester United e Arsenal? Sabem para quem perdeu o titulo ingles o Chelsea de Ranieri? Para um Arsenal que ganhou um campeonato invicto, cedendo somente 8 empates em 38 jogos. Com um score desses NUNCA o Chelsea de Mourinho teria sido campeao. Há momentos e momentos, Mourinho entrou no momento certo, de renovação do Manchester e fim de ciclo do Arsenal. Vejam os resultados, analisem as equipas e depois botem discurso. O futebol, como alguem gosta de dizer, é simples. Mourinho é um treinador brilhante mas nao é o Jesus Cristo dos balneários!


PS:

Alias, aproveitem para fazer um exercicio mental simples: vejam o Porto de 2003 a jogar um ano antes, contra o Sporting do jardel que marcou 55 golos durante a temporada e tinha um mustang como quaresma e um jvp de categoria. Teria Mourinho limpo o campeonato como o fez? Muitas vezes o sucesso depende e muito da concorrencia que se tem. Este ano Mourinho poderia ser campeao ingles, mas ia ter real, objectiva, grande e feroz concorrencia. Pela primeira vez na sua carreira. Mais do que ninguem lamento que tenha saido. Adorava vê-lo sob tamanha pressao. E, pelos resultados iniciais e pela choradeira que ja andava a demonstrar... nao me parece que fosse pelo caminho certo? nao tinha omoletes? Meu Deus, respeito por todos os clubes que nao têm 1% do teu orçamento! Que sao 90% dos clubes mundiais!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Picareto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Picareto disse...

Pirata é só bla bla bla e 0% de objectividade e verdade.

O proprio Chelsea em comunicado admite Mourinho como "o treinador mais bem sucedido da história do Chelsea". Facto que não podes negar, Mourinho ganhou mais titulos nestes anos no Chelsea que qualquer outro treinador que por lá passou. Mais, venceu a Premiership 55 anos depois da ultima vitoria do Chelsea. Como se não bastasse venceu de novo no ano a seguir, e isto só para provar que não foi sorte.

Que treinador com menos de 10 épocas como treinador principal venceu tantos títulos? Nenhum em todo o mundo!

Mourinho será sempre o génio da tactica, catenaccio ou não, faz da sua equipa uma equipa guerreira e vencedora...!

O que distingue os desportistas dos clubistas é precisamente a vontade que os clubistas têm em que o seu clube ganhe idependentemente do espectaculo que dá. A minha namorada é desportista, prefere ver um bom espectaculo, eu por outro lado sou clubista, quero que o meu clube ganhe a todo o custo.

O que distingue o Pirata de nós (Quadrilha) é mesmo isso...nós somos clubistas, ou será que estou enganado e este post é apenas puro ressabiamento por Mourinho ter rasgado uma determinada camisola?

Mitico disse...

Se Mourinho rasgou uma camisola... nao existem provas de tal!!! Mas existem provas que um arbitro de seu nome Lucilio nesse mesmo jogo tentou barbaramente e cobardemente rasgar 11 camisolas azuis e brancas com o sopro do apito!!!!

NAO CONSEGUIU!

FOMOS CAMPEOES!

Mitico disse...

A PJ pretende saber quem é o titular da conta no banco Dexia, naquele país, onde foram transferidas as três primeiras prestações do pagamento feito pelo Sporting a João Pinto, totalizando 3 milhões e 272 mil euros. O dinheiro teria sido pago ao atleta por assinar pelo Sporting na época 2000/2001, mas a PJ suspeita que se tratou de uma comissão e não de um contrato de direitos de imagem. Atleta e empresário teriam fugido ao fisco ao receber a quantia através de uma sociedade off-shore, sociedade essa onde a PJ já conseguiu determinar que José Veiga possuía uma procuração. Sem saber qual foi o destino final do dinheiro, as autoridades não podem concluir o processo. Falta saber, por exemplo, se o destinatário das quantias era João Pinto, já que tal cenário muda o rumo inicial do processo. Que começou por ser configurado como uma burla qualificada, depois do actual jogador do Sporting de Braga ter dito que não recebeu o dinheiro.

Recorde-se, ainda, que José Veiga foi detido em Novembro do ano passado e na altura foi-lhe aplicada uma caução de 500 mil euros.

Por falar em joao pinto...

Porque é que ele nao joga este fim de semana?????

E esta heim?????

Ramos disse...

Por aquilo que leio e ouço, o apito dourado, todo o proceso que corre nos tribunais, decorreu no tempo do Mourinho como treinador do FCP? Se for verdade, então Mourinho não passa de um vulgar treinador!
Tambem acho fantástico, os Sportinguista continuarem a comentar o lance da camisola rasgada do Rui Jorge. Pergunto eu, o Rui Jorge algumas vez disse ou comentou o dito lance? Acho que não!!!! Portanto não passou de uma invenção dos dirigentes, fracos e sem capacidade para gerir umaequipa de futebol, do SCP.

Bruno Pinto disse...

El Pirata, tudo o que disse é objectivo e verdadeiro. Já tu entras no domínio da fantasia e da ironia, próprias de quem se deixa levar pela clubite e pelos ódios que daí adveem...

Anónimo disse...

Mourinho, tanta discussão de um homem que foi despedido e leva no bolso 30 milhões de euros.

Comprei eu na sexta feira o jornal record e lá estava, no canto superior direito: Jackpot Euromilhões - 27 milhões de euros; e nas páginas centrais Mourinho com um cheque de 30....

Foda-se, ao menos aos 27 do Euromilhões eu posso aspirar, agora se for despedido posso aspirar a mês e meio (com sorte) por cada ano de trabalho...

Quem me dera ser o Mourinho...



O motivo pelo qual ele sai só ele e mais alguns saberão, nós só podemos especular...

Não podemos é vir para aqui, como o pirata, que pensava ter em paulo bento o novo mourinho, e descarregar que o homem só ganhou por sorte e porque as equipas estavam em renovação...

Só para meteres a viola no saco, o tal ano em que o jardel era filho do joão pinto e marcou 55 golos foi o ano em que se bateu o recorde do número de penalties marcados a favor de um clube, o scp. Tendo o pai do jardel, mais conhecido por mergulhador, jogado nesse clube, isto é o joão pinto.

Nesse ano, também o porto estava em renovação, aliás, de x em x tempos o porto está em renovação...

Deve ser mesmo mau ser sportinguista ou benfiquista, se o mourinho só ganha quando os outros estão em renovação, porque é que os ditos clubes não aproveitam para ganhar quando o porto está também em renovação...

É só treta pirata...