Redes Social

domingo, 16 de setembro de 2007

A Beleza do Desporto!

Pela primeira vez assisti aos 80 minutos de uma jogo de Raguêbi, ou Rugby como preferirem. Confesso que tinha preferência pelo Futebol Americano, o tal que proporciona o Superbowl ou, como dizem os yankees, o maior espectáculo do Mundo! E arredores digo eu que também não sou nada exagerado. A minha preferência tinha a ver com o espectáculo à volta do jogo e pelos inúmeros filmes americanos que exultam o jogo. Desde que a SportTv transmite essa final que decide o World Champion (são modestos...), à uns 5 anos a esta parte se não me engano, que tento ver, cada menos com menos pachorra, o encontro. Mas o máximo que consigo aguentar é até ao intervalo, e sabe Deus como!

Tudo isto para dizer que, à conta dos nossos LOBOS, descobri o prazer de assistir (ainda que no sofá...) a um espectáculo de raguêbi. Ontem, durante 80 minutos do jogo, nao me mexi um minuto e adorei! Era conhecedor da capacidade dos All Blacks mas vê-los em acção é transcendental, é fabuloso ver como jogam em equipa de um modo perfeito, o poderio fisico aliada a uma velocidade que fazia com que o mitico Jonah Lomu, com 1,96m e 119Kg conseguisse correr os 100 metros em 11 segundos! O desnível da luta entre os All Blacks e os Lobos fazia com que David e Golias fossem gémeos idênticos!

Mas nada disso atemorizou os portugueses. Se ja era esperado a marca dos 100 pontos alcançados pelos neozelandeses a emoção chegou com o ensaio conseguido pelos amadores portugueses que, aliada à forma emocionante como respeitaram e cantaram o Hino Nacional encheram de orgulho todos os portugueses, mesmo aqueles que, como eu, sempre ignoraram este desporto. Uma situação que muda radicalmente agora, já que além de sentir grande admiração pela nossa equipa, aprendi a respeitar e admirar com estima os atletas neozelandeses que, apesar da extrema superioridade, foram uns dignos na hora da vitória, respeitando o seu fraco opositor, nunca mostrando sinais de arrogância nem desprezo, dando o seu máximo para valorizar o esforço dos portugueses. Tão importante como vencer é saber respeitar o seu adversário e a atitude dos All Black foi exemplar. Têm em mim um fã que deseja vê-los campeões mundiais. Até porque o seu Haka, o Ka Mate, é arrepiante.

2 comentários:

Mitico disse...

Quem me dera que determinadas selecções de outras modalidades portuguesas tivessem o espirito dos lobos ...

Palavras para quê???

Parabens ao basket e ao rugby portugues!!!

Mitico disse...

E voltando aos lobos...

E no fim, todos no balneario português as duas equipas a beber umas cervejolas e a seguir um joguito de futebol!!!

Isto é desporto!

Acho que o Rugby começa a ganhar adeptos em Portugal!