sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Desporto Rei: 1. Overmars e os 58 passes
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Portugal no seu melhor...
Ministério Público travou PJ no caso Mantorras
A Polícia Judiciária (PJ) queria prosseguir a investigação do designado caso Mantorras, em que eram visados o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e os empresários Jorge Manuel Mendes e Paulo Barbosa, mas o Ministério Público de Lisboa optou por arquivar o caso sem atender a uma proposta de quebra de sigilo bancário de duas contas sedeadas em paraísos fiscais. Em causa estava a averiguação da identidade dos verdadeiros beneficiários de cerca de 750 mil euros provenientes da venda, ao Alverca, de 50% do passe do futebolista que ainda eram propriedade da empresa de Jorge Manuel Mendes.
Esta foi uma das divergências implícitas entre a PJ e o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do MP de Lisboa, liderado pela procuradora Maria José Morgado. Outra foi a circunstância de, no despacho final do processo, datado de 6 de Setembro, o MP apenas ter apreciado o eventual crime de participação económica em negócio enquanto a PJ catalogou a investigação em redor também do ilícito de peculato e eventual fraude fiscal.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, a PJ estava a averiguar todos os fluxos financeiros decorrentes dos direitos sobre o passe do jogador angolano - sobre o qual, recorde-se, houve a suspeita de que Vieira se teria apropriado de parte das verbas, por ter sido dono de 60% do passe e ter tido intervenção no negócio enquanto líder do Alverca e gestor do Benfica - e deparou-se com uma declaração falsa por parte de Jorge Manuel Mendes, que seria descoberta após o levantamento do sigilo bancário de uma conta das ilhas Caimão da "off-shore" "Almond".
Conta descoberta
Por 50% do passe de Mantorras, este empresário recebeu 1,6 milhões de euros e desse dinheiro transferiu 750 mil euros para a referida Almond. De seguida, fez constar na contabilidade da PGD, a sua empresa portuguesa localizada em Coimbra, que essa verba seria para pagar a um empresário do Paraguai de nome Francisco Ocampo, com vista à aquisição de parte dos direitos de dois jogadores paraguaios.
Acontece que, depois destas declarações de Mendes no processo, o sigilo bancário da conta da Almond nas ilhas Caimão foi levantado e a PJ descobriu que os titulares da conta eram o próprio empresário e a mulher e não qualquer emissário do Paraguai. Confrontado pela PJ com esta descoberta da investigação, Jorge Manuel Mendes remeteu-se ao silêncio.
Dinheiro repartido
No mesmo procedimento de quebra de sigilo, os investigadores detectaram que os 750 mil euros foram desdobrados em duas tranches de 324 mil euros que seriam transferidas para contas de duas outras sociedades de paraísos fiscais a Minshall Management Inc. e a Hervey Management Ltd. As contas destas duas entidades estavam sedeadas em Caimão e na Zona Franca da Madeira. Razão pela qual a PJ sugeriu nova quebra de sigilo, a fim de conhecer os verdadeiros beneficiários do dinheiro e eventualmente confirmar se seriam Jorge Manuel Mendes e um sócio, que entretanto foi viver para o Brasil e nunca foi encontrado pela investigação.
Só que o MP acabou por ignorar esta proposta e optou por arquivar o caso. Conforme o JN ontem noticiou, um dos principais argumentos foi o facto de não terem sido encontrados sinais de fluxos financeiros indiciadores de que Vieira possa ter ganho dinheiro ilicitamente com os negócios de Mantorras. Isto apesar de DIAP de Lisboa ter classificado como sem qualquer credibilidade a versão de Vieira no que toca à data de um contrato de cedência, ao Alverca, de 60% dos direitos sobre o passe de Mantorras de que era detentor em nome pessoal.
Nuno Miguel Maia in Jornal de Notícias
Existem coisas fantásticas neste Portugal regional central!!!
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
A jornada e os bastidores duma tal transferência ... !!!
José António Camacho relativizou o atraso pontual do benfica para o líder isolado FC Porto, acentuado com o empate encarnado em Braga e com o triunfo portista em Paços de Ferreira. "Podemos acabar a jornada com seis pontos de atraso, o Porto tem ganho os últimos jogos, mas isso não me preocupa. Só me preocupa a minha equipa. A distância não me preocupa, porque ainda falta muito campeonato.
Será que ele sabe de algo que nós não sabemos?
De acordo com informações recolhidas pelo JN, a investigação, tutelada pelo DIAP do MP de Lisboa, averiguou cinco parcelas do negócio que envolveu o actual líder do benfica e ex-dirigente do Alverca a aquisição, em Fevereiro de 1999, de Mantorras ao clube angolano, pelo empresário Jorge Manuel Mendes; a posterior cedência de 60% a Vieira, em nome pessoal; a alegada cessão, na mesma data, dessa posição contratual ao Alverca; a venda de 50% do passe do Alverca ao Benfica; e a aquisição, por parte do Alverca, dos restantes 50% do passe ao empresário Mendes. Neste cenário, a investigação não averiguou o destino do dinheiro pago sobre Mantorras após entrar nos cofres do Alverca.
A PJ deparou-se com falta de documentos e comprovativos de pagamentos referentes à aquisição ao clube angolano. Isto é, não foram encontradas provas de que Vieira tenha pago os 60% do passe de Mantorras, nem de contrapartidas recebidas pelo então dirigente ribatejano da cedência gratuita dos direitos do jogador ao clube.
Este documento, cuja data de Fevereiro de 1999 as autoridades colocam em dúvida, fez parte da justificação de Luís Filipe Vieira no que toca ao argumento de que nada ganhou pessoalmente com os negócios. Mas, apesar desta dúvida, e das suspeitas de tal documento ter sido eventualmente "fabricado" posteriormente a essa data, a investigação não reuniu provas de fluxos e ganhos financeiros na esfera pessoal de Vieira. Para o arquivamento do caso, contribuíram ainda as palavras de Manuel Vilarinho, então líder do benfica, segundo as quais Vieira era gestor do futebol encarnado, mas não terá negociado Mantorras.
Uma outra parte suspeita do negócio teve a ver com a aquisição, em Maio de 2001, por parte do Alverca, a Jorge Manuel Mendes, dos restantes 50% do passe de Mantorras, por 1,6 milhões de euros. A PJ recebeu documentos anónimos referentes a contratos que iriam ser efectuados através de duas empresas "off-shore" com vista ao pagamento daquela verba a Mendes. Só que os pagamentos acabaram por ser efectuados entre o Alverca e a PGD, firma do empresário, tendo este, posteriormente, transferido parte importante do dinheiro para uma outra conta de um "paraíso fiscal", referente a uma firma de nome "Almond". Uma parcela deste dinheiro foi transferida para duas outras "off-shores". Esta parte da investigação não foi aprofundada, havendo dúvidas quanto à identidade dos beneficiários.»
A quadrilha está atenta... :)
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
O fim do Catenaccio em Inglaterra?
Pode-se gostar do homem como personalidade ou como treinador. Ou como as duas coisas, já bem mais dificil. Mas era evidente para todos, mesmo para os mourinhistas, que fazer de uma equipa inglesa uma cópia de uma equipa italiana iria dar mau resultado. Mourinho é um resultadista, sempre o foi, e isso dá fortuna e aplausos quando se ganha, sobretudo em clubes pouco ou nada habituados a ganhar! Por alguma razão Capello foi despedido de Madrid, a mesma pela qual Mourinho já teria sido despedido, há muito mais tempo, de um Manchester United pós Ferguson! Abramovich pode não perceber nada de futebol, como qualquer um de nós, mas sabe o que quer: e se quisesse um AC Chelsea teria ido para Itália!
terça-feira, 18 de setembro de 2007
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
O lobo mascarado de cordeirinho!!!!!!
«No futebol a pior coisa que pode haver é ingratidão. Ela existe, mas quem sou eu para julgar o seleccionador. Não é de um dia para o outro que o que era muito bom passa a muito mau, mas já estamos habituados a isso no futebol. O que posso dizer é que um grande seleccionador. Todos juntos, seleccionador e jogadores, deram já muitas alegrias a todos os portugueses», afirmou em clara defesa de Scolari…
E nesse mesmo jornal... vinha este texto:
"Ao longo da tarde Scolari recebeu muitos telefonemas de apoio. Para além dos jogadores, um deixou-o muito sensibilizado: o de Valentim Loureiro.Mas Scolari também ficou a saber que nas horas que se seguiram ao final do jogo, Pinto da Costa pressionou fortemente Gilberto Madaíl para que o demitisse. O presidente do FCPorto telefonou três vezes durante a madrugada ao líder da FPF insistindo que era a “altura ideal” para se “desfazer” de Scolari.Se Madaíl irá seguir o “conselho” de PC não se sabe. Certo, apenas, é que Scolari não se demite"
No mesmo dia...
Gilberto Madail negou que tenha sofrido pressões de Pinto da Costa para afastar Luiz Felipe Scolari de imediato do comando técnico da selecção nacional, após a partida Portugal-Sérvia. "Nego veementemente essa notícia. Não falei com o presidente do F. C. Porto sobre esse assunto ou qualquer outro. Além do mais, tive o meu telemóvel desligado até ao dia de hoje (ontem)". O jornal "Record" noticiou na edição de anteontem que o líder dos dragões havia telefonado três vezes a Madail, insistindo que era "a altura ideal" para se "desfazer" de Scolari. Por outro lado, o site do F.C. Porto também reagiu à matéria publicada. "Importa esclarecer, a bem da verdade, que o presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, não conversou com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol sobre o assunto em questão, nem sobre qualquer outro tema. O F. C. Porto, de resto, não tomou nem irá tomar nenhuma posição em relação ao facto". Mais tarde, Jesualdo Ferreira, treinador dos dragões, também se refugiou no silêncio, assumindo que se trata de um tema a ser tratado pelo clube e não somente por uma pessoa
Coincidências????
Bom... e não estando totalmente satisfeito eis que o lider encarnado nos brinda com mais palavras que ultrapassam qualquer nivel de humor:
"Para Luís Filipe Vieira, tanto Fernando Santos como José Veiga deveriam ter dito apenas "obrigado" quando abandonaram o clube. Mas não o fizeram. O líder encarnado não gostou das atitudes do ex-treinador e director-geral: "Quando as pessoas deixam de ser gratas, humildes e têm memória curta, o seu carácter está, para mim, completamente definido. Quando saíram desta casa, deviam dizer apenas obrigado e sentirem um grande orgulho. Tiveram o privilégio de servir o benfica e saíram com as contas em dia", declarou à partida da equipa para Milão, referindo-se a Fernando Santos e a José Veiga"!!!!
(risota geral)
Quanto à jornada os dois grandes lá venceram e o benfica também...
domingo, 16 de setembro de 2007
A Beleza do Desporto!
Tudo isto para dizer que, à conta dos nossos LOBOS, descobri o prazer de assistir (ainda que no sofá...) a um espectáculo de raguêbi. Ontem, durante 80 minutos do jogo, nao me mexi um minuto e adorei! Era conhecedor da capacidade dos All Blacks mas vê-los em acção é transcendental, é fabuloso ver como jogam em equipa de um modo perfeito, o poderio fisico aliada a uma velocidade que fazia com que o mitico Jonah Lomu, com 1,96m e 119Kg conseguisse correr os 100 metros em 11 segundos! O desnível da luta entre os All Blacks e os Lobos fazia com que David e Golias fossem gémeos idênticos!
Mas nada disso atemorizou os portugueses. Se ja era esperado a marca dos 100 pontos alcançados pelos neozelandeses a emoção chegou com o ensaio conseguido pelos amadores portugueses que, aliada à forma emocionante como respeitaram e cantaram o Hino Nacional encheram de orgulho todos os portugueses, mesmo aqueles que, como eu, sempre ignoraram este desporto. Uma situação que muda radicalmente agora, já que além de sentir grande admiração pela nossa equipa, aprendi a respeitar e admirar com estima os atletas neozelandeses que, apesar da extrema superioridade, foram uns dignos na hora da vitória, respeitando o seu fraco opositor, nunca mostrando sinais de arrogância nem desprezo, dando o seu máximo para valorizar o esforço dos portugueses. Tão importante como vencer é saber respeitar o seu adversário e a atitude dos All Black foi exemplar. Têm em mim um fã que deseja vê-los campeões mundiais. Até porque o seu Haka, o Ka Mate, é arrepiante.
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Patriotismo de Festa
Garantem uns largos mihões (apróximadamente 9,5) que vibram mais que ninguém com a nossa selecção e que só os portistas doentes e fanáticos seguem Pinto da Costa cegamente e desprezam a selecção e o seu seleccionador.
Porque carga de água foram disputados estes dois jogos seguidos e decisivos em lisboa, em estádios que distam entre si não mais de 5 Km? Serviram estes resultados para abafar esta questão que não seria esqucida caso os jogos tivessem sidos disputados nos dois mais miticos estádios da Região do Porto, vulgo Estádio do Dragão e Estádio do Mar??
Outra questão que levanto é a gritante falta de conhecimento táctico do Super Scolari, cujos tantos endeusaram no passado. Como diz o ditado, é possível enganar 9,5 milhões durante muito tempo mas não eternamente!
P.S. - Julgo não ter esquecido nenhum assunto importante, mas se tiver esquecido peço-vos por favor soco(rram-me).
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Liga Tribunal do Futebol
Foi criada a Liga Tribunal do Futebol no Fantasy Football UEFA Champions League!
Quem quiser participar vai ao seguinte endereço http://en.uclfantasy.uefa.com , increve-se e faz a sua equipa.
O passo seguinte será juntar-se à liga Tribunal. Para isso, depois de escolhida a equipa dirigam-se a LIGAS e depois a no campo "ADERIR A LIGA PRIVADA" introduzir o seguinte código:
30310 - 7637
E já está!
Desejo-vos muita sorte pois para destronar aqui o eterno CAMPEÃO PICARETO KID vão mesmo precisar!
Patriotismos
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Swindon Town
"Os adeptos ingleses já se habituaram a ver russos, islandeses, americanos, israelitas e até egípcios e tailandeses nas poltronas presidenciais dos seus estádios. Agora eles terão de habituar-se, talvez, à presença de portugueses na administração de um dos clubes mais antigos do país. Na manhã de quarta-feira, o Swindon Town FC emitiu um comunicado breve, de dois parágrafos, confirmando que o clube tinha sido vendido à Best Holdings SGPS, SA, uma sociedade de investimento predominantemente português. A notícia, no entanto, foi recebida com imensa desconfiança por parte da imprensa e dos adeptos locais devido ao secretismo que tem envolvido os "misteriosos portugueses".
O Swindon, que em 1993/94 passou esporadicamente pela Premiership, disputa actualmente a League One, o terceiro escalão do futebol inglês. Fundado em 1879, o Swindon atravessou vários períodos de dificuldades financeiras, incluindo dois processos de falência e outros dois de execução fiscal por dívidas. Sir Seton Wills, proprietário do clube nos últimos 16 anos, enterrou parte da fortuna pessoal no Swindon Town FC, mas nos últimos tempos parece ter perdido a paciência e o encanto pelo clube desta cidade a 130 quilómetros de Londres. No âmbito do último processo de falência, iniciado em 2002, o Swindon comprometeu-se a pagar um milhão de libras (1,49 milhões de euros) aos diversos credores no prazo de cinco anos. O clube continua a dever 900 mil libras (1,34 M)
No ano passado, um consórcio de adeptos do Swindon tentou comprar, sem êxito, o clube. A proposta de takeover agora apresentada pela Best Holdings, pelos vistos, teve melhor sorte. O clube, no entanto, não adiantou quaisquer pormenores sobre o negócio, prometendo esclarecer os adeptos durante a próxima semana. "Dentro de dias saberão mais coisas", explicou o advogado do clube, Trevor Watkins, da sociedade Clarke Willmott, especializada em takeovers de clubes de futebol. "Este é mais um exemplo de um clube britânico que está a atrair dinheiro estrangeiro. Cada vez há mais clubes, de todas as divisões, a despertar a cobiça de investidores estrangeiros", acrescentou.
Nos fóruns de discussão ligados ao clube, no entanto, os adeptos têm manifestado o seu desespero perante a falta de informação sobre os novos donos. A imprensa local adiantou que o "consórcio de investidores, maioritariamente portugueses", comprou o Swindon por 10 milhões (14,9 milhões de euros) - uma notícia que ninguém confirma. A Best Holdings, aliás, não consta dos registos em Portugal. Um administrador do clube explicou unicamente que os novos investidores têm "experiência de gestão de clubes em Portugal" - uma afirmação que logo deu origem a uma série de boatos, nesta cidade de 180 mil habitantes, sobre a eventual entrada do Benfica no capital do clube inglês. A presença de alguns jogadores representados pela Castro Brothers, por outro lado, lançou uma onda de especulação sobre o envolvimento desta empresa dos agentes portugueses Dionísio e Domingos Castro. Aqui, pelo menos, parece haver alguma verdade: "Não lhe vou esconder que estamos envolvidos [na operação de takeover] no Swindon. Mas para já não posso dizer mais nada", explicou um enigmático Dionísio Castro ao DN sport na tarde de ontem."
Agora vejam mais uma noticia bastante interessante:
“O Grémio de Porto Alegre pode ser o destino de Yannick Pupo esta temporada. O médio ofensivo recusou ser emprestado ao Fátima, da II Liga, e prefere continuar a sua carreira no Brasil, sendo o Grémio de Porto Alegre uma possibilidade para acolher o atleta.
O nome de Yannick Pupo está em cima da mesa do treinador do Grémio, Mano Menezes, que pondera receber o jogador por empréstimo.
Uma situação também prestes a ser resolvida é a de Paulo Sérgio, que se viu envolvido numa tremenda confusão na sua experiência em Inglaterra, no Swindon Town, e espera desvincular-se deste clube para rumar a um emblema da II Liga portuguesa, agora por empréstimo dos leões, com quem mantém contrato até final da presente temporada.”
Para finalizar as notícias sobre este clube inglês, aqui vai mais uma:
“José Veiga vai ser o director-geral do Swindon Town, que disputa a First Division inglesa anunciou o clube no seu sítio oficial. O ex-dirigente do Benfica vai ser responsável pelo futebol do clube "ao mais alto nível", trabalhando directamente com o até agora responsável máximo, Paul Turrock, e com o director-desportivo, Rufus Brevett. "Se falamos de futebol de alta competição, então José está por dentro. Isto significa que trabalhará com Paul e Rufus e a sua função será programar e decidir o que é o melhor para o Swindon a curto e a longo prazo", explicou o presidente do clube, Jim Little.
O objectivo de José Veiga passa por subir o clube à Premier League e é provável que para o desenvolvimento desse projecto venha a fazer-se acompanhar de um ou mais colaboradores portugueses.”
Agora pergunto eu, será que para além do grupo de pessoas Portuguesas relacionadas com este clube, entre as quais os dirigentes do Sporting, o José veiga e eu, o João Pinto também se preocupa com o Swindon Town???
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
A Vossa Atenção Se faz Favor
Cá está um caso onde uma imagem, ainda para mais explicadinha, vale mais que um livre acesso do Pérola Negra! E só tenho pena que a mesma esteja tão focada no lance entre os dois jogadores que não coloca igualmente em cena Tonel. Mas eu deixo à vossa imaginação conseguirem visualizar Tonel antes da baliza. Atenção, eu disse antes da baliza e não atrás da mesma, e parecendo que não isso é terrivelmente importante para acabar com a tese do autogolo!
O segundo tema do post é este Prémio de Montanha de Primeira Categoria. Não deve haver um sportinguista que lamente não ter a Vanessa Fernandes no seu clube, correr por correr corríamos era todos atrás da Figueirinha! Ah Leoa!
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Pressão Alta, ou Alta Pressão???
De forma a evitar o desgaste dos elementos da SAD e para que, no meio do lodo do Apito Dourado, haja profissionais a saber o que fazem, recentemente a SAD contratou uma empresa de comunicação - a LPM, Comunicações.
Há dias, tal empresa enviou a carta que abaixo se transcreve a SAD. Apenas o Expresso publicou esta carta, tendo passado esta notícia completamente à margem da comunicação social.
"Pela circunstância de estarmos ligados ao Futebol Clube do Porto por um contrato de prestação de serviços de Conselho em Comunicação e Assessoria Mediática temos sofrido, nas últimas semanas, uma lamentável sucessão de pressões ilegítimas.
Não é este o momento adequado para tornarmos público o conteúdo e a forma dessas pressões, mas queremos deixar claro que nunca, nos 20 anos de actividade da LPM, algo de semelhante tinha ocorrido.
Tememos que a continuação do contrato que nos liga ao FCP possa colocar em risco a normal actividade da LPM em prejuízo dos cerca de 70 colaboradores que empregamos e das cerca de 50 instituições que representamos.
Estas circunstâncias levam-nos a solicitar a rescisão amigável do contrato.
No momento em que o fazemos deixamos claro que nada de menos ético – muito menos ilegal - ocorreu no nosso relacionamento com a vossa instituição e que as pressões que têm sido exercidas sobre a LPM, essas sim, pressupõem uma lamentável falta de seriedade de entidades que deveriam dar o exemplo ao País.
A curta experiência de trabalho com o FCP confirmou, infelizmente, o que tínhamos identificado no diagnóstico inicial: existe uma anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública da vossa instituição, mesmo quando se trata de situações que poderíamos descrever como de legítima defesa.
Nas últimas semanas, porque ocorreram episódios mediáticos (a maior parte sem qualquer intervenção nem do FCP nem da LPM) que mostram quão frágil é o guião construído por esses interesses, foram sendo utilizados sobre a nossa empresa meios, públicos e privados, que relevam sobremaneira o desespero dessas entidades e a falta de consideração pelos princípios éticos que deviam respeitar.
Neste contexto, estamos certos de que compreenderão melhor do que ninguém esta nossa decisão."
Um facto é que esta empresa é responsavel pela imagem do Supremo tribunal de justiça... Interessante, não acham???
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
Os três...
Os três mais fortes ganharam. Porto e benfica com missões claramente mais complicadas deram bem conta do recado e espetaram chapa 3. O benfica provou que o medicamento para a cabeça (camacho) fez muito bem, e está ai para a discussão dos 4 primeiros lugares...
O Porto demonstrou mais uma vez a sua classe, uma grande vitoria conseguida com uma qualidade de jogo muito acima da média!
O sporting ganhou a um belenenses que merecia mais e deveria ter feito mais, o belenenses tem boa equipa e a par do maritimo e braga poderão ser de novo uma surpresa neste campeonato.
O sporting ganhou, pelo que vi até ganhou bem, mas continua a não ser consistente e sofre de um mal muito grande...não sabem as regras!!! Jogar um jogo sem saber as regras é complicado!!!!