Redes Social

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Semana Europeia

Mais uma jornada da Liga dos Campeões, desta feita com 1 vitoria lusitana para 2 derrotas. No somatório da primeira volta, Portugal leva 2V 3E 4D. Não é um score positivo, nem lá perto, mas pode ser melhorado nesta segunda volta, decisiva para todos eles. Verdade seja dita que, à partida, favoritos à passagem à segunda fase eram Porto e Benfica, sendo o Sporting candidato à passagem à taça uefa. Neste momento, em teoria, creio que as equipas portuguesas poderão considerar como um objectivo realizável a passagem de todas elas à taça uefa. O que não quer dizer que não devam lutar por algo mais, sobretudo Porto e Sporting.

FC Porto 4 Hamburgo 1

O Porto despachou o Hamburgo com terrivel eficácia e superioridade. Superioridade essa que se revelou fundamentalmente na concretização, já que o Hamburgo até nem fez o jogo defensivo e destrutivo do CSKA. A bem do futebol, diga-se. Postiga e Lisandro confirmam-se como a melhor dupla atacante portista, Anderson foi fundamental para abrir o marcador e acalmar os animos dos colegas, e Quaresma já foi Quaresma. Houve de facto uma má arbitragem, com um penalti por assinalar a favor do Porto, mais uns cartões a mostrar aos alemães, alguns deles que dariam a expulsão, houve igualmente um golo mal anulado ao Hamburgo e a validação incorrecta do terceiro golo portista. Mas atenção, não foi por aí que o Porto venceu! Alias, na minha opinião, foram os próprios alemães que cavaram a sua sepultura, com erros infantis no primeiro e segundo golo, proprios de uma equipa que atravessa um péssimo momento, que se reflecte na ausencia de vitórias nesta epoca. E isso paga-se caro, sobretudo na Liga dos Campeões…


Celtic 3 Benfica 0

Na Escócia, e perante um Celtic escocetizado, ou seja, carregado de escoceses, o Benfica pagou caro o tremendo esforço da goleada de Leiria. Não me venham dizer que foi uma troca, Alcides e Nelson, que fez a diferença. No passado sabado, se pudessem, os jogadores encarnados teriam marcado 10 golos! Se o jogo tivesse mais uma hora eles teriam jogado no máximo. É bonito mas é tambem burrice, com um jogo da importancia do Celtic, tres dias depois! Tinha já dito que mais importante que brilhantismo nas exibições era consistência nos resultados, e disse isso porque estava a prever o descalabro benfiquista. Um resultado que peca por excesso, uma vez que o Benfica até teve, estatisticamente, melhor que o Celtic, menos no capitulo da finalização. Um banho de realidade para equipa e adeptos e, após a reconfortante goleada que se espera frente ao Estrela, seguem-se mais duas doses de realidade, frente a Porto e Celtic, novamente. A ver vamos de que estofo é feito este Benfica. E, já agora, pede-se a Fernando Santos para não fazer constantemente aquela cara de enterro nas flash-interviews. É impressionante o homem, até consigo ficar com pena da desgraça dele, mesmo que não saiba qual é a desgraça!


Sporting 0 Bayern Munique 1



Por fim em Alvalade os putos, embora refilões e cheios de pujança na vespera, tremeram e assustaram-se perante o papão alemão! Aqueles primeiros 20 minutos eram suficientes para arrasar um stock de Dodot’s em qualquer mini mercado! Tão borradinhos eles ficaram, que carago! Confesso a minha desilusão, sobretudo após o golo, onde temi com convicção que o menu goleada já teria sido encomendado. A minha pouca fé veio ao de cima, e confesso que estou arrependido. Paulo Bento não tem experiência destas andanças, nem mesmo quando era jogador, os jogadores leoninos, todos juntos, têm menos jogos de Liga dos Campeões que o retirado Jorge Costa, era fácil prever um descalabro assim que começasse o mau tempo, ou seja, um resultado adverso perante uma equipa de top. Mas a equpa e o treinador deram uma prova de valor, de tranquilidade, de confiança nas suas reais capacidades. Acabar o jogo com 22 remates e 10 cantos é reflexo do que acabo de escrever. Ajudou naturalmente o facto de Schweinsteiger ter sido expulso no inicio da segunda parte, embora nada haja a apontar à decisão do arbitro. Mas isso não implica que não tenha sido uma má arbitragem, embora repartisse os males pelas aldeias. Começou beneficiando o Sporting ao não apontar penalti e expulsando Caneira aos 10 minutos, mas depois encontrou formas de compensar o erro, ao não expulsar Pizarro por agressao a Caneira aos 16 minutos, ao não marcar duas faltas á entrada da area defendida pelos barbaros e, pior, não ter assinalado penalti perto do final, por falta de Sagnol sobre Tonel, impedindo o central de alcançar a bola após cruzamento. Não, o Sporting não pode atribuir a culpa da derrota ao arbitro, foi mérito do Bayern e de Kahn misturado com alguma dose de infelicidade. Melhores dias virão, seguramente, mas se a atitude dos ultimos 70 minutos se mantiver, não há que temer o futuro.


Taça Uefa: AZ Alkmaar 3 Braga 0

Na Taça Uefa o Braga foi copiosamente derrotado no terreno do AZ Alkmaar. Num duelo entre Carvalhal e Van Gaal, prevaleceu a lógica, embora ninguém estivesse à espera de uma derrota próximo de goleada. Ainda tem muito a andar este Braga, que alguns desmiolados querem rotular de 4º grande. Isto de ser grande não é comer sopa e esperar que as hormonas façam o seu trabalho. São precisas decadas de bons resultados e, sobretudo, massa adepta a apoiar. Ora, se nesse capitulo o Braga já deixa muito a desejar, uma vez que boa parte da sua massa adepta festeja golos de outra equipa vermelha, quanto a tresultados… meia duzia de 4º lugares não chega sequer para inicio de discussao! Trabalha-se bem em Braga mas é um claro autogolo aquilo que alguns pretendem fazer, colocando o Braga a andar de moto quando ainda ontem mal sabia andar! E viu-se ontem o ressultado, queda aparatosa e meia duzia de hematomas. Seria com orgulho que veria a passagem do Braga à fase seguinte, mas não é com conversas da tanga dos seus jogadores nos jornais que lá vão chegar. E, mesmo que o façam, não fazem mais que Setubal, Boavista e Guimarães, que até já alcançaram, pelo menos, os QF da competição. O Braga, a meu ver, é provavelmente o 4º grande dos pequenos. Se der mais aos pedais e menos à lingua pode ser que melhores resultados europeus sejam conseguidos. Ao nivel interno, para já, não têm rival no seu universo dos pequenos grandes.


7 comentários:

Mitico disse...

FC PORTO vs Hamburgo

Aquela assobiadela dos alemaes aos seus jogadores no fim do jogo...penso que diz tudo!

A equipa alema é a prova provada de como ter bons jogadores nao é sinonimo de ter uma grande equipa.

GRANDE PORTO
BEM HAJA!

Celtic vd benfica

Normal...

Sporting vs Bayern

Tal como Pirata diz...os putos tiveram medo mas mereciam mais...para mim o empate era o resultado justo.

AZ Alkmar vs Braga

FORÇA Braga...

ACREDITAR QUE É POSSIVEL!!

Apesar de terem derrotado o Porto até vos curto!

Abraço a todos

El Pirata disse...

atençao que eu nao disse que o braga nao tem hipoteses! O que para mim era obvio é que perderiam em alkmaar e em sevilha, e vao por esse caminho. Nao esperava era uma goleada!


Agora os jogos em casa com Grasshopers e Slovan Liberec têm de ser para ganhar ou, em ultima instancia, sacar 4 dos 6 pontos possiveis! A ver vamos se sao capazes, mas nao me parece tarefa impossivel.

Anónimo disse...

FCPorto
Fez um bom jogo, embora o rival fosse muito pobrezinho, as lesões estão a ser fatais para aquela equipa...
Foi uma vitoria importantissima para o FCP!!

benfica
Esperava a vitoria do Celtic e ela aconteceu.

sporting
Entraram com medo, e quem tem medo compra um cão ou sofre golos!!!!
Sofreu um, tremeu, respirou fundo e resolveu ir a luta, acabaram por fazer um excelente jogo...resultado injusto!!!!

braga
Fez uma boa primeira parte, resultado ao intervalo muito injusto, o braga teve as ocasioes mais claras para marcar. Na segunda parte o braga foi péssimo...não é equipa para as competiçoes europeias, embora perder lá era normal, como normal vai ser perder em Sevilha (cidade onde só os melhores ganham). Ganhando os dois jogos em casa passa a fase de grupos!!!!

cumprimentos pa todos!

Ramos disse...

Caros Bloguistas

O FCP fez uma boa exibição.
O jogo com o Hamburgo foi um bom prenuncio para o jogo com o SCP. O Porto controlou o jogo do principio ao fim, com uma boa circulação de bola, jogadores confiantes e com um Quaresma a renascer das cinzas. Foi um Porto à Porto.

Acerca do Benfica, aconteceu aquilo que já se espera, a goleada. A equipa do Benfica é fraca, mal tácticamente, mal estrutura e com jogadores amuados.

O SCP esteve bem, mas falta algo, tipo experiencia. Sem ela não vão longe.

O SCBraga perdeu bem, contra uma equipa bem estrutura. O Carlos Carvalhal tem de deixar de ser medricas e começar a jogar sempre ao ataque.

Mitico disse...

Ao senhor Marco Caneira do Sporting, que afirma que tem que pagar uma divida aos socios...

CUIDADO!!!

JORGINHO PODE SER TITULAR!!!!!

Mitico disse...

OLÉ JORGINHO OLÉ

Ainda me lembro...

El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.