Redes Social

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

...porque é preciso recordar

O acesso à internet para mim não tem sido tão facil como o habitual, pelo que apenas tenho consultado o blog sem tempo para escrever mas ha certas situações que não se podem deixar em claro.

Luis figo foi um dos meninos de ouro saidos do Portugal '91. Era menino de ouro também no sporting, de onde se transferiu para barcelona até se tornar capitão. Foi um grande jogador em todos os clubes que representou, e ganhou prestigio tambem devido a certas exibições na selecção.

Felizmente, à excepção de um certo lagarto, aqui no blog, ele nunca nos enganou, e não nos esquecemos de muitas das façanhas dele...

-Euro 96. Figo era um menino assutado. Marcou um golo numa vitoria de 3-0 e foi o maximo que conseguiu. Sentiu-se muito ofuscado pela grandiosidade do nome de Rui Costa, que era já o jovem capitão idolaterado da fiorentina. Baía e Couto acabados de transferir para Barcelona iam ofusca-lo ainda mais e figo pouco fez nesse euro, em que perdemos com um grande golo de poborsky. Como guarda-redes posso dizer que baía fez o correcto cobrindo o angulo. O chapéu foi demasiado perfeito

-Mundial 98. Foi o apuramento das estrelas. Todos os internacionais, (onde incluo Baia e Couto)slavo raras excepções, estavam "por favor" na selccção. Figo foi uma vergonha. Não fez um unico jogo decente.

-Euro 2000. O que fez figo para o apuramento rondou o zero. Sergio Conceição, João Pinto e Sá Pinto e Rui Costa fizeram muito mais do que este jogador que não via nos jogos de apuramento uma boa maneira de sair do Barcelona. Só quando chegou ao europeu fez algo de jeito, pois sabia que estava num grande palco.(para quem não se lembra, qualificamo-nos por sermos o melhor segundo classificado)

-Mundial 2002
Numa qualificação brilhantemente conduzida por Antonio Oliveira, quase todos os jogadores que ele tinha confiado o trairam na fase final, só por puros jogos de poder dentro da federação. Baía foi afastado mais tarde por o defender. Figo, Rui Costa João pinto, todos falharam. Apenas o grande Sergio Conceição honrou a camisola como sempre o fez. FIGO FOI UM DOS PRINCIPAIS RESPONSAVEIS PELO DESAIRE DE PORTUGAL!!

-Euro 2004
Na fotografia acima está figo a sair de campo, derrotado. Seguiu para o balneario, e foi pena logo a seguir ter Postiga marcado o golo do empate, senão ninguem mais veria o capitão da selecção nessa noite. Sim, figo só percebeu no final da sua carreira a importancia de ser capitão. Há dois anos atrás não tinha a noção que o capitão deve incentivar a equipa até ao ultimo minuto, ficando junto a eles para os apioar até ao fim, mesmo que para os liderar na derrota. Felizmente tinha uma imagem da nossa senhora do caravaggio no balneario, que nos salvou.

-Mundial 2006
"A selecção até está a jogar bem, acho que vou voltar" pensou figo. Sim , figo tinha dito que era temporaria a saida da selecão, mas isso para mim já é mau por si. Dismitifico aqui o caso Hagi, que se tinha retirado definitivamente da selecção e que voltou por uma nação inteira lhe pedir. Figo voltou porque lhe deu jeito, porque deixou de ser titular no real madrid. Fez um grande campeonato do mundo?Sim, tal como Deco. Na final foi nulo? Sim, tal como Deco muito bem anulados pelos franceses, assim como pelos gregos na final de 2004 que teve dois grandes culpados:Ricardo e Scolari.

Moral da historia: Enquanto jogaram juntos Figo fez no maximo, tanto como o Deco. Deco estava a jogar no apuramento para o mundial e figo não, e chegamos muito bem lá

Uns dizem mitos, eu apenas apresentam os factos

Os factos do futebol são simples

De volta para corroer um abraço
Kaustico

6 comentários:

Anónimo disse...

obrigado kaustico!!!!

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Leio o post e apenas me vem à cabeça uma palavra:
RIDÍCULO!

Mitico disse...

Gostei do que li e concordo com o que está escrito!!

Concordo também com o amigo El Pirata quando diz ... que agora é Deco que tem que assumir claramente a liderança da selecção!

DECO É A TUA VEZ POIS ÉS PORTUGUÊS!

FORÇA BI CAMPEÃO EUROPEU!

Abraço a todos

PS: Mas para Deco assumir a selecção aquele senhor de bigode que está no banco tem que meter uma equipa decente e nao se por a inventar para nao levar banhos de bola!!!

Senhor Scolari, voce fez história... titulos é que nada!!!

Colega ogirdor

Bem vindo ao blog.
Agora acho que devias explicar o porquê de achares ridiculo!!

É que ridiculo é meter Costinha e Petit na mesma equipa, ridiculo é dizer "Se venho para a selecção perder prestigio...", ridiculo é Gilberto Madail que ainda mantem Scolari a gozar com o povo portugues, ridiculo é ver Ricardo Costa e Ricardo Rocha serem convocados, ridiculo é ...

E ficava aqui até ser sabado :)

Abraço a todos

PS: POR MUITO QUE CUSTE... PINTO DA COSTA TINHA RAZÃO!
SCOLARI É UM INCOMPETENTE!!!!!

El Pirata disse...

Vi o post na sexta feira mas nao entrei na discussao do mesmo pq iria repetir-me.


Só umas palavras para o ogirdor. De facto tambem considero a argumentação usada pelo Kaustico como fertil em imaginação e em parcialidade, mas é a opiniao dele, e acredita que apesar de tudo a opiniao dele ainda está no top das mais saudaveis deste blog :)


Peguemos no exemplo Michael Schumacher. Imagino a quantidade de orgasmos colectivos que os anti schumacher tiveram na ultima corrida, a maior parte deles que nem querem saber de alonso para nada, apenas sao adeptos do não-schumacher! Quando um piloto consegue ter tantos adeptos e ao mesmo tempo tantos anti-adeptos diz bem do seu nivel.


Com Figo passa-se o mesmo. Ha quem o idolatre, o meu caso, e o considere o melhor jogador portugues de todos os tempos, e ha quem procure a falha, o defeito, o erro de quem é humano, para o desconsiderar. No fundo, quem o faz só está a contribuir para a sua grandeza. Quem é que quer saber onde andam Secretario e Paulinho Santos por exemplo?


PS:

Bom regresso kaustico, lamento o tema mas espero que agora seja para continuar. Se nao houver pelo menos um post semanal o castigo virá na forma de post's com as gravaçoes do caso paula, compilaçao das imagens do paulinho santos a jurar que nao agrediu o jvp e o oliveirinha a critica-lo, entre tantas outras situaçoes que embaraçam qq portista :)

El Pirata disse...

Para acrescentar fica ainda o seguinte: enquanto uns andam a ser capas de revista com a sua filha, perdão, namorada; enquanto outros dao autografos durante as sessoes de fisioterapia e definham no final de carreira, quais maestros... outros sobem à liderança de uma das melhores Ligas mundiais, fazendo mais uma assistencia para golo!


Sim, refiro-me a Figo! Os outros dois, bem, tentem adivinhar...

Jesus disse...

Ó kaustico escreves para um blog desportivo e não dizes nada?
Força aí e...

Chocolari é qui sabi!?!