Redes Social

sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Voa Águia Vitória, voa!

As escutas do processo Apito Dourado revelam que Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, se envolveu directamente na escolha do árbitro do jogo das meias-finais da Taça de Portugal da época de 2003/2004 em que o Benfica ganhou ao Belenenses por 3-1. Esse jogo foi arbitrado por João Ferreira, de Setúbal, na sequência da nomeação acertada num telefonema entre Valentim Loureiro e o presidente dos encarnados. Nessa conversa, Luís Filipe Vieira começa por se queixar pelo facto de o árbitro nomeado para o jogo já não ser Paulo Paraty, conforme havia sido anunciado por Pinto de Sousa, à data presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, a um advogado com ligações ao Benfica.

A discussão foi acesa, com Valentim a esforçar-se por apaziguar os ânimos do dirigente e sugerir-lhe nomes de árbitros para substituir Paraty. Vieira, que diz não ter "preferência" por "ninguém", acaba por recusar o nome de quatro internacionais - "não me dá garantias", disse de alguns deles. A solução acabou por ser João Ferreira, o árbitro que amanhã estará no arranque do campeonato para os da Luz, quando defrontarem o Boavista no Bessa (ver texto na página seguinte). As escutas telefónicas estão apensas ao processo principal do Apito Dourado, mas Cunha Vaz, responsável pelo gabinete de imprensa do Benfica, negou a sua existência. "O sr. Luís Filipe Vieira nunca falou com Valentim Loureiro por causa dos árbitros da Taça. Isso é mentira, até porque quem os nomeava era a Federação. O Benfica nunca escolheu qualquer árbitro", assegurou. Valentim Loureiro, por sua vez, não se disponibilizou para prestar qualquer esclarecimento. Vieira irritado ao telefone15 de Março de 2004. Paulo Paraty tinha arbitrado o jogo do Belenenses-Nacional para o campeonato. Por esse motivo, não podia ser indicado para o jogo da Taça, que ocorreria dois dias depois, obrigando Pinto de Sousa, que, à data, liderava o Conselho de Arbitragem, a procurar outra opção. Pinto de Sousa tentaria contactar Vieira para justificar a mudança, mas o dirigente benfiquista deixou de lhe atender o telefone, o que acabaria por levar Valentim Loureiro a envolver-se num jogo que estava fora da alçada da Liga.

"Disseram-me que era o Paulo Paraty o árbitro... Agora dizem-me à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty por causa do Belenenses", lamentava-se Vieira a Valentim, enquanto respondia às sugestões dadas por este. "Não quero Lucílio nenhum! (...) O António Costa?! F... Isso é tudo Porto! (...) O Duarte, nada, zero! (...) O Proença também não quero!". Só o nome de João Ferreira agradou ao presidente do clube da Luz. "O João pode ser", disse, depois de conhecer os candidatos possíveis. A lista era reduzida, porque Pinto de Sousa considerava que o jogo tinha de ser apitado por um árbitro internacional e havia-o dito a Vieira e a Valentim Loureiro. Nesta conversa com o presidente da Liga, Luís Filipe Vieira estava visivelmente irritado. E confessou a Valentim Loureiro que tinha sido informado de que o árbitro seria Paulo Paraty duas ou três semanas antes. O nome agradava-lhe e a sua substituição foi atribuída a uma manobra do FC Porto, cujo presidente, Pinto da Costa, "controlava tudo", na opinião de Luís Filipe Vieira. No entendimento do dirigente benfiquista, Pinto da Costa decidira até que quem arbitraria o Braga-Porto, também para as meias-finais da Taça, seria Bruno Paixão. "O Bruno Paixão, em Gil Vicente, eu estendi-lhe a mão para o cumprimentar, não me cumprimentou! Como é que esse gajo [Pinto de Sousa] vai nomear esse gajo para apitar?", perguntava Luís Filipe Vieira, não escondendo a indignação e deixando clara a ameaça: "Eu não sou como o Dias da Cunha. (...) Eu vou [à RTP] fazer alguns alertas para o futebol português".


Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira.

Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...(...)

Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?

LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!

VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?

LPV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!

VL - E o Duarte?

LPV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.(...)

VL - Talvez o Lucílio, pá!

LPV - Não, não quero Lucílio nenhum!(...)

VL - E o Proença?

LPV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!

VL - E o João Ferreira?

LPV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses. Pinto de Sousa - A única coisa que eu tinha dito ao João Rodrigues é o seguinte... É pá, há quinze [dias] ou três semanas, ele perguntou-me: "Quem é que você está a pensar para a Taça?"... Eu disse: "Estou a pensar no Paraty"...

VL - Bem, o gajo está f... (...) O Paraty então não consegues, não é?

PS - O Paraty não pode ser. (...) Até para os árbitros restantes, diziam assim: "É pá, que diabo, este gajo tem tantos internacionais e não tem mais nenhum livre, pá?!".(...)

VL - Eu nem dá para falar muito ao telefone, que ele começa para lá a desancar. (...) Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve!

PS - É... Por acaso é verdade...

VL - O Porto quer lá saber disso!

PS - Se é o Lucílio... Se fosse o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa, era o António Costa...

VL - Ao Porto qualquer um serve!

26 comentários:

Picareto disse...

Atenção que este diálogo não é nenhum episódio da blogonovela "Olhos de Águia", mas sim trechos de uma conversa telefonica real.

Brevemente estará sim disponível um novo episódio baseado em factos verídicos.

Mitico disse...

Boas tardes

Foi com muita satisfação que hoje pelas 8h30 da matina ouvi na radio que o presidente do benfica, "Luis Anjinho Filipe Santarola Vieira" esteve envolvido numa suposta combinação na escolha do árbitro para as meias-finais da Taça de Portugal, na época 2003/2004.

Mas segundo o que é comunicação social portuguesa...e segundo esse senhor de bigode com orelhas atrevidas... a MAFIA nao era só norte????

Os italianos nao deviam vir a Portugal aprender com "alguem"??????

Agora senhor Vieira repare como ando atento à sua história do Polvo que diz existir na Liga de Clubes:

"...O ex Director Executivo, recentemente retornado de férias, Cunha Leal, é um ex-dirigente e adepto do benfica, colocado no cargo por indicação do clube da Luz. O presidente da inacreditável Comissão Disciplinar, responsável pela tendenciosa aplicação dos processos sumaríssimos e agora pelo afundamento do futebol português no pantanal que dá pelo nome de Caso Mateus, o honorável Gomes da Silva, é um confesso adepto do benfica e foi colocado no cargo - adivinhem? - por indicação dos encarnados. O presidente da Comissão de Arbitragem, Luís Guilherme, ainda na última temporada viu o benfica salvaguardar-lhe o direito de continuar a nomear os árbitros perante a iniciativa de alguns clubes de promover o regresso ao sorteio. Perante isto, nem seria preciso recordar as palavras de Luís Filipe Vieira quando, há alguns anos, declarou ser mais importante colocar as pessoas certas nos lugares certos da Liga do que contratar reforços para a equipa, mas, que diabo, recordemo-las. É esta Liga que o presidente do benfica pretende condenar à extinção. Se há lá um polvo, há-de estar vermelho de aflição..."

TENHA VERGONHA NA CARA!

Abraço a todos

PS: Amigo Picareto, apenas um reparo... benfica é muito grande, sim eu sei mas NUNCA se escreve com letra grande!

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Luis Filipe Vieira:

«O que está aqui não foi para favorecer o benfica»

Soooooccccoooooorro!!!!

Anónimo disse...

o luis filipe vieira é um homem sério e honesto!!!

Picareto disse...

mitico:

mais uma vez o mesmo reparo:

apenas transcrevi o texto, daí benfica estar com letra grande.

Aliás, foi o próprio presidente do benfica que proferiu estas palavras, e por respeito ao senhor, que até é meu camarada socio do mesmo ano do FC Porto, resolvi não deturpar as palavras que ele disse.

Mitico disse...

Amigo Picareto

Ok! Tudo esclarecido...

Se esse senhor tem as cotas em dia, é porque se trata de uma pessoa que gosta do FC PORTO.

Abraço a todos

PS: Nao foi este senhor que gritava ao lado de Pinto da Costa golos contra o benfica nos tempos de Joao vale "Prisao" Azevedo????

Anónimo disse...

o luis filipe vieira é um homem sério e honesto!!!

Anónimo disse...

o joão moutinho já fez 20 anos!!! o que é bom para o sporting, um pouco de veterania para equilibrar o plantel jovem!!!!!

Sr. António disse...

Que cambada de intriguistas!!! Vocês devem ser todos dum clube azul ....

Então este Homem, de coração puro e imaculado, de tal forma puro e imaculado que se aparecesse em Fátima pensavam que era uma nova aparição de Nossa Senhora, não pode estar indignado com a escolha dos arbitros?

Almas pecaminosas que convivem neste Blog, digam-me onde diz "eu quero esse arbitro". O maximo que vossos olhos encontram será " Esse arbitro pode ser", o que é bastante diferente . Um é uma ordem, o outro é uma simples afirmação.

Vejam bem, infieis, esta santa casa não terá misericordia para estas calunias que atravessam a nossa catedral. Nós não somos como o vosso papa que tem os arbitros pecaminosos na mão e os alimentam com frutinha e os levam a viajar pelo mundo.

Vede e acreditai, nos jogos desse ano arbitrados pelos arbitros referidos, em todos os jogos o Magifico e Glorioso S.L.Benfica, foi roubado. Foram chamados "roubos de igreja".

Por fim, baixai os olhos ao verem este homem sagrado, este Homem de Deus, que sacrifica diariamente a sua vida pela nossa Catedral da Luz e lavai a boca com sabão antes de proferirem o seu nome, pois Ele troxe para casa o nosso amado Rei e Capitão, que perdido estava no nevoeiro italiano há 11 anos.

E tenho dito.

Em nome do LFV, do Rui Costa e do SLB, Amen!!!

Mitico disse...

Já repararam que o campeonato já começou e o benfica nao foi beneficiado pela arbitragem como de costume?????

Anónimo disse...

Finalmente o jornal record descobriu que afinal eles nao são assim tao novos...por exemplo pode ler-se na promeira pagina deste diario que o joao moutinho já nao é teenager!!!! Sporting está portanto com graves problemas de renovação da equipa, qualquer dia ainda fica com uma equipa com media de idades igual a do FCPorto!!!
Uma vergonha de gestão esta direcção da SAD leonina, deixar o plantel envelhecer a olhos vistos!!!!

Mitico disse...

Já repararam que Luis Filipe Vieira disse na rtp ... quando interrompeu o debate da doutora fatima campo ferreira ...

" oh major, cuidado que o apito vai apitar "!!!!!

E nao é que apitou mesmo?

Mitico disse...

Quanto à juventude do sporting preferia nao comentar para já porque ainda estou em estado de choque depois de ter visto o jornal record de hoje!!!!

Anónimo disse...

Não acham q o sporting poderia ser acusado de exploração de trabalho infantil?????

Mitico disse...

O caso da transferencia do Mantorras para o benfica já está abafado????

A PJ já desistiu????

Porquê?????

..................................

El Pirata disse...

assim se vê pq razao foi escolhido o paulo paraty para a decisao do campeonato de 2005, no jogo da luz entre benfica e sporting! É o que eu digo, por muito que ricardo tenha culpa no lance com luisao, se fosse ao contrario era falta! E disso tenho eu 100% de certeza.


Ja o picareto escusa de andar com muita letra pq que eu saiba nao é adepto do sporting, o clube que de facto é prejudicado e seriamente nos ultimos 30 anos! Se vamos a falar de escutas entao que dizer das escutas do ultimo porcesso arquivado contra pinto da costa, onde a pj e o tribunal diz que de facto existe materia relevante! E existe, bolas, entao apanhar arbitros a jantar na casa do presidente portista na vespera de jogos do porto nao é indicio de corrupçao? Escutar conversas em que os arbitros tratam pinto da costa como engenheiro maximo e gerente de caixa nao levantam suspeitas? Escutar uma conversa entre PC e Pinto de Sousa onde o presidente portista diz de um arbitro: "nao deu cheirinho nenhum, só nos deixou passar uns livres, o gajo..." nao é motivo para impedir a arquivação?


Pois, o que eu sei é que PC, Veihga e LFV sao todos farinha do mesmo saco. Juntando-se a eles um melro como Valentim Loureiro e temos aqui uma bela açorda. Quem deve estar ainda parvo como foi preso é o Vale e Azevedo, um menino ao lado destes calmeirões...

Mitico disse...

E a pancadaria no aeroporto????

Quem mandou fazer aquele circo todo????

"...Nao tenho rabos de palha..."

El Pirata disse...

lfv, ao que consta, e por norma onde ha fumo ha fogo, é um vigarista encartado. Verdade seja dita que a sabedoria popular diz que quem nao herda nem rouba toda a vida é uma merda. Ora o sujeito hoje é um bom vivant, tem a carteira recheada e nao consta que tenha herdado, sobrando apenas uma opçao. Conheço gente ribatejana que jura a pés juntos que o sujeito em questao era um pé rapado que de repente começa a ter negocios imobiliários e sussurra-se que foi traficando cocaina escondida nos pneus! Opah, nao sou ninguem para garantir a veracidade destes boatos mas se isto fosse uma roleta de casino punha o meu direito nesta versao ou noutra parecida! Até aquela historia do homem que foi detido pela gnr e mais tarde decapitado se associa a negocios de droga com lfv.

Por mim era prende-lo e deitar fora a chave! Mas nao era só ele que prendia...

El Pirata disse...

bem, após estas tretas todas começo ja a temer o que vem aí amanha...


nacional vs sporting: paulo paraty!
boavista vs benfica: joao ferreira!

E depois sao os sportinguistas que sao paranoicos...

El Pirata disse...

Afinal parece que foi acusando Jacinto Paixao de paneleiro e afirmando que a sigla JP nao era referente ao arbitro mas sim a outra pessoa... que Pinto da Costa se safou de um dos 1500 processos que tem em tribunal! Ta bem tá... se esse tipo de desculpas servem, amanha começo a minha carreira de ladrao de velhinhas e traficante de peles de chinchila, afinal se for detido meia duzia de patacoadas livram-me facilmente...


Ler aqui a historieta completa:

http://www.sportugal.pt/noticia.php?noticiaID=6547

Ramos disse...

Coitadinho do menimo, anda a ser preseguido.....´


Luís Filipe Vieira - "É normal escolher o nome do arbitro."

Este Sr. não é arguido do apito dourado, porque?

Mitico disse...

Concordo com Rui Ramos...

Porque é que uns são arguidos e outros nao?

Transparencia?

El Pirata disse...

tranparencia? onde está a vossa moral pra falar? que eu saiba está um presidente do benfica (ou ex nao interessa...) na cadeia e do porto nem o guarda abel foi preso! Nem a carolina por prostituçao e mau gosto! Calai-vos mas é bem caladinhos...

Mitico disse...

Amigo Pirata depois do que vi na madeira...

Tudo bem que os jogadores leoninos sao jovens mas já têm idade suficiente para nao andar ao colo!!!

Abraço a todos

PS:

Pinto da Costa 2
Ministerio Publico 0

Será que Pinto da Costa tambem foi culpado pela tromba de agua que aconteceu em Freixo de Espada à Cinta?????

Anónimo disse...

inico de jornada bastante interessante!!!
Benfica: Chupa aí!!!!
Jovem equipa leonina: Colinho!!!!