Redes Social

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Parabens FC Porto!




" Tudo começou em 1893, quando a 28 de Setembro António Nicolau de Almeida abriu o livro da história daquele que viria a ser o maior embaixador da cidade, ao qual se poderá apenas comparar o Vinho do Porto. Pouco tempo passou até se ver forçado a abandonar o clube a pedido de Hilda Rumsey, com quem casara, que considerava o futebol um desporto demasiado violento. Mas o clube não cessou a sua existência e em 1906 ganhou novo impulso pela mão de José Monteiro da Costa e do Grupo do Destino, que adoptaram as cores da bandeira nacional pois o Futebol Clube do Porto viria a ser grande, muito grande, "não se limitando a defender o bom nome da cidade mas também o de Portugal, contra clubes estrangeiros", segundo vaticinou Monteiro da Costa.


O emblema do Futebol Clube do Porto é representado da seguinte forma: sobre a bola de futebol antiga azul estão as armas que D. Maria II atribuiu ao Porto por Carta Régia em Janeiro de 1837. Estão são compostas por um escudo esquartejado que possui as armas reais (sete castelos e cinco quinas, tendo cada uma cinco besantes no interior) no primeiro e quarto quartéis e as antigas armas da cidade do Porto (a Virgem segurando o Menino, ladeados por duas torres) no segundo e terceiro quartéis, tendo no centro, sobre o ponto onde se unem os quatro quartéis, um coração, que representa o precioso legado que D. Pedro IV (pai de D. Maria II) deixou à cidade - segundo a sua vontade, o seu coração encontra-se guardado numa urna de prata na Igreja da Lapa. A orlar o escudo encontra-se o Colar e Grã-Cruz da Antiga e Muito Nobre Ordem da Torre e Espada de Valor Lealdade e Mérito, do qual pende a respectiva medalha (na qual estão escritas essas mesmas palavras: valor, lealdade e mérito). Sobre o escudo está a Coroa Ducal e o Dragão negro do poder, pertencente às antigas armas dos Senhores Reis destes Reinos, em cujo pescoço está uma fita com a palavra Invicta, título que D. Maria II atribuiu ao Porto, acrescentando-o aos que a cidade já possuía - Antiga, Mui Nobre e Sempre Leal. "


Estas duas citações servem como contexto histórico e igualmente para dar a conhecer melhor a história portista a muitos portistas. Sim, o Porto foi fundado por gente burguesa e com ligações à monarquia e o seu simbolo é tudo menos referente ao povo! Perde-se deste modo a mania de separar clubes quanto a estratos sociais. Não há clubes de duques nem clubes de pedreiros, há clubes com adeptos de todos os tipos! Parabens ao FC Porto pelos seus 100 anos de vida efectiva. Se a esses juntarmos os 13 anos de anonimato num qualquer sotão de uma casa senhorial, dá a bonita soma de 113 anos de vida! Aqui o sportinguista, e de boa vontade, reconhece a importância do maior clube da sua cidade e espera que o FC Porto tenha muitos mais séculos para festejar, de preferência mantendo-se ao mais alto nível uma vez que, como sportinguista, não desejo defrontar equipas mediocres nem vencer trofeus frente a equipas inferiores. Benfica e FC Porto são rivais mas acima de tudo são adversários que valorizam mais as vitórias do Sporting. E o mesmo se passa no sentido inverso.

Parabens FC Porto!


PS:

Como rival o que mais me incomoda no Porto não são os titulos nem vitórias. É a devoção e falta de inteligência, à imagem dos arabes perante os seus lideres religiosos, do comum adepto portista perante o seu corrupto e velhaco presidente. Como se fosse impossivel existir outra pessoa competente para liderar o clube. Já o disse e repito: o Porto continuará a ganhar muitos titulos daqui a muitos anos, terá o seu período de seca naturalmente, é ciclico e toca a todos, mas ganhará mais respeito quando for dirigido por alguem que não esteja envolvido em tanta trafulhice, que não tenha como amigos o guarda Abel e comcubinas como a Carolina Salgado. Quem sabe se não alguem aqui do blog? Sempre era um passo em frente, não tenho duvidas!


14 comentários:

Mitico disse...

Até arrepia!!!!!

E nao está frio!!!!!

PS: Pirata, tou chocado com tão nobre atitude!!!!

Anónimo disse...

Obrigado Pirata!!!

Mitico disse...

"...até merece uma beijoca major Pirata..." :)

El Pirata disse...

é pra verem que nao sou assim tao fanático! Aguardo um gesto parecido pela comunidade portista


PS:

nao se preocupem que eu aguardo sentado :)

Ramos disse...

Já estou a ver:

"Pirata,sócio 100001, com lugar cativo."

Mitico disse...

Confesso que me dava um gozo enoooorme ver El Pirata Ramos sócio do clube da sua cidade...

Já estou a imaginar El Pirata nas assembleias gerais do FC Porto a defender cegamente a gestão de Pinto da Costa e a revolucionar o mundo do futebol.

El Pirata a festejar titulos abraçado a Pinto da Costa :)

Que coisa mais linda :)

El Pirata disse...

ramos, se as quotas fossem 5€ por mês e isso incluisse os jogos do campeonato até me fazia socio. Gosto de ver futebol ao vivo, o estadio é bonito e confortável e conheço quem, sendo benfiquista, vai sempre com o amigo portista ver os jogos. Se vejo cerca de 80% dos jogos do fcp na tv... porque nao fazê-lo no estadio?


Isso nao quer dizer que me levantasse para festejar os golos ;)

El Pirata disse...

mitico, o caso do portista veiga é paradigmático! Quem opta por um estilo de vida luxuoso em detrimento de uma vida normal mas honrada, quem vive para o dinheiro e nao tem principios nem caracter, nao é dificil aplaudir e festejar vitorias de clubes supostamente rivais!


Peguemos nos vice presidentes, essa corja que desde que surgiram as SAD's se multiplicam em cada clube. Ele é salario com 5 digitos, ele é carro e gasolina pagos, ele é borlas de viagens e estadias a acompanhar a equipa, convenhamos, melhor que isto só mesmo ser deputado! Mas como chegar a deputado implica perceber alguma coisa de politica, de futebol todos percebem! E já para nao falar da mina de ouro que é uma relação com um empresario de futebol. Nem falemos nisso, a escola de samba portista deu de mamar a muito comissionista, fosse ele o vice, o filho do vice ou a amante do vice.


Mitico, ninguem vira a casaca se nao tiver muito a ganhar com isso. Eu nao ganho nada. Se ganhasse, mudava? Nunca digas desta agua nao beberei. Eu, todos nós, só perante essa situação é que saberíamos como reagir. Supostamente o clero é que resiste a todas as tentações e sabemos bem a mentira que isso é...

Apre disse...

Muito bem o video, parabéns pelos 113 anos!

Não concordo com o PS, como adepto rival acho PC com um nivel muito superior a outros presidentes de clubes, que tb estão envolvidos no APito,e mesmo outros que não estão, (fiúzas, todos os do SPorting pré Roquette), os do Boavista etc, tirando o Cabral Ferreira do Belenenses que é um senhor).

Mitico disse...

Amigo Pirata

Na nossa faculdade existe um senhor que morava em lisboa (sócio do scp) e veio trabalhar para o Porto à uns bons largos anos. Hoje é também sócio do FC PORTO e vibra com as vitórias dos dois clubes...

Nada a dizer!

Abraço a todos

Mitico disse...

E parece que o passe do Anderson já foi 10% vendido a um empresário abutre que gosta de rondar a torre das antas...

palhaços!!!!!

El Pirata disse...

apre, se os fins justificam os meios entao PC é digno de figurar como um dos homens do seculo do futebol portugues. Se por obra e graça do espirito santo ou da caixa geral de depositos tivesse a certeza absoluta que PC foi e é um homem incapaz de jogar sujo em beneficio do seu clube, acredita que sou um dos primeiros a assinar a petição para atribuir o seu nome ao estadio do dragao, a uma avenida e duas ruas no porto, bem como uma estatua no centro da cidade! O que ele fez é fabuloso... só é pena eu ser tão pouco crente nao é?

Isto tudo é como o Jardel. Nao gostava dele no primeiro ano no Porto, no segundo ainda acreditava que era sorte, mas ao fim do terceiro já só queria que ele se pusesse a andar. Quanto a PC nunca tive um beneficio de duvida quanto à sua desonestidade. Mas cá estarei para dar a mão á palmatória, não nesta vida certamente porque a justiça dos homens é corrupta e facilmente corrompida. Hei-de morrer crendo que PC é um vigamrista.

Pode ser que, depois da morte, tenha direito a 3 desejos. Ah meus amigos, podem crer, um deles gastava-o para confirmar se andei cego (ou nao) durante tantos anos em relação a uma pessoa :)

Mitico disse...

Amigo Pirata

Para mim ja sabes a minha opiniao:

Homem sério, honesto, humilde e amigo!

Abraço

Picareto disse...

Serei eu o unico que desconfia deste post?

Piratices....

A mim não me enganas...andas a fisgar alguma...!