Redes Social

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Semana Europeia



Seis jogos, duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Assim foram as contas portuguesas nesta semana europeia. Começando pela Liga dos Campeões, o único a vencer foi o mais improvável, uma vez que nunca o Sporting tinha marcado sequer um golo ao Inter de Milão. Mas numa exibição cheia de garra e disciplina os leões venceram com mérito um conjunto italiano que jogou, de facto, muito abaixo do que vale. Existem muitos “especialistas” que julgam que muitas estrelas juntas não rendem, mas isso é mentira. Podem de facto render e o Real Madrid de 2002 é prova disso, praticando um futebol brilhante. E, puxando pela memória, recorde-se a visita do Real Madrid em 2003 às Antas, precisamente uma epoca que marcaria o inicio da queda dos merengues bem como o inicio triunfal do Porto de Mourinho na Champions. Pois bem, os galácticos deram uma banhada de bom futebol e ganharam confortavelmente por 1-3 (não foi 1-4 porque Raul falhou escandalosamente a terminar a partida) em casa do futuro campeão europeu! Serve isto para dizer que, se os jogadores do Inter tivessem jogado tudo que sabem, o Sporting não teria tido a minima hipotese de empatar o jogo, quanto mais ganha-lo! Mas, felizmente, é dentro de campo que se tem de provar a superioridade e aí o Sporting foi o melhor.

Por falar em superioridade o Porto confirmou ser uma equipa superior à russa do CSKA, pelo menos a jogar no seu terreno. No entanto, e confirmando premonição de Co Adriaanse, falta a este Porto um ponta de lança eficaz. Enquanto Hesselink já marca na Escócia e na Champions, resta ao Porto aguardar pela melhoria de Lucho, Quaresma e Anderson (grande jogo) no que a pontaria diz respeito, porque de Adriano não se deve esperar muito mais. Uma palavra para os adeptos portistas que mumificaram a partir dos 60 minutos de jogo, revelando a sua presença apenas para enervar ainda mais os jogadores. Fazer a festa depois do golo é fácil, apoiar a equipa quando ela precisa é que é outra conversa. Mas esse é um mal geral do futebol português.

Na Dinamarca, e perante uma das equipas mais macias presentes em prova, o Benfica fez o suficiente para pontuar, objectivo numero um após a humilhação do Bessa. Compreendo esta atitude, afinal de contas o 3º lugar no grupo, para qualquer equipa portuguesa, não deixa de ser um resultado interessante, que permitirá partir para a Taça Uefa, uma prova mais à medida dos planteís nacionais, no entanto não fica bem a Fernando Santos passar a ideia que a culpa dos jogadores encarnados passarem boa parte do tempo a trocar a bola na defesa… é deles! De certeza que há dedo do treinador nessa atitude e com estas declarações o Engº está a arranjar lenha para os jogadores o queimarem…




Quanto à Taça Uefa comprova-se que o Setúbal anda por lá a mais, e pelo segundo ano consecutivo! Perder por 3 golos em casa é mau demais para merecer benevolência e só vem comprovar que nem todos os jogadores passam a treinadores em dois tempos. Helio, já despedido, não é (ainda) treinador para este nivel, mas este Setubal dificilmente ficará na Liga, a menos que o proximo treinador revele talentos até agora escondidos.

Na Roménia o Nacional conseguiu um resultado bastante aceitável, perdendo apenas por um golo frente a um Rapid Bucareste que ainda em Março deste ano disputou os QF da Taça Uefa. A tarefa é dificil, tanto mais que os romenos, provavelmente, marcarão um golo na Madeira, mas ainda há uma esperança. É preciso é começar a marcar golos, algo que os madeirenses ainda não conseguiram esta epoca.

Para acabar um grande resultado, a vitória bracarense frente aos italianos do Chievo Verona. Para além da vitória, com dois golos de vantagem para Itália, realçar o facto de não terem sofrido golos, muito importante em provas a eliminar, e para o facto de dois titulares italianos estarem castigados para o jogo da 2ª mão. Só alegrias para os minhotos que conseguem ainda um fenomeno extremamente curioso: mantêm-se os erros arbitrais a seu favor! Ontem foram dois lances de possivel penalti dentro da area bracarense que o arbitro não viu! Se na Liga os erros arbitrais ainda se compreendem, na Europa, por norma, as equipas portuguesas são prejudicadas! Este Braga, a manter-se o razoável futebol, a boa eficácia e com os erros a tenderem a seu favor, pode chegar longe. Para já, em minha opinião, partem como a única equipa portuguesa com aspirações a prosseguir na Taça Uefa.

8 comentários:

Mitico disse...

Ainda estou triste demais com a derrota do FC PORTO... por isso para já nao queria comentar esta jornada.

Deixem-me passar esta maldita azia e mau estar!

Abraço a todos

PS: Vou tomar mais um comprimido!!!

Mitico disse...

É verdade... amigo Pirata, nao te esqueças de falar sobre o Anderson.

No inicio pensei que era mais um brasileiro para tocar viola e andar a curtir a bela e apetitosa noite da cidade do Porto.

Mas mudei de opinião rapidamente...

O gajo é um maquina e infelizmente nao vai durar muito no FC PORTO.

É pena!

Abraço a todos

El Pirata disse...

mitico, nao me parece assim tão desastrosa a prestação portista para tantos lamentos :)

Foi um ponto apenas, mas pelo que vi do hamburgo e sobretudo pelo que tenho visto do arsenal na liga inglesa... o porto tem boas hipoteses de apuramento para a fase seguinte da CL ou, na pior das hipoteses, seguir para a taça uefa.


PS:

Quanto ao Anderson, eu sempre disse que a partir do momento em que visse algo que me agradasse seria o primeiro a dar o braço a torcer. De facto esta epoca ja se vê futebol a sair dos pés do brasuca. A ver vamos se é o Anderson da primeira parte, criativo e objectivo ou se é o Anderson da segunda parte, complicativo e individualista. De qualquer das formas é um craque em potência!

Mitico disse...

"Se um dia voltarmos a ter uma luta pela regionalização, espero que o FC Porto sirva como exemplo para se saber que não é preciso depender directamente de Lisboa, não é preciso ter o apoio dos governos centralistas, ser-se subsidiado pela Caixa Geral de Depósitos, com os nossos impostos, mas trabalhar, amar a região, ser sério e coerente e ter orgulho no que se faz. E eu tenho orgulho em ser presidente do FC Porto"

OBRIGADO PRESIDENTE PINTO DA COSTA!

ESTOU ESCLARECIDO!

Mitico disse...

"Quando ouço dizer que há quem esteja há muito tempo no desporto, quero lembrar que não sou eleito por esses senhores que há muito já não deviam escrever porque só sabem vomitar ódio. Estou o tempo que quiser e que os sócios do FC Porto quiserem. Nunca fui eleito pela Comunicação Social e sou um alvo preferencial dela. A esses cronistas deixo-os falar enquanto a caravana gloriosa do FC Porto vai passando de vitória em vitória e não lhes reconheço o direito de dizer quando devo sair do FC Porto"

"Que tenham espaço para vomitar o seu ódio ao FC Porto porque isso é sinal que continuamos a ser respeitados e grandes em Portugal e na Europa"

MAIS UMA VEZ...

OBRIGADO PRESIDENTE!

Ramos disse...

Vamos com calma...
É muita juventude na equipa do sporting. Mais alguns jogos e vai ser o desastre total...

Anónimo disse...

INICIO DE JORNADA: verdade seja dita, na semana passada, os leões derrotaram o Nacional com um golo que teve início numa falta evidente sem que ninguém tenha bradado aos céus por isso ou falado em aldrabices.
Comunicação social, chorem com os meninos!!!!!

O maradona deu mão e o mundo chama-lhe mao de deus e até acha que foi um gesto de génio...Eu nao acho, mas isso sou eu, agora nao incriminem o Ronny!!!!

El Pirata disse...

autor, por certo a tua cronica visao parcial provoca-te falhas de memoria, mas estou aqui para te recordar que o Nacional deveria ter ficado reduzido a 10 elementos aos 15 minutos de jogo. A partir daqui tira as tuas conclusoes.

E, com toda a sinceridade, espero que o Porto nao perca nenhum jogo da forma como o Sporting perdeu o seu... afinal de contas moro na cidade do Porto e estou farto das vossas teorias de inferioridade. Os sulistas acham-vos piada mas eu já começo a ficar careca com tanta palermice, desde presidente a emplastro...