Redes Social

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Memórias: 1 - FC Porto, Viena 1987

17 comentários:

El Pirata disse...

Como inquilino nest blog de portistas e, sobretudo, como fiquei sensibilizado com a forma como trataram a derrota do sporting no passado sabado, mostrando serem adeptos do anti futebol, anti jogo, incapazes de reconhecer o erro, recompenso-vos com um gesto carinhoso, agradecendo o vosso fanatismo e doentio clubismo. Se fossem diferentes já nao vos aturava, obrigado meus caros companheiros.


PS:

incluo neste agradecimento o cubano ramos e o sossegado kaustico, porque sei que o pensar deles é o mesmo que o do picareto, mitico, ivo e autor. Um grande abraço pra vocês :)

El Pirata disse...

nao, nao estou com nenhum cancro terminal, pelo menos que eu saiba.


Apresentei este video sobretudo porque foi um grande jogo, uma grande vitoria portista, contra um excelente oponente, contra quem o sporting em breve se encontrará, mas sobretudo para, obviamente, vos picar.


1ª alfinetada: nesse ano longinquo, o porto foi campeao europeu, ao fim de 7 jogos europeus. Quem foi o campeao nacional? Foi o Benfica, 6 meses depois de ter apanhado um tareao de 7-1, obrigadinho mister Manuel José! Vem isto a proposito do facto de, em 2004, quando o Porto de Mourinho se encaminhava para o titulo europeu, o Sporting de Fernando Santos ter sido escandalosamente empurrado da luta pelo titulo nacional!

Era o Porto superior? Era, nao duvido. Mas isso só nao chega. Em 87 tambem era superior ao Benfica e teve de abdicar da luta nacional por um fim superior. Tal tambem aconteceu ao benfica de eusebio, é extremamente dificil conciliar grandes carreiras internacionais e sucessos nacionais. Nao digo que o Porto nao tivesse, mesmo assim, ganho o campeonato, mas que o Sporting foi escandalosamente roubado, foi-o sem duvida! Virem argumentar que nao houve casos até porque o porto foi campeao europeu é atirar areia a quem ousa pensar pela sua propria cabeça. Até porque, se o Porto nao foi beneficiado contra os Estrelas e Beira Mar's, convem salientar que, sempre que o Sporting era prejudicado... quem beneficiava? Pois...


2ª alfinetada: o Porto em 87 participou na campanha da taça dos campeoes europeus porque foi campeao em 1985/86. Alias, bi campeao. Mas, e para os que desconhececem a historia desse campeonato, aqui fica. A duas jornadas do final o benfica era lider e o porto seguia a 1 ponto. A vitoria valia dois pontos e em caso de igualdade final o benfica era campeao. Nessa penultima jornada o benfica recebia em casa o Sporting, em quem os portistas confiavam!

Convem recordar que, 15 dias antes para as meias finais da taça, o benfica tinha recebido o sporting e triunfado... 5-0! Pois, contas feitas, o Sporting vinga-se dessa derrota e entrega em bandeja o titulo aos dragoes, triunfando na luz, quando ninguem acredita, por 2-1! Era assim dado o primeiro passo para o titulo europeu portista!


Agora digam lá se, depois disto, nao vos soa a ingratidao andarem a rir-se das raquetadas dadas pelo ronny. Se ha clube adversário que um portista deveria respeitar, esse clube é o sporting. Aqui fica a lição de historia.

Mitico disse...

Amigo Pirata

Mais logo comento a serio este post... mas para so fica um pequeno pormenor:

Tenho pena que os comentarios não sejam os mesmos de 87 em directo... Eu por acaso tenho o jogo em cassete de video e que gozo que me dá ouvir o senhor Ribeiro Cristovão com voz triste por o Porto ter vencido um trofeu Europeu!!!!

Bom... até logo

Abraço a todos

Picareto disse...

Apenas para relembrar que o TRIBUNAL DO FUTEBOL fez 2 anos de existência no passado dia 17 de Setembro!

PARABENS TRIBUNAL!!

Anónimo disse...

Quando vi quem assinou este post puxei a cadeira para trás e pensei para mim mesmo será que o furacão em vez de ir para os açores foi para o Porto e o Pirata ficou com a cabeça a andar a roda???

Anónimo disse...

mas obrigado Pirata e parabens tribunal do futebol!!!!

El Pirata disse...

sem dar conta estava a dar uma prenda ao tribunal portista :)


PS:

mitico, as imagens com o som original do ribeiro cristovao era o que pretendia mas nao foi possivel, até porque este tipo (luis baila?) é muito insonso a relatar. E é portista, imagina só se nao fosse...

Mitico disse...

Amigo Pirata

"...o vosso fanatismo e doentio clubismo. Se fossem diferentes já nao vos aturava, obrigado meus caros companheiros..."

Caro lagartão!

Não sou adepto do anti jogo mas ainda ontem no café onde costumo ir, veio à baila o lance do Vitor Baía na luz a remate do Petit.
Porque a bola entrou, porque a bola nao entrou, porque pelas leis da fisica isto, porque o apito dourado aquilo...

E onde quero chegar com tudo isto?

E que me dizem de acabar com as repetições excessivas, como as 17repetiçoes da mao do Cesar Peixoto na epoca passada?

E que me dizem de naqueles foras de jogo em que o jogador tem uma unha ah frente da linha da bola deixar seguir?

E que me dizem de a comunicação social começar a tratar o Futebol Clube do Porto como o campeão nacional de futebol?

E que me dizem de a comunicação social começar a escrever sobre futebol?

E que me dizem de vir em letras grandes nos jornais o nomes das equipas e dos jogadores e em letras pequenas o arbitro do jogo?

QUEM MERECE CRÉDITO SAO OS JOGADORES E OS CLUBES!

Eu vou tentar falar menos de arbitragens e mais de futebol, esta epoca!

Fica a promessa!

PS: Eu sei que como Portista parto em desvantagem uma vez que o meu clube é atacado semanalmente por esses senhores do apito.

Eu nao vou em paleios "Vieiristas" nem em conversas de iluminados!!!

"... vou-lhe dar uma beijoca..."
By Jose Veigarista

Abraço a todos

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Amigo Pirata

Quanto ao video... nao é o Luis Baila!

É o outro carequinha...que agora nao me lembro do nome :)

Já agora...

PORQUE SAIU CARLOS DANIEL DA DIRECÇÃO DA RTP??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????


"... Oito responsáveis da RTP Porto abdicaram dos cargos
Carlos Daniel demitiu-se da Direcção da RTP
O jornalista reagiu ao seu afastamento da cobertura dos jogos da Selecção, decidido sem qualquer consulta. Alegadas pressões de Gilberto Madail junto da administração da RTP alimentam a controvérsia..."

http://www.ojogo.pt/22-211/artigo579855.htm

Senhor Scolari:

Agradeço tudo o que fez por POrtugal e pela Selecção mas agora se nao se importa gostaria que saisse do seu cargo pois como Português gostaria de festejar qualquer coisa importante!!!!!

PS: Afinal Pinto da Costa tinha razao quando o chamou de cobarde!!!

Quem mandou Gilberto Madail fazer isto?

Mitico disse...

Porque nao comentam?????? Têm medo de pôr o dedo na ferida????????

FALEM MEUS AMIGOS!!!

Expliquem porque é que Carlos Daniel saiu??????

Abraço a todos

Ramos disse...

Caro "Ratazana" Pirata


O Porto foi campeão EUROPEU com toda a justiça, quer na 1ª, quer na 2ª vez.
No ano em que o Porto foi campeão com Mourinho, só uma ratazana não consegue ver o que toda as pessoas do mundo viram. Um porto que ganhou o campeonato e a liga dos campeões com todo o mérito desportivo.
O sporting de Fernado Santos, nesse ano, foi escandalosamente roubado????????Mas será normal uma questão destas!!!!!

Há uma lógica pra estas questões e afirmações - " as ratazanas tem uma visão muito reduzida "....

El Pirata disse...

Caro Ramos, apreciei as aspas na ratazana, obrigado pelo gesto.

Quanto ao que interessa, respeito naturalmente a tua visão das coisas, não concordo mas respeito. Acreditas piamente que os dirigentes do porto, que por lá andam ha 30 anos, sao honestos e incorruptiveis, e que 100% dos titulos conquistados pelo fcp na sua gerencia foram obtidos sob total legalidade. Acreditas igualmente que uma equipa que vença uma competiçao internacional tem que, obrigatoriamente e sob decreto lei, vencer a competiçao domestica onde esteja envolvida, porque existem 0% de hipoteses dos restantes adversarios, seja por merito ou total dose de sorte, alcançar esses titulos.


Ramos, acreditas nisso tudo e eu respeito essas crenças. Nao sou da mesma opinião, mas como vivemos numa sociedade em que sem provas concretas todos sao inocentes até prova o contrário, obviamente que tens todo o direito de sentires que as tuas observações, pensamentos, filosofias sao inatacáveis e, sobretudo, sao a verdade suprema.


PS:

Naturalmente que, por artes magicas o teu fcp se chamasse juventus, o meu sporting se chamasse inter e portugal se chamasse italia... o caso mudaria de figura. Quer dizer, serias o mesmo cubano de sempre, mas pelo menos a justiça teria funcionado... mas como nao acredito em bruxas, o mais certo é continuares a pensar que tens toda a razao do teu lado.

El Pirata disse...

mitico, em relação ao que se passou com o carlos daniel, pergunto-te igualmente porque encostaram na prateleira o ribeiro cristovao e o rui tovar? Será por serem do sporting?

carlos daniel e sus muchachos viperinos chegaram a um ponto onde a opiniao deles era o equivalente ao que eu costumo fazer na retrete. Atacar constantemente o seleccionador que melhores resultados alcançou na historia da selecção portuguesa nao é só sinonimo de burrice como proprio de demencia cronica. E, como o canal onde esses fulanos destilavam o seu odiozinho de estimaçao é PUBLICO, fez muito bem a direcção da rtp! Afinal de que lado estava a esmagadora maioria da populaçao portuguesa no ultimo mundial?


Que nao se goste de scolari é uma coisa, que se aproveite de um espaço publico para fazer dele o seu blog anonimo é que nao! Aqui digo o que bem me apetece, se estivesse no cargo do carlos daniel teria de ter um minimo de cuidado com a minha postura. Ainda nao chegamos a Cuba.

Anónimo disse...

Carlos Daniel tem o melhor programa de debate futebolistico alguma vez feito em portugal...essa sim é a verdade!!!
Quanto ao resto da comunicação social, tenho uma coisa a dizer: O Jornal record existe, e isso explica muita coisa!!!!

El Pirata disse...

o melhor programa? eles nao dizem nada de jeito, andam sempre a segurar as saias uns dos outros, muito amiguinhos, e sempre a bater no scolari. Aquilo é um debate? Mais parece uma conveção de velhinhas anti viagra!

Anónimo disse...

o jornal record existe!!!!