segunda-feira, 27 de junho de 2005
NA ROTA DO GLORIOSO
É novo socio do glorioso
Castelo Branco o tal rei
Para muitos é enorme gozo
Ver mais um na parada GAY
As vendas estão em bom ritmo e já sá faltam 180mil socios para Vieira nao abandonar o glorioso...estranho ver tanta bandeira nova em terras africanas não?
Clube do passaro de rapina
Bora utilizar o cartão
Só tens que meter gasolina
Vieira és mesmo "mamão"
domingo, 26 de junho de 2005
O lixo do benfica
Gostaria de partilhar convosco, esta noticia retirada do jornal expresso.
Lixo do Benfica está ilegal
O antigo proprietário desta empresa, Manuel Lourenço de Campos - que nunca conseguiu autorização da autarquia para usar este terreno como lixeira -, garantiu ao EXPRESSO ter alertado pessoalmente o presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, para o sucedido. «Disse-lhe, há cerca de dois meses: eu não pude vazar o lixo, mas eles podem e estão a
fazê-lo», lembrou Manuel Campos.
Carlos Teixeira negou ao EXPRESSO ter sido abordado por este empresário e lembrou os vários processos instaurados, desde 2003, contra a dita empresa, sempre pelo mesmo motivo: vazamento de lixos e entulhos em locais proibidos.
«Cada multa pode atingir os 250 mil euros, mas a nossa capacidade de acção é muito limitada», justificou o presidente da Câmara de Loures, explicando: «Detectamos as situações, avançamos com os procedimentos legais e depois as coisas arrastam-se nos tribunais». E, com isso, o lixo vai-se amontoando no concelho.
Neste caso, Carlos Teixeira até sabe bem qual a origem do lixo: «Identificamos, lá no meio, vários documentos, como, por exemplo, uma carta da Federação Portuguesa de Futebol dirigida à direcção do Benfica».
Manuel Campos, que criou a Glutões do Entulho em 2003, chegou a dar um sinal para a compra do referido terreno, tendo, na mesma altura, tratado das respectivas autorizações junto do município. «Nunca consegui nada. Os meus pedidos vieram sempre indeferidos», contou ao EXPRESSO.
Uma vez que não teve sucesso, Campos acabou por vender a Glutões, em Agosto de 2004, ao filho de Mário Dias, dirigente do Benfica e administrador da Benfica Estádio, e a Carlos Trabuco, pai da dona da empresa que faz a limpeza do complexo desportivo do Benfica.
Logo após ter mudado de donos, a Glutões do Entulho começou a usar o terreno para vazar o lixo proveniente da Luz. «Não há da nossa parte qualquer incúria», diz, em defesa da câmara, Carlos Teixeira, acrescentando: «Mas estes são processos complicados. E nós até sabemos que estava ali a fazer-se um aterro, sem qualquer autorização», diz, revelando que o último processo de coima aberto contra a Glutões do Entulho tem uma data recente: 27 de Maio de 2005.O terreno em causa situa-se em Tocadelos, perto de Montachique, uma zona agrícola do concelho de Loures, onde está devidamente sinalizada a «proibição» expressa de «vazamento de entulhos e lixos», actos sujeitos a «coima até 50 mil contos» - lê-se numa placa ali afixada pela câmara.
Aliás, e de acordo com o Plano Director Municipal (PDM) de Loures, este terreno está integrado numa área de «exclusivo uso agrícola», conforme aponta um documento do departamento municipal do ambiente a que o EXPRESSO teve acesso. Segundo este documento, «o terreno é atravessado transversalmente por uma linha de água», integrando, uma parte, a Reserva Ecológica Nacional (REN), e outra, a Reserva Agrícola Nacional (RAN).
Mesmo ao lado desta lixeira há um outro terreno, com uma placa que identifica o projecto «Arborização da Encosta», financiado por fundos comunitários destinados à florestação, o qual tem o apoio da autarquia, da freguesia de Fanhões e da Zona Agrária de Loures.
Manuel Campos revelou, entretanto, ao EXPRESSO que apresentou uma queixa-crime, por burla, contra o representante do dono do referido terreno, um indivíduo de nome José Chalaça.
Segundo Manuel Campos, terão sido José Chalaça e Carlos Trabuco quem o convenceu a comprar o terreno, que se destinaria ao vazamento do lixo. Na queixa-crime, Manuel Campos alega que os dois indivíduos «reforçaram que o terreno, apesar de ser rústico, se situava em local urbanizável e que eles tinham grande influência junto da câmara municipal, principalmente Carlos Trabuco, que referiu conseguir influenciar uma alteração ao PDM de Loures».
Hoje, a Glutões do Entulho também já não é de Mário Rui Dias e Carlos Trabuco. Os seus actuais proprietários são familiares de José Chalaça, que adquiriram a empresa em Fevereiro de 2005. O EXPRESSO tentou, sem sucesso, obter um comentário dos gerentes da empresa.
quinta-feira, 23 de junho de 2005
O moleque rastafari dá pelo nome de Anderson. E, segundo consta, o seu grande feito, até ao momento, foi ter marcado 6 golos em pouco mais de 2 dezenas de jogos na 2ª divisão brasileira. É o que eu chamo um negócio à Bill Gates. Sim senhor, vale bem os 5.5 milhões de euros por 70% do seu passe. Alias, se me sair esta semana o Euromilhões já tenho destino para o dinheiro: vou ao Brasil, dirijo-me aos estádios de futebol da 2ª divisão, e o primeiro cara-de-fome com penteado à Bob Marley que eu vir fazer mais de 3 fintas e que jure ser adepto do FCP desde pequenino… carago, eu não me chame El_Pirata se não o trago comigo dentro do bolso!
Bem, como o post ainda vai pequeno, vamos falar de coisas sérias. E que tal, já que estamos a falar de jovens prodígios da bola, dar destaque a dois que não enganam? Aqui fica uma breve apresentação de Freddy Adu (ganês naturalizado norte-americano) e Lionel Messi (argentino).
Nascido a 2 Junho de 1989, em Tema (Gana), Freddy Adu reside nos Estados Unidos desde 1997. Este jovem-prodígio já fez despertar o interesse de vários colossos Europeus, entre os quais Manchester United, Inter, e Chelsea. Milhões não chegaram para convencer a mãe do jogador que tem sido, até aqui, a principal responsável pela permanência do pequeno craque na América. E que bom era que todas as mães e pais seguissem este exemplo. É que não vão ser 4/5 anos que vão estragar a carreira promissora de Adu. Pelo contrário... poderá ser bem benéfica esta permanência no seio da família.
Freddy Adu, com apenas 14 anos, estreou no futebol profissional dos Estados Unidos no dia 3 de Abril, jogando pela equipa D.C. United contra San Jose Earthquakes, vencendo por 2-1, se tornando o jogador mais jovem a jogar uma partida de esporte profissional dos Estados Unidos desde 1887, quando Fredd Chapman, aos 14 anos, entrou para a liga profissional de baseball. O atacante, que já até gravou comercial para a televisão com Pelé, é actualmente o jogador mais bem pago do futebol dos Estados Unidos, depois de assinar contrato, com a Nike, no valor de um milhão de dólares, com a Pepsi (valor ainda não revelado) e com a MLS (Liga Profissional de Futebol) de 500 mil dólares ao ano, por seis anos. Na sua primeira temporada profissional em 2004 fez 5 golos, 3 assistências e foi campeão da Liga MLS
Com 1,74 metro de altura ele é uma combinação de Robinho com Pelé. Faz maravilhas com o calcanhar e circula pela área com a bola como se fosse o quintal da casa dele. Cliff McCrath, um dos mais experientes técnicos americanos, diz que Adu tem o estilo e a exuberância dos jogadores brasileiros, mas faz coisas com a bola que ele, McCrath, nunca tinha visto.
Adu é tão surpreendente que a revista Sports Illustrated mandou investigar em Gana se tinha mesmo só treze anos. Não descobriu nenhuma irregularidade. Quando fizer 18 anos, antes de terminar o curso secundário, ele fechará um contrato de 90 milhões de dólares com a Nike.
A história de Messi como jogador de futebol, apesar de sua pouca idade (17 anos), já tem alguns capítulos para contar. Com apenas 13 anos, o jovem, nascido em Rosário, foi contratado pelo Barcelona, que viu nele um talento promissor... aposta que, com o passar do tempo, vem se mostrando acertadíssima.
Messi começou a jogar futebol em sua cidade natal, aos cinco anos de idade, numa pequena equipa chamada Grandoli. Três anos depois, transferiu-se para o Newell´s Old Boys, onde permaneceu até 2000, tendo chegado, inclusive, a tentar a sorte no River Plate, onde não deu certo. Nesse período, Messi sofreu com alguns problemas de saúde (com 12 anos media apenas 1,40 m), facto que pesou na decisão da família em ir morar na Europa em busca de melhor assistência médica. Quatro anos mais tarde, já no Barcelona e com um contrato assinado até 2012, Messi realizou um tratamento médico específico e cresceu mais 30 centímetros.
Nas categorias de base do Barca, a ascensão de Messi foi meteórica. Logo em sua primeira temporada, como infantil, marcou 35 golos em 30 jogos, incluindo cinco em sua estreia. Daí em diante foi subindo de categorias. Passou para Cadete B, Cadete A, Juvenil A, Barça C e Barça B, para, então aos 16 anos, fazer sua primeira partida como profissional.
A sua estreia no elenco principal do Barcelona aconteceu no dia 16 de novembro de 2003, num amigável contra o Porto, partida que marcou a inauguração do novo estádio da equipa portuguesa. Convocado pelo técnico Frank Rijkaard, Messi actuou por apenas 15 minutos, mas que serviram para mostrar todo o talento do garoto com a bola. Já esta temporada estreou-se na liga espanhola (jogou 7 partidas) e na liga dos campeões, marcando inclusivamente o seu primeiro golo como profissional contra o Albacete, na 34ª jornada.
Já com um título do campeonato espanhol em seu currículo e convocado pelo técnico Francisco Carraro para a disputa do Mundial sub-20, Messi realmente mostra potencial para ser um dos grandes talentos do futebol mundial nos próximos anos. Estrutura para tanto ele já tem, além do talento indiscutível. A imprensa argentina, exagerada por natureza, já classifica o garoto como o possível sucessor de Maradona. Mas uma coisa é certa: a aposta do Barcelona deu certo.
PS:
Na foto, Adu é o primeiro a contar da esquerda e Messi o jogador do meio. E quem é o puto que se encontra ao lado deles? Nada mais nada menos que a futura pérola de Alvalade: Fábio Paim, 17 anos. Não vou dizer para fixar o nome nem o rosto… não tarda ele estará por todo o lado.
quarta-feira, 22 de junho de 2005
.
.
segunda-feira, 20 de junho de 2005
Presidentes
A sensibilidade de cada um advém da vivência que tem do clube e nada melhor do que conhecer o clube por dentro para saber do que é que o mesmo necessita.
Presto assim, homenagem ao Presidente do meu clube , apesar de já o ter contestado, - e até afirmado que estaria na altura de dar lugar a outro - pois é realmente o maior de todos os tempos em todos os clubes portugueses.
Um presidente para as horas dificeis e as horas más, um presidente que acabou com modalidades pois o clube não as conseguia suportar e que mantém outras apenas e "só" por sensibilidade social e pelas mesmas serem a razão de existência da utilidade pública dos clubes (falo do desporto adaptado ao qual tiro o chapeu por conseguirem o que têm conseguido para o nosso país e clube).
Um presidente que ama o clube e que é odiado por mais de metade de Portugal por isso.
Um Bem haja
Palmarés:
Futebol (Séniores)
13 Campeonatos Nacionais (1984/85, 1985/86, 1987/88, 1989/90, 1991/92, 1992/93, 1994/95, 1995/96, 1996/97, 1997/98, 1998/99, 2002/03, 2003/04).
Antes o FC Porto só havia ganho 7.
Total: 20.
8 Taças de Portugal (1983/84, 1987/88, 1990/91, 1993/94, 1997/98, 1999/00, 2000/01, 2002/03).
Antes o FC Porto só havia ganho 4.
Total: 12.
13 Supertaças (1982/83, 1983/84, 1985/86, 1989/90, 1990/91, 1992/93, 1993/94, 1995/96, 1997/98, 1998/99, 2000/01, 2002/03, 2003/04).
Antes o FC porto só havia ganho 1.
Total: 14.
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus (1986/87, 2003/04).
2 Taças Intercontinentais (1986/87, 2003/2004).
1 Supertaça europeia (1986/87).
1 Taça UEFA (2002/03).
Futebol (Juniores)
8 Campeonatos Nacionais (1983/84, 1985/86, 1986/87, 1989/90, 1992/93, 1993/94, 1997/98, 2000/01).
Antes o FC Porto havia ganho 10.
Total: 18.
Futebol (Juvenis)
9 Campeonatos nacionais (1981/82, 1984/85, 1985/86, 1987/88, 1988/89, 1994/95, 1997/98, 2001/02, 2002/03).
Antes o FC Porto tinha ganho 8.
Total: 17.
Futebol (Iniciados)
6 Campeonatos nacionais (1985/86, 1989/90, 1996/97, 1997/98, 1999/00, 2001/02).
Antes o FC Porto tinha ganho 5.
Total: 11.
Andebol 4
Campeonatos nacionais (1998/99, 2001/02, 2002/03, 2003/04).
Antes o FC Porto tinha ganho 9.
Total: 13.
4 Supertaças nacionais (1994/95, 1999/00, 2000/01, 2002/03).
Antes o FC Porto não tinha ganho nenhuma.
Total: 4.
1 Taça de Portugal (1993/94).
Antes o FC Porto tinha ganho 4.
Total: 5.
Basquetebol
4 Campeonatos nacionais (1982/83, 1995/96, 1996/97, 1998/99).
Antes o FC Porto tinha ganho 5.
Total: 9.
7 Taças de Portugal (1985/86, 1986/87, 1987/88, 1990/91, 1996/97, 1998/99, 2003/04).
Antes o FC Porto tinha ganho 1.
Total: 8.
3 Taças da Liga (1999/00, 2001/02, 2003/04).
Antes o FC Porto não tinha ganho nenhuma.
Total: 3.
5 Supertaças nacionais (1987/88, 1996/97, 1998/99, 1999/00, 2003/04).
Antes o FC Porto não tinha ganho nenhuma.
Total: 5.
Hóquei em patins
14 Campeonatos nacionais (1982/83, 1983/84, 1984/85, 1985/86, 1986/87, 1988/89, 1989/90, 1990/91, 1998/99, 1999/00, 2001/02, 2002/03, 2003/04, 2004/2005).
Antes o FC Porto não tinha ganho nenhum.
Total: 14
9 Taças de Portugal (1982/83, 1984/85, 1985/86, 1986/87, 1987/88, 1988/89, 1995/96, 1997/98, 1998/99).
Antes o FC Porto não tinha ganho nenhuma.
Total: 9.
12 Supertaças nacionais (1983/84, 1984/85, 1985/86, 1986/87, 1987/88, 1988/89, 1989/90, 1990/91, 1991/92, 1995/96, 1997/98, 1998/99).
Antes o FC Porto não tinha ganho nenhuma.
Total: 12.
2 Ligas dos Campeões (1985/86, 1989/90).
2 Taça das Taças (1981/82, 1982/83).
2 Taça CERS (1993/94, 1995/96)
1 Supertaça Europeia (1986/87).
Voleibol
1 Campeonato nacional (1985/86).
2 Taças de Portugal (1986/87, 1987/88).
Bilhar
«3 tabelas»9 Campeonatos nacionais (1982/83, 1983/84, 1987/88, 1992/93, 1993/94, 1996/97, 1999/2000, 2001/02, 2002/03).
«Pool»3 Campeonatos nacionais (2000/01, 2001/02, 2002/03).
Boxe
Séniores consagrados7 campeonatos nacionais (1991, 1992, 1993, 1994, 1999, 2001, 2002). Séniores iniciados5 campeonatos nacionais (1996, 1999, 2000, 2002, 2003).
Natação
Masculinos 8 Campeonatos nacionais (1983/84, 1984/85, 1985/86, 1987/88, 1989/90, 1990/91, 1991/92, 1998/99).
Femininos 10 Campeonatos nacionais (1983/84, 1984/85, 1985/86, 1988/89, 1989/90, 1990/91, 1991/92, 1993/94, 1997/98, 1999/2000).
Halterofilismo
2 Campeonatos nacionais (2002, 2003).
Atletismo
Medalha de Ouro nos J.O. de Seul (Fernanda Ribeiro).
Medalha de Bronze nos J.O. de Sidney (Fernanda Ribeiro).
Pista - Masculinos1 campeonato nacional (2001).
Obrigado por fazer do nosso clube um clube mais rico.
Referi no título presidentes pois queria falar dos presidentes dos outros clubes neste presente que vivemos mas não achei nada de relevante em qualquer um dos mesmos...
sexta-feira, 17 de junho de 2005
Quo Vadis benfica
quinta-feira, 16 de junho de 2005
O melhor metodo
Não pude deixar de ler hoje nos vários jornais desportivos que o slb votou contra o sorteio puro dos árbitros. Penso que é claro o porquê do clube da luz ter tal atitude pois o investimento em lugares na liga poderá não compensar, mas será o sorteio puro a melhor maneira para acabar as suspeições?
É evidente que não, as mesmas nunca irão acabar e irão existir sempre os que são beneficiados e os que são prejudicados, no entanto existem algumas reflexões que podem ser feitas.
Se o sorteio for feito ao início da semana da muito tempo para se prepararem os cozinhados do costume e para os lugares na liga surtirem efeito. Se o sorteio for feito na sexta ao início da tarde, o tempo já é menor e talvez mais difícil de efectuar o cozinhado.
Com o sorteio qualquer árbitro poderá apitar qualquer jogo, será bom ou mau? Iremos ter quem se queixe que o sorteio foi nefasto e irão outros esfregar as mãos de contentes!
As nomeações (de várias formas e feitios) já foram rejeitadas, o sorteio também, a minha sugestão vai para a criação de um programa matemático, baseado em algoritmos matemáticos que indique qual o árbitro, mas assim sendo corre-se o risco de ouvir alguém dizer, é preferível contratar matemáticos a jogadores.
Para rematar para golo, quando um árbitro sorteado castigar algum jogador, irão ser os juízes colocados pelo sr. Cunha Leal que se encarregarão de preparar os jogos do slb para a próxima jornada.
terça-feira, 14 de junho de 2005
O pintor de automóveis Dragão de Ouro
Mas o que faz este pintor de automóveis de gravata azul com um Dragão de Ouro nas mãos?
Em 1987 era presidente, no Luxemburgo, da casa do... FC Porto. Pela sua dedicação ao clube, por o promover além-fronteiras ganhou... o Dragão de Ouro. Prémio pelos serviços ao FC Porto!!! Um dia José Veiga regressa a Portugal. Estamos a meio dos anos 90. O futebol começava a ser uma indústria com cada vez mais dinheiro em jogo. Os empresários começaram a ser negociadores inatos. Pinto da Costa, atento a essa mudança, decidiu criar empresários para o clube. E pegou no seu filho e em... José Veiga. Para verem o respeito que o presidente do Porto tinha por ele. Porém, Veiga começou a prejudicar os interesses do clube em nome dos seus próprios interesses. Caso Doriva primeiro. Caso Zahovic depois. O esloveno era um jogador dedicado e correcto. Porém, a meio da época 98/99 (PENTA) começou a prejudicar a equipa. Num jogo foi expulso por encostar a cara a José Pratas, em sinal de protesto (contra o Guimarães). Contra o Rio Ave, foi substituído e insultou Fernando Santos. Alguém estava por trás dele, para o vender ao Valência. Era Veiga, como se soube no fim da época. Estava declarada guerra.
O emigrante pintor de automóveis agora empresário dedica-se, então, ao seu negócio de vender e trocar jogadores. É um jogador à sua maneira. Hábil, mas com técnicas duvidosas. Consegue feitos nos negócios, como levar Jardel para Alvalade. As relações com o Porto estavam cortadas. O negócio que deu o matador a Alvalade foi um golpe para o Porto. Os azuis-e-brancos debatiam-se com problemas internos, chegando a liderança de Pinto da Costa a ser posta em causa pela primeira vez. E Veiga aproveitou-se começando a recolher apoios para ser presidente do... FC Porto. Era, e talvez ainda seja, o seu grande sonho. É este senhor que o Benfica tem como director técnico. Como segundo, ou já primeiro, chefe dos encarnados. Quando ouço ou leio o que J. Veiga diz contra Pinto da Costa não o vejo como um “palhaço”. Antes como um ressabiado, que gostaria de ocupar um lugar na tribuna do Dragão e não da Luz. Mas por mim, continuem sempre com Veiga. Pinto da Costa é líder incontestado do Campeão Mundial. Será sempre - e para sempre – O PRESIDENTE.
sábado, 11 de junho de 2005
I SuperGala Óscares do Tribunal @ Casa da Música
A I Gala dos óscares do Tribunal do Futebol realizada na Casa da Música na Praça Mouzinho de Albuquerque teve como vencedor António Ramos AKA El Pirata que arrecadou 6 dos 21 troféus em disputa, podendo ainda conseguir mais um no desempate da categoria “Melhor Alucinação” onde defrontará Gil AKA Picareto Kid. El Pirata teve como principal adversário Ivo que conseguiu conquistar 4 troféus, e Gil AKA Picareto Kid com 3, podendo elevar para 4. A surpresa da gala foi sem duvida os 2 troféus ganhos por Ultrak que apesar da curta participação no blog consegue vencer estes dois troféus de uma forma quase unânime, igualando dois participantes regulares do blog Mítico a Ana Dias e ultrapassando André Kaustico. De negativo foi a ausência da cerimónia de Ivo e da ex-bloguista Ana Dias que deste modo não puderam receber os respectivos troféus, assim como do bloguista Rui Ramos que apesar de nomeado não compareceu na entrega dos prémios.
Aqui fica a lista de vencedores e algumas fotos da gala:
António Ramos AKA El Pirata (6 Troféus)
- Pura amizade,
- Duvida existencial,
- Grito de revolta,
- Maior prazer,
- Melhor Premonição,
- Sarcasmo puro
Ivo (4 troféus)
- Mau feitio
- Melhor provocação a adepto rival
- Oh pra mim todo empertigado
- Frase da época 2004/2005
Gil AKA Picareto Kid (3 troféus)
- Modéstia à parte,
- Referencia a jornal desportivo,
- Melhor quadra poética
Mítico (2 troféus)
- Melhor provocação a adepto rival
- Quem fala assim não é gago
Ultrak (2 troféus)
- Melhor referencia ao sistema
- O algodão não engana
Ana Dias (2 troféus)
- Melhor Comparação
- Sinceridade profunda
André Kaustico (1 troféu)
- Bom samaritano
I Gala �scares do Tribunal @ Casa da M�sica 06/2005
Em cima à esquerda - A felicidade de Mitico após a conquista do seu primeiro Óscar do Tribunal
Em cima à direita - André Kaustico entrega um prémio a Picareto Kid
Em baixo à esquerda - El Pirata António Ramos recebe mais um prémio das mãos de Mitico
Em baixo à direita - Prémio "melhor quadra poética" é entregue a Picareto Kid pelo seu principal rival nesta categoria Mitico.
Frases vencedoras:
1. Óscar – Pura Amizade
António Ramos – Eu vou dar um desconto aos portistas, afinal estamos em pleno Fantasporto e devem andar a ver algo fantástico para se sentirem sempre prejudicados (2 Mar.)
2. Óscar – Bom Samaritano
André Kaustico – Bruno Paixão – Um valente pontapé nos cornos k já lhe tou a dever há uns anos (prenda de natal) (25 Dez.)
3. Óscar – Dúvida Existencial
António Ramos – Tenho uma curiosidade meus adeptos da causa draconiana... A lobotomia é de borla com o cartão de sócio ou vocês pagam? (29 Abr.)
4. Óscar – Grito de Revolta
António Ramos – expulsar um jogador correctíssimo e brilhante como o Hugo Viana porque um badameco com cabelo à paneleiro (João Pereira de seu nome) simula e mal uma agressão (será que lhe puxaram o cabelinho?...) é indecente e imoral! (26 Jan.)
5. Óscar – Maior Prazer
António Ramos – só para dizer que de acordo com o CENSUS de 2001, Portugal tem actualmente não 10 mas sim 11 milhões de habitantes... partindo desta nova actualização posso afirmar, sem grande margem de erros... Portistas, vocês existem! É verdade, e para grande prazer meu, deixem que vos diga (21 Dez.)
6. Óscar – Mau Feitio
Ivo – No jogo do SLB contra o BFC acredito piamente que o BFC tenha feito o costume quando joga contra os clubes da capital. Baixou as calças e deixou-se enrabar piamente. (17 Jan.)
7. Óscar – Melhor Alucinação *
Gil – Anda tudo com muito medo do Chelsea…! EU ACREDITO! Não tenho medo… temos equipa!!! Chelsea vs FC Porto – 0-2 (26 Set.)
António Ramos – O que eu não dava para ser uma mosquinha para poder assistir à assembleia-geral do FCP de aprovação do relatório e contas. Aquilo deve ser tudo menos falar de contas e despesas. Começa-se com um insulto a Lisboa, outro insulto ao Scolari, um ámen aos mártires já falecidos (Pedroto, etc. e tal), olha-se pró relógio e aprova-se as contas depressinha que já é meia-noite e amanhã trabalha-se ao contrário de Lisboa (3 Fev.)
8. Óscar – Melhor comparação
Ana Dias – acho piada a isso do jantar do blog, faz-me lembrar os gajos na assembleia da república andam um ano inteiro a insultarem-se sempre com um prefixo de “sua excelência” e depois quando se encontram dizem todos que são muito amigos pessoais e até andaram a estudar juntos e partilhavam filipinos (8Abr.)
9. Óscar – Melhor Premonição
António Ramos – Acho que está na altura da GNR começar a fazer testes de balão em pleno relvado. Apreensão dos apitos é o que eu aqui deixo expresso. Já começo a ficar farto de ver tanto arbitro alcoolizado a apitar encontros. Um dia destes ainda se dá uma tragédia e o Benfica ganha o campeonato (15 Nov.)
10. Melhor Provocação a adepto rival
Ivo – Não faço comentários à pseudo-intelectual (Ana Dias) que tem a mania que a sua opinião é mais elaborada que a dos outros. (24 Fev.)
11. Óscar – Melhor Provocação a Clube Rival
Mítico – ontem ao ver o estádio da Luz, palco da final do campeonato da Europa de futebol, reparei que milhares de sócios e simpatizantes da equipa da casa já começaram a ir ao estádio mascarados...de cadeiras vermelhas!!??!!! Calma pessoal, não se mascarem já...o Carnaval é só em Fevereiro (17 Jan.)
12. Óscar – Melhor referência ao Sistema
Ultrak – O sistema como algumas pessoas sabem encontra-se no norte shopping, e é um dispositivo mecânico capaz de desenvolver uma força rotacional que por sua vez, e segundo vozes que tabelam nas paredes de tal superfície comercial, esta força (em newton) é responsável pelo movimento das escadas rolantes!!! (21 Jan.)
13. Óscar – Modéstia à Parte
Gil – Perante a brilhante conquista da Taça Intercontinental pelo FCP só resta a todo o mundo ajoelhar-se perante a nossa superioridade. (12 Dez.)
14. Óscar – O Algodão não Engana
Ultrak – A verdade é só uma...o FCP não esta a jogar o suficiente para ganhar... (25 Mar.)
15. Óscar – Oh pra mim todo empertigado
Ivo – só para que os arrogantes que fizeram a festa metam a viola no saco, espero que o Boavista vença o jogo com um golo em fora de jogo marcado com a mão aos 95 minutos de jogo quando o árbitro só deu 2 minutos de desconto. (17 Maio)
16. Quem fala assim não é gago
Mítico – é mais anti-portista aquele que vai para lá assobiar os jogadores aos 15min de jogo do que aquelas "lanterninhas" e aqueles "gatinhos" que vão para o café e para outros sítios festejar as derrotas do FC PORTO. (3 Dez.)
17. Óscar – Sarcasmo Puro
António Ramos – o único momento de alegria que devem ter tido esta época (portistas), para alem da passada segunda feira, deve ter sido quando o Joaquin Cortes se cansou de matar baratas e se calou (na apresentação aos sócios)... Caraças, ate eu, que estava bem longe do local, bati palmas quando o cigano parou quieto! Pior que ele só mesmo a Isabel Silvestre e a sua pronuncia do norte, durante a cerimonia de inauguração do estádio... eu juro que pensava que a mulher estava a estripar um gato ou algo do género! Mais uma vez, e à distancia, bati palmas quando se fez silencio! (10 Nov.)
18. Óscar – Sinceridade profunda
Ana Dias – Desportivamente subscrevo o mérito reconhecido ao Futebol Clube do Porto porque efectivamente o merece. (11 Fev.)
19. Óscar – referência a jornal desportivo
Gil – Depois de uma capa destas não voltei a ler esse papel que até para reciclar deve ser impróprio (referindo-se ao jornal ABOLA) (9Nov.)
20. Óscar – Melhor quadra poética
Oliveirense de Famalicão
Profissionais não têm nenhum
Se dois penaltis não te chegam Simão
Então pega lá mais um (19 Jan.)
21. Óscar – Frase da Época 2004/05
Ivo – A mobilização de massas, faço-a na sopa da minha mãe e fazendo o paralelismo é fácil de ver como uma colher consegue po-las a todas a mexer para o mesmo lado, quero dizer que a massa de adeptos do Benfica não passam de carneirada vinda da província e não da capital como nos querem fazer querer. (17 Maio)
* - A votação para "melhor alucinação" continua aberta, pedimos a todos para votarem de novo apenas nesta categoria e apenas entre os dois candidatos apresentados, enviem de novo um e-mail com a vossa escolha para antonio.ramos@fe.up.pt
O CAPITÃO
quinta-feira, 9 de junho de 2005
A selecção e os ingratos
Há clubes assim, tratam mal quem deu o que tinha e o que não tinha pelo clube...
A selecção: uma vitória e mais três pontos, jogo de fim de epóca em que se viu que muito sprecisam de descanso. Exibição fraca de todos os jogadores e ao contrário do que se diz nada de mais no lance do golo de Portugal, uma finta com o adversário a meio metro faço eu muitas.
Com um grupo destes conseguimos assegurar o que era mais fácil: a qualificação.
quarta-feira, 8 de junho de 2005
Como é do conhecimento geral, o campeão europeu pode ser impedido de defender o seu título. E tudo porque a federação inglesa de futebol teve uma atitude tipicamente portuguesa, ou seja, uma atitude de xico-esperto. Ao considerar que as 4 vagas permitidas pela Uefa seriam atribuídas aos primeiros quatro classificados do campeonato inglês, a FA não fez mais do que pressionar a Uefa, no caso de vitória do Liverpool na Liga dos Campeões, a considera-lo como o 5º participante inglês na competição! Ora isso é inaceitável e faz muito bem a Uefa em não ceder a chantagens.
segunda-feira, 6 de junho de 2005
O Melhor
No final desta epoca o treinador de Guarda-Redes do FC Porto,Daniel Gaspar,parte rumo à sua terra natal,Estados Unidos,e deixa algumas frases que ponho aqui,para de umas vez por todas se acabarem as duvidas.Estamos a falar de alguem que já treinou varios guarda-redes portugueses de topo.
"Sem Vítor Baía o FC Porto não disputava esta época o título ""Esta teria sido a sua melhor época de sempre, tivesse o FC Porto uma campanha igual a tantas outras e a organização defensiva definida. Com tantas mudanças, a equipa perdeu atitude defensiva, não foi tão compacta e organizada. Mas Vítor Baía esteve sempre no sítio certo no momento exacto a fazer defesas decisivas, aquelas que fazem a diferença."
"O Vítor Baía valeu muitos pontos. Ele fez a diferença. "
"Não sou eu que o digo. Mas sei ler. E o que a UEFA considerou é que Vítor Baía foi o número um da Europa; e o que na Gala da SuperLiga ficou claro é que ele, Vítor Baía, foi o melhor de Portugal. Isto entre outras distinções. Portanto, quem sou eu para me pronunciar?"
"Que me perdoem o Quim, o Neno, o Silvino e o Nélson, que treinei e apreciei. Mas pudesse eu fazer uma clonagem e ia buscar a juventude do Moreira, a elasticidade e rapidez do Ricardo, a capacidade física do Bruno Vale, o profissionalismo do Nuno e a presença inconfundível do Vítor Baía. E então Portugal teria com toda a certeza o melhor guarda-redes do globo."
Senhor Scolari e maltosa que anda a mamar à custa da federação.Vão-se lá embora e deixem jogar o Melhor.O melhor guarda redes portugues de sempre,e já me estou a conter nas palavras.
Desde pequeno que jogo à bola,e a minha posição favorita é Guarda-Redes.Baía,desde que me lembro era o nome que eu gritava quando agarrava uma bola seguro.
sábado, 4 de junho de 2005
Uma situação inacreditável quando se sabe que a verba em causa é praticamente um ordenado do actual seleccionador nacional (150 mil euros). Com Hugo Inácio (o adepto condenado de homicídio por negligência) a monte e com a direcção de Gilberto Madaíl a recusar-se ajudar uma família que continua a sobreviver graças a acções de caridade.
De recurso em recurso a Federação tem-se eximido a pagar aquilo a que a justiça a condenou. O que significa que a Federação apenas reconhece e aceita a justiça que passa pela cabeça oca do seu presidente. Que à custa de dinheiros alheios vive como um lorde, viaja nos aviões em classe executiva, hospeda-se em hotéis de luxo e é seguido por grupos de paquetes a carregarem-lhe as bagagens para que não se canse.
Fosse Gilberto Madaíl um homenzinho responsável, nem sequer seria necessário que fosse homem, mesmo com h minúsculo, e o assunto não andaria em bolandas, de tribunal em tribunal. Porque a Federação não pugna por justiça, – nenhuma vida é ainda avaliada em euros – mas fá-lo apenas pela fuga à responsabilidade e, linearmente, pelo roubo.
E depois vem este bode velho, com a maior das descontracções, doar 40 mil euros ao Martunis da Indonésia! Não está em causa a tragédia que se abateu sobre a vida da criança indonésia, tanto mais que considero o gesto de grande humanidade, mas isso não apaga a vergonha e a insolência com que trataram uma família e duas crianças, que ficaram sem pai e sem o principal sustento da família. Gilberto Madail, o Poncio Pilatos português.
Quanto ao jogo da selecção, com o regresso do maestro Figo, que para além de categoria ainda acrescenta liderança, a um grupo que bem precisa de um comandante, só posso estar feliz. Força Portugal! O Mundial espera-vos.
sexta-feira, 3 de junho de 2005
Contratações
É muito simples analisar as contratações feitas até agora pelos 3 grandes. Existe um deles que tem algum desassoego financeiro e como tal contrata feito maluco. A não ser que alguns negócios envolvam a troca de jogadores em grande número esse clube chegará ao iníco da epóca com um plantel de cerca de 45 jogadores entre regressados, aquisições e permanências. Eu disse um mas queria dizer 2 planteis...
Pois é, o FCP caminha novamente para o abismo e se as contas têm sido mascaradas com o dinheiro das vendas, também é certo que a contratar assim, daqui a dois, três anos, não tem nínguem com valor para vender e aí, provavelmente, a batata quente já ficará nas mãos de outros.
Os restantes grandes estão como o povo português, cheios de dividas e sem mais capacidade de endividamenteo. Como tal, quando se gasta dinheiro tem de se apostar no barato e esperar que seja bom. Nesse aspecto o SCP tem sido o menos mau e tem conseguido acertar nalguns jogadores que tem contratado.
Quando os planteis estiverem definidos se verá, na teoria, qual o mais forte. No entanto, já todos sabemos quem terá mais responsabilidades por ter sido quem mais gastou...
Coisas da vida...
quarta-feira, 1 de junho de 2005
Jantarada Futebolistica
Como fiquei penalizado pela ausência do jantar inaugural, cabe-me a mim estabelecer uma data. Deste modo proponho desde já o dia 8 de Junho, quarta-feira, como a data para o festim.
Quanto à hora, 20.30h, tendo a entrada da FEUP como ponto de encontro. O local será o mesmo estabelecimento prisional do primeiro encontro (eheheheh, estou a brincar).
Fica desde já lançado o evento e aguardam-se confirmações e/ou sugestões quanto a local e hora.
Espera-se a comparência em massa de bloguistas, cada qual munido com um, repito apenas um, utensílio de agressão. Avisa-se desde já que armas de fogo são proibidas mas cacetetes e tacos de basebol fazem parte dos itens que são permitidos. Os capacetes de protecção apenas são permitidos para o sexo feminino. Relembrar que após o festim, a comitiva desloca-se até ao Monte da Virgem para discutir, fisicamente, os diversos pontos de vista futebolísticos.