Cumprida que está mais uma jornada (falta o Rio Ave vs Vitoria Guimarães), aqui fica o meu ponto de vista relativamente aos aspectos positivos e negativos da mesma. Comecemos pelas coisas boas :)
1. A exibição categórica do Sporting
Naturalmente que este foi o aspecto mais positivo do fim de semana futebolistico nacional. Uma jogatana à moda antiga. Meus amigos, aquilo a que assisti no serão de domingo é futebol. É arte. Uma exibição sem macula, de classe, de prazer. Assim sim, fico satisfeito como adepto verde e branco e satisfeito como apreciador do jogo. Mais importante que ganhar a todo o custo e contra todos, aplicando todo o tipo de metodos para alcançar a vitoria, é dignificar,transpirar e honrar a camisola. Os titulos existem para ser conquistados é um facto. E o Sporting, no seu historial de quase 100 anos, sempre lutou por eles. Mas é preciso, antes de tudo o mais, saber respeitar o adversario, o jogo, e os adeptos. Para tal é necessario ter a consciência que nem sempre somos os melhores e que é impossivel ganhar sempre. E nas alturas das derrotas é necessario saber respeitar o adversario e ser digno. E o Sporting, ontem, foi digno! Os meus sinceros parabens aos jogadores. A camisola assenta-vos bem! Continuem a fazer por merecê-la.
2. Carlos Martins.
Em 2000, mais precisamente em Setembro, então com 18 anos de idade, é lançado na equipa principal do Sporting pela mão de Inacio. Dele se dizia ter talento inato para comandar um jogo a partir do centro do terreno. Visao de jogo, capacidade de colocar a bola à distância com precisão, remate potente e colocado, forte na marcação, qualidades suficientes para o colocar na rampa de lançamento para uma grande carreira. Infelizmente para ele, Inacio nao dura mais do que 3 meses no comando da equipa do Sporting e Carlos Martins é relegado para a equipa B e para sucessivos emprestimos, do Campomaiorense passando pela Académica. Verdade seja dita que o jovem também se dislumbrou com a facilidade com que encontrou as portas abertas para o profissionalismo, nao evoluiu tanto quanto dele se esperava, e começava a tardar o despontar do seu enorme talento. Atrás dele vieram Quaresma, Viana e Ronaldo, e todos eles meteoricamente alcançaram o sucesso. Felizmente para Carlos Martins e para o Sporting, parece que esta epoca será a epoca da afirmação completa na Superliga. Com 22 anos, ainda jovem, parece agarrar com as duas mãos o lugar na equipa titular, efectuando frente ao Boavista uma enorme exibição. Fica a duvida do que o Sporting poderia ter produzido se tivesse jogado com Carlos Martins de inicio frente ao FC Porto.
3. Academia Sporting - talentos para apreciar...
Aurelio Pereira, Cesar Nascimento, Rui Palhares, Carvalho, o saudoso Oswaldo Silva. Que têm estes nomes todos em comum? São os formadores da Academia de jovens do Sporting. Pelas mãos deles despontaram os maiores talentos do futebol português! Futre, Figo, Peixe, Dani, Boa Morte, Simao Sabrosa, Quaresma, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo. Todos eles educados e preparados para a vida na Academia leonina, beberam da fonte de sabedoria destes homens. E todos eles potenciaram o seu enorme talento.
Vem esta dedicatória a proposito da exibição dos dois maiores craques dos clubes rivais do Sporting. Ricardo Quaresma e Simao Sabrosa foram vitais para a conquista de pontos dos seus clubes este fim de semana. Quaresma, com mais uma bela obra de arte, conquistou literalmente a vitoria da sua equipa e Simao com uma magistral execuçao de um livre directo, evitou a derrota da sua equipa. Aqui fica uma mensagem para portistas e benfiquistas: arte e talento requere muita habilidade e dedicação! Por alguma razao o Sporting nao se dedica à obcessão da conquista dos campeonatos de infantis, iniciados, juvenis e juniores. Nao é esse o objectivo da formação de jogadores. O objectivo é prepara-los, dota-los de capacidades tecnicas para fazer a diferença. Os titulos nas camadas jovens é para mentalidades tacanhas. As camadas jovens servem para formar atletas e homens. E isso é a realidade na Academia Sporting; a unica capaz de acompanhar a Academia Ajax. Parabens.
PS:
E a fornada ainda nao se esgotou. Atentem no futuro de Edgar Marcelino, Paulo Sergio, Yannick Djaló, Carlos Saleiro, João Moutinho, Silvestre Varela, Fabio Paim. Não desdenhem porque ainda os podem ver de azul ou vermelho... o melhor é comecar ja a idolatra-los :)
4. Vitoria de Setubal e Maritimo
Permanecem as boas exibições destes dois conjuntos. No caso do Maritimo mais significativa se torna a menção positiva pelo facto de ter feito abanar e de que maneira o Benfica (valeu mais um tombo para a piscina do Karadas e uma brilhante execução de Simao). Ao fim de 10 jornadas, mantendo-se colados aos primeiros classificados e praticando excelente futebol, estes dois clubes sao um orgulho para a regiao e adeptos que representam. Assim se mantenham até ao fim.
Quanto aos aspectos negativos...
1. Arbitragens em Barcelos e na Madeira
Na presente Superliga, qualquer jogo disputado fora de casa é motivo serio e preocupante para qualquer um dos 3 denominados grandes. Isso foi evidente este fim de semana. Tanto Porto como Benfica correram serios riscos de perder os seus encontros. No entanto tal não sucedeu. Por merito proprio? Sim, também. Mas devido igualmente a erros de arbitragem. Na Madeira a falta que dá origem ao golo do empate é arrancada perante sonoras gargalhadas da bancada! De facto, somente estando severamente alcoolizado, é que o distinto arbitro marcaria tal falta. Acho que está na altura da GNR comecar a fazer testes de balão em pleno relvado. Apreensão dos apitos é o que eu aqui deixo expresso. Já começo a ficar farto de ver tanto arbitro alcoolizado a apitar encontros. Um dia destes ainda se dá uma tragedia e o Benfica ganha o campeonato. E isso nao seria nada bonito de se ver :)
Mas nao fico por aqui. Em Barcelos o senhor arbitro nao se encontrava com excesso de alcool no sangue. Aquele deveria ter sido multado mas era por inadequada utilização de um cerebro, com claro prejuizo para todo e qualquer ser racional. O penalti cometido por Nuno Espirito Santo (este nem com a ajuda divina no nome lá vai... nao arranjam maneira de o colocar a trabalhar na SAD do Porto, no lugar do outro grilo falante, o Daniel Rodrigues Pereira... jeitinho para a baliza nao parece ser com ele...) sobre o Paulo Costa é tao evidente que propunha à GNR a apreensao do cerebro do arbitro em questao. No minimo ficaria 6 meses sem o poder utilizar.
2. Luis Fabiano, Pinilla,Derlei, Postiga, Nuno Gomes
Que têm em comum todos estes nomes? Sao jogadores dos 3 grandes, ganham belas somas de dinheiro, são atacantes... e nao marcam golos!!
Pois é. Quem diria, tantos ataques ao Pinilla e afinal o chileno encontra-se na mesma lista de gente tao famosa. Alias, Derlei, Postiga e Nuno Gomes conseguem ser ainda mais anedoticos, uma vez que ainda nao fizeram nem um golinho. Como diria o grande Pessa... e esta hein? Ou muito me engano ou o Pinilla vai repetir a façanha de Acosta... de motivo de chacota para goleador campeão.
3. Manuel Cajuda.
Sou sincero, até simpatizo com o homem. Mas a verdade é que o Beira Mar nao ganha à 6 jornadas. Desde que ele aterrou em Aveiro. Ainda estou para perceber o motivo que levou à dispensa do Mick Wadsworth... correm rumores de homosexualidade do sujeito... é uma questao delicada mas parece-me que por este caminho o Beira Mar vai ser a primeira equipa a jogar com um estadio de Europeu na liga de honra... com homo ou sem homo!
Mais apreciações poderiam ser feitas mas aguardo comentários. Está aberta a discussão semanal :)
Abraços