Redes Social

sábado, 30 de junho de 2012

Fim do Jogador, Inicio da Lenda!



Alessandro Del Piero oficializou o final da sua brilhante carreira de jogador de futebol, com a seguinte dedicatória aos seus fans juventinos, após 19 épocas consecutivas ao serviço da Vecchia Signora:
.

«Acaba aqui. O meu contrato terminou, hoje mesmo. Já se sabia, mas o facto de ser oficial tem um efeito especial em mim. Não é, de qualquer modo, um momento triste. Não mais. Porque quando olho para trás vejo que vivi o sonho mais belo que poderia ter sonhado. Todas as memórias, todas as alegrias, todas as vitórias ficarão para sempre comigo, como aquela despedida no último jogo em Turim. Ficará para sempre no meu coração, como uma fotografia viva. Inapagável.


Várias vezes ficaram à minha espera, no final dos treinos, dos jogos, à chuva e ao frio. Fiéis. Hoje pago a minha dívida. Estou aqui eu, para vocês, para os saudar e vos agradecer por tudo. Para vos prestar a minha homenagem. E à camisola que tanto amo, e que sempre respeitei e enchi de suor dedicado. Os jogadores passam, a Juve continua, e agora começará uma nova aventura. Mas nunca vou deixar de torcer pelo clube. Serei para sempre vosso. Um de vós. Adeus rapazes, e obrigado por tudo.



Alessandro»

.
A pouco mais de 24h da Itália jogar a final do Euro2012, que brindou os italianos e todos os amantes do futebol com exibições pautadas por um futebol atractivo, com a habitual coesão defensiva mas permitindo aos seus tecnicamente dotados atletas dar asas ao seu talento sem as amarras do odioso catenaccio, não posso deixar de lamentar o tempo perdido enquanto Alessandro Del Piero serviu a Squaddra Azzurra, os temores defensivos impediram maior brilho a Del Piero mas não ofuscam a sua carreira, tal como também não retira qualquer brilho o facto da FIFA nunca o ter distinguido, sequer com um 3º lugar nos inenarráveis e ridiculos FIFA World Player of the Year! Será que em 19 anos Del Piero nunca se destacou dos demais? O mercantilismo da FIFA aposta nas imagens de 2 ou 3 jogadores, andamos anos a fio a ver as distinções entre Ronaldo e Zidane, entre Messi e Cristiano... e os outros, pergunto eu? 


Tal como Del Piero, a quem presto a minha homenagem hoje, igualmente outro italiano, já veterano, tem uma carreira de génio sem a devida distinção. Amanhã pode ser campeão europeu, após uma época fenomenal na Juventus. Não merecerá Andrea Pirlo um tratamento digno, e não me refiro aos adeptos que sabem bem a quem devem prestar o seu tributo, mas ao sumo pontífice que comanda o futebol? Se falharam com o Del Piero ao menos corrijam o erro com outro divino italiano, cruxifiquem os técnicos italianos pelo excomungado catenaccio e não os seus jogadores, dos melhores que o futebol mundial tem para admirar!

1 comentário:

Jorge Ramiro disse...

Del Piero, sem dúvida, um dos grandes do futebol. Um dos maiores da história do esporte. Ele veio para o Brasil seguiu, me disseram que tem uma cadeia de restaurantes em perdizes. Eu não sei se é verdade.