Redes Social

sábado, 5 de junho de 2010

Welcome Villas-Boas

André Villas-Boas foi esta sexta-feira apresentado como novo treinador do FC Porto para as próximas duas épocas. Na cerimónia, que se realizou na Sala VIP do Estádio do Dragão, o técnico revelou o «orgulho enorme» em regressar à casa onde iniciou a carreira, com 17 anos. Para além disso, André Villas-Boas sublinhou que há um «corpo comum de ideias» que o une ao clube e que é «mais valioso» do que qualquer outro tipo de acordo.

image

Durante cerca de 20 minutos, André Villas-Boas respondeu a todas as perguntas dos jornalistas, num cenário com vista para o relvado do Dragão. Aqui ficam algumas das suas repostas:

«Este clube tem um compromisso com as vitórias. Prometer faz muito lembrar 2002, quando um predestinado entrou aqui e prometeu pela primeira vez. Neste clube vence-se desde 1893 e quero fazer parte disso. Prometer seria mais do mesmo, uma repetição.»
«Há um impacto exagerado de mediatismo. Referem-se muito à minha juventude e não às competências inerentes à minha escolha. O que foi mais importante na decisão foi escolher competências e um perfil, e sem dúvida que o presidente teve isso em conta. Mais importante do que debater uma série de situações que vos podem parecer importantes é evidenciar as minhas competências e o meu crescimento como técnico, num percurso que me parece estar à vista de todos.»
«Qualquer plantel do FC Porto dá garantias de sucesso absoluto, foi feito com critério e com rigor. As adaptações a fazer serão sempre baseadas nesse rigor de processos, numa prospecção agressiva e numa tomada de decisão final.»
«A escolha do FC Porto não é para satisfazer o capricho do rapaz, mas sim para um início novo, de um novo líder, com novas competências. Sei o que pretendem de mim e quero atingir o sucesso inerente à história deste clube. Chegar a um grande significa muito para um treinador. Há muitos que passam anos e anos sem ter uma oportunidade. A minha chega agora, porque se acreditou num corpo comum de ideias.»
«Se calhar, para muitos, o que faço cheira a imitação e a clone, mas refuto isso. Sou muito mais clone de Bobby Robson do que de José Mourinho. Tenho descendência inglesa, nariz grande e gosto de beber vinho. Trago uma nova forma de encarar o jogo. Sei perfeitamente o que se exige num clube de topo, o que é rendimento. Conheço o target que tenho de atingir e será essa a definição. Marcou-me o Robson, pelo empurrão inicial, marcou-me o José Mourinho, com quem partilhei muitas ideias e vivências. Marcou-me muita gente com quem trabalhei nesta casa, onde entrei aos 17 anos. A partir daí fui criando também as minhas ideias. O futebol está em constante evolução. Também eu me adaptei, procurei enquadrar-me com o futebol moderno.»
«Fala-se muito em modelo de jogo, em organização, quando nada se tem definido. Acho que tenho um modelo de jogo bem definido, se não tivesse era incompetente e incompetente é coisa que não sou. Sei o quero para a minha equipa, seja em treino, seja em jogo, e quero fazê-la funcionar dentro desse estilo, com equilíbrio e com uma imagem à Porto, que é o mais importante.»

Ao seu lado, o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa fez uma breve intervenção sobre a escolha de André Villas-Boas: «Ouvi muita gente e todas as pessoas que ouvi, no momento da decisão final, apoiaram esta escolha. Portanto, não vejo qualquer preocupação. Quando se acredita num projecto novo é para ir para a frente, sem receios. Pelo que li nos jornais nos últimos dois dias, ele já teria 3000 anos, se somássemos as vezes em que disseram que ele tem 32 anos. Sou muito mais velho do que ele e não estou preocupado. Estou é com um bocado de inveja e se calhar é o que alguns têm».

6 comentários:

El Pirata disse...

em relação ao vilas boas nao me contradizer, o que disse em novembro passado, quando o queria no Sporting, mantenho: pode ser o novo mourinho, e por isso o risco vale a pena ser corrido. E só por isso é que tanto Sporting como o Porto andaram cegos atras dele, nao é por mais nenhum motivo, por muito que os pasquins azuis tentem agora descortinar nele coisas que ainda ninguem viu!


Por falar em pasquim agora ate ja sabemos o numero de socio do Boas! Que mais se seguirá? Será que ainda iremos ver uma foto do tumulo do Robson? Ou uma entrevista do alem? Ridiculo, mas em tempo de ferias de futebol nacional, ha que arranjar tretas para entreter a malta. Antes isso que andar a inventar reforços para o Sporting, será que tambem iremos conhecer familiares do Boas? Bem, ao menos que nao batam o record do Anderson, o bob marley brasuca que era o melhor do mundo sub17 e agora nem sei por onde anda, na altura acho que falaram com 25 familiares, e agora, será que até o mordomo do Boas será entrevistado?

Ah, é verdade, parece que descende de viscondes, e esta hein? Um clube cujos adeptos tanto apregoam a ligação ao povo, afinal tem um treinador visconde. De qualquer das formas ainda mantêm fortes raizes populares, um presidente putanheiro e um vice cujo alcunha é o rei dos bordeis, mais popular era impossivel :)


PS:

O Boas ja começa a dizer asneiradas, com que entao a ganhar desde 1893, nao é? Eu ate pago para ver um trofeu que seja ganho entre 1893 e 1906! Que trofeu, até uma mao de vitorias, ja me contentava em ver registos de jogos (realmente) efectuados. Ai ai, onde chega a soberba e a ignorancia, o puto começa bem, agora é so apertar-lhe os calos para o ver bem irritado, e acho que nao será dificil, é preciso é coragem, coragem que ontem ninguem teve: onde esteve a questao fundamental, que qualquer jornalista estrangeiro com um par de tomates teria feito:

"Oh Andre, diga-me lá, voce em Novembro quando recusou o Sporting, qual foi o motivo? Foi porque o Porto o contactou garantindo-lhe que o jesualdo sairia no final da epoca, fosse qual fosse o resultado da epoca, e por isso que nao se comprometesse com mais ninguem, e ganhasse experiencia em Coimbra?"

Isto sim era uma questao com bolas! À Michael Thomas! Enfim, é a merda que temos na comunicaçao social, que o Autor tanto critica, espero que desta vez tambem esteja de acordo comigo, aquilo ontem parecia teatro, tudo tao bem encenado e ensaiado, assim até o Carlos passaria a imagem de bom treinador :)

El Pirata disse...

No post anterior iniciei a campanha dos mundiais, acho que vale a pena ler, aprendi algumas coisas sobre estas historias que encontrei na net, e pelo menos ate ao mundial de 1966, o primeiro televisionado, creio que todos temos muito para conhecer. A ver se ate dia 11 consigo publicar mais alguns textos, o blog nao pode ser só peixeirada :P

Nao é cubano Ramos :)

Ramos disse...

É uma aposta de risco. Dou o beneficio da duvida ao Pinto da Costa.....

OAutor disse...

Um dedo maroto erguido em direcção ao público pelo portista Rodríguez na final da Taça da Liga (frente ao Benfica) vai valer-lhe a última multa decretada pelo elenco de Ricardo Costa na Comissão Disciplinar (CD) da Liga, uma vez que as eleições para os corpos sociais terão lugar no próxima segunda-feira. O gesto do jogador do FC Porto vai custar-lhe 750 euros.

A CD decidiu arquivar o processo relativo ao alegado aliciamento a jogadores do Leixões, antes do jogo com o Benfica, na 16ª jornada da Liga, mesmo considerando existirem "fortes indícios" de que o gestor desportivo Jorge Teixeira terá informado o jogador Nuno Silva de que havia um prémio de 50 mil euros a dividir pelo plantel do emblema de Matosinhos, em caso de vitória sobre o Benfica. No entanto, a CD entende que "não existe qualquer prova que permita considerar que o autor da promessa actuou no interesse e por conta do SC Braga ou de qualquer outro clube ou sociedade desportiva".

Foram ainda analisados mais três casos, todos com o mesmo desfecho: arquivamento. O primeiro dos casos tinha a ver com uma queixa do Nacional, acusando o Guimarães de aliciamento ao técnico Manuel Machado. O segundo tratava-se de uma queixa do Guimarães, que acusava o árbitro Artur Soares Dias de falsificação do relatório do jogo com o Braga. Por fim, mesmo desfecho para o processo disciplinar instaurado ao segurança do Benfica José Fernando dos Santos Ribeiro, investigado por alegada agressão ao "team manager" do FC Porto, Acácio Valentim.

OAutor disse...

Deixo aqui um calendário bastante completo do Mundial...o nosso país vizinho trata bem o desporto!!!

http://www.marca.com/deporte/futbol/mundial/sudafrica-2010/calendario.html

LEGION disse...

Pirata, não sejas invejoso...