Redes Social

domingo, 27 de junho de 2010

Mundial 2010: Balanço da 3ª Ronda

Concluída a primeira fase de grupos é altura de balanços.


Grupo A - Apurados Uruguai e México

Num grupo à partida muito homogéneo era suposto esperar-se mais da selecção francesa, que se cotou como a maior desilusão da competição. Será? Mas, verdadeiramente, quem acreditava na equipa liderada pelo inenarrável Domenech? Surpresa isso sim foi a consistência do Uruguai, uma equipa que viveu ofensivamente da dupla Forlan e Suarez (Mourinho disse que foi inacreditável ninguém ter reparado em Milito até aos seus 30 anos... e quando é que vão reparar em Luis Suarez, vedeta do Ajax?) mas que foi sobretudo um couraçado inultrapassável defensivamente. A África do Sul tornou-se na primeira selecção anfitriã a não passar à fase seguinte, mas sinceramente creio que até fizeram muito, são para mim a selecção africana mais fraca em competição, valeu-lhes o factor casa.

Grupo B - Apurados Argentina e Coreia do Sul

A Argentina dominou, conforme esperado. 3 jogos, outras tantas vitórias, falhadas goleadas com Nigéria e Grécia, num caso por falta de pontaria, noutro porque os gregos são mesmo o anti jogo em pessoa! Já a Coreia do Sul, que desde 2002 vem crescendo, apurou-se com naturalidade, dá gosto verificar que o mundo do futebol já deixou de ser Europa vs America Latina.

Grupo C - Apurados EUA e Inglaterra
.
Um Grupo que foi considerado EASY (England-Algeria-Slovenia-Yankees) pelos sempre arrogantes bifes por muito pouco não colocou a selecção inglesa fora de prova. Ainda assim custou-lhes o lugar de topo para uns (já pouco) surpreendentes americanos que, apesar de não jogarem nas ruas mas sim em belos soccer fields apoiados pelas belas soccer mom's, conseguem ter uma bela noção das regras colectivas do jogo, sendo responsáveis por alguns dos mais belos movimentos de equipa até ao momento. Sinceramente, deu gosto ver a forma como os norte americanos jogaram até ao momento, ainda para mais sendo uma equipa com grande alma, indo sempre em busca do resultado. Assim que tiverem melhor capacidade defensiva serão um valor seguro, já falta pouco, em 2014 cá estaremos para o confirmar. Ouviste Oliveira, seu palhaço...


Grupo D - Apurados Alemanha e Gana
.
O favoritismo da jovem equipa alemã confirmou-se, mesmo tendo um tropeção contra os sofregos servios, num jogo em que tudo correu mal, ainda assim o primeiro lugar foi conquistado. Dá gosto ver jogar o jovem Ozil, na minha opinião a jovem estrela emergente deste torneio. O Gana, sem Essien e Muntari, os lideres da equipa, cumpriu a preceito, o que deixa no ar a questão: e se o melhor médio do mundo, Michael Essien, estivesse a 100%? Palavra final para a Austrália, muitos consideraram-nos os bombos da festa da prova mas os jogos com Gana e Sérvia retiraram quaisquer dúvidas: os socceroos, apesar de limitados, sabem o que fazer com a bola!

Grupo E - Apurados Holanda e Japão
.
Bom desempenho holandês, mas sem a classe e brilhantismo esperado. Será que surgirá na fase a eliminar? Espero que sim, é o meu cavalo de corrida favorito, dá gosto vê-los jogar quando se libertam das amarras defensivas... e Robben está de volta! O Japão, a par da Coreia, confirma a crescente qualidade asiática, que deixam de ser apenas 10 minhocas a correr como se o mundo fosse acabar para passarem a ser 10 minhocas a correr como se o mundo fosse acabar e com qualidade de passe e remate, então os 2 golos de livre directo frente à Dinamarca são o exemplo disso mesmo! E por falar em Dinamarca, para quem tinha dúvidas, as mesmas ficaram dissipadas: a Dinamarca é um amor, eu adoro a Dinamarca, e explico porquê, ver um jogo onde entra a selecção dinamarquesa é garantia de golos, ataques, espaço entre linhas, erros defensivos e excelentes triangulações. Os dinamarqueses são a prova viva do que deve ser o desporto: ganhar ou perder é desporto, vamos portanto divertirmo-nos. Bonito, dou-lhes os parabéns, e a brincar a brincar até já têm um título europeu no cv e variadíssimas participações nas competições internacionais, prova é capaz de valer a pena apostar no espectáculo.

Grupo F - Apurados Paraguai e Eslováquia
.
Inevitavelmente o destaque tem de ir para a Itália. Alguém acreditava neste descalabro? É que no descalabro da França havia quem acreditasse, e por isso elejo a Itália como a grande decepção e fiasco da prova, não pela falta de qualidade mas pela postura cínica e arrogante, quem duvidar destas palavras é observar a forma como alinharam com a Eslováquia, onde o empate era suficiente e, a perder por 1-0, mantinham toda a tranquilidade do mundo, confiantes que o talento era (mais que) suficiente para empatar. Em 2006 convém recordar que estes sujeitos só eliminaram a Austrália de forma vigarista, caso contrário teriam caído e o título nem o cheiravam! Parabéns portanto aos eslovacos, a forma como marcam o terceiro golo com um lançamento lateral foi a vitória mais irónica que poderiam obter. A qualidade do Paraguai chegou para passear no grupo (se o suplente Cardozo vale 25 milhoes, entao ninguem tem dinheiro para pagar a dupla titular... penso eu de que...) e a Nova Zelândia, o patinho feio da prova, fez uma participação brutal, conseguir manter-se imbatível com tão pouca qualidade merece muito crédito!
.
.
Grupo G: Apurados Brasil e Portugal
.
Brasil sambou, chegando até a irritar tanta displicência, das duas uma: ou não valem mais do que isto e nem que a vaca tussa são campeões, ou então estão armados em italianos e pouparam esforços para a fase que realmente conta. A Costa do Marfim, com um morto-vivo no banco, fez o que pode, já em 2006 tinham tido um grupo tramado (Argentina, Holanda, Servia), desta vez cumpriram a obrigação (4 pontos era, à partida aceitável), não contando com uma goleada de Portugal, e com razões para isso, afinal Portugal até para marcar golos à Coreia do Norte da Europa (Albânia para os mais distraídos) tem problemas. E sim, foi assim, sem histórias de Cabo das Tormentas, Padeira de Aljusbarrota, Vasco da Gama nem Fernando Pessoa, assim tão simples, que Portugal conseguiu o apuramento: nulidade atacante nos jogos a sério (sem novidade, é ver os jogos de apuramento com Suecia, Dinamarca e amigaveis com equipas decentes) e golos no jogo com as minhocas coreanas. Cumpriu Portugal? Sim, sem dúvida. É motivo para festa? Depende, quem se habituou a ver Portugal a ter posse de bola, a construir jogo e a ter azar nas finalizações (mas para ter azar é preciso cria-las!) estranha este Portugal dos 4 centrais, dos 2 laterais esquerdos, do pontapé para a frente. Provavelmente o culpado sou eu que estou a ser exigente, ainda assim acho que se tivessemos alguem a treinar a equipa eramos capazes de dar o espectaculo que o Mundo espera de Portugal. A Coreia do Norte foi a anedota que todos esperavam, ou melhor, quase todos...
.
.
Grupo H - Apurados Espanha e Chile
.
Todos nós sabemos o que é começar mal um mundial, 2002 não sai da mente dos tugas, e os espanhois passaram a saber que perder de entrada, mesmo dando festival, implica iniciar o mata-mata bem cedo! Ainda assim, confirmando todo o valor que lhes é tributado, Espanha saiu vencedora de um grupo onde 2 equipas optaram por jogar futebol e outras duas optaram por fazer figuras estúpidas. Por isso, em nome de todos os adeptos de futebol, quero aqui agradecer ao Chile, para além de praticarem bom futebol, deram-nos o prazer de saber que Suiça e Honduras não voltarão a poluir as tvs nos próximos dias. Obrigado!

Sem comentários: