Redes Social

terça-feira, 1 de junho de 2010

Consultório do Pirata - 7ª Sessão: O estado da bola

Está de regresso o consultório, a ASAE ainda interditou o espaço mas assim que comprei o mafu que o Autor recomenda já está tudo em ordem, a bicharada já foi toda extreminada.


Vamos então falar de futebol. Inevitavelmente o Mundial de África, provavelmente um erro e dos grandes, espero estar enganado, os próximos dias dirão, mas se tivesse dinheiro suficiente para ir ver o Mundial, era bem capaz de fazer um desvio de uns milhares de kms e ficar nas Caraíbas a ver pela tv. Sou pessimista por natureza, mas se até as putas sul africanas já se estão a queixar (e não consta que o chefinho ou o pc estejam por lá...) não é bom sinal. Seja como for o que todos desejamos é que seja uma competição pacífica, com algum bom futebol e com a nossa selecção a fazer a melhor figura possível, que não será a luta pelo título como pomposamente mencionou o Carlos após eliminar a potência mundial que é a Bósnia Herzegovina!


O Tribunal nunca dedicou uns posts recordando os mundiais já disputados, até porque nunca foi política deste blog fazer posts dedicados a esse tipo de assuntos, mas como o nível presencial e de discussão tem diminuído nos últimos tempos, é capaz de ser interessante.



Desde o Mundial de 1930, onde as selecções participantes foram-no... por convite, a 1938, com a vitória forçadíssima da Itália de Mussolini, passando pelo Mundial de 50, onde o Brasil hipotecou a hipótese do título mundial em casa, perdendo a final quando o empate... lhe dava o troféu! Outros tempos, nesse mundial ocorreu outra curiosidade interessante, como as notícias não circulavam à velocidade actual, quando a imprensa inglesa recebeu o resultado 0-1 da sua selecção com os EUA, de imediato assumiram que era um erro, que seria isso sim 10-1! Pelos vistos a então propalada superioridade britânica foi arrasada pelos amadores americanos, uma ferida que ainda hoje se encontra por sarar. Em 1954 outra grande surpresa, a fantástica Hungria, que tinha arrasado a Alemanha na fase de grupos com 7-2, na final esteve a ganhar por 2-0 nos primeiros minutos e acabaria por perder o mundial por 2-3! Uma das mais fantásticas selecções de todos os tempos hipotecou desta forma a glória. Tal como a Holanda em 1974, curiosamente novamente para a Alemanha, que assim ganhou 2 dos 3 trofeus em situações tremendamente adversas. E muitas outras histórias existem, para uns recordar e outros conhecer. A ver se tudo é lançado até dia 11, dia de inauguração da prova de 2010!


Regressando a Portugal, ao FCP mais precisamente. Não sei a razão da demora da apresentação de Vilas Boas como novo treinador do clube. O factor surpresa há muito morreu, espanta-me ver o silêncio da CMVM, parece que agora já não há interesse em saber qual o novo treinador de um clube cotado na bolsa... se o rídiculo matasse o Sócrates teria o problema do desemprego resolvido! Alias, modéstia à parte, como sempre, ou eu sou muito esperto ou então os outros são muito burros! Sereno e Vilas Boas no Porto era o caminho óbvio desde finais de 2009! Vilas Boas recusou treinar o Sporting, ora o tipo parece regular bem da tola, logo só o fez porque tinha o futuro bem garantido. Sereno, por outro lado, recusou renovar o contrato com o Guimarães, e foi passear a Espanha, como previsto por mim, antes de aterrar no Porto. Onde estavam as dúvidas? Para uns é a inteligência portista, para mim é a xico espertice habitual, e a piada no meio de tudo isto é que a xico espertice lampiã é uma fotocópia da azulada, ou ainda não repararam?

A leste de tudo isto mantem-se o Sporting. Que continua a nanar, não intervem na escolha da nova direcção da liga, nem dos famosos e importantes conselhos. Fica uma curiosidade que gostaria de ver respondida: porque razão um clube que acaba a época em 4º lugar e que apresenta mais um ano de prejuizos tem tanto interesse mediático da imprensa? Sobe a lista de contratações jornalísticas, a saber:

Pablo Mouche (Boca Juniores)
Moreira (Benfica)
Garics (Atalanta)
Barreto (Atalanta)
Daniel Veja (River Plate)
Joaquín Boghossian (Newell’s Old Boys)
Alan (Fluminense)
Muriqui (Atlético Mineiro)
Fabio (Cruzeiro)
Hugo Viana (Valência)

... são já 36 e ainda faltam 90 dias para fechar o mercado de transferências!

12 comentários:

OAutor disse...

Antes de escrever mais alguma coisa, queria dizer ao "picareto do laço" que as bocas dele não me incomodam, e que irei manter a minha imparcialidade (guerra) relativamente à comunicação social!!!

Pirata a imprensa fala do sporting porque vocês são um clube da capital do império, caso contrário já teriam acabado!!!!
Em relação a CMVM nunca entendi muito bem como funciona, mas como o pinto da costa compra tudo...a CMVM é nossa e chama-se "Contra Mouros Vermelhos e Merdosos" neste caso os merdosos são os lagartos!!!!

Anónimo disse...

Autor, excelente definição para a CMVM!

Quanto à comunicação social falar tanto do sporting, só vejo como forma de tentar pressionar os jogadores em questão para irem para alvalade,pois eles não devem encontrar muitos motivos para quererem ir para lá.

Picareto disse...

Pirata,

O Hugo Viana já assinou pelo FCP.

Picareto disse...

Para quando a IV Gala Tribunal?

El Pirata disse...

Picareto, acho que a gala seria excelente para dia 11, inicio do Mundial! Que dizem?

Está tudo pronto, faltam só os votos do Autor, acho que a sua participação é vital, afinal seria o mesmo que o PC nao escolher os arbitros e deixar que sejam só os seus 12 vices presidentes a tratar do assunto :)

El Pirata disse...

Quanto ao Hugo Viana é um jogador fetiche para mim, tal qual todos os outros que sairam da Academia do Sporting, exluindo aquela ovelha ranhosa de Constantim. Mesmo o Quaresma, que sempre foi impecavel no seu relacionamento com o clube que o formou e os adeptos que ainda o adoram, nada contra.

Espero bem que Hugo Viana decida regressar ao clube que fez dele jogador e que lhe deu as 2 melhores epocas da carreira, nao é por acaso que posteriormente sai para Newcastle e Valencia, sempre com uma imagem elevada! Tivesse ele feito esta ultima epoca em Alvalade e seria o natural concorrente do Deco na selecçao nao tenho duvidas.

Quanto a estar no fcp, ao contrario do sereno e do vilas boas, nao acredito, só quando o vir com a camisola azul e branca... e quando tal acontecer, ainda antes de ver na tv, de certeza que aqui no Tribunal alguem me dará a má (imagem) noticia :)

Picareto disse...

Quanto ao tema "Hugo Viana" tantas vezes discutido aqui no blog, relembro que em meados de 2005,2006 defendia eu com unhas e dentes a qualidade deste jogador considerando-o o maior talento português da actualidade. Relembro nessa altura ter sido apelidado de demente e ser alvo de chacota de todos os elementos deste blog. O mesmo aconteceu quando sempre defendi a qualidade de Rodrigo Tello dizendo que o trocaria por um qualquer jogador do FCP à excepção de um dos da espinha dorsal.

Não chegando isto, voltei a arriscar o pescoço por um tal de Cissokho quando ainda jogava no Setubal, afirmando que dois anos volvidos e seria titular da selecção francesa. Mais uma vez fui alvo de chacota inclusivamente de adeptos do FCP pedindo a PC "que o deixe por setubal...".

Por tudo isto meus amigos e colegas, Picareto raramente se engana e digo-vos...Orlando Sá merece ficar no FCP e merece mais oportunidades esta época. Com uma pré-epoca bem feita, sem lesões e com ritmo de jogo, este jovem de 21 anos tem um futuro brilhante no centro do ataque do FCP caso joguemos em 4-3-3.

Picareto disse...

Pedia também ao futuro treinador do FCP, porque eu sei que ele lê este blog, que conasiderasse como potencial contratação o extremo holandês Owuso Abeye cujo passe pertence ao Portsmouth mas que anda perdidamente emprestado a um clube das arábias qualquer...! Não deixem morrer este talento.

Picareto disse...

Por mim dia 10 ou dia 11 seria perfeito

Picareto disse...

Quanto ao FCP do próximo ano espero que o próximo treinador do FCP continue a apostar no 4.4.2 que estava a ter sucesso no final desta época com Guarin em excelente forma. Espero também uma aposta mais contínua num jogador que também considero um talento e com excelente futuro no clube, Miguel Lopes, que dará um dos melhores laterais direitos do mundo nos próximos anos (ao contrário do Fábio "Abel Xavier" Coentrão).

Espero também que o Pelé volte com a cabeça no sitio e que se deixe de se armar em Dani, pois é um jogador com um futuro muito bom, apenas precisa de um bom psicólogo, e para isso temos o Dr. Reinaldo.

Picareto disse...

De trás para a frente:

Na baliza temos excelentes opções, sendo que este ano será o ano de transição de Helton para Beto como titulares da baliza do FCP. Nuno continua a ser uma peça fundamental no balneário, sendo que estes devem ser os 3 GR deste ano. O jovem Ventura deverá continuar a ganhar experiencia num clube de I Liga para no ano seguinte entrar no plantel como suplente de Beto.

A gestão de GR está a ser impecavelmente executada pelos treinadores do FCP.

Picareto disse...

Na defesa :

Centro

A aquisição de Sereno parece-me bem escolhida pois trata-se de um jogador jovem português, a custo zero, e capaz de jogar em qualquer posição na defesa. Rolando deve continuar assim como Maicon e Nuno André Coelho.
Existe a duvida Bruno Alves, que caso faça um bom mundial deverá ser vendido para o futebol ingles (Chelsea, Man City parecem os que estao na linha da frente)

Temos ainda o Abdoulaye que deverá continuar a rodar mas desta vez num clube de I Liga.

Esquerda:

Titularissimo A. Pereira e Addy afigura-se como uma boa opção. Nada a apontar.

Direita: Miguel Lopes e Fucile
A titularidade deverá ser disputada por estes dois jogadores, sendo que Fucile deverá ser menos displicente esta época pois tem como opção muito válida o promissor Miguel Lopes.

Resta Sapunaru que quanto a mim deverá ser dispensado.