Redes Social

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mundial 2010: Balanço da 1ª Ronda

Isto realmente passa num instante, ainda ontem começou e a primeira jornada de todos os grupos está já concluída. Surpresas? Confirmações? Obviamente que sim, é assim em todas as competições internacionais de futebol, mas sobretudo nos Mundiais, quando selecções que nunca vemos jogar como a Nova Zelândia ou a Coreia do Norte surgem e fazem (muito) melhor figura do que todos esperavam.

Não fiz nenhuma observação rigorosa mas creio não me enganar muito se disser que, em fase de grupos com 3 jogos, as surpresas acontecem invariavelmente no primeiro jogo. A partir daí, quando sobram somente 6 pontos para conquistar, os teoricamente mais fortes e candidatos a uma presença na final assumem o seu estatuto. Deste modo não me espantam os empates de Itália, Inglaterra, mesmo o da miseravel França do Carlos francês (peço desculpa ao nosso Carlos, esta afirmação roça o insulto) e a derrota surpreendente da Espanha, que chegou à Africa do Sul com conversa e atitude arrogante mas que hoje caiu do cavalo, com estrondo!

(aguenta e não chora)
.
O que marcou então a primeira ronda da competição? O medo de perder, os poucos golos marcados, os jogos quase sempre mal jogados e o barulho estúpido que gente ainda mais estúpida faz ao soprar naqueles instrumentos que não merecem sequer ser mencionados. Mas, obviamente nao foram somente aspectos negativos a marcar a primeira jornada. A forma como as equipas asiáticas, Japão e as Coreias, mostraram ao Planeta Futebol como têm evoluído no futebol praticado, sobretudo tacticamente, deixando de se apresentarem sempre com muita ingenuidade, o modo pragmático e eficaz com que a Alemanha despachou a Austrália, que não é tão fraca como muitos já a tentam fazer crer, apenas para desvalorizar o triunfo germânico, e a confirmação do método de trabalho norte americano, apostando num técnico nacional em vez de, a exemplo das nações africanas, contratar um estrangeiro apenas para estar 3 a 6 meses preparando um grupo de jogadores para um competição específica. Louve-se o exemplo americano que, por sinal, já em 2002, mostrou a sua valia, para desgosto dos portugueses e do artolas do Oliveira que passou mais tempo a saltar muros que a visionar o (teoricamente fraco) adversário.

Quanto a Portugal. Cada cabeça sua sentença, se me dissessem que ia acabar empatado antes do jogo começar eu aceitaria o resultado como normal, até positivo. Mas, que dizer da exibição e atitude? Apenas e só isto: a culpa é do Carlos! Qual o motivo do nosso tão característico tiki-taka (sim, nosso, os hermanos apenas o copiaram, ver Euro2000 sff) ter desaparecido e agora a táctica ser bola para a cabeça de Liedson (atenção, mas não dentro da area, para a cabeça e para ele, de cabeça, servir alguem... brilhante!) ou para o CR resolver a 40 metros da baliza? Porque razão Bruno Alves, conhecido por ser um brilhante estratega e criador de jogo, ter um recorde de quase uma centena de passes? Foi evidente que o Carlos teve medo de perder, ao ponto de ter abdicado do Deco, o único em campo com o mínimo de categoria para criar passes de ruptura. Muito mau, sinceramente não esperava melhor, desde os tempos de Artur Jorge que não tinha tão pouca fé em Portugal.
-

Ainda sobre Portugal há 3 coisas que nao posso deixar passar:
.
Porque motivo o anao simulao, que nem força tem para levantar a bola, é o unico que marca os cantos?
.

Porque razao o Amorim, acabado de chegar, é utilizado? Nao ha medios no banco com 30 dias de treinos de conjunto?
.

Porque razao se falou do Drogba e da sua utilização? Que queriam, usar os marfinenses que estao pendurados nos andaimes em Lisboa? E a esses, eram capazes de ganhar? Ganhem, nao só jogos, mas vergonha na cara, se faz favor!

11 comentários:

Peyroteo disse...

Continuo a pensar que os Mundiais têm 2 competições dentro deles:
- A fase de grupos
- As eliminatórias

Evidente que enormes selecções podem ficar pelo caminho na fase de grupos.
Não esquecer que as melhores selecções ainda estão muito cansadas enquanto que os pequeninos chegam em forma física de laboratório e querem mostrar figura nos 3 jogos que estão "condenados" a fazer.

Vide a Coreia do Norte que têm preparado a equipa desde que os jogadores nasceramT só para darem o máximo... e não foi fácil para o Brasil.

Apesar da fase de grupos poder enganar, dá para ver logo algumas coisas, como Portugal, França e Itália não terem claramente equipas com o valor que tiveram num passado recente, pelo que o título mundial será "impossível"... reservando claro sempre uma ponta de dúvida para a Itália, pois a eliminar é juntamente com a Alemanha uma equipa que por pior que esteja pode sempre eliminar qualquer outra do mundo.

Mas não me parece que a Itália tenha condições para tal... mas lá está depende sempre do casamento dos jogos que vão surgir.

Peyroteo disse...

Pela 1ª jornada os favoritos são...

Brasil e Alemanha

Com mais 6 equipas em 2º plano:

Argentina, Itália, Inglaterra, França, Espanha, Holanda.

Depois existem equipas que podem causar estragos mas que não acreditem que tenham qualquer hipótese de vencer o Mundial:

Portugal, Costa do Marfim, México, Chile, Uruguai e Paraguai.

Picareto disse...

A primeira ronda do mundial revelou não dois mas três favoritos: Brasil, Alemanha e Argentina.

Tinha bastantes duvidas sobre a Argentina, mais propriamente sobre o seu treinador, mas ao que parece o dieguito consegue pelo menos transmitir mistica e força de vencer aos seus jogadores. Para a tactica contará certamente com uma equipa tecnica competente para o fazer. Ao que parece o sistema está a resultar.

Outsiders: para mim claramente Chile, Uruguai e Holanda vão longe neste mundial.

Picareto disse...

Gostei particularmente do golo e exibição do Alvaro Pereira no meio campo. À atenção do André VilasBoas...o homem joga melhor a médio do que a lateral...!

Também gostei do Matias "Kmet" Fernandez e da sua exibição na sua selecção. Existe um punhado de jogadores por esse mundo fora que são capazes de brilhar nas suas selecções e nos clubes são uma nulidade...gostava de perceber o porquê disso acontecer. Aguardo deliberações do Tribunal...!

Alguns exemplos são:

H. Postiga
M. Fernandez
L. Podolski
Elano

filip disse...

Oh pirata se fosse a ti mudava de oculos, esses não te ajudam de certeza.
Logico que Portugal não jogou bem nem merecia ganhar, mas dizer o a Carlos tem toda a culpa ? Quantos metros correu o palhaço do Deco? O Deco é mais um daqueles brasileiros k faz 2 epocas boas e dps vive dos louros, tal como o teu Liedson, um craque esse moço.
Se ele tirar o deco e o liedson vamos jogar melhor e ganhar o proximo jogo, caso contrario....mas mesmo assim chegamos pelo menos aos 1/4.

OAutor disse...

Filip nem te admito que fales no deco...
A culpa de nao termos ganho a costa do marfim é ....da costa do marfim!!!! Parece que não mas o povo é racista sem saber...a costa do marfim tal como nós tem jogadores de top mundial e um seleccionador de topo tambem, por isso não acho nada estranho que equipas do mesmo valor empatem!!! Pior era termos empatado com a coreia!!!! Eu acredito que vamos passar...

El Pirata disse...

picareto, totalmente de acordo com o Podolski. Esse sujeito devia ser um case study para os psiquiatras e psicologos, é uma nulidade em todos os clubes por onde passa mas na selecção alemã tem 38 golos marcados em 73internacionalizações.

Impressionante o modo como chega à selecção e se liberta dos complexos e se torna um perigo, seja a extremo, a ponta de lança fixo ou em apoio. Ja nos clubes, os numeros nao enganam:

2009/10: 2 golos
2008/09: 6 golos
2007/08: 5 golos
2006/07: 4 golos
2005/06: 12 golos

Como é que um jogador tem mais golos marcados nos jogos de selecçao do que no seu proprio campeonato? Podemos mencionar outros jogadores mas nenhum chega perto de Podolski, que em 2006 no Mundial da Alemanha foi eleito o melhor jovem jogador, à frente do CR. Parece uma blasfemia, mas numa prova de selecçoes, nao admira que Podolski fique sempre bem posicionado quando se distribuem os premios pelas performances individuais.

O modo espontaneo como remata frente à Australia, com um remate forte e colocado, sem preparação nem preocupação, diz bem como se sente como peixe dentro de agua com a camisola alemã.

El Pirata disse...

Eu nao sou advogado de defesa do Deco nem do Liedson. Mais, sempre disse neste blog que era, sou e serei contra a naturalização de jogadores, sobretudo quando se trata de casos de profissionais de futebol. o Obikwelu saiu das obras para representar Portugal, o Bjelanovic representa Portugal em andebol após ter fugido em criança com os pais da guerra dos Balcãs, Bruno Alves tem pai brasileiro mas mar portuguesa e nasceu em Portugal, tal qual Makukula, que apesar de pais estrangeiros nasceu em Portugal e por cá se fez gente! Compreendem a diferença destes para Deco, Liedson e Pepe? E nao me falem da selecção alema e francesa sem conhecimento de causa, os pretos, polacos, turcos, norte africanos e o carago nasceram quer em frança quer na alemanha, ide confirmar. Há um miudo no Sporting chamado Cristian Ponde, de naturalidade romena mas que veio em criança com os pais para Portugal procurar melhores condiçoes de vida. Por acaso pode vir a dar futebolista, querer comparar a futura utilizaçao de um miudo romeno com os actuais brasileiros é má fe.


Posto isto, para nao deixar duvidas sobre a minha opiniao quanto a naturalizações, vamos ao assunto Portugal.

Como disse, nao defendo Deco e Liedson mas tambem nao os vou usar como bodes respiratórios como diria o Jorge Jesus. Nao servem? Nao prestam? Entao digam-me quais sao as alternativas, se faz favor. Mais, vejemos porque razao nao serviram no jogo com a Costa do Marfim. Deco jogou descaido para o flanco direito, ele que é sobretudo um organizador de jogo. O unico que alguma vez vi organizar jogo junto à linha foi o Figo. Ja Liedson, em 433, nunca rendeu e, se é essa a tactica da selecçao, entao eu insisto: o Carlos é burro! BURRO! Mas Hugo Almeida, sozinho, tambem nao faria melhor. Nem Higuain, nem Messi, nem Rooney, nem ninguem!

As criticas que fiz mantenho, nao ha fio de jogo, nao ha ideia de construcçao de jogo, quem viu a espanha bater com os cornos no relvado viu igualmente futebol, treino especifico, construcções de jogadas com principio, meio e fim. Perderam? Pois perderam, mas pela certa ganham os 2 proximos jogos, porque eles sabem o que têm de fazer. Nos tambem perdemos em 2004 e começamos com 0-2 o euro2000, e porque razao havia fe entao e nao agora? Porque aí, entao, sabíamos que a equipa valia mais, sabiamos que a jogar assim a bola acabaria por entrar, hoje alguem tem essa fe?

Repito, BURRO! Vejam o banco portugues: Almeida, Simulao e Duda. Sabem quem sao estes 3? As unicas soluçoes ofensivas no banco!!!!!!!!!!!!!!!!! Sim, incrivel mas verdade. O resto sao GR, defesas e medios! Como poderemos nos ter alguma fe se temos somente 6 opçoes atacantes em 23 possiveis? Quase tantos atacantes quanto GR! De quem é a culpa? Deixem ver se adivinho, da FIFA por ter permitido Drogba jogar, ou das vuvuzelas, da jabulani, ou será da pqp do Carlos?

Mantenham-se na vossa, eu ja estou como na inquisiçao, mandem-no pra fogueira e enquanto arde obsrvemos o jogo com a Coreia. Sim, porque com o Brasil o melhor mesmo é ter o carlos ja de churrasco, só de pensar que esse coirao conseguiu um contrato de 4 anos a 150 mil euros mensais... o anterior, o que nao valia nada, esse, tinha contratos de 2 anos que seriam renovaveis se houvesse motivo para tal, este vai-nos deixar na merda e ainda vai ser reembolsado!

Anónimo disse...

Pirata queria só dizer que o actual capitão da selecção francesa nasceu no Senegal!

Patrice Evra nasceu no Senegal e foi para França com um ano.

Mas já muito se falou de naturalizações, e o que não há dúvida é que não é pelo facto de ser naturalizado ou não que se esforçam mais ou não pela equipa, pela selecção que representam.

Anónimo disse...

Para mim, o grande culpado do empate de Portugal não é Carlos Queiroz, mas sim :

Toni

Foi graças a este português, que ao que parece não é naturalizado de marfinense, que o senhor Erikson pôde montar um esquema muito bem montado para travar a selecção nacional portuguesa.


Parabéns Toni!

OAutor disse...

Tive a pensar melhor e acho que o culpado por Portugal não ter ganho é o Pinto da costa!!!!