Redes Social

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mundial 2010: Balanço da 2ª Ronda

A segunda jornada trouxe os primeiros apurados para a fase seguinte: Holanda, Brasil e Argentina, com 2 jogos e 2 vitórias, contando com os restantes resultados dos adversários directos para ficarem a salvo da diferença de golos. Por outro lado, já afastados da prova, contam-se a Coreia do Norte (sem surpresas, tirando para alguns que pensam estar perante uma boa equipa...) e os Camarões (aqui sim uma surpresa!).


Mas para além dos 3 apurados outras equipas ficaram praticamente com o apuramento garantido. A saber: Uruguai, México, Paraguai e Portugal. Ou seja, apesar de serem somente um mini campeonato de 3 jogos, quase metade dos apurados precisaram somente de 2 jogos para concretizar o apuramento. Que conclusões se podem tirar? Falta de qualidade de algumas equipas presentes? Sorte? Azar? Usem da imaginação, parece abundar nestes dias por aqui...

Quanto a resultados nesta segunda jornada, a destacar a limpeza do Mexico a uma selecção francesa que naufragou imediatamente após a derrota; destaque igualmente para a enorme surpresa nos empates alcançados pela Argélia e Nova Zelândia perante as inoperantes Inglaterra e Italia, respectivamente. Confirmações na Argentina, o melhor futebol até ao momento, confirmando que um selecccionador não precisa ser doutor nem professor, tem isso sim de saber lidar com homens, tratando-os como tal e não como meninos ou juniores, e sim, a boca é fácil de direccionar, parabéns pois ao adepto Diego Armando Maradona, prova a todos que essa treta de futebolês não é nenhuma ciência, sobretudo em provas de 20 dias!



Ficam aqui os meus prognósticos de apuramento e respectivos jogos dos Oitavos de Final, sendo certo que os Grupos A e B já estão decididos.

Mexico vs Argentina

Uruguai vs Coreia Sul

Inglaterra vs Servia

EUA vs Alemanha

Holanda vs Italia
.
Paraguai vs Dinamarca
.
Brasil vs Chile
.
Portugal vs Espanha


Dentro de 3 dias saberemos se estas previsões estão correctas ou se é mesmo preciso ser professor de futebol para se perceber esta ciência de 22 homens a correr atrás de uma bola...

9 comentários:

Anónimo disse...

Pirata disse:

"Coreia do Norte (sem surpresas, tirando para alguns que pensam estar perante uma boa equipa...) e os Camarões (aqui sim uma surpresa!)."

É curioso este comentário, porque ouvi e li em muitos lados que Portugal, devido à qualificação que fez e devido aos escolhidos do Carlos, nem sequer à Coreia conseguiria ganhar e ia acabar na fase de grupos sem vitórias.
Claro que a Coreia é fraca! É fraca como a Nova Zelândia, por exemplo, e ainda ninguém os goleou, ou melhor, ninguém lhes ganhou! É fraca como as Honduras e ninguém os goleou ainda!

Relativamente aos Camarões, não vejo onde está a surpresa, pois é uma selecção fraca que vive só da inspiração de um jogador, Eto'o, que neste Mundial não conseguiu carregar a sua equipa às costas.

El Pirata disse...

Oh Keeper, se tu me dizes que a Coreia do Norte está no mesmo patamar que os Camaroes (mesmo sem Etoo), entao tenho de te pedir desculpa, ainda sabes menos de futebol do que pensava :)

Porque carga de agua o ditador coreano nao permitiu que se transmitisse o jogo com o Brasil, e permitiu que o de Portugal passasse nas tvs norte coreanas? Vamos lá, façam como o outro, Think McFly!!

Obvio, com o Brasil a humilhaçao era certa, enganaram-se, o Brasil jogou em ritmo de samba e a Coreia toda fechada travando os adversarios sempre com garra deu uma luta que o proprio ditador julgou ser possivel.

O que se passou a seguiu acontece em todos os cantos do mundo, a soberba tomou conta dos asiaticos, pensaram que valiam mais do que realmente valem, deixaram passar o jogo em directo, a concentraçao foi tao baixa que apenas fizeram 3 faltas em todo o jogo! Sim, meus caros, 3 faltas, virem dizer que a Coreia jogou à defesa cai por terra, sobretudo para quem nao viu o jogo em especial a primeira parte!

Mentalizem-se do seguinte: tivesse Portugal aberto a sua presença no mundial frente à Coreia, e estariamos agora a chorar um empate, provavelmente. A Coreia do Brasil foi uma Coreia consciente das suas limitaçoes e com total ganas de vender caro todo e qualquer ataque adversario. A Coreia de Portugal foi um adversario crente na Fada dos Dentes, do Coelhinho da Pascoa, do Pai Natal e que o seu grande lider nao é o grande fdp que todos reconhecem. E, quando assim é, com tanta ingenuidade, só poderia dar tareia.


PS:

Parabens pois ao Mourinho, custa-me ver jogadores de um clube italiano pagos a peso de ouro fazerem a triste figura que todos se recordam em Barcelona, mas se o objectivo era vencer, eliminar o adversario, conseguiram-no. Nao louvo a forma como o fez, mas é para isso que serve um treinador, saber como aniquilar as forças adversarias. Parabens ao Carlos? Lol, estao a brincar, nao? Parabens é ao Mao Tse Chung que treina os norte coreanos!

ja tinha dado os parabens aos postes do estadio da luz por terem eliminado a Bosnia, à falta de melhor ha que agradecer a quem de direito.

Anónimo disse...

Pirata, não é perceber de futebol, porque senão são dezenas ou centenas de jornalistas que não percebem de futebol por todo o Mundo.

Mas tu é que és o entendedor, pois até acertaste nos jogos dos oitavos de final e tudo?!?

Anónimo disse...

O futebol é mesmo um desporto fenomenal!

É um jogo bonito, e mais do que isso, é imprevisivel e prende-nos por vezes até ao último apito.

Tanta gente que dizia que Portugal não ganhava à Coreia!

Tanta gente que dizia que Portugal ia perder fácil com a Costa do Marfim!

Tanta gente que dizia que a Dinamarca era muito melhor que Portugal e passaria aos oitavos com facilidade!

Tanta gente que dizia que Argentina não jogaria nada com o D10S a seleccionador!

Tanta gente que dizia que a Itália com o seu jogo defensivo passava em primeiro no grupo!

Tanta gente que dizia...

É por isto que o futebol é o desporto rei!

Peyroteo disse...

Boas.

Aconteça o que acontecer Portugal sai de cabeça bem levantada do Mundial.

A saber:
- Única equipa que não sofreu qualquer golo.
- Maior goleada (a única mesmo pesada) da competição
- Não perdeu com o Brasil, que é sempre considerada a melhor ou pelo menos uma das melhores equipas do mundo.

Peyroteo disse...

Podiamos ter perfeitamente ganho ao Brasil ou o contrário.

Bom jogo tendo em conta que o objectivo seria empatar ou perder por pouco.

No entanto podiamos ter arriscado nos últimos 15 minutos, pois o pior que nos podia acontecer era perder o jogo... mas nunca por 7-0 claro.

Podia ter entrado um avançado em vez do Miguel Veloso.

Também considero que foi arriscado meter Pepe e Ricardo Costa (que susto).
Duda até esteve bem.
Danny: não fez nada.

Eduardo: muito bem. Mas devia estar calado, não devia dizer o que disse no final do jogo.

Coentrão: que puto de jogador!
E o Sporting deixou o gajo ir para os Lampiões.

Espero que contra a Espanha não nos metamos tão à defesa.

Peyroteo disse...

Bruno Alves.

Como é que este gajo cá em Portugal joga na base das artes marciais e em jogos internacionais é um jogador leal?

Cá é Bruto Alves, lá é Bruno Alves.

O sistema do nosso futebol mete mesmo nojo.

Peyroteo disse...

Espanha: uma das selecções inimigas que ainda está em prova.

É globalmente mais forte do que Portugal mas tem os seus pontos fracos.

- Defesas laterais banais;
- Pouca eficácia na concretização.

Os centrais não são grande coisa também.

Importa não ter medo destes punhetas, que enquanto eram um país pobre andavam caladinhos, mas desde que são um país rico e estão no Top Ten da Economia mundial têm tiques à Francesa.
Acham sempre que são melhores que os outros.
A Suiça meteu-os na toca.

Peyroteo disse...

Dos 8 jogos vou dizer quem prefiro que passe:

Uruguai - Coreia Sul (Uruguai)
EUA - Gana (EUA)
Alemanha - Inglaterra (Inglaterra)
Argentina - México (Argentina)
Holanda - Eslováquia (Holanda)
Brasil - Chile (Chile)
Paraguai - Japão (Paraguai)
Espanha- Portugal (PORTUGAL)