Redes Social

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pinto da Costa fala de Pinto da Costa

pintoAquela irreverência temida por quem não é do Porto

A recente vitória do Futebol Clube do Porto no presente campeonato antes de ele terminar é como a pescada que já o era antes de ser pescada para que possa ser saboreada, quando bem preparada a nível da culinária. No futebol, o actual presidente (e futuro) é um cozinheiro de excelência.

 
Falar do actual campeão é pouco. Sem história, os feitos não têm o sabor apetecido. Não há um campeonato ganho. Há quatro seguidos e projecta-se o quinto pela mão, sobretudo pela cabeça, do meu irmão Jorge Nuno.1977_78-PedrotoePdC


Ele, Jorge, simbolicamente como S. Jorge vencedor do dragão, na realidade é o paradigmático dragão vencedor.


No seu percurso vital, tem-lhe acontecido tudo, excepto morrer. Uma vez salvou-lhe a vida a irreverência que lhe é peculiar, reconhecida, apreciada e temida por quem não é do Porto, seja futebol ou cidade.

 
Vai para mais de 30 anos deslocava-se sem cinto de segurança, o carro capotou, caiu a uma ribanceira, foi projectado para o banco de trás e não morreu por não estar no lugar devido, quando o tecto do carro perfurou o seu lugar. Apenas sofreu um ferimento num joelho. Telefonou-me de uma cabina do Hospital de S. João a dizer que tivera um acidente de viação e que não podia dizer mais nada, porque só tinha uma moeda. Fui ter com ele. Por sorte, ia a entrar, na equipa de urgência, um grande amigo meu e colega de curso, o dr. Fernando Reis Lima, um dos melhores cirurgiões do Porto que o observou e lhe deu alta. Não foi desta, disse ele. E, digo eu, se tivesse sido era ao serviço do FCP, já que a viagem estava relacionada com o futebol.

pinto-da-costa-caricatura
Sempre o futebol, no bom e no mau. Expressão não rigorosa, já que a maior parte das situações não é radicalmente preta nem branca, mas sobretudo é cinzenta.
Vai para 60 anos que um locutor relatava, no Campo da Constituição: "O Porto domina, e o Benfica mete golos!" Era assim, hoje não é, e cada vez mais é diferente.
O tetra já foi, agora só se pensa no penta.


Quando se sabe o que se faz e quando a pessoa se entrega com amor e brilho nos olhos, o acontecido é normal. O FC Porto mantém uma intensa e profícua actividade não para ser o primeiro, que já é, mas para estar sempre acima do segundo e assim dar concretização à frase: "O Porto é uma nação!"


lucho1qt3O primeiro Campeonato Nacional ganho foi em 1922. Eram os primórdios do futebol ganhador. Entre as múltiplas actividades praticadas, recordo a introdução do hóquei em campo em 1926 e ainda que o FCP é o clube que mais títulos possui nesta modalidade entre os ditos três grandes. Desde 1982, o Futebol Clube do Porto encontra-se em ascendência permanente nas várias modalidades, que são muitas.


Não há bela sem senão, e continua a aguardar-se a retomada actividade no hóquei em campo que em datas distantes muita glória deu ao clube. Em 9 de Dezembro de 1986, poucos dias antes de o presidente Pinto da Costa completar 51 anos de idade, foi criada a Secção de Desporto Adaptado do Futebol Clube do Porto , privilegiando os deficientes mentais, motores e os afectados de paralisia cerebral. É mais uma vitória a destacar, tradutora de que o Futebol Clube do Porto, bem gerido, é de uma relevante utilidade social.

jose_pinto_da_costa José Pinto da Costa n´O Jogo

Texto retirado do blog portogal

7 comentários:

OAutor disse...

Hoje era para fazer um post dedicado ao chalana...é um dia que ele deve gostar particularmente! Só não o faço porque esse senhor vai estar ocupado, muito ocupado, com festas pelo país fora e assim não o poderá ler! e eu sei que ele lê este blog!!!

Mitico disse...

AUTOR

ESTOU ESCLARECIDO!!!

UM GRANDE PRESIDENTE

UM GRANDE POST

UM GRANDE CLUBE

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTOOOO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTOOO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTTO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTTOO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTTTO

Mitico disse...

Autor

Porque será que o Chalana... era apelidado de "Pequeno Genial"?

Ramos disse...

Caros bloguistas


Mais uma vez conquistamos mais um troféu para a vitrine das antas (falei em troféus, não pseudo-troféus. Começo a ficar enjoado por tantas conquistas, principalemente nacionais. É campeões, campeões e mais campeões.
Posso afirmar, que a palavra de campeão, já nem me saí da cabeça, tanto menos da ponta da língua.
Começo a ficar com dor de cabeça.


Outra coisa que me começa tambem a provocar alguma repetitividade ou melhor simples rotina, é a invasão de Lisboa por milhares de POrtistas. É a segunda circular cheia de carros do POrto, é Oeiras, cascais, margem sul, sei lá bem quantas cidades do sul ficam completamente tomadas pelo dragão.

Portanto caros Portuguêses (é que Porto não é POrtugal) tentem fazer algo para combater este infiltramento de dragões por todo o lado......

Mitico disse...

Caro Ramos

Eu nao!!!! Festejo sempre de uma forma diferente todas as conquistas do nosso grande clube. Cada qual à sua maneira!!!!

Adorei uma DOBRADINHA SABOROSA COMO A QUE ASSISTI ONTEM!!!!

Uma epoca em que fomos iniciamente achicalhados, gozados etc e tal RESPONDEMOS CATEGORICAMENTE A TODOS ESSES SERES INSIGNIFICANTE A VERDADEIRA RAÇA DO CAMPEÃO NACIONAL!!!!

A DESCIDA AO CORAÇÃO DA CIDADE E A UNIAO DO POVO TRIPEIRO FEZ O RESTO... FEZ O PAÍS AJOELHAR-SE PERANTE TAMANHA SUPERIORIDADE!

É isto caro Ramos!

Há muito que somos um clube Europeu mas que felizmente, para nós, alguns ainda nao conseguiram nem conseguirão ver!!!!

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

OBRIGADO TETRA CAMPEOES

OBRIGADO PRESIDENTE JORGE NUNO

OBRIGADO A TODO O STAFF TECNICO

OBRIGADO A TODOS OS QUE TRABALHAM DIARIAMENTE PARA QUE O NOSSO CLUBE SEJA CADA VEZ MAIS E MELHOR

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTOOOO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTTTOO

El Pirata disse...

ramos, qual vitrine? mas voces têm algum local para as taças? Se queres ver os trofeus do porto só nos varios museus espalhados pela cidade invicta, do perola negra ao paganini passando pelo calor da noite e acabando no tamariz...

El Pirata disse...

mitico gostei do inicio do texto, realmente falar de pc é falar de cozinhados, a propria nomeaçao do boi preto que levou a bolada nas trombas é mais um excelente cozinhado... tivesse o rafael nadal um arbitro de cadeira como o paulo bosta e seguramente ia a caminho do penta em paris...