Redes Social

sábado, 29 de novembro de 2008

O que é Nacional é Excelente!

Está próxima a consagração do melhor futebolista do ano, quer pela prestigiada France Football e a sua Bola de Ouro, quer pela FIFA e o seu FIFA World Player of the Year.

Antes de entrar no assunto que me levou a escrever este post, vou relembrar que o prémio é referente, não ao ano civil (2008), mas sim à temporada (2007/08), ou seja, os títulos que os jogadores conquistaram em Maio passado (ligas nacionais e/ou europeias) e não somente os títulos de selecções, obviamente disputados em torneios de 3 semanas, logo não sujeitos a atravessar mais do que um ano civil. Isto é claro para todos.

Sendo assim, quando se diz, por exemplo, que determinado jogador “só” jogou formidavelmente bem até Maio, deixando, entre-linhas, sub-entendido que se está a referir ao período entre Janeiro e Maio, cai-se num erro de julgamente brutal! Não é só até Maio, é de Agosto de 2007 a Maio de 2008. Até porque, tirando as tais provas de selecções nacionais, nada, absolutamente nada, se decide entre Agosto e Dezembro! Obviamente que isso não implique que um jogador se abstraia de cumprir com as suas funções, mas todo o jogador que se destaque de Outubro a Dezembro está, isso sim, a lançar a sua candidatura ao prémio do ano seguinte. Novamente, penso que é evidente para todos.

O futebol como se sabe é um desporto colectivo. Não implica que a individualidade não seja destacada (e estes prémios são prova disso mesmo), mas são os prémios obtidos colectivamente que mais peso terão na hora de escolher o melhor do ano, ou seja, o melhor do Mundo! Títulos como os campeonatos de Inglaterra, Espanha e Itália têm sempre enorme peso; a Taça de Inglaterra para embelezar o currículo também não vai nada mal; as competições europeias, com a Champions à cabeça, são determinantes, assim como os títulos de campeão europeu e mundial de selecções. Em plano inferior, sobretudo devido ao êxodo sul americano em direcção à Europa, estão a Taça Libertadores e a Copa América. E, como é do conhecimentos de todos nós, estas provas não se ganham só com o talento de um jogador. O único perto desse feito foi Diego Maradona no México’86 e nos títulos italianos com o Nápoles, razão mais do que suficiente para ser o melhor de todos os tempos, afinal Pelé sempre teve uma excelente guarda de honra na selecção brasileira e nunca actuou nos grandes palcos europeus.

Posto isto vamos ao essencial. Há uma série de detractores de Cristiano Ronaldo em Portugal, prova que realmente somos um povo invejoso do sucesso dos nossos. O último que prova a tese, e que me levou a escrever o post, é o pedante António Tadeia, lá do alto da sua sabedoria. Em mediocridade não sei honestamente onde estamos pior servidos, se nos comentadores se nos árbitros. Diz este jornaleiro que Cristiano Ronaldo, pelo seu narcisismo, não merece o prémio. Confesso que até fui ao dicionário ver o significado da palavra, mas o mesmo coincide com o que pensava, ou seja, não tem nada a ver com futebol nem qualidades futebolísticas! Então, qual o motivo para desvalorizar o talento português?

Adiante. Vamos desmontar a tese de honestidade deste, e de outros, idiotas. É que é tão fácil que até dá vontade de rir. Diz o Tadeia o seguinte, no DN de hoje:

“Não há maneira simpática nem subtil de o dizer: neste momento, o melhor jogador do mundo é Leo Messi, Por todas as razões – técnicas, tácticas, estéticas… – e mais uma, que é o comportamento em campo. Depois de receber a Bola de Ouro, que até merece pelo que fez até finais de Maio, mas que poderia facilmente perder se o ano tivesse mais um ou dois meses, Cristiano Ronaldo terá um longo caminho a percorrer se pretende alguma vez repetir o prémio.”

Ora bem, por onde começar. Para já Tadeia (e todos os que pensam como eles, e não são tão poucos quanto isso) fala no momento. Mas o prémio premeia o momento? Não! Se assim fosse teríamos 6, 7 ou 8 melhores do ano por cada… ano! Messi é o melhor no momento? É, sem dúvida, muito embora, se fôr a analisar com atenção, provavelmente até votaria no Del Piero. Mas a loucura actual, a moda, é Messi.

Pronto, a teoria do melhor do momento está desmontada, não dá direito a prémio. Passo seguinte, a teoria “do que fez até finais de Maio”. Bem, em abono da verdade, essa teoria já a desmistifiquei no início do post. Balelas, tretas, matéria que nem para encher chouriços serve.

Fica para o fim a prova irrefutável da má fé. A prova à Sherlock Holmes, inquestionável. Recue-se no tempo um ano, para finais de Novembro de 2007. Nessa altura, para quem não se recorde, brilhava Cristiano Ronaldo. Tinha feito um bom ano mas os meses entre Outubro e Janeiro foram fabulosos, arrasou toda e qualquer concorrência, golos em catadulpa para todos os gostos, recordes que se prognosticavam a ser batidos, desde o extremo mais concretizador do clube a jogador com mais golos numa só época. Dito de outra forma, Cristiano Ronaldo era, em Novembro de 2007, o que é Messi em Novembro de 2008. Então, porque não ganhou os prémios de melhor do Mundo? Onde estava o Tadeia e os seus seguidores nessa altura? Eu digo-vos onde estavam: montados nas costas do Káká, defendendo o brasileiro pelo que fez na Champions League dessa época, mesmo que na Serie A italiana tenha estado pouco acima da miserabilidade, mesmo tendo optado por se auto excluir da Copa América… mesmo tendo feito pouco (ou nada!) de Maio de 2007 a Dezembro de 2007!

Meus caros amigos, aqui está a vossa prova de má-fé. Cristiano Ronaldo já foi o melhor num ano civil (sim, de Janeiro a Dezembro de 2007) e não ganhou nada, inclusivé ficou em 3º lugar! E já conquistou os prémios todos, de Inglaterra e da Champions, passando pelas Botas de Ouro de Inglaterra, Champions e da Europa… e ainda assim não chega! Chegou num caso para Káká, parece que chega no outro caso para Messi… Cristiano Ronaldo só terá o direito ao reconhecimento quando conciliar um ano civil de 2007 com os títulos colectivos de 2008. Conhecem outro jogador que tenha conseguido isso?

Cristiano Ronaldo pode ser narcisista, pode ser putanheiro, pode ter muitos defeitos como ser humano, pode inclusivé ser melhor do que muitos o pintam, mas nada disso invalida o seu talento nem o seu mérito. Não foi Zidane o melhor da sua geração, não venceu ele 1 Bola de Ouro e 3 FIFA World Player? Não foi ele que pregou várias cabeçadas e patadas? Se calhar ainda estamos no tempo de Eça de Queiróz, onde o que vinha de França é que era chique…



Segue o vídeo da prova de competência do Melhor do Mundo.



sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Jornada Europeia em Revista


Foi uma jornada europeia aziaga para a maioria dos clubes portugueses, exceptuando o FC Porto que, com a vitória na Turquia alcança, pelo 3º ano consecutivo (recorde do clube!) a fase dos oitavos de final da prova milionária.

Comecemos precisamente pelo FC Porto. Entrou a medo, viu os turcos desperdiçar uma excelente ocasião, mas assim que criou um lance de golo (posição duvidosa de Bruno Alves), marcou. E, como todos sabemos, numa prova do nível da Champions o cocktail fortuna & eficácia faz parte do kit de sobrevivência. Segunda ocasião… segundo golo! Embora tenha sido irregular, há que dar mérito a Lisandro, claramente um jogador com talento em excesso para a liga portuguesa. Mas a sorte também se procura e o FC Porto fez, posteriormente, por merecer a vitória e consequente apuramento. Fica a faltar, para os seus adeptos seguramente, um ajustar de contas com o Arsenal. E, não há como negá-lo, o Arsenal de Dezembro vem mesmo a calhar, provavelmente pagará as maldades infligidas pelo seu irmão gémeo de Outubro.

Quarta-feira ficou marcada pela maior goleada sofrida pelo Sporting em Alvalade. Não teve a Deusa da fortuna de seu lado, já o referi no post anterior, mas ao contrário do FC Porto em Istambul, também não a fez por merecer. É certo que comparar Barcelona a Fenerbahçe faria de mim o idiota da aldeia, no entanto, a jogar em Alvalade, e já apurada para a fase seguinte da prova, nunca um leão pode vergar-se ao peso do adversário daquela forma. O FC Porto vergou em Londres, nunca o vi ser vergado em sua própria casa, está em causa o orgulho dos adeptos, e é esse mesmo orgulho que me deixou mais enfurecido, não a derrota mas a forma como foi consentida.

No entanto, resumindo a actuação das duas equipas portuguesas na maior prova de clubes do Mundo, estão de parabéns, o objectivo e mínimos foram conseguidos, a fase seguinte dependerá de muitos factores, desde lesões a momentos de forma, a sorte e ao adversário em sorte, a única coisa exigida por todos os adeptos será, obviamente, máxima entrega e empenhamento, de preferência com as calças à cintura e sem fraldas!

No que à Taça UEFA diz respeito, a participação foi (tem sido) um desastre. Mesmo o Braga, muito sinceramente, tem tido o pássaro na mão e tem-no deixado fugir por perfeita estupidez. Inclusive, como se viu ontem, a felicidade e erros arbitrais até têm sido benéficos para os arcebispos! Iniciar o jogo em vantagem sem saber ler nem escrever, passar novamente para a liderança no marcador num erro arbitral, de que se podem queixar afinal? Total azelhice para, novamente, perder um ponto no último minuto dos descontos! E, quer-me parecer, esses dois pontos que esvoaçaram, farão toda a diferença nas contas finais, dentro de quinze dias. Jorge Jesus caiu no cavalo, uma boa dose de humildade não lhe fará mal seguramente, mas pelo seguro aconselhava-o a montar num burro, a queda sempre será menor da próxima vez.

O repasto fica para o fim. Já sabem que não alinho nas tretas do nacionali5mo parolo de apoiar as equipa5 portugue5a5. Nem a Miss Portugue5a no concur5o Miss Univer5o, quanto mais no futebol! Depois de pa55ar o dia a remoer a derrota leonina, nada como aliviar as co5tas olhando prós males que afectam o vizinho. Meus caros benfiqui5tas, mas que grande melão hein? Imagino as piadas envolvendo o número 5 que já estariam a ser criadas! Mas regressando à análise do jogo, que dizer da premonição dos jornais? Valverde 1 Quique 5 argumentavam eles, quanto ao confronto entre os dois técnicos espanhóis. Há coisas do diabo não? E não me estou a referir ao idiota de Gaia. Tal como a Jorge Jesus lhe fará bem uma boa dose de humildade, aos lampiões a banhada grega deve servir (devia, mas já os conheço para saber que não vai servir…) para repensarem melhor a valia dos seus jogadores, não os endeusar, sobretudo no que refere à dupla deliciosamente patética Sidney/David Luís, a tal que será nos próximos 10 anos a dupla da selecção canarinha! Eu não vou tão longe, deixem-nos estar 10 anos no Benfica e já serei um tipo feliz. E, só uma achega, cair aos pés dos tubarões europeus (Arsenal e Barcelona) não é motivo de orgulho, mas cair aos pés de arraia-miúda, e de forma tão estrondosa, dá para reflectir. O meu maior consolo, contudo, não foi a derrota, foi constatar, à chegada dos jogadores lampiões, afirmações do género “aprendemos a lição, temos de tirar ilações…”, claro sinal que não aprenderam nada a não ser frases feitas que qualquer papagaio conheceria de trás para a frente.

Uma semana que serve para explicar o 9º lugar no ranking europeu de clubes. O que vale é que, mesmo sem melhorias, subiremos naturalmente para o 6º lugar, quando os que ocupam as posições imediatamente acima de nós, começarem a acumular equipas nas competições e a pontuar com menor regularidade. Mas, até quando?



Quanto à jornada 9 da Liga Manager do Tribunal do Futebol. As equipas mais pontuadas foram as do El Pirata (7), Tacuara21 (5), mouros (5) e CubanosUnidos (3). Na frente não houve novidades, El Pirata lidera tranquilamente, mouros distancia-se da concorrência na vice liderança, a equipa PORTOSA alcança a 4ª posição por troca com Os Picaretos, a maior subida da semana pertenceu ao Tacuara21, que em menos de metade da prova consegue suficiente pontuação para, em teoria, discutir uma posição final no pódio. Cá para baixo, a única novidade foi o renascimento dos CubanosUnidos, que não pontuavam tanto de uma só vez desde a 1ª jornada!

Quanto à Taça FM, nos jogos de desempate da 1ª eliminatória, verificaram-se os seguintes resultados, envolvendo equipas da Liga Tribunal do Futebol:

Kaustico FC -2 vs ArrAbAcA 0 (eliminado)
Tacuara21 5 vs Quebra Bilhas 1 (apurado)

Deste modo saem de prova as equipas Sector A_14 e Kaustico FC.

Quanto à 2ª eliminatória o sorteio deu os seguintes emparelhamentos (entre parêntesis a posição que cada equipa ocupa na tabela geral da prova):

El Pirata (45) vs Mini’s FC (170)
Os Marretas (5) vs mouros (103)
Kennedy2009 (391) vs CunKa Neco (233)
Os Picaretos (295) vs Puerto Nuevo (579)
PORTOSA (293) vs Juliano+++ (661)
Valdevez (400) vs viva maradona (348)
Dragon Mitic (589) vs THIAGO DIAS (964)
Os Cafizaços (186) vs OAutor football club (567)
Sousas (351) vs Tacuara21 (522)
CubanosUnidos (671) vs Rala Bonito (899)


A eliminatória decorre neste fim-de-semana, a par da 10ª jornada. Olhando para os oponentes, salta à vista o que saiu em azar à equipa do mouro, somente a 5ª classificada em mais de 1000 participantes. Esperemos que todas as equipas da nossa liga sigam em frente, aqui não há rivalidades clubísticas.

Por fim realce para a eliminação do único participante nas competições europeias, no caso a Taça InterUefa. Na 1ª eliminatória, a equipa El Pirata perdeu os dois encontros frente ao Magallanes (2-4 e 7-9), deixando a Liga Tribunal do Futebol sem representantes nas provas europeias.

Five, Cinco,Fünf, Пет, Cinc, Pět, 五, 5, Pet, Fem, Päť, Cinco, Lima, Viisi, Cinq, Πέντε, पाँच, Vijf, Cinque, Pieci, Cinci!!!!!!!

mao

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Respeito e Reverência


Quando aos 80 minutos, já com o resultado a assinalar 2-5, e com o Sporting reduzido a dez jogadores, a abnegada equipa leonina constrói uma excelente jogada colectiva que termina, incrivelmente, não no fundo da baliza defendida pelos catalães mas sim na cabeça de Valdês!, dei por mim a sorrir: assim não há moral que resista.

Começo propositadamente pelo fim de jogo porque, num momento de tristeza e desolação, como adepto não posso seguir a via rápida da crítica, maledicência, típica dos adeptos de outros clubes. Até porque, convenhamos, este Sporting pode ter perdido por três golos de diferença, mas não levou uma banhada de futebol! Podem dizer que o Barcelona jogou q.b. para triunfar, e eu concordo, podem dizer que sofrer 5 golos em casa é sempre uma humilhação, e concordo a 100%, mas eu vi os 93 minutos do jogo e vi 2 auto-golos a favorecer o Barcelona, vi uma oferta que nem a Worten publicita no primeiro golo catalão, vi um penalti fantasma e ainda vi o arbitro ser complacente com uma atitude ridícula da equipa barcelonista no terceiro golo! Sendo assim meus caros amigos (que se dignarem a ler isto), metam as violas ao saco!

Dito isto, vamos ao jogo propriamente dito. O Sporting, ao contrário do que noticiaram jornais e tv’s, não lutava pelo 1º lugar do grupo. Eu nunca proferiria tamanhas indecências, tenho perfeita noção do que vale a minha equipa e, sobretudo, acompanho o campeonato espanhol em ritmo suficiente para saber que este Barcelona, superiormente orientado por Josep Guardiola, é actualmente a equipa europeia em melhor momento de forma. O Barcelona era favorito no jogo, no grupo, e uma do lote de 5 equipas favoritas à vitória na Champions, a manter esta performance.

O que não implica, de forma alguma, que esperasse uma atitude tão passiva e reverencial da maioria dos jogadores leoninos. Todos temos noção que existem indivíduos com melhores capacidades que as nossas, sejam físicas, mentais ou de conhecimento. É bom testar os nossos limites, seriamente, e saber conviver com eles, preferencialmente aprender algo com os melhores de modo a expandir esses mesmos limites. E digo isto para catalogar as exibições de Caneira, Polga, Grimi e Romagnoli. São jogadores que, para o nível nacional, podem ser perfeitamente rotulados de bons, para a segunda linha europeia disfarçam insuficiências mas que, chegados ao topo da hierarquia, perdoem-me a linguagem, borram-se pelas pernas abaixo! E falta aqui o Abel, com esse miserável não tenho a mínima dúvida, o resultado final seria acrescido de mais 2 golos para o Barcelona. É inconcebível a jogada do primeiro golo do encontro, a forma displicente como Romagnoli, vendo Grimi destapar a defesa leonino para apoiá-lo no ataque, permitir o contra ataque barcelonista! Depois vem o erro de principiante (que é precisamente isso que ele é!) de Daniel Carriço, que tentou o desarme limpo a Messi quando teve todo o tempo do mundo para enviar a bola para a linha de fundo, cedendo canto! Mas, atenção, este miúdo tem talento, infelizmente está mais habituado a jogar pelos juniores frente ao Oeiras e Cascais nos escalões de formação, aí é fácil desarmar na área e sair a jogar… fazê-lo perante um dos melhores jogadores do mundo é imprudência e insensatez. Serve de experiência, Carriço errou mas, contas feitas, portou-se como um Homem de barba rija. Os erros de Polga e Caneira são, obviamente, imperdoáveis. Mas onde arranja o Sporting melhor, ao preço a que se propõem pagar? É aqui que entra o que referi no post anterior, há que apostar com pujança na formação e em 3 ou 4 estrangeiros de qualidade superior. Mesmo o Sporting, que aposta em miúdos portugueses, tem uma dúzia de estrangeiros. E, como se viu ontem, não acrescentam grande coisa quando são realmente precisos. Não é ser xenófobo, é fazer uma escolha (e mesmo nesses escalões de formação podem entrar miúdos estrangeiros com qualidade, como promete ser o caso de um tal de Rabiu Ibrahim) e manter-se fiel a essa escolha.

E, se o primeiro golo não bastasse para sustentar esta tese, ver a forma infantil como Polga faz, dois minutos depois, um patético auto-golo, reforça a minha posição. Qualquer equipa, por muito boa que seja, depois disto, só pode acusar o peso do resultado, por muita boa vontade que se tenha. E assim foi, até ao intervalo, com os jogadores leoninos totalmente desinspirados, assistindo ao carrossel atacante do adversário. Mas o que é inquietante, sobretudo para quem se recorda dos embates leoninos dos últimos dois anos contra colossos europeus (a relembrar: Inter Milão (1-0;0-1), Bayern Munique (0-1;0-0), Man.United (0-1;1-2) e Roma (1-2; 2-2) onde NUNCA cedeu mais que dois golos, onde NUNCA perdeu por diferença superior a um golo… assistir a esta derrocada é por demais incompreensível! Falta de experiência? Não, não pode servir de desculpa, os resultados anteriormente referidos desmentem essa tese. Falta de categoria? Também não serve, senão o resultado de ontem ter-se-ia repetido nos últimos anos. Então como explicar os colapsos em Nou Camp e em Alvalade frente ao Barcelona?

Não sou o Rui Santos, não tenho a solução para o enigma. Tenho uma opinião, que passa por confundir respeito com reverência e submissão. O Barcelona, pelo seu valor, tem de ser respeitado. O próprio Barcelona, nas palavras do seu treinador (e posteriormente de Messi), encarou o jogo com respeito pelo Sporting e seus jogadores. Aliás, não é preciso ir muito longe no tempo, basta relembrarmo-nos a forma como o Basileia consegue o milagre de empatar em Barcelona, se não é um excelentíssimo exemplo de falta de respeito pelo valor do adversário! Mas é ténue a fronteira entre respeito e submissão. O modo como os jogadores leoninos passaram a primeira parte a seguir atrás de Messi e Xavi, sem pressão nem faltas, onde se chegou ao desplante de Messi movimentar-se por um flanco, flectir para o meio e voltar ao meio campo, com 4 jogadores a segui-lo, mais parecia que eram a guarda de honra e não os adversários! Não estou a defender a porrada e cacetada, mas caramba, eram homens de azul-grená vestidos, não Deuses! E depois Caneira, que pelos vistos não sabe bater de mansinho, quando finalmente faz uma falta, é logo à patada sobre Hleb! Quer dizer, nem tanto ao mar nem tanto à terra! Enfim…

Gostei da reacção da segunda parte. O intervalo, nestas circunstâncias, faz sempre bem. O que não fez nada bem foi a forma, desavergonhada, como Messi e restante trupe catalã, executa o livre do 3º golo, com a complacência do árbitro! Não digam o contrário, ali naquele local, nenhum árbitro permite tamanha pouca-vergonha! Queria ver se numa final europeia aquilo era validado! Até porque o lance é executado mais de dois metros atrás onde foi cometida a falta. Assim qual é a equipa que aguenta? Pelos vistos a equipa leonina, que demonstrou aos seus fiéis adeptos que não cairia sem luta! E que belíssima reacção demonstrou o Sporting, com dois golos em outros tantos minutos, renascendo das cinzas. O resto não precisa de ser contado, a felicidade estava toda do lado dos espanhóis, o 4º golo é anedótico e o 5º uma farsa! O Barcelona é de outro nível, não é uma vergonha admiti-lo, o Sporting tem de repensar a sua estrutura futebolística e a UEFA tem de entender que o futuro da arbitragem não passa pela presença de incompetentes no relvado mas sim de meios técnicos que apitarão o jogo directamente de uma cabine com tv! Só assim pode um sujeito como eu aziar à vontade, sem ficar a pensar que, se fosse ao contrário, nunca festejaria aqueles 3º e 5º golos! Essa é que é essa, doa a quem doer. Ainda aguardo o primeiro jogo europeu em que possa dizer, divertido: “olhem, o árbitro errou a favor do Sporting!”. Isto do errar ser humano tem muito que se lhe diga…

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os oitavos e as bactérias...

Sem título

Lisandro, Lisandro e outra vez Lisandro. Assim mesmo, a triplicar: ele discutiu os lances, organizou o jogo e ainda marcou os golos. Fez uma exibição tremenda, de uma entrega inexcedível, e acabou devidamente compensado. Ele e o FC Porto, que carimbou a passagem 28388 aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Já lá vamos. Primeiro, mais um bocadinho de Lisandro, sem o risco de enjoar e com algum folclore à mistura: o argentino começou o jogo a discutir com Hulk, naquele que parecia mais um episódio de uma relação difícil. Percebeu-se depois que não é bem assim, que eles também se abraçam. E entenderam-se bem, sobretudo na primeira parte, reduzindo a pó uma defesa turca em permanente ameaça de escombros. Aliás, arqueologia e Roberto Carlos são praticamente sinónimos, apesar de ele ainda se mexer bem; Edu e companhia é que não ficaram muito longe da fossilização completa. E volta-se ao mesmo: Lisandro foi demolidor resolvendo o jogo com dois golos em menos de dez minutos. Resolveu-o também noutros detalhes, como a  energia28387 aplicada nas discussões com os companheiros, corrigindo posicionamentos e injectando adrenalina para responder à pressão das bancadas. Simplificando, foi um verdadeiro professor. 

Sem artifícios, sem cartas na manga, sem invenções de última hora. Em resumo, sem corantes nem conservantes. Os portistas usaram a estratégia esperada, entraram em campo com a confiança anunciada de véspera e mantiveram o bom hábito de não perder na Turquia. Resultado: somaram nove pontos e estão apurados para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Tão simples e directo como isto.

28389 Agora só faltam alguns pormenores: o pormenor da indiferença, por exemplo. O Fenerbahçe ameaçou entrar com força e entrou mesmo; Jesualdo ameaçou responder - e a equipa respondeu mesmo. Daqui resultou uma primeira parte electrizante, embrulhada num ambiente escaldante e sedutor. Apesar de provocar surdez momentânea, de tão barulhento que foi. Os jogadores do FC Porto souberam ignorar essa pressão, e a resposta, com golos, foi asfixiando as 28400gargantas nas bancadas. E asfixiou também a estratégia de Aragonés, que soube espernear na segunda parte. Lançou Kazim Kazim e acertou em cheio, explorando as dificuldades de Pedro Emanuel. O golo, apesar de misturado com a infelicidade de Bruno Alves,  deixou os portistas com o peso da vantagem mínima. Pior: Hulk já não funcionava tão bem; Guarín entrara em campo, mas demorava a entrar no jogo; e o Fenerbahçe empurrava. Jesualdo respondeu bem, com Mariano, e equilibrou melhor, com Pelé.  Mas, uma vez mais, e não é exagero, foi a garra de Lisandro que desbravou o caminho final deste jogo. E apontou o do futuro, nos oitavos da Champions.

Fonte: Jornal OJogo; Imagem do resultado: bibo-porto-carago.blogspot.com

Bem, este FCPorto é uma chatice, mais uma vez as garrafas prontinhas a abrir, mais uma vez um país que respirou fundo durante uma semana para ontem as 21:30 gritar bem alto que o porto tinha perdido e mais uma vez isso tudo foi por água abaixo.

O FCPorto tomou um banho Turco, vestiu o seu robe de gala e depois e fazer as suas necessidades (ganhar) despejou o autoclismo enviando toda a porcaria deste pais para o seu devido lugar, lá em baixo, no esgoto triste e sombrio das suas realidades!!!

Tipos de Bactérias a encontrar no esgoto:

Platini:

  michel-platini

Reparem nas suas faces tristes e amarguradas, o passado já foi melhor do que o presente para este tipo de bichos. O futuro pode-se visualizar na foto da direita, onde Michel retira a bola do FCPorto no sorteio dos oitavos de final da champions....pobre Michel!!!

As do costume

IMAGENS_112502 IMAGENS_112511

O Comentador da RTP do jogo de ontem.

dcd

 

Imaginem que são os estudios do monte da virgem, esta era a imagem que teriam se abrissem os olhos por volta das 21:30 de ontem...exactamente o que estão a imaginar, é o interior do intestino do senhor relatador!!!

 

 

Invejosas e raivosas

Umas tomam banhos Turcos desta forma....

HJDHAoZFZ4qvhulRUoF2

 

Outras bactérias envergonham o nome daquele que um dia fez Portugal derrotando os mouros.

130920104_6dd260c377 Vitoria Sport Clube na Champions League

 

A essas todas deixo-vos uma prenda...

 
Isto até deixa as pessoas bem dispostas...
pedroto-pc77-78
 
 

terça-feira, 25 de novembro de 2008

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Anjos e demónios...!!!


Naval 0 Sporting 1

Jogo normal com a equipa da Naval a prestar uma clara e descarada vassalagem ao seu clube modelo.

Académica 0 benfica 2
O exame de Coimbra foi demasiado fácil e o benfica manteve a tradição de se dar bens com os ares de Coimbra, voltando a impor à Académica uma derrota diante do seu público.

Estrela vs FC PORTO

(adiado a pedido da equipa da Amadora)

Entretanto não podia deixar de escrever um assunto que passou quase em branco mas que a alguns portistas atentos NÃO!

Comecemos então...

«Quiseram-me dar-me pastilhas e dispensar-me», diz Rui Costa a propósito dos seus primeiros tempos na Luz.
O doping presente em todas os escalões da maior instituição portuguesa de futebol????????
Aposto que a pessoa que oferecia não tinha nome, ou como se diz em Inglês: no name!!!
eheh

Upss ...

Nao era isto!?!

Adiante...

"Penhoras ao Sporting e ao benfica desapareceram. As cópias de autos de penhoras efectuadas pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) a vários clubes de futebol, entre os quais o Sporting Clube de Portugal (SCP) e o sport lisboa e benfica desapareceram de um envelope selado que se encontrava na gaveta de uma funcionária da administração fiscal e foram substituídas por folhas para reutilizar na impressora. A informação é dada pela própria funcionária da DGCI no âmbito do processo que decorreu no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa no seguimento da queixa do anterior director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, relativa às fugas de informação da DGCI. O desaparecimento dos documentos foi abordado pela primeira vez numa informação enviada em Outubro de 2005 ao então director-geral pelo director distrital de Finanças de Lisboa. Este responsável relata o desaparecimento de autos de penhoras feitas a clubes de futebol e, face à denúncia, Paulo Macedo pede à Judiciária para averiguar a situação. Mais tarde, já no âmbito da investigação do DIAP, é apresentado um ofício do director distrital de Finanças de Lisboa que não é mais do que o relato feito pela funcionária do fisco a quem alegadamente foram roubados os documentos. A funcionária explica que lhe foi entregue um mandado de penhora em nome do executado SCP e que, no seguimento desse mandato, foram executadas diversas penhoras ao clube. A funcionária diz ainda que fez três cópias do documento. Arquivou uma cópia junto ao processo que decorria naquela direcção de finanças; outra no arquivo mensal da equipa a que pertence; e uma outra num envelope onde já se encontravam cópias de outras penhoras a clubes de futebol, nomeadamente ao benfica. A funcionária garante ainda que o envelope se encontrava fechado com fita-cola. Mas o inesperado aconteceu. Foi solicitado à funcionária informação sobre as ditas penhoras efectuadas ao Sporting e ao fazer essa informação tentou juntar a documentação. Mas tal não foi possível, porque o processo estava na sua mala pessoal, que tinha, naquele dia, deixado em casa. E foi então procurar o envelope com as cópias que tinha deixado na sua secretária. O envelope estava onde o deixou, mas toda a documentação que lá tinha deixado tinha sido substituída por um volume de folhas já impressas e que se destinavam a ser reutilizadas. Perante este relato dos acontecimentos, a funcionária foi chamada a depor no DIAP, tendo reafirmado os mesmos factos, acrescentando que não se tinha apercebido que os documentos tivessem sido usados. Disse ainda que não tinha como identificar o autor do roubo porque as suas gavetas estavam abertas e trabalhava num espaço aberto com mais 25 pessoas. O DIAP concluiu que, apesar de poder estar perante um crime de furto, não havia elementos que possibilitassem a identificação do seu autor e arquivou o processo. O director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, pediu à Judiciária uma investigação sobre o caso dos autos."

Fonte: O público

sábado, 22 de novembro de 2008

Liga Manager - 8ª Jornada


Muito bem meus carissimos e distintos participantes da Liga Manager Tribunal do Futebol, é certo que a maioria de vós acompanhais a prova mas é correcto ao blog organizador dar notícias de tudo que se passa na competição. Não, não é por eu ir na liderança, é apenas dever cívico :)

Ora aqui está a tabela classificativa, após 8 rondas disputadas:


Como é fácil verificar aqui o Pirata é o Leixões da competição! Qual o segredo perguntam vocês? Simples, ter sempre à mão um stock de rebuçadinhos (ehehe). Isso serviria também muito bem, mas o fundamental é não ter problemas deontológicos (nem intestinais) e escolher, sempre que a situação assim o aconselha, equipas e jogadores que não aprecio especialmente. Prova disso? Se tiver de escolher a Amélia para goleador não me faço rogado. E tem rendido a liderança.


No grupo perseguidor seguem as equipas dos bloguistas mouro, francisco castro - será pseudónimo de alguém conhecido ou pura e simplesmente não sei quem é? C'um caneco :) - picareto e do saudoso Ivo, que embora incógnito não deixa de entrar na luta. Todas estas equipas estão na luta pelo título, com a particularidade de duas delas terem iniciado a prova com uma jornada a menos!


Cá para baixo, já a fazer contas à 2ª Divisão, seguem os matraquilhos. É caso para perguntar ao Mitico, ao Autor e ao cubano Ramos se já estão a prometer aos seus sócios que pro ano sobem de divisão! Muito fraquinho, provavelmente porque andam tão cegos a apostar no fêcêpê e no cebola. Destacar ainda o Tacuara21 que, em apenas 3 rondas, já se prepara para chegar ao meio da tabela.


Mas nem só de Liga vive a competição. Decorreu recentemente a Taça FM, mais propriamente a 1ª eliminatória. Como é uma prova que envolve todas as equipas (e são mais de 800!), algumas equipas ficaram isentas e apuraram-se directamente para a 2ª eliminatória. Aqui ficam os resultados dos participantes na Liga do Tribunal:


El_Pirata (apurado automaticamente)


mouros (apurado automaticamente)


viva maradona (apurado automaticamente)


Dragon Mitic (apurado automaticamente)


OAutor football club (apurado automaticamente)


CubanosUnidos (apurado automaticamente)


CunKa Neco 5 - 2 Monte das Aves (apurado)


Os Picaretos 7 - 4 Tá Forte Tá FC (apurado)


PORTOSA 8 - 1 Liverpoll (apurado)


Kaustico FC 6 - 6 ArrAbAcA (jogo desempate)


Tacuara21 2 - 2 Quebra Bilhas (jogo desempate)


Sector A_14 0 - 1 Killy Lords (eliminado)



Como se pode verificar apenas um camarada foi eliminado da competição, o que diz bem da competitividade da nossa prova. Eheheh!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O lazer ... de Brasilia!!!!

Queiroz queria testar Cristiano Ronaldo a ponta-de-lança com dois alas móveis, mas só o fez na segunda parte, já que na primeira optou por Danny como avançado-centro. Nenhuma das experiências resultou e o melhor será mesmo desistir da ideia de fazer do CR7 ponta-de-lança ou mesmo principal referência do ataque.
A disposição do Brasil em losango arrasou rapidamente a equipa portuguesa, que defendia apenas com dois homens no miolo contra quatro brasileiros. Maniche e Tiago, porque o esquema da primeira parte será aquele que mais valerá a pena analisar, lutavam quase sempre contra quatro adversários, uma vez que Ronaldo, Simão, Danny e Deco poucas vezes recuavam para ajudar. A par desse defeito de organização, a péssima exibição de Pepe e o adormecimento de Bosingwa ajudaram os brasileiros a escolher por onde pretendiam construir o resultado.
O intervalo ditou nova experiência: Meireles, mais habituado a missões defensivas, em vez de Tiago, Nani a extremo-direito e Ronaldo no meio. Resultado prático: nada. A exibição continuou a piorar e o Brasil aproveitou o descontrolo total para construir um resultado histórico.
Com o golo de Simão, a passe de Deco - ofuscado por Gilberto Silva - quando o marcador estava em 4-2, pensou-se que tudo o que de mau estava a acontecer ficaria minimizado, mas o pior estava para vir. Portugal consentiu mais dois golos completamente idiotas e acabou por encaixar um resultado humilhante. Há muito trabalho a fazer nesta selecção e Carlos Queiroz precisa de encurtar o período de experiências e trabalhar um esquema definitivo. Os testes têm ido de mal a pior.

Ontem foi a vergonha.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol pediu hoje desculpa aos adeptos portugueses pela goleada sofrida esta madrugada em Gama, Brasília, frente ao Brasil (6-2). Gilberto Madail falava à chegada da Selecção Nacional ao aeroporto da Portela, onde o avião proveniente de Brasília aterrou ao início da tarde. "Queria aproveitar para pedir desculpa aos portugueses, por esta exibição menos conseguida. Estamos a trabalhar no sentido de corrigir o que há a corrigir e colocar a selecção nos níveis em que estava, ou até mais altos". Cerca de duas dezenas de adeptos assobiaram junto ao autocarro da selecção à chegada dos jogadores, e o seleccionador Carlos Queiroz e Gilberto Madail ficaram da parte de fora, onde falaram aos jornalistas. A maioria dos jogadores nem chegou a ser vista, pois tomou de imediato voos para as cidades dos clubes onde jogam.

Para terminar aqui fica uma simples comparação para cada um ver, ler e pensar sobre isto:

(Ojogo, 19/11/08)


(Ojogo 20/11/08)

No dia em que R7 receber o prémio de melhor do mundo aqui estarei para lhe dar os parabéns mas a humildade é tão bonita...

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Reflexões de um Leão


Para um sportinguista nascido pós revolução de Abril não estou admirado com os resultados desportivos do meu clube. Há 15 anos as expectativas de pré época eram sempre elevadas, a famosa esperança verde levava milhares a Alvalade, enchendo ciclicamente o estádio, bem como os estádios onde a equipa leonina jogava. Se é certo que o poder de compra nunca tinha sido tão elevado como nesse tempo, juntando o factor, determinante, de existir um e um só jogo televisionado em directo por temporada, é igualmente verdade que, à época, o clube de Alvalade dispunha das mesmas armas financeiras que os seus rivais, querendo com isto dizer que, se o FCP ou o Benfica se dispunham a contratar um internacional brasileiro (um verdadeiro, não um que tenha feito um jogo de promoção do passe) o Sporting poderia tomar a mesma iniciativa sem contar os tostões. Hoje, como se vê, internacionais argentinos só de azul ou vermelho. Este é um exemplo. Com a diminuição de capacidade financeira para obter mais valias para o plantel perdeu-se competitividade para os rivais, mesmo que este argumento não colha muitos simpatizantes entre os adeptos rivais, não será difícil perceber que, numa época de 10 meses, parte em vantagem o clube que conseguir reunir um grupo de jogadores superiores qualitativamente. O que custa dinheiro! Não é, por si só, razão suficiente para o sucesso; convenhamos no entanto que é sempre uma vantagem. Aliás, o sucesso inicial do Leixões, decorrido que está pouco mais do que 25% da competição, colocará à prova esta tese: quantos acreditam que a equipa matosinhense conseguirá lutar pelo título? Sequer manter-se entre os três primeiros classificados? Esqueçamos que estamos a falar do campeonato português, conhecido internacionalmente pela corrupção, qual o motivo para deitarmos por terra toda e qualquer possibilidade de sucesso do Leixões? A minha opinião é a que defendi anteriormente, somente os melhores plantéis têm uma hipótese real de alcançar o sucesso, e o plantel do Leixões não se encaixa nessa permissa.

Regressando ao Sporting. A fragilidade financeira do clube levou a um decréscimo de euforia no início de cada temporada. Até porque, de modo a ser competitivo, o clube vendeu os aneis e penhorou os dedos durante as temporadas de 1999/2000 a 2002/2003. Se é verdade que, durante esse período, foram conquistados os dois últimos títulos nacionais, não é menos verdade que foi durante esse reinado de esbanjamento (desde os 30.000 contos mensais de JVP à contratação de internacionais portugueses pagos a peso de ouro, bem como a múltiplas aquisições de supostos craques estrangeiros, já para não falar no negócio Jardel) que se acumulou um passivo que ultrapassou, largamente, os 300 milhões de euros. Não posso esquecer que o Sporting não teve as benesses estatais nem autárquicas dos seus rivais (tem um estádio e uma academia que afundaram ainda mais o passivo do clube e respectiva SAD) no entanto tal não justifica os erros cometidos. Mas passado é passado e importa agora saber o que os dirigentes pretendem para o futuro. E a derrota com o Leixões, muito embora tenha sido o primeiro resultado realmente negativo e prejudicial desta época, abre a porta ao debate entre sportinguistas: chegou ou não ao fim o ciclo Paulo Bento? Deve o clube apostar em aumentar as despesas de modo a reforçar o plantel com jogadores internacionais, aumentado assim as receitas de bilheteira, ao mesmo tempo que cresce as suas reais hipóteses de sucesso? Deve apostar séria e firmemente na formação, mesmo que isso implique renunciar ao título nacional por tempo indeterminado?

Começando por Paulo Bento. É um homem que admiro pelo seu carácter, pela sua integridade, por ser um dos raros treinadores capazes de reconhecer mérito ao adversário e por ter a capacidade de exprimir as suas convicções sem cair na boçalidade e banalidade. No entanto, como treinador, tem defeitos. Não conheço nenhum que, somente com um ano de ofício, tenha passado a titular de um clube da dimensão do Sporting e conseguido melhor do que ele tem feito. Mourinho, por exemplo, foi adjunto e aprendeu imenso durante cerca de 15 anos, antes de se lançar a solo! O iluminado Azenha andou nessa área por 18 anos! O que lamentarei, e muito, será verificar, dentro de uns 15 anos, que Paulo Bento tenha evoluído tanto quanto o prof. Carlos Queirós, ou seja, pouco ou nada! Concluíndo, creio que Paulo Bento deve terminar o ciclo que lhe foi proposto, até final da temporada, sejam quais forem os resultados até Maio de 2009, e dar um novo rumo à sua carreira. O Sporting, como clube formador dos melhores extremos do futebol mundial, não deve nunca utilizar tácticas que os excluam da equipa sénior, ou seja, sou um acérrimo crítico de qualquer losango no meio campo leonino. Mas não sou fundamentalista ao ponto de esquecer o que de bom foi conseguido com Paulo Bento, num momento crítico da vida do clube. Por tudo isso Paulo Bento merece a minha gratidão e respeito.

Que rumo então para o clube. Lançar-se, cegamente, em frente, com o recurso ao despesismo, numa era de crise mundial? Seria o fim do clube, ou o retrocesso em tudo o que de positivo se tem alcançado na recuperação financeira. A minha aposta, declarada, será na formação leonina, na famosa Academia.

Mas uma aposta séria, destemida, sem quebra de compromisso perante as primeiras adversidades, e com o rompimento de qualquer possibilidade dos sanguessugas dos empresários contagiarem os miúdos. Aliás, para salvaguardar os interesses do clube, um dos seus dirigentes/funcionários (Sá Pinto ou outro nessa linha) deveria ser nomeado empresário oficial do clube, com o qual as jovens promessas comprometeriam as suas ligações empresariais. Esta é uma medida fundamental para o sucesso da aposta, não se pode ter jovens lançados com sucesso e, seis meses volvidos, ter a corja de chulos encartados inundar os jornais com pretensos pretendentes milionários, de Itália a Espanha, passando por Inglaterra, minando a cabeça dos jovens e dos seus familiares (a maior parte deles, chulos que exploram os filhos e que pensam somente no seu bem-estar, esquecendo o que o clube lhes proporcionou!), levando a um desgaste da relação jogador/adepto, como o que se verifica actualmente com Miguel Veloso. É coincidência o facto do melhor Veloso ser anterior aos propalados interesses de clubes estrangeiros? Não, obviamente.

O que não significa que se deva manter jogadores contrariados. De Vukcevic a Veloso, de Moutinho a Stojkovic, todo e qualquer atleta que ameace romper os fundamentos do clube deve ser negociado, sem prejuízo do clube, mas negociado. Nada de bom está a resultar da manutenção forçada de Vukcevic, ainda para mais quando o clube não tem saúde financeira para fazer braço de ferro. Vai pró Benfica? Vai pró Porto? Pois que vá, quem tem mau carácter, mais cedo ou mais tarde, o revelará novamente. As consequências para o balneário desta novela é mais prejudicial que qualquer negócio menos positivo que o Sporting tivesse realizado em Agosto passado. Aliás, porque não vender os jogadores problemáticos a preço reduzido mas mantendo parte do passe, de forma a rentabilizá-lo posteriormente? Veja-se o caso de Cristiano Ronaldo, avaliado em 80 milhões de euros. Foi vendido pelo Sporting por 15, um valor justo na altura. Mas e se a venda tivesse sido “forçada” pelo jogador e empresário? Se tivesse o Sporting vendido o jogador por 7,5 milhões mas mantido 40 ou 50% do respectivo passe, provavelmente dentro de 1 ou 2 anos iria ter direito a 30 milhões, perfazendo o negócio qualquer coisa como 37,5 milhões de euros. Obviamente que nem tudo é tão linear como o exposto, mas fica a clara sensação que, em casos problemáticos, de Vukcevic a Veloso, o melhor mesmo será despachar e amealhar posteriormente. Não esquecendo, porém, o recurso a claúsulas que impeçam o fácil retorno a Portugal para os rivais. É que alguns, que se julgam reis do capoeiro, batem com as trombas no chão quando vão lá para fora e regressam mansinhos para os rivais, quase perdendo a vontade de protestar para partirem novamente à conquista dos milhões europeus.

Sendo assim o futuro leonino passa pelo acesso da formação leonina à equipa principal. Aceder, verdadeiramente, ao modelo Ajax. Que, por acaso, anda arredado dos dias de sucesso, vai para 5 anos! O que só realça o significado em optar por este modelo: paciência, muita paciência. A imaturidade, realçada por exemplo nos miúdos do Arsenal, custará vitórias e títulos, mas a garra, força destemida e determinação associada a jovens leões, com um modelo de jogo (só pode ser o 4-3-3 com tantos extermos de qualidade!) pré definido e assimilado desde tenra idade será a chave de muitos sucessos futuros. Quem conhece a mais valia de miúdos como Diogo Rosado, Ibrahim Rabiu, João Martins, William Owuso, Marco Matias, Wilson Eduardo e Bruno Matias, associados a projectos com futuro como Adrien Silva, Daniel Carriço, Pereirinha e Rui Patrício, só pode ter fé, até porque, enquanto escrevo, muita miudagem desconhecida de 12 e 13 anos, treina em Alcochete, sob competente supervisão, para o futuro risonho do clube e seus adeptos.

Com esta postura o clube, não só resolve boa parte dos problemas associados ao despesismo salarial com pseudo-vedetas, como cria uma empatia com os adeptos. Tenho forte convicção que a venda de bilhetes aumentaria para o nível dos clubes rivais, até porque o futebol praticado, mesmo que a posição na tabela classificativa não reflicta melhorias, será sem quaisquer dúvidas, bastante superior. Mais uma vez pego nos exemplos Arsenal e Ajax, equipas que não têm alcançado muitos título mas que praticam, na sua esmagadora maioria dos jogos, bom futebol.

Sobram ainda dois tópicos. Os jogadores estrangeiros e o modelo de treinador a escolher. Aguardando que a FIFA aprove rapidamente o modelo de 6+5, ou seja, 6 jogadores no 11 titular obrigatoriamente de nacionalidade do País do clube que representam, sobra ainda espaço para a contratação de jogadores de nacionalidade estrangeira. Preferencialmente em idade júnior para serem incorporados na formação leonina, à imagem do que já se faz (embora sem cair no exagero!), mas igualmente apostando em qualidade à prova de dúvidas. Exemplos? Liedson, Polga e Izmailov. Isto é o Sporting que desejo ver um dia, com um máximo de três estrangeiros no 11 titular, com estatuto de craques, ou seja, que representem uma mais valia para a juventude que os acompanha. E, num momento em que se torna evidente que alguns dos melhores jogadores a nível Mundial, são descobertos em África, centrar a prospecção nesse mercado de valor inestimável. É inconcebível perceber que Manucho, ponta de lança angolano do Manchester United, tenha passado despercebido em Portugal! Se o futebol fosse uma empresa, muitas cabeças rolariam com tamanho sinal de incompetência!

Por último, o treinador. Alguém talhado para moldar jovens, com pulso firme e capacidade de transportar para os jogos o que de positivo se produz nos treinos. Algo que, francamente, Paulo Bento não consegue (ou então é realmente assustador pensar que aquilo que tenho assistido é tudo o que se faz durante a semana!). Resumindo e concluindo, um treinador holandês. Há uns anos, creio que a seguir a Lazlo Boloni, Dick Advocaat foi sondado para treinador leonino, sendo posteriormente descartado uma vez que tinha anunciado negociações quando as mesmas ainda estavam numa fase precoce. Na época não fiquei desiludido mas o trabalho que o holandês realizou no Zenit S.Petersburgo é notável. É fácil conseguir resultados com boas equipas, mas construir um modelo de jogo com desconhecidos e ser aplaudido por adeptos e crítica pelo futebol praticado é bem mais difícil. O Zenit, ninguém duvida, é actualmente uma das equipas que melhor executa os ensinamentos que treina. Mérito do génio Arshavin, porventura, mas mérito sobretudo para Advocaat.

Foi uma reflexão de um adepto leonino que deseja o título nacional mas deseja, sobretudo, bom futebol. Até porque, com bom futebol, o título fica mais perto, naturalmente. Mesmo em Portugal, por muito que custe acreditar…

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Isto sim é serviço útil de claque

Responsabilidade "no name"!?!!!!!

Após um ano de investigações, a PSP acredita que as 30 pessoas que deteve, no fim-de-semana, são o núcleo mais activo do grupo "No Name Boys", responsável por vários crimes altamente violentos ao longo do ano. Nove elementos da claque deram entrada, às 9.30 horas, no Tribunal de Instrucção Criminal de Lisboa, para continuar o interrogatório, interrompido, segunda-feira, cerca das 21 horas.
O grupo agora identificado - constituído por 28 homens e duas mulheres, com idades entre os 18 e os 30 anos, alguns deles com antecedentes criminais - é suspeito da prática dos crimes de associação criminosa, ofensas à integridade física, roubo, incêndio e explosão. E, segundo o comandante da Divisão de Investigação Criminial da PSP de Lisboa, Dário Prates, tinha no tráfico de drogas e armas uma das principais fontes de financiamento das suas actividades, viagens e deslocações para apoiar o Sport Lisboa e benfica.
Dos 30 detidos, 14 foram logo na noite de domingo ouvidos por procuradores do Ministério Público, que acompanharam a operação, e ficaram com termo de identidade e residência (TIR). Os restantes 16 acabaram por passar a noite nos calabouços do Comando Metropolitano da PSP e só ontem começaram a ser ouvidos: três deles foram libertados com TIR, depois de terem estado no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e, à tarde, os restantes 13 foram levados para o Tribunal de Investigação Criminal (TIC), onde alguns estavam ainda a ser ouvidos à hora do fecho desta edição. Contudo, pelo menos cinco deveriam permanecer detidos durante a noite, para voltarem hoje a ser presentes ao juiz de turno.
Nas 48 buscas domiciliárias - que decorreram maioritariamente na Grande Lisboa, mas também nos distritos do Porto, Setúbal e Castelo Branco - a PSP apreendeu 11,5 quilos de haxixe (o equivalente a 57 mil doses individuais), 115 gramas de cocaína (suficientes para mais de mil doses), 70 gramas de ecstasy e 187 gramas de liamba. Foram também apreendidas três armas de fogo (uma pistola de alarme 6.35 mm, um revólver 0.22 e uma pistola 7.65), munições de vários calibres e três réplicas de armas de fogo, provavelmente usadas para intimidação.
Foram também apreendidas três bestas (armas antigas usadas para atirar setas), quatro soqueiras, quatro bastões extensíveis, seis tacos de basebol, três armas eléctricas usadas para dar choques, embalagens de spray, diverso material pirotécnico (tochas, potes de fumo e um very-light), seis viaturas e mais de 15 mil euros em dinheiro.
Segundo a PSP, as acções deste grupo eram "muito bem planeados" e incluíam "operações de vigilância e seguimento" para encontrar a melhor hora e local para atacar as vítimas, maioritariamente membros de outras claques, mas também agentes da PSP. O benfica nega qualquer relação com os "No Name Boys" e lembra que não tem nenhuma claque organizada, mas o certo é que uma das duas buscas não domiciliárias levadas a cabo foi a instalações utilizadas por elementos do grupo no Estádio da Luz...

Fonte: JN

domingo, 16 de novembro de 2008

Respeitem e serão respeitados...

Sem título

É assim que vou iniciar este meu post, a recordar uma derrota do meu FCPorto. Era ainda mourinho o treinador do meu clube e estávamos sem perder no campeonato, a champions ia de vento em popa e o Gil Vicente recebeu o FCporto em Guimaraes, como não podia deixar de ser visto que moro naquela cidade, desloquei-me ao estádio do vitoria para assitir ao encontro e dar força aqueles heróis que foram os melhores da Europa de 2004.

No caminho para o estádio fui ameaçado diversas vezes, mas como vozes de burro não chegam ao céu e o meu cachecol até estava escondido entre o meu braço direito e o meu tronco, recebi LC2003-04-vencedores esses insultos e ameaças com o sorriso de quem sabia que ia ganhar a champions!!

Sofri bastante na companhia de um grande portista, não queríamos acreditar que o nosso porto tinha desprediçado uma oportunidade de acabar uma época sem derrotas e no fundo até tinha perdido bem contra um excelente Gil Vicente. A caminho de casa, e por ironia do destino estávamos a caminhar pela rua Gil Vicente na cidade berço, quando um grupo de terroristas com a cara tapada e vestes condizentes com o clube daquela cidade, resolveram agredir com um pau um senhor de idade que se fazia acompanhar da esposa…esse senhor estava com um cachecol do porto, e de costas para o agressor, que com a cobardia natural abriu a cabeça num gesto inqualificável de raiva!!

A raiva que o moveu, chama-se FCPorto, não foi só o senhor que foi agredido, foi o meu

clube e todos os seus adeptos, quase chorei ao ver a esposa berrar e a segurar o seu marido que se encontrava baixado e com o cachecol do nosso FCPorto banhado em sangue…aquela imagem não mais sairá da minha memória!

Esta é uma pequena história daquilo que é “o ser portista em Guimaraes”, e só o sente quem sabe o que é ser agredido por festejar uma champions, quem é ameaçado de morte por querer abrir uma casa do porto. E muitos mais episódios haveriam para contar.

Nesta pré época os Afonsos de Guimarães decidiram não tomlfv-promessasar a vacina e deram as mãos aos lampiões de Lisboa, juntinhos e raivosos desenvolveram a guerra mais ridícula da história…afastar o porto da champions. Tiveram azar e caíram no ridículo! O azar foi tanto para o lado dos Afonsinhos que nem champions nem uefa, a televisão voltou a ser a melhor amiga para ver os jogos das competições europeias, e até acho piada passear por Guimarães e ver os cafés divididos entre um Benfica – galatasaray e um ACMilan – Braga!!!!

Ora bem, depois de tudo isto, o que se passou no estádio do Dragão neste lindo sábado de sol, foi como que um abraço forte que o FCPorto nos deu por tudo aquilo que passamos em Guimarães, os Portistas de Guimarães!

post-thumbQuem me conhece sabe que sempre tive uma grande simpatia por aquele clube, mas isso acabou no momento da  santa aliança, o sangue naquele cachecol dói-me mais hoje do que naquele dia, o facto de uma amiga ser agredida por festejar uma champions dói-me mais hoje, os insultos de que fui alvo, as ameaças, tudo isso dói-me mais hoje.

Por isso, o abraço que ontem o FCPorto deu aos portistas de Guimaraes não tenho adjectivos para o descrever, mas tenho a certeza que todos o sentiram e agradecem!!!

Gostaria de deixar aqui uma musica muito agradavel que cada vez mais se encaixa na personalidade do vosso clube...

Termino assim esta introdução ao jogo de ontem...e vamos lá falar de bola!!!

Quer dizer de bola vão falar vocês, eu apenas quero destacar dois jogadores, o GRANDE Lisandro porque marcou o golo 50, e o Fernando que fez um jogo fenomenal!!!

28158 28152

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bom???????

Era para fazer um post sobre a corrupção leonina e tudo o que movimenta o clube de alvalade mas isso virá mais tarde.

E porquê?

Porque a noticia do dia desportivo foi sem dúvida a "nota" que o Bruno Lampiã... perdão... Paixão levou!!!!!!


Segundo Albano Fialho, observador destacado pela Liga para o clássico Sporting-FC Porto, a nota atribuída a Bruno Paixão foi classificada como Bom, com um valor superior a 2,9 numa escala de 1 a 5.
Segundo o critério de avaliação da liga para a arbitragem, a partir de 2,4 valores é considerado como satisfatório, e só abaixo deste valor é que a arbitragem é considerada não satisfatória.
Segundo Albano Fialho, Bruno Paixão apenas cometeu um erro grave, referindo-se a uma grande penalidade que não foi assinalada a favor do FC Porto, em jogada que envolveu o brasileiro Hulk e o guarda-redes do Sporting Rui Patrício.


Inacreditável o que esta comunicação fraca, suja e podre faz diáriamente ao FC PORTO e pior que tudo isso são as mentes que se deixam poluir!!!! Como é que é possível alguém no seu perfeito juizo dizer que o Sporting foi o mais prejudicado??????


Veja-se o exemplo de Fucile...
Manteve-se à margem da polémica relacionada com Bruno Paixão mas falou de um lance com Liedson para reforçar que "os avançados são sempre protegidos"."Não somos santos, mas a cotovelada que levei na cara não me partiu os dentes por sorte. Fez-me um golpe feio, sangrei e na verdade fiquei enojado", disse o jogador portista.

Bruto Alves??????????????????????


E pronto... e para terminar... aqui mais um dado estatístico interessante...!?!!!!

4-5!!! GANHAMOS!!!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ganhar a 2 equipas em 120minutos!!!

Antes de começar a falar sobre o que se passou no domingo passado, vou perguntar-me se vi algum comentário neste blog a pedir posts sobre a jornada europeia, que até foi histórica para um dos clubes envolvidos no jogo de ontem. Aqui vai a pergunta - "autor, viste algum comentário a pedir algum post para comentar a jornada europeia?? - a minha resposta é: ainda bem que pensei nesta pergunta, evidentemente que ninguem pediu posts, é evidente que nenhum portista fez post esta semana europeia, e porque? porque os habituais leitores só têm net quando ganham!!! ou quando o porto perde!!!

sporting_porto_2006 Vamos então falar do que aconteceu ontem...

Primeiro de tudo, foi um jogo emocionante e talvez o melhor jogo em Portugal esta temporada. Por acaso, ou talvez não, também foi das piores exibições que vi um arbitro fazer e por acaso, ou talvez não, o FCPorto foi o mais prejudicado.

Mas vamos começar pelo inicio, péssima primeira parte do FCPorto e uma excelente primeira parte do sporting em hulktodos os sentidos, menos no mais importante, criar perigo. A sorte protegeu a equipa que fez mais para estar na frente e o sporting acabou por marcar num lance no minimo surreal! Mas a vantagem do sporting no final da primeira parte não foi só no golo, ganhou tambem em cantos e em faltas cometidas, para terem uma ideia o sporting ganhava 15 - 5 em faltas. o FCporto apenas ganhava em amarelos 2.

Na segunda parte o sporting voltou a entrar melhor, mas depois o FCPorto melhorou e foi um jogo mais equilibrado sendo que o Porto foi continuando a melhorar e o sporting perdeu um pouco o gás. Apartir de certo momento, o Porto teve sempre muito mais perdo de ganhar o jogo.

20081109-sporting_fcporto-taaPor-8Na generalidade penso que foi um jogo bem dividido, ora mandava o sporting ora madava o FCPorto. portanto o empate acaba por ser justo!

Pronto isto é tudo muito bonito se o jogo nao tivesse arbitro...como este faz parte do jogo, e até foi a figura principal deste, tenho que falar tambem da sua exibição. e vou falar por partes... caricatura_paulo_bento

 

Sporting pode-se queixar de uma grande penalidade de rolando, pode-se queixar da expulsão tardia do pedro emanuel, e pode-se queixar das palavras nojentas e inqualificaveis do seu presidente e treinador...relembro que o presidente do outro clube da segunda circular foi castigado por palavras mais softs sobre outro senhor do apito! Enoja-me tanto as palavras destes dois lagartos e tambem desse tal de moutinho que vou interromper este texto para ir vomitar!!!!!!!!

 

Voltei...

Quanto ao Porto, existem várias razões de queixa que passo a mostrar...

fifa

1ª Parte:
1) Não vê uma cotovelada do Liedson sobre o Fucile.
2) Não mostra amarelo ao Caneira em falta sobre o Hulk na zona do meio campo, num lance perigoso de contra ataque!
3) Aos 36 mns admoesta com o cartão amarelo o Bruno Alves numa falta normalíssima no meio campo!
Final da 1ª parte:
15 faltas do Sporting contra 5 do FC Porto (2 amarelos para o FCP!)
2ª Parte:
5) Aos 46 mns mostra amarelo ao Lucho numa falta a meio campo sobre o Moutinho, perfeitamente normal!
6) Aos 47 mns não mostra amarelo ao Rochemback( deu uma patada no Lucho G.!)
7) Caneira vê amarelo por falta dura sobre o Hulk ( seria o segundo e o respectivo vermelho)
8) Não vê um penaltie do Polga sobre o Hulk! (aqui admito ser dicutivel, uma vez que até marcou canto)
marco 9) Aos 68 mns não vê um penaltie inacreditável do Rui Patricio sobre o Hulk e ainda admoesta indevidamente o Hulk e o Caneira (embora o caneira tenha tocado na cara do hulk com o seu pé, mas de acordo com o que estava a ser o jogo, acho exagerados os dois cartões)
10) Aos 73 mns foi mostrado amarelo ao Liedson por (mais) uma falta sobre o Bruno Alves ( já tinha feito mais faltas graves sem admoestação!)
11) Aos 82 mns P.Emanuel é expulso, porque se encolheu para não acertar no choramingas do Moutinho que já esva a gritar pela mãe e pelo pai, (mas até admito que tenha sido falta, e como disse anteriormente minutos antes deveria ter sido amarelado e nao foi)
12) Ficou um penaltie por marcar a favor do sporting, como já tinha dito. (Rolando jogou com as maõs dentro da area)
13) Aos 90 mns Rolando sofre uma entrada violenta do Liedson para amarelo ( continuou em campo após inumeras faltas graves, o primeiro amarelo foi por uma falta exactamente igual, pitões no pé do adversário)
Prolongamento:
14 ) lisandro sofre falta perigosa de Polga ,mas o arbitro manda seguir incrivelmente. (era o segundo amarelo para polga)
15) Abel faz falta por trás sobre o Lino e o Arbitro não lhe mostra o amarelo!
16) Aos 100 mns Lisandro é agredido por Miguel Velosos e este vê o amarelo!
17) Aos 111 mns , Abel vê amarelo (seria o segundo, ou o terceiro)
18) Em vez de marcar penaltie a favor do FC Porto com expulsão de rochemback , após cotovelada em Rolando, marca falta ao Contrario...

Estes são os dados de uma arbitragem péssima, de um arbitro péssimo!!!

Quanto á crise do FCPorto, ela que continue assim!!!!

27914

27937 27938