Redes Social

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Gabriel Alves

No último sábado, o idiota de serviço da TVI passou o prolongamento do fantástico jogo da Rússia de Arshavin frente à inoperante Holanda (estes, sem Scolari nem Ricardo, culparão quem?...) com tiradas do género "Só Portugal não foi a prolongamento", "Portugal foi a única selecção a não passar dos 90 minutos", entre outras barbaridades, esquecendo-se (ou não) que Postiga, tal como Van Nistelrroy, marcou o golo do empate aos 86 minutos! Ou assim seria, se as novas tecnologias estivessem ao serviço do futebol, bastariam 20 segundos de interrupção de jogo para o árbitro perceber isso! Enfim, volta Gabriel Alves, que saudades das tuas descrições espalhafatosas! Já que Perestrello não está mais entre nós, ao menos recuperamos gente digna e com espinha dorsal, já faltou mais para ver futebol na tv sem som, com musica a passar na radio!


6 comentários:

Anónimo disse...

como eu te compreendo senhor tony pirata migalhas!!!

Benfas disse...

Ainda não consegui digerir a derrota…!!!

Pirata não me venhas com a história porque isso sim é ser pequenino e encontrar razões onde elas não existem…!!!
È verdade que o arbitro foi um filho da …é…é verdade que esse erro foi determinante, é…mas não foi só…para minha profunda tristeza…!!!
Na minha modesta opinião, tal como em 2004, Portugal tinha tudo para chegar á final, porque é a melhor selecção da Europa, estava a jogar e jogou o melhor futebol do Europeu (qual Holanda qual quê), mas de longe. Primeiro nunca como agora tínhamos um banco tão bom, apesar desses pregadores da desgraça apregoaram quando Portugal perdeu com a suíça, que o banco não tinha nível. Tínhamos Meireles para substituir Moutinho, tínhamos quaresma (apesar de não ter feito grande coisa, desiludiu-me, eu acredito nele, porque tira um coelho da cartola quando menos se espera, quem não deseja ter no banco um jogador destes) e Nani (Entrou sempre bem ) no banco, que são de grande nível, para refrescar ou até decidir um jogo, e podia continuar com Bruno Alves, Miguel, até os avançados suplentes, Miguel Veloso(foi pena estar uns furos abaixo daquilo que já mostrou), e os restantes…alguém me consegue dizer que um destes jogadores é fraco…!!!
Em segundo lugar para completar isto, tínhamos o Deco a um nível á parte (arshavin é o único jogador a jogar tão bem como ele, mas só o consegui num jogo) , fantástico, incrível momento de forma(não aproveitar o momento de forma de um jogador com a importância que um dez tem na equipa, dá-me azia só de pensar, por isso é que me custa cada palavra que estou a escrever ). Apesar de o Cristiano não ter feito um Europeu Brilhante, não esteve mal, primeiro ao ser muito marcado, libertou sempre os companheiros, como se viu com Deco contra a Alemanha (deco teve sempre muito espaço pelo meio teve foi infeliz nos remates, e arriscou pouco, os únicas coisas que lhe posso apontar), e até marcou um golo decisivo contra os checos. Para não falar do peso e da importância de ter aquele que é considerado unanimemente o melhor jogador do mundo na equipa. O Nuno Gomes o nosso avançado para espanto de muitos fez um bom Europeu, se alguém tiver alguma coisa a apontar-lhe, é porque não percebe de futebol, foi até injustiçado na substituição contra a Alemanha, o Simão esteve a um bom nível, sempre muito disciplinado, e até excelente na primeira parte contra a Alemanha. Tivemos um Pepe em grande nível melhor até de que o grande Ricardo carvalho, que para mim esteve uns furos abaixo do grande Ricardo carvalho que todos conhecemos, mas também reconheço que ele tem mais rotinas no lado direito, e o Petit cumpriu o papel que lhe foi indicado, esteve sempre regular, e deixou o que tinha em campo.
Tudo isto culminou com um reconhecimento geral na Europa (nunca antes visto ), até esse francês que vocês chamam de filho da….admitiu que não esperava a derrota de Portugal (estava claramente a espera que Portugal fosse á final, por isso não acredito em bodes expiatórios), e que era uma das equipas que melhor jogava, a par de Deco como um dos dois melhores jogadores do Europeu. Para não falar dos Alemães, que claramente perceberam que era-mos favoritos, e mudaram o sistema com medo de Portugal, e mesmo depois de ganhar, admitiram que ganharam à melhor equipa do Europeu. Para não falar do apoio dos emigrantes …. depois de tudo isto o que falhou?
Depois de tudo isto, a única falha que posso encontrar foi táctica e de abordagem ao jogo. Mas sem esquecer que acho que o Ricardo não estava em grande forma, ainda por cima com o melhor Quim de sempre, e o Paulo Ferreira, nunca foi a solução para o lado esquerdo, mesmo não sendo mau, era claramente o elo mais fraco, e o Ricardo Carvalho esteve uns furos abaixo do normal. Mas não vou crucificar o Ricardo como os portistas, porque não sou cego ao ponto de não conseguir perceber que ele foi grande em 2004 e 2006, mas não tenho medo de reconhecer que ele este europeu não deveria ser titular, e não é por o Quim ser do Benfica, mas apenas porque acho que o Ricardo nunca foi um guarda-redes confiante. Nem o faço ao Paulo ferreira, porque acho que ninguém lhe pode apontar nada, porque deu sempre tudo o que tinha(apesar de ser anjinho no lance do terceiro golo da Alemanha, porque se cai-se o arbitro marcava falta, nem parece um jogador experiente), e achar que com caneira o grande mal do jogo aéreo poderia ser melhorado com ele pois é um central, e tem melhor jogo aéreo e poder de choque.
Mas para mim, tirando os erros graves nos lances aéreos que deram os golos à Alemanha, perdemos o jogo tacticamente e na abordagem ao jogo. Primeiro porque mesmo o Scolari, um treinador muito realista e por vezes defensivo, acho que se deixou deslumbrar pela momento da equipa, e pela confiança que a equipa lhe estava a dar, e não preparou o jogo para uma Alemanha reforçada no meio campo a jogar em contra-ataque, e a lutar muito. O que levou Portugal a entrar mal no jogo, e quando assentou já perdia por 2 golos. O resto todos já sabemos o que se passou. Porque é verdade que os comentadores exageram, também não deixa de ser verdade, que todos os outros jogos dos quartos de final foram muito mais realistas na abordagem ao jogo, e com equipas a jogar com medo de perderem, alguns deles até deviam pagar imposto aos amantes do futebol tão mau foi o futebol praticado em determinados mementos, mas isso é o futebol, quando se trata de jogos a eliminar, tal como muitas vezes se passa em finais de liga de campeões que bom futebol pouco se vê. Porque infelizmente o mestre dos mata mata, como tão bem fez contra a Holanda no mundial, entre outros, desta vez se eclipsou, e por muito que acha que Portugal era claramente o favorito a ganhar o Euro, há que ser realista, na abordagem ao jogo, porque o futebol é pródigo em surpresas, e para meu desgosto Portugal perdeu, contra uma equipa claramente ao nosso alcance. Mas reconheço que o Scolari fez um trabalho extraordinário na selecção, do qual lhe agradeço, e só lhe posso desejar boa sorte na sua nova etapa.

PS: Em 2010, eu acredito…porque há que aproveitar e fazer História e não deixar escapar as oportunidades…e depois continuarmos a pregoar o fado, como desculpa, porque se o fado vale-se nós éramos o Pais mais poderoso do mundo…e não somos…!!!

Mitico disse...

Com tanto fumo no ar nem consegui ler direito o que o autor e o benfas escreveram!?!!!

Mitico disse...

Bom agora que já está na fase de rescaldo...

Continuemos...

benfas
"Mas não vou crucificar o Ricardo como os portistas,"

Tenho andado lá fora a falar sobre isso e nao sao os portistas que têm cruxificado o Ricardo...

E o alarido só nao é maior e a revolta so nao é maior porque... tal como dizia Octavio: "voces sabem do que eu estou a falaaaaar"

De resto concordo em geral com o benfas.

Mitico disse...

Quanto a Gabriel Alves

O grande Gabriel. Enervou-me muitas vezes, ri-me muitas vezes mas nao havia duvidas... Gostava de futebol ao contrario destes palhaços que vao pa tvi e so dizem asneiras e estao convictos de que estao ali a exercer um serviço de qualidade!!

Bem faz artur jorge que desliga o som da tv e mete musica classica!

Mitico disse...

Pirata

Carlos Lampard Martins de encarnado e águia ao peito?