Redes Social

sábado, 20 de outubro de 2007

O Jornalismo no futebol


Carlos Daniel

Em 2006-09-20 divergências com os restantes membros da direcção de Informação, liderada por Luís Marinho, foram, segundo anunciou Carlos Daniel à redacção do Porto o motivo da demissão. Entre elas está o recente Mundial de futebol, onde ficou bem patente o desencontro com o subdirector que tutela o Desporto, Miguel Barroso, como ficou expresso nas páginas deste jornal. Daniel, recorde-se, sacudiu a água do capote relativamente ao facto de a RTP ter deitado dinheiro à rua ao não transmitir alguns resumos da prova, nomeadamente um do grupo de Portugal, o jogo entre Angola e Irão. O jornalista disse que se limitava a apresentar o programa, não lhe cabendo a responsabilidade de fazer o alinhamento, ou seja, uma indirecta a Barroso.Carlos Daniel foi afastado da narração dos jogos da Selecção, sendo substituído, na Finlândia, no primeiro jogo de Portugal na qualificação para o Euro’2008, por Hélder Conduto. A decisão prender-se-á com a má relação entre a Federação Portuguesa de Futebol e Daniel, que já durava há algum tempo, embora se tenha agudizado na Alemanha, por ocasião do Mundial. Na circunstância, Gilberto Madaíl, presidente da FPF, chegou a telefonar à administração da RTP dando conta do seu desagrado pelo programa que o jornalista conduzia a partir do território germânico e alusivo à competição que Portugal concluiu no quatro posto. No anúncio aos jornalistas sediados no Porto foi, de resto, bastante crítico relativamente à equipa da RTP na capital. “Em Lisboa, trabalham nabos! O também pivô do ‘Jornal da Tarde’ limitou-se a confirmar a demissão e a administração fez o mesmo.

Luis Freitas Lobo

Para ele, mais do que cinco continentes e sete mares, o mundo é um infinito conjunto de campos de futebol com muitas casas á volta. Todos os dias pensa em futebol e fa-lo sempre partindo da única forma que entende ser possível conceber: a emoção, descoberta tanto nas jogadas de Pelé ou Maradona, como nos gestos dos meninos descalços nos baldios de Buenos Aires, Rio de Janeiro, Moçambique ou Bombaim. Formado em Direito, em 1993, desde sempre permaneceu a paixão pela escrita e pelo futebol, e, como gosta de dizer, quando um homem tem uma paixão, o melhor que tem a fazer é tratar dela.... Na radio, colabora regularmente na Antena 1.Actualmente, colabora também como colunista no jornal PUBLICO, e na televisão, como comentador da RTP. Desde o primeiro olhar, aprendeu a apreciar o futebol na sua vertente artística, sempre num cruzamento entre a cultura e o desporto, a arte e o futebol.

"Ninguém tem mais cliques no Google do que ele. Quando o sistema empanca dizemos logo:'lá anda o Luís Freitas Lobo feito maluco à procura de jogadores", afirmava um técnico informático...

António Tadeia

No FC Porto-Sporting, após um passe para Postiga, Polga desarmou o avançado, a bola correu até Stojkovic, que a agarrou. Pedro Proença assinalou livre indirecto na linha de pequena área e dali nasceu o golo que decidiu o jogo. Não me senti escandalizado pela decisão, como não me chocaria o seu contrário. Já vi árbitros marcarem falta, já vi outros deixarem passar, pelo que o mais avisado é fazer o que disse Paulo Bento: "meter a bola longe da área". Da mesma forma, não me espantou que, em "O Jogo", dois árbitros achassem que Proença fez bem e outros dois que fez mal. Porquê? Na lei diz-se que deve ser marcado livre indirecto se "o guarda-redes tocar a bola com as mãos depois de esta ter sido deliberadamente pontapeada para ele por um colega". O problema é mesmo esse: o deliberadamente. No fundo, o que Proença devia ter feito era perguntar: "Ó sr. Polga, você queria mesmo passar a bola ao guarda-redes ou limitou-se a cortá-la para onde estava virado?" Passaríamos a ter muitos defesas a confessar limitações técnicas e acabavam os livres indirectos. Há quem diga que um dos segredos do futebol é esta subjectividade, que permite a discussão à segunda-feira. Mas isso era antes do "Apito Dourado".
São reportagens como estas que fazem de Antóno Tadeia aquilo que ele é. Enquanto não se conseguir libertar das pessoas do seu passado jornalístico não evoluirá mais que este patamar.
É trabalhador, profissional e gosta de futebol. Falta a coragem para dar "aquele pequeno grande" passo...
Todos os gostam de futebol aguardam por esse momento amigo António.

PS: Não coloquei aqui o Manha e Leonor (como é evidente) porque o post é sobre o jornalismo no futebol ... !?!

7 comentários:

Mitico disse...

Não! Não me esqueci de Gabriel ALves!

Gabriel terá um post dedicado só a ele!

Abraço a todos

OAutor disse...

Jornal Record despede cinco jornalistas
O Record, do grupo Cofina, informou que despedirá cinco jornalistas, com o objectivo de reduzir os seus quadros. Na redacção, fala-se de uma lista entre 10 e 15 profissionais, que devem juntar-se à listas nos próximos dias.

O jornal desportivo dispensou o ex-chefe de redacção Hélio Nascimento, há 16 anos na publicação, Céu Freitas, que cobria a selecção nacional, há 18 anos no diário, além de António Espanhol, Pedro Gonçalves dos Santos e Carlos Patrão.

O director, Alexandre Pais, afirmou que se trata de uma reestruturação da empresa, e não de despedimentos colectivos, uma vez que, após o fecho da revista Dez, que saía com as edições de sábado, a redacção ficou com um número excedentário de trabalhadores.

Contudo, os argumentos são contestados pelos jornalistas, já que frisam o facto desses mesmos profissionais terem sido recrutados na redacção e nem todos os visados terem ordenados elevados, sendo que um deles recebe de ordenado líquido 652 euros.

O director de recursos humanos da Cofina, Nuno Mariz, já procedeu à realização de propostas de indemnização, mas nenhuma delas foi aceite pelos «despedidos» devido aos seus baixos valores.

O jornal encontra-se numa crise profunda nos últimos meses, tendo perdido mais de 30 mil leitores por dia e sendo até ultrapassado pelo concorrente A Bola, de acordo com os estudos de notoriedade do Bareme da Marktest.

El Pirata disse...

Vamos por partes:

Carlos Daniel

Um jornalista nunca deve fazer programas no qual tem o papel de moderador e dar a sua opiniao ou direccionar as pessoas para a sua opiniao. Quem tem a mania de fazer isso sao os pivots da tvi em especial a moura guedes. É pessimo jornalismo. Carlos Daniel e a sua coutada de paineleiros sao ha muito conhecidos como anti scolaristas e que sejam assim, mas so os paineleiros. Nesse aspecto David Borges e Paulo Catarro sao muito mais profissionais. E atençao que eu gosto do Carlos Daniel mas ele tem de perceber que a sua funçao é informar e nao julgar ou dar opiniao. Se se armasse aos cucos ha 12 ou 15 anos atras quando apareceu na rtp ja nao andava por la seguramente.

El Pirata disse...

Luis Freitas Lobo

É um dos meus escribas de futebol preferidos. E atençao que ele tambem escreve umas coisas em ABOLA, eu compreendo que o Mitico omita isso mas nao deixa de ser verdade. Gostava de perceber tanto de futebol quanto ele, e as suas cronicas sao de uma riqueza, quer futebolistica quer linguistica. E, ainda por cima, nao ha nas suas palavras qualquer sinal da sua cor clubista. Que melhor elogio se poderia dar para classificar uma pessoa que escreve sobre futebol? Pena nao serem mais 2 ou 3 assim em todo o universo de tvs, radios e jornais...

El Pirata disse...

Antonio Tadeia

Tem talento na escrita e nota-se que percebe do assunto, mas nota-se igualmente que é um lampiao dos sete costados! E quando assim é, como se viu nos comentarios ao jogo de ontem para a taça da liga entre benfica e setubal, perde-se muito do respeito pelo seu trabalho! Acho piada que se diga que o benfica ja merecia estar empatado (e ele disse-o inumeras vezes!) e que, no golo do Adu se diga que finalmente se fez justiça e que apesar da fraca exibiçao do benfica o empate era o minimo de justiça... e que se propanguei aos 4 cantos que o Fatima fez um jogao e o Sporting nao jogou nada! Isto tira qualquer credibilidade a este individuo que, apesar de conhecedor do assunto, perde a lucidez sempre que o tintol da sua preferencia surge a cega-lo! E nao defendo a actuaçao leonina, que roçou a bosta de cavalo, mas o facto é que o fatima teve duas ocasioes de golo, o sporting teve o dobro! Pode-se dizer que o pequeno fatima esteve brilhante mas sem cair nos exageros do adepto clubista, pelo menos quando se pretende ser respeitado como entendedor do assunto. O que nao é o caso deste Tadeiazeco...

Mitico disse...

Claro que o record diminuiu as vendas... depois do contrato com o xerife, do texas de alverca, estavam à espera de quê????

Milagres???

Ricardo disse...

Visitem o site www.planetadofutebol.com


e apreciem as qualidades do Luís Freitas Lobo, num site produzido por ele.


Carlos Daniel, um dos maiores jornalistas desportivos portugueses!