Ficamos todos a conhecer mais uma regra do futebol. Quando um jogador encarnado corta a bola quer pela linha lateral, quer pela linha de fundo... a bola pertence sempre a essa mesma equipa!!!
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
No fim de semana desportivo...
Ficamos todos a conhecer mais uma regra do futebol. Quando um jogador encarnado corta a bola quer pela linha lateral, quer pela linha de fundo... a bola pertence sempre a essa mesma equipa!!!
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Na jornada da Champions
Liedson conseguiu, em Roma, estrear-se a marcar na Liga dos Campeões e dessa forma interrompeu um longo jejum de mais de 2 anos sem "facturar" em partidas respeitantes às competições europeias mas, a verdade, é que o golo do dianteiro baiano não chegou para que o Sporting evitasse a derrota...
benfica 1 Celtic 0
O benfica venceu o Celtic esta noite na Luz, por 1-0, num dos dois jogos do Grupo D da Liga dos Campeões em que Cardozo esteve em particular evidência, marcando o único golo da partida e enviando uma bola à barra e outra ao poste da baliza de Boruc.
Marselha 1 FC PORTO 1
O FC Porto empatou esta noite em Marselha, a um golo, em jogo do Grupo A da Liga dos Campeões em que a superioridade dos campeões nacionais foi notória, principalmente durante a primeira parte, mas os postes, a exibição do guarda-redes francês e o arbitro da partida impediram outro resultado...
Mais uma vez... !!! Basta!!!!!
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Desporto Rei: 2. Os pés de Deus
Resta referir que os homens que se prostam diante de Maradona na fotografia são belgas, adversários que alcançariam o 3º lugar desse Mundial. Nesta meia final diante de Maradona, já avisados do genial lance ocorrido no jogo anterior frente aos prepotentes ingleses, decidiram marcar a sua genialidade com quantos homens pudessem. Esforço inglório, como ficou evidente nos golos que Maradona marcou e que levaram a Argentina à final. Aqui fica o momento da capitulação belga.
sábado, 20 de outubro de 2007
O Jornalismo no futebol
António Tadeia
PS: Não coloquei aqui o Manha e Leonor (como é evidente) porque o post é sobre o jornalismo no futebol ... !?!
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
A selecção, Scolari, FPF....
Arguido? Não pode ser!?!!!
«O documento padece de ligeiríssimas inexactidões, mas nada nele é ilegal (…) o facto de ser constituído arguido é uma mera formalidade», afirmou Dias da Cunha à Antena 1, referindo ao mesmo tempo que está «completamente tranquilo, tanto em relação a mim como em relação ao Sporting».
www.afinaljasepercebeondeelapodeestar."sapo".alguresporaífora...
domingo, 14 de outubro de 2007
sábado, 13 de outubro de 2007
Para nao dizerem que eu sou anti-record!!!
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
O GUARDA REDES
O JOGADOR SOLITÁRIO
São, no limite do jogo, os últimos a defender e os primeiros a iniciar o ataque, mas, quando se fazem esquemas tácticos eles desaparecem dos desenhos. É o estranho mundo dos guarda-redes. Fala-se em 4x4x2. Devia falar-se em 1x4x4x2...
Durante algum tempo, notou-se a diferença entre aqueles que fizeram toda a carreira podendo receber com as mãos passes de colegas, e outros, da nova geração, desde o inicio limitados às novas regras. Jongbloed, na Holanda de 74, foi o precursor nesse aspecto.Tacticamente, existem três sectores numa equipa. Defesa, meio-campo e ataque. A noção de bloco que o jogo moderno trouxe, impondo em nome da coesão táctica que os sectores se devam manter unidos em campo, obriga, muitas vezes, a defesa, na tentativa de acompanhar a dinâmica desse bloco, a subir no terreno, aumentando então a distância que a separa do guarda-redes. Um dos perigos que resulta daqui são, por exemplo, os passes em profundidade que colocam a bola nas costas da defesa então subida. Para preencher esse espaço vazio impõe-se o adiantamento do guarda-redes para perto da entrada da área, de forma a antecipar qualquer bola que surja nessa área. Tal exige leitura de jogo atenta, velocidade e bom jogo de pés, para chegar primeiro à bola que o avançado, numa zona onde é proibido jogar com as mãos. É uma espécie de guarda-redes libero.Outro dos grandes atributos dos guardiões do presente é reposição da bola em jogo. Rápida e precisa, lançando o contra-ataque com as mãos.
No passado, os jogos entre a selecção da FIFA eram alvo de grande atenção. Nos anos 60, entre as redes, era usual jogar, numa parte, Soskic, e, na outra, Yashine. O jugos lavo era um assombro: voava frequentemente, para gáudio dos fotógrafos. Depois, vinha o russo e "estragava" tudo. Defendia de pé, sem malabarismos ou voos rasantes, o que o outro defendia com todo o espectáculo.No final, todos ficavam deslumbrados com Yashine, que fazia o mesmo trabalho com metade do esforço.
Ao longo dos anos, a escola de Leste criou o mito do guarda-redes frio, quase glaciar. Um "iceberg" entre os postes. Apesar de a memória abrigar nomes como o checo Grosics e o austríaco Koncilia, só nos anos 80, com Dassaev, o Leste voltou a ter um guarda-redes verdadeiramente digno da herança da aranha.
Historicamente, em termos de estilo, a América do Sul preconiza uma forma diferente de sair da baliza. A partir dos anos 60, todos os guarda-redes europeus saem em queda aos pés do avançado, colocando lateralmente o corpo. Na América do Sul, saem de joelhos com o corpo na vertical. Um contraste consagrado, por exemplo, pelos argentinos Filiol e Pumpido. Hoje, esta diferença menos evidente.
O drama brasileiro
Podemos, em traços largos, distinguir, no futebol europeu, quatro escolas diferentes de guarda-redes: a latina, a de Leste, a britânica e a do Norte da Europa, cada uma com o seu estilo, mas todas distantes do exotismo da escola sul-americana.Nas "peladas" de rua, quem vai para a baliza, normalmente, é sem. pre aquele que exibe menores dotes técnicos. Um destino traçado desde menino. O Brasil é dono do futebol mais admirado em todo o Mundo, mas os seus guarda-redes sempre foram alvo de piadas. Na Europa, diziam que eles cresceram com as galinhas. Depois do "gato Félix" em 70, o "escrete canarinho" viveu de Leão, atéque a partir dos anos 80, com Valdir Peres e Taffarel, o problema se tornou sério.É caricato notar como os jogadores brasileiros ficam admirados quando, na Europa, assistem à forma de os guarda-redes europeus blocarem a bola. Embrulhando-a com os braços, quase como se segura um bebé, com firmeza, em oposição à leveza com que os sul-americanos a agarram com a palma das mãos. Tudo traços que definem diferente'ir formas de estar no futebol.Contava o malogrado Barbosa, o guarda-redes do Brasil batido pelo Uruguai no Mundial'50, que «já revi esse golo milhares de vezes na minha cabeça. Todas as noites, sonho com essa bola na minha direcção, e eu deixo-a escapar.Já passaram quase 50 anos, mas ainda há pouco uma senhora, quando me viu numa loja, disse para um menino que trazia pela mão: «Vês, meu filho, foi esse homem que fez chorar milhões de brasileiros...»
Por: Luis Freitas Lobo
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Puzzle sobre os ditadores do futebol português
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
A jornada...
Juntando uma metade com tempero a outra sem sal, o FC Porto, de penálti, acabou por combinar os ingredientes na medida exacta de um recorde: garantiu a sétima vitória consecutiva, o que equivale a um começo de campeonato avassalador.
A equipa encarnada voltou ontem aos triunfos, em Leiria, e aliviou a pressão que ameaçava tornar-se insuportável, depois de cinco jogos sem ganhar - dois empates no Campeonato, um na Taça da Liga e duas derrotas na "Champions".
O russo entrou em campo para a segunda parte anteontem, na recepção ao Guimarães, e do seu certeiro pé direito saíram os primeiros dois dos três golos com que os leões conseguiram superar uma turma vimaranense briosa, que chegou a manietar o anfitrião na primeira metade do encontro...
Fonte: Ojogo
sexta-feira, 5 de outubro de 2007
Os prémios
Podem ver o banner na barra lateral...
Abraço a todos!!!
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
2ª Jornada da Champions Tribunal do Futebol
Queria destacar também a excelente exibição da equipa "cataluña" que foi sem margem para duvidas a que praticou melhor futebol! :)
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Começou...
O zé povinho acorda nesta segunda feira, dia primeiro de Outubro, e depara-se com o mais tradicional jornal do desporto português, aquele cujo nome foi retirado daquele objecto que nos últimos anos têm penetrado vezes sem conta as balizas alheias ao meu clube, a juntar-se à cerimónia oficial de abertura da verdadeira época futebolística dos clubes do império. Gostei do pormenor do vinho que estão, ou estavam a beber, dá realmente a entender que é da adega cooperativa de Murça o que demonstra uma atitude de grande carácter nacionalista, entende-se que as pessoas da foto olham para Portugal como um país de igualdades em que existe um respeito muito grande pelo próximo, neste caso pelo próximo campeão nacional!!!!
É assim que eu vou começar a viver mais um dia da minha vida, com tristeza, uma tristeza de quem há muito tempo vive tentando pensar que tudo não passa de coincidências e que a comunicação social não é manipulada. Gostava que se fosse o meu clube a fazer 58 passes num jogo contra um outro qualquer clube de vermelho estaria da mesma forma documentado, e seria dada a mesma importância. Gostava que o meu clube ganhasse 30 jogos seguídos e fosse dado mérito por isso, doeu-me muito ver escrito neste jornal "iniciativa abola" como podem ler no canto superior direito da foto. É muito triste, mas o mais triste é esse massacre psicológico ao meu Portugal, hoje a tarde, já toda a gente vai dizer que os clubes da capital empataram e o arbitro não marcou os penaltys devido ao Pinto da Costa. Enfim...