Redes Social

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Mundial Juniores 2007



Começa hoje a participação portuguesa no Mundial de Juniores de Futebol, que está a ser disputado no Canadá. Para quem viveu as emoções de 91, para quem viu crescer uma geração que tanto deu ao futebol português, esta competição terá sempre direito a um especial carinho. Até porque, bem vistas as coisas, para que servem os inúmeros campeonatos europeus de sub-21, sub-20, sub-18, sub-17, sub-16, mundiais de sub-17, inclusive Jogos Olímpicos? A verdade é que servem apenas para promover jogadores por empresários sanguessugas. A única competição de futebol destinada a jovens que interessa realmente é o Mundial de Sub-20. E, para infelicidade nossa, José Couceiro está lá! Guardo para mim a secreta esperança de que o arbitro colombiano Hernando Buitrago, nomeado para o jogo de hoje frente à Nova Zelândia, expulse o nosso Zé até aos 20 minutos e o acuse de canibalismo e assédio sexual, de modo a impedi-lo de sentar no banco durante o resto da prova. Isso não implicará sucesso garantido, mas bastará para que Portugal siga para a fase seguinte da prova sem sofrer o vexame de ser eliminado num grupo onde entram os kiwis da Nova Zelândia e o agrupamento de nativos da Gâmbia, com os mesmos 18 anos que o Mantorras tinha no Alverca, mais coisa menos coisa, quem é que está a contar não é?

O grande desafio virá naturalmente frente ao México, selecção essa que conta com um não tão mediático Giovanni dos Santos (em relação à escala Andersson, o tal melhor do mundo sub-17… mas o troféu ficou na mão desse tal capitão mexicano que está há muito em Barcelona sem alaridos e direito a constantes primeiras páginas…) e um tal de Carlos Vela, ponta de lança da formação de esperanças do Arsenal, um nome a fixar. Ou seja, patriotismos à parte, não temos equipa para ganhar a prova! Temos possibilidades de chegar a uma meia-final? Sinceramente penso que os QF serão a meta desejada, muito embora Couceiro, sacudindo desde já a responsabilidade, já veio afirmar que o objectivo é passar o grupo. Tanto Zé? Não te tornes tão ambicioso que a malta deixa de gostar de ti. Garanto que dava uns 2 ou 3 dias que restam da minha existência para conhecer o discurso que deu Couceiro aos jogadores portistas no intervalo do fabuloso 0-4 frente ao Nacional. Confesso Zé, eras bem mais porreiro quando o PC te considerou o novo Mourinho…

Aqui fica a constituição da selecção Nacional e o ordenamento dos jogos:


Grupo C:

Portugal -Nova Zelândia (Toronto), 2 de Julho, 19:15
México -Portugal (Toronto), 5 de Julho, 00:45
Portugal - Gâmbia (Montreal), 8 de Julho, 22:15

Mais informações em: http://www.fifa.com/u20worldcup/

Para fim de festa deixo aqui expressa a minha indignação (qual quê, estou-me marimbando, mas como sou “obrigado” a levar com eles todos os dias (infelizmente) ando sempre a par das suas tropelias…) pelo facto do pasquim dar cobertura à prova mas somente pelo facto de um tal moleque Leandro Lima, o novo Andersson (um conselho, pintem-no de preto e arranjem-lhe umas tranças porque só pelo futebol não me parece muito boa a comparação) vir equipar à Porto! Até ao momento as linhas dedicadas a Portugal encontram-se perdidas no meio do jornal e são de uma banalidade que mais valia fazer uma colagem do site em inglês que acompanha a prova! Enfim, é o estrebuchar de um pasquim, que se mantém vivo somente pelo facto de entreter os seus seguidores com notícias da carochinha. E pela sobrevivência faz-se tudo, até figuras de palhaços.


PS:

Aqui fica a recordação de um dos mais belos momentos do futebol português. Ouvir miúdos da nossa selecção dizer que não conhecem (ou quase!) os feitos de Riade89 e Lisboa91, é mais uma prova de incompetência do Zé, ou será que fazer um dvdzito com os melhores momentos dessas duas provas (e já agora inseriam igualmente o génio do Dani no Quatar95) não ajudaria na moral dos miúdos? Ver o treinador aos saltos a discutir com o arbitro, a insinuar corrupção na UEFA e na FIFA, isso é que os miúdos escusavam de ver, desculpas para não terem de dar o seu máximo e honrar o privilégio de usar a camisola de Portugal. E, se não for pedir muito, cortem a crista ao Coentrão, não vais para a Love Parade morcão, se queres armar-te em craque espera até chegares ao Benfica.

8 comentários:

Anónimo disse...

Amigo El Pirata, eu estou comovido com o teu regresso...já te considerava o D.Sebastião deste blog!!!!!

Força Portugal...e boa sorte João Pedro!!!!

Mitico disse...

Pirata

Grande post!!!!!

Que grande equipa!
Que grande vitória!
Reparem como o Emilio Peixe sentiu o hino!
Que bom que foi recordar!
Obrigado pirata!

Quanto ao jogo de hoje... bom toque de bola da selecção nacional!
Bons talentos!
Agora falta ver se conseguem jogar assim contra uma equipa a serio!

Quanto aos patriotas de festa continuo sem ve-los no local do costume sempre que a Selecção joga e continuo a nao ver bandeiras nas casas...

Ironia do destino?
Será que sabem que Portugal está a disputar um campeonato do mundo?
Ou serão mesmo Scolaristas?
Ou anti portistas?

Abraço a todos

PS: Bem vindo pirata! Mais uma vez... bom post! O blog precisa de ti :)

Mitico disse...

Pirata

Uma vez que nao apareces ah muito tempo...

Sabias que o Porto foi Bi Campeao Nacional de Futebol?

E o Jesualdo Ferreira ganhou um título?

Pooooooooooooooooooooooorto
POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO
POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTTTO

Benfas disse...

A equipa Portuguesa de sub-20 entrou bem no campeonato do Mundo, pese embora o adversário ser muito fraco. De destacar o talento do Fabio Coentrão, boa aposta do Glorioso, gostei também do zequinha, mais um que vai andar encostado 3 anos antes de rescindir, e pensar que se aposta em Brunos Morais e não se aproveita os nossos, e o Pele, e pensar que o Benfica deixou escapar este jogador, como não tive a oportunidade de ver o torneio de toulon, não o conhecia, apenas lido os comentários do olheiro do ajax que ficou bastante impressionado com ele, só agora percebi o porquê das suas palavras...parece um Bulldozer, e pensar que em Portugal ninguém ainda olhou para ele, como é possível, ou é de mim ou se ele tiver o crescimento normal, o Miguel Veloso jogador que aprecio bastante não me parece ter pedal para este jogador...Glorioso andas a dormir…descobristes e não o aproveitas-te…como dizia o olheiro é o médio que todas as grandes equipas da Europa hoje em dia procuram para ter á frente da defesa…!!!

El Pirata disse...

Mitico, foi por estar cansado de ouvir a vossa festa que optei por tirar ferias de blog :)

Mas é tanta a necessidade dos portistas, de adeptos a jogadores, de direcçao a treinadores, que ainda hoje insistem na tese que passaram a epoca toda na liderança e como tal o titulo só poderia cair nas Antas! Ainda hoje o suplente da Argentina, um tal de lucho, insiste na tese.


Nunca vi um campeao repetir-se tantas vezes nem com tanta necessidade de dar justificaçoes! O que eu sei é que um campeonato tem 90 pontos em disputa e 30 jornadas, e nao é pelo facto de se chegar aos 40 pontos mais depressa que os demais se reinvidica o titulo. Nem é pelo facto de se acumular mais pontos nas primeiras 10 jornadas, criando uma vantagem de 8 ou 9 pontos, que se merece o titulo! Ou será que uma equipa que tenha ZERO pontos ao fim de 5 jogos, ganhe os restantes 25 jogos, fazendo um total de 75 pontos, nao merece ser campeã? Não, claro que não, o que importa é liderar a prova! Se assim fosse as provas de atletismo acabavam antes do final e faziam-se estatisticas para ver quem tinha liderado mais metros. Palermices...


O que eu sei é que no primeiro terço da prova (jornadas 1 a 10) o porto foi a equipa que fez mais pontos, no segundo terço da prova (jornadas 11 a 20) o benfica foi a equipa que mais pontos fez e no ultimo terço da prova (jornadas 21 a 30) foi o sporting a conquistar mais pontos!

Tudo somado deu para um ser campeao com somente um ponto de avanço sobre o mais directo adversario e 2 sobre o terceiro classificado! Com um equilibrio destes como pode alguem contestar a tese que o titulo cairia muitissimo bem em Alvalade?!?!? Até porque uma maozinha deu uma grande ajudinha, ou nao foi comandante suplente Lucho? Para lá de fumar merdas ilegais!

El Pirata disse...

A estreia portuguesa no mundial de sub 20 foi a desejada mas... deixou a desejar. Entao os ultimos 10 minutos, que aflição, nao sofreram um golo por milagre e dois por sorte! Como é que um treinador (desculpa la Ze, estou-te a ofender a chamar de treinador, mas ainda nao descobri qual o teu real papel no banco de suplentes...) permite tamanho descalabro perante uns miudos que tinham era vontade de apanhar a bola à mão e jogar raguebi! Quanto a destaques o obvio é para o Bruno Gama, o eterno emprestado do fcp. O Coentrao continua oxigenado e, pela pinta, ja estou a ver o Simulao a arrancar penalties pela esquerda e aqui o papagaio loiro a sacar penalties pela direita. Até pode ser, no campeonato portugues ja nada me espanta, mas no mundial vê se te controlas nas simulações e tenta ser mais jogador de equipa. O Zequinha fez juz ao nome, mas que grande zeca de ponta de lança que ali está, ainda nao é desta que surge o futuro ponta de lança da selecção nacional de seniores. O Pele faz-me lembrar o Oceano, bate em tudo que mexe, dá um certo jeito naturalmente :)

Nao foi mau pra estreia mas contra o mexico veremos o que eles realmente valem.

Mitico disse...

Pirata

Espero que o Pelé, o que chamas de Oceano dos relvados, nao falhe penalty's contra Arménias :)

Oh pirata...esse vitoriano até tem bons pezinhos!
O lagart...lampiao Coentrao tambem dá uns toquezitos mas nao gosto! Finta muito em vez de passar logo a bola!

O central Joao é da minha terra e por isso é o melhor jogador do Mundial e é amigo pessoal aqui do Mitico e do Autor! :)

Brevemente este blog fará uma entrevista a ele!

El Pirata disse...

Mitico, penalties falhados contra a Armenia confesso que nao me recordo, mas lembro-me perfeitamente do penalti que o Paulinho "caceteiro & aldrabão" Santos falhou, em pleno estadio das Antas, frente à Roménia, e que nos custou uma derrota (mas para isso tb contribuiu o Baia e o livre que comeu...)! Valeu-nos S.Figo na Romenia, que nos deu o apuramento para o Euro2000, somente a competiçao em que vi o melhor futebol jamais praticado pela selecçao portuguesa, ainda virgem de parasitas naturalizados à pressa, como agora anda a confirmar o SEF...


Nã, contra a Amernia nao me lembro, mas nao me parece que seja importante :)