Redes Social

quinta-feira, 5 de julho de 2007

E o morto continua a estrebuchar...

A época ainda nem começou e PC já anda a fazer das suas. Ao que parece o Estádio do Algarve não serve para se jogar a peladinha que dá direito à Supertaça de Cortiça! Parece que é longe, até parece que não há morcões (perdão, dragões) de férias por aquelas bandas! Alias, não é por nada, mas o sotaque nortenho não me larga os ouvidos quando por lá passo. Já se sabe que apenas uma minoria dos nortenhos (contra uma autêntica nulidade de sulistas) é adepto do fêcêpê, mas mesmo assim não havia necessidade para mais uma sessão de baba e ranho… o homem já vai a caminho dos 80 anos mas continua um bebé chorão!


Por outro lado, o bebé chorão de burro tem muito pouco. Ou será que o viagra tem como efeitos colaterais a perda de memória? Isto a propósito do facto do fcp, já sob o olhar malandreco do PC, ter disputado por 3 vezes a final da taça de Portugal… no seu próprio estádio! E não me estou a referir a um estádio como o do Jamor, a uns quilómetros dos recintos de Alvalade e da Luz (os mesmos quilómetros que distam de Wembley os recintos do Chelsea, Arsenal, Tottenham… e nunca ouvi os adeptos do ManUnited e Liverpool fazerem barulho por irem à capital do Império!), não! O fcp do PC já jogou a final da prova no seu próprio quintal! E esta hein?

Aqui fica a noticia que me elucidou sobre a esperteza saloia do PC:

Taça de Portugal é sinónimo de Estádio Nacional. No entanto, nem sempre foi assim e por vezes toma contornos polémicos, nomeadamente por parte do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que é um dos defensores da descentralização da prova.

Poucas foram as vezes que a final da prova saiu de Lisboa, mais concretamente para as Antas e, quase sempre, as razões apontadas foram essencialmente, económicas – por se disputar entre clubes do norte - como foram os casos das edições de 60-61 (Leixões - FC Porto, 2-0), 75-76 (Boavista - V. Guimarães, 2-1) e 76-77 (FC Porto - Braga, 1-0).

Apesar deste ser o motivo maior, a edição de 76-77 acabou por ficar ligada ao pagamento, por parte dos homens da invicta, de 500 contos (2.500 euros) e da participação no jogo de apresentação dos arsenalistas, na época seguinte. Tudo isto por troca do jogo nas Antas em vez do Jamor. Este episódio causou grande consternação na época, tal como anos mais tarde (97-98) quando os finalistas se repetiram e pairou a hipótese de voltar a transferir o jogo. Situação, desde logo recusada pelos dirigentes do Sp. Braga.

Houve igualmente, desde cedo, a tentativa de descentralização, a qual ganhou maior relevância a partir da era Pinto da Costa. O líder do Porto, que a dada altura, começou a designar o Estádio Nacional de “Campo Municipal” viu, em 82-83, os seus esforços surtirem o efeito desejado. Depois de tantas vezes invocar que os emblemas da capital eram beneficiados, pois jogavam quase em casa, o Benfica aceitou o repto e deslocou-se ao reduto dos azuis-e-brancos. Apesar do factor casa os dragões acabaram por perder (1-0).



Posto isto, alguém vê algum problema do jogo se disputar no Algarve? Até porque os algarvios merecem uma oportunidade de ver futebol de primeira, mas enfim, deixemo-lo estrebuchar… até digo mais, para não perturbar a flatulência do senhor, proponho desde já que o Sporting se desloque ao Porto! Contrapartidas? Basta enjaularem a vossa claque de modo a que os adeptos do futebol tenham tranquilidade… não é só o Paulo Bento que a merece!

15 comentários:

Picareto disse...

Mais um post quezilento do Pirata,

Razão e objectividade = 0 !

Os ataques do Pirata ao PC por uma questão como esta são infudados na medida em que por 3 vezes antes da era PC o jogo foi deslocado para o Estádio das Antas. Por que razão? pela mesma razão que o Sporting joga em Lisboa e não em Santa Comba Dão. Precisamente pela final ser disputada por equipas do Norte fazia todo o sentido o jogo ser disputado num terreno próximo do local das equipas finalistas. A ideia de que o jogo da final da Taça de Portugal deve ser uma festa do povo e a Taça entregue pelo presidente do Conselho é uma ideia perfeitamente reaccionária e centralista.

O futebol é de todos e de todas as regiões e deve ser descentralizado não só da capital mas também do Porto. Não concordo com a final no Algarve pois trata-se de uma região com turismo e publicidade que chegue, uma escolha mais acertada seria Coimbra ou mesmo Viseu (caso existisse um campo apropriado).

Outra conclusão a tirar deste post: Equipa que joga em casa uma final normalmente sai perdedora. Em alguns casos torna-se mais traumatizante...especialmente quando falamos de competições europeias e contra clubes da 2ª divisão B europeia.

Fica na retina mais um ressabiamento Pirateano

Picareto disse...

Ele bem tenta mas tem a vista tapada
Este Pirata é anti-portista
Muita inveja tem ele acumulada
Muito chora em cada nossa conquista

Picareto disse...

benfica clube glorioso
Conquistaste o teu merecido lugar
Seus adeptos de feitio garboso
Quem não souber pensa que o campeonato conseguiste conquistar

Benfas disse...

Os únicos ressabiados são os portistas, pois são os únicos que protestam por isso.

Primeiro, têm sempre oportunidade de ir a Lisboa, tipo romaria e conhecer a capital, e sair de lá menos provincianos, com uma mente mais aberta, e ainda aproveitam e vão ver os primos ao jardim zoológico...!!!

Porque ter esse tipo de opinião é dar razão a quem chama provincianos aos do norte, já parecem os movimentos feministas a lutar por mais direitos...!!!

LOLOLOL

PS: As madames têm mais alguma reivindicação...!!!

Benfas disse...

E os movimentos Gays a lutar pelo direito ao casamento...!!!

Anónimo disse...

para quem tem um equipamento cor-de-rosa mandas umas bocas do caraças oh benfas!!! alias benfas parolo da provincia

Anónimo disse...

pirata quanto a supertaça, tem calma ainda falta um mês e já andas assim nervoso...estou preocupado ctg!!! heheh

Anónimo disse...

Quanto a localização da supertaça, ou final da supertaça, acho que deveria ser feito um sorteio todos os anos...ou entao fazia-se tipo competiçoes europeias...os municipios faziam uma candidatura, e a melhor ganhava...assim eram criadas as melhores condiçoes para fazer uma grande festa, na supertaça e taça da liga!!!! A taça de portugal concordo que seja no estadio nacional, tem mais piada!!!!!

Benfas disse...

Porque isso de custos é uma verdadeira treta, ser mais perto dos outros, é mais uma afirmação de provincianismo, é mais uma tentativa de afirmação do padrinho...na sua saga tresloucada do norte contra o sul, que num mundo cada vez mais globalizado, só mentes retrógradas e completamente descontextualizada da realidade podem continuar a ter. Com os seus fiéis seguidores a irem na onda de forma ceguinha...!!!!

Será que fazer esse jogo no Algarve é alguma conspiração contra o norte… ou antes uma tentativa de dar vida a uma obra que foi um erro tremendo, e o norte, na vós do pintinho reage desta forma solidária para com o Pais em geral…enveredando mais uma vez pela politica de perseguição…!!!

Meu deus é tão fácil perceber, mas eles são tão ceguinhos…!!!

Benfas disse...

Eu parolo da província e com muito gosto, não gosto de dar palha aos do sul dessa forma, preferia crescer sem choros nem pedinchices...mas por mérito e sem ajuda, que sabia melhor...!!!

Benfas disse...

O cor-de-rosa é para atrair gajas ao estádio(de preferência da concorrêcia)...para serem papadas pelos machos viris Benfiquistas...eheheheeheh...!!!!

Ps: Vai ser um festão

Anónimo disse...

gostei da forma como descreves os adeptos do benfica...até denotei uma certa excitação no teu modo de escrever..."machos viris Benfiquistas..." e "Vai ser um festão"

O cor-de-rosa fica-te tão bem e ao micoli tb heheh!!!!

Benfas disse...

Enganaram o micoli...assina ai que vais jogar de cor-de-rosa...!!! pensando ele que era o BENFICA...

Tu lembras-te de me ver de cor de rosa...eheheheheheh...!!!!

Benfas disse...

O fabio Coentr�o � um craque...pirata!!!


PS: Ninguem para o BENFICA...!!!

Ramos disse...

Por mim, a final, podia ser no estadio de alvalade. É para ganhar, e mais nada...

P.S. O Pirata, será que ninguem compra o Ricardo, esse jogador que só vale uns miseraveis 2 milhoes de euros, oferecidos pelo Betis...