Redes Social

sábado, 21 de julho de 2007

Couceiro, o Chato!



O que se está a passar com José Couceiro roça o ridiculo. O que mais precisa fazer para ser despedido com justa causa? Será assim tão elevada a indemnização a pagar? Se o é, das duas uma: ou o contrato é deveras extenso ou então o salário é das arábias! Seja qual for a situação a responsabilidade é total do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, responsável pelo erro de casting. Mas será que um individuo que, em plena era do Sistema Portista, perde por 4 em casa contra uma equipa de segunda, tem capacidades para liderar alguma selecção? Nem a feminina! Que Madail ganhe coragem e despeça o responsável por duas campanhas verdadeiramente desastrosas!

Mas o que mais me incomoda em José Couceiro nem é a falta de vocação para treinador. O que realmente se destaca na personalidade do sujeito é a habilidade inata em sacudir responsabilidades e destacar o inocuo, o superficial, o descartável! Foi o único português (para além dos jogadores envolvidos naturalmente…) a conseguir destacar aspectos positivos nas participações portuguesas, quer no Europeu Sub-21 quer no Mundial Sub-20, relevando as más arbitragens como factor crucial nas paupérrimas exibições lusas nos torneios em questão.

Vamos por partes. Na Holanda a selecção portuguesa iniciou a competição jogando com 3 trincos e apostando no contra ataque perante uma incipiente Bélgica, mais que provável concorrente directa no apuramento para as meias finais da prova. Ou seja, em vez de incutir confiança nos seus jogadores e assumir o jogo, Couceiro optou pela via mais fácil (para ele pelo menos…), jogou pelo seguro e deixou-se empatar, confiante que a Bélgica seguiria somando empates e/ou derrotas. No segundo desafio, contra a melhor selecção da prova, optou novamente pelo anti jogo e contra ataque e, embora tenha razão no que diz respeito à fraca arbitragem, a verdade é que foi reduzido a dez e sem treinador no banco que Portugal apresentou o melhor futebol da prova, que se prolongou no desafio contra Israel. No entanto o mal estava feito desde o primeiro desafio, saindo Portugal da prova quando tinha tudo para discutir a vitória no torneio e conseuquente apuramento para os Jogos Olimpicos de Pequim. Culpado? Em esmagadora maioria José Couceito e a sua incapacidade para treinar algo mais que cães ou pombos correios!

Não satisfeito com tamanha açorda Couceiro decide presentear os portugueses com nova prova de que não basta ser bom jogador de Championship Manager para se ser treinador (e eu não tenho provas que o Zé não faça batota no jogo…). Na vida real não dá para fazer reboot nos jogos que correm mal. E, não aprendendo nada com a sua experiência holandesa, Couceiro mantém a táctica dos 8 a defender, 2 extremos a entreter e 1 palerma enfiado no meio dos centrais adversários a apanhar bonés! Brilhante! A táctica resulta contra os fracassados candidatos a jogadores de rugby da Nova Zelândia (por lá quem não tem jeito pro rugby ou faz de figurante nos filmes do Peter Jackson ou dá pontapés na bola) que, no entanto, não marcam 2 ou 3 golos nos ultimos minutos do jogo por mero acaso! Se a vergonha já se pressentia, não demorou de facto a acontecer. Três jogos, três derrotas foi tudo que Portugal conseguiu amealhar no resto da prova, saindo da mesma com mais uma demonstração ao resto do Mundo da falta de fair play do futebol português!

Há a distinguir um facto importante: a selecção de sub-20 é muito fraquinha quando comparada com a de sub-21. Perder com o Chile nem foi o pior que Couceiro fez neste mês de competições, não é a derrota que está em causa, é a forma como se perde e a regularidade com que a mesma nos brinda! Mas os Sub-21 é uma história diferente. Vimos um conjunto de excelentes jogadores não conseguirem fazer o que podem. Quando o fizeram, fizeram bem. Mas foi notória a falta de confiança que se tornou uma imagem de marca desta selecção. Algo vai mal nas nossas selecções mais jovens. Corrija-se e acabe-se com a conversa mole dos injustiçados e desprotegidos da sorte. Monte-se o mesmo sistema de jogo com que joga a selecção principal, que baseia o seu jogo na posse e circulação de bola e não no pontapé para a frente e na defesa compacta da sua area. E Couceiro já demonstrou ser incapaz para tal tarefa. Até porque, como disse Camões, um fraco rei faz fraca a forte gente!


PS:

Pelo que sei vai ser entrevistado por alguns elementos do blog o central da selecção de sub-20, João Pedro. Bem sei que o rapaz não deve ter suficiente à vontade para responder frontalmente a todas as questões, mas aqui ficam algumas que mereceriam uma resposta:

- Em que se baseava o discurso do Couceiro antes dos desafios e no intervalo dos mesmos? O que via dentro de campo, com os jogadores a optarem por cederem a bola aos adversários e contra atacar com somente 3 elementos, era a táctica?

- O que pensa um central quando vê, 50 metros à sua frente, dois individuos (Coentrao e Gama, mas especialmente o papagaio loiro) totalmente individualistas, incapazes de combinar e trocar a bola com os colegas, e perdendo sistematicamente a bola, tornando ineficaz o esforço dos restantes colegas que lutavam e corriam atras dos adversários somente para ver esses dois artistas perderem a mesma 20 segundos depois?

- Bem sei que um central não tem a obrigação de marcar golos, mas como se falha, nos instantes finais do jogo frente ao Chile, um remate a poucos metros da baliza? Foi o sol, foi a falta de jeito, foi para não ter de jogar um prolongamento 11 contra 9, foi para não ter de aturar mais um discurso do Couceiro, foi o quê afinal? E que a resposta não seja falta de sorte, porque para desculpas esfarrapadas já chegou aturar o Couceiro!

14 comentários:

Anónimo disse...

A procuradora-geral adjunta Maria José Morgado vai processar a irmã gémea de Carolina Salgado pelo que disse ontem à SIC. “Vou apresentar uma queixa por difamação, denúncia caluniosa e falsas declarações”, garantiu ao CM. A procuradora que dirige as investigações do processo ‘Apito Dourado’ salientou que em 30 anos de magistratura nunca assistiu à prática de quaisquer métodos de investigação ilícitos quer por parte dos magistrados do Ministério Público quer por parte das forças policiais que colaboram nas investigações. “As pessoas que têm trabalhado comigo no processo ‘Apito Dourado’ são pessoas de elite e não são de fácil intimidação”, assegurou Morgado. Já o advogado de Pinto da Costa, Gil Moreira, diz que as declarações de Ana Maria “pecam por tardias” e que devem ser juntas ao processo onde o líder portista é suspeito de corromper um árbitro.

ESTOU CHOCADO!!!!!

Mitico disse...

Só é pena é que não existam também equipas de magistrados para investigar o sporting e todas as manobras que foram feitas para aparecerem na mesma epoca 20penalty's...

E já agora...

www.ondeandaodinheirodatransferenciadojoaovieirapinto.alvalaxia.com

E ainda...

Os terrenos do estadio colorido de alvalade... sao do Sporting ou do Dr Roquette?

Porque saiu Luis Duque?

Abraço a todos

Mitico disse...

Quanto ao central Joao Pedro essas perguntas serão feitas e as respostas aparecerão em breve neste blog

Abraço a todos

Mitico disse...

Luis Filipe Vieira por tras de um livro???????????

Botelho e Pinhao na realização de um filme?????

lololol

Tou como Miguel Sousa Tavares diz... Ainda nao é desta que o Botelho vai realizar um filme capaz e por merito proprio!

Até benfiquistas o criticam!
Fantastico!
E é este o país onde vivemos...

Mitico disse...

Pirata

"Por vezes o dinheiro não é tudo. Sou feliz no FC Porto e quero continuar a conquistar títulos"
Apesar do namoro de meia Europa, Quaresma jurou amor ao FC Porto e só pensa em ajudar a equipa a conquistar mais títulos.

Ass: Ricardo DRAGAO Quaresma

Mitico disse...

Quaresma jurou amor ao FC Porto e só pensa em ajudar a equipa a conquistar mais títulos.

Quaresma jurou amor ao FC Porto e só pensa em ajudar a equipa a conquistar mais títulos.

Quaresma jurou amor ao FC Porto e só pensa em ajudar a equipa a conquistar mais títulos.

Se este senhor sair ... já deixou a sua marca e mostrou que o seu sangue é azul e que deve tudo o que é ao SEU FC PORTO!

OBRIGADO RICARDO DRAGAO QUARESMA!

Mitico disse...

Se este senhor sair ... já deixou a sua marca e mostrou que o seu sangue é azul e que deve tudo o que é ao SEU FC PORTO!

OBRIGADO RICARDO DRAGAO QUARESMA!

Mitico disse...

"Amor ao FC Porto"

Anónimo disse...

Só para que conste, o famoso marido da badalhoca Morgado é o contabilista do traficante dos pneus e a senhora Pinhão apenas é a directora do site oficial do benfica

Benfas disse...

Pelos vistos a irmã da dita cuja anda a ser muito mal aconselhada, o homem anda desesperado…!!!
Uma lambisgóia qualquer, que nem deve saber quem é o pai dos filhos dela, quer por em causa gente que tem um currículo e uma vida que fala por elas, é assim o mundo do calor da noite e o seu chulo…!!!!
E existem pessoas que se entusiasmam com esse tipo de discurso, os maus são a procuradora e a PJ, e esses poderosos que são o Botelho, a pinhão, o LFV…!!!

PS: Faça-se justiça…que toda a gente sabe qual é…!!!

Benfas disse...

Cardozo, Óscar Cardozo...!!!

PS: Ninguém para o Benfica, Ninguém para o Benfica…!!!

Benfas disse...

A culpa é desses gajos poderosos e da procuradora, porque vivem num pais democrático, onde têm direito a expressar aquilo que pensam…agora os gajos das escutas são uns santinhos, esses não fizeram nada, são uns coitadinhos perseguidos pela justiça que andou a ouvir os telefonemas deles, e não devem ser julgados porque é perseguição…!!!


PS: É com anormais destes que somos abrigados a conviver…!!!

Mitico disse...

A fonte adiantou que Carolina Salgado será, desde hoje, acompanhada por elementos do Corpo de Protecção Pessoal da PSP, que a seguirão nas suas deslocações e farão vigilância à porta do apartamento onde vive na Rua Clube de Caçadores, em Vilar de Andorinha, Vila Nova de Gaia.


Uma outra fonte adiantou à Lusa que a irmã de Carolina, Ana Maria Salgado, também pediu protecção policial, através do procurador do Ministério Público do Porto, Almeida Pereira, mas esta não lhe foi concedida!

CAAAMMMPPPEEEOOOEESSSS ALLEEZZZZZZ

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

A AZIA É A INVEJA SAO MUITO GRANDES

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

El Pirata disse...

Nem um piozito sobre o Couceiro, zzz, zzz? Oh meus amigos, não havia necessidade, pois não?


Presumo que os meus colegas portistas, pelo simples facto do Ze ter treinado o fcp, o torna imune a criticas, nao? Imagino se tivesse sido o Scolari, a quantidade de posts e comentarios que nao teria dado nestes 2 ultimos meses.


Mas nao, falemos de Carolina Salgado! Mas afinal ela é assim tao importante??? E, meu DEUS, falemos da irmã, essa ave rara sem caracter e sem pingo de dignidade??? Mas existe aqui algum tolinho que nao vê tao nitida manipulaçao? Razao teve a Morgado que ja a colocou em tribunal para provar todas as injurias! Ela nao sabe com quem se mete, está bem de ver, vai ser o Jorge Nuno (lllooollllllll) a salvar-lhe o coiro! E protecção? De quem? Do Macaco? Da guarda pretoriana portista? Só se ela está com medo que seja mais do um de cada vez a monta-a! Protecção deveria ter usado o pai Salgado para evitar ter dado a este Mundo duas porcas da pior especie que, curiosamente, t~em em comum o gosto de PC.


Tirem daí as vossas conclusoes.