Redes Social

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Wembley ou Brent?

É já a 19 de Maio que o novo estádio de Wembley retoma a tradição de receber a final da Taça de Inglaterra, este ano com um gostinho especial para os portugueses, uma vez que veremos Ronaldo frente a Mourinho.

Mas o que mais me intriga é o facto de ninguém do norte de Inglaterra, de Manchester a Liverpool, passando por Newcastle, ter apelidado o novo recinto de estádio de... Brent! E Brent porquê? Ora, porque é a autarquia em cujo mapa o estádio se insere! É de loucos dizer isto, não? E isto vindo de um país celebre pelo silly humor dos Monthy Python, nem esses se lembraram de tal tonteria.

Nós por cá temos um ex-vendedor de fogões, especializado em falências até conseguir usurpar o trono de um clube de bairro, que se lembrou de apelidar o estádio nacional do País em estádio de um municipio! Contem essa a um inglês e ele, provavelmente, desatará a rir e não acreditará que hajam seguidores de tal mentalidade mesquinha, parola e provinciana. Mas como dizia o outro, eles andam aí... e até fazem listas para o manter no poder, qual Salazar agarrado à cadeira.

E esta hein?...

3 comentários:

Unknown disse...

Que eu saiba, no tempo do Salazar não haviam eleições, muito menos de três em três anos...
Além disso, neste caso, não vão haver quedas da cadeira...
E por falar em Salazar... Pois é, que saudades que os mouros têm desses tempos... Tempos áurios pelos lados do bairro dos vermelhos...

Mitico disse...

Pirata ... onde fica situado o Estadio do Jamor?

Mitico disse...

Resposta:

Ano de Inauguração: 1944
País: Portugal
Local: Jamor, Oeiras
Lotação: 32500

Mais...

Inaugurado a 10 de Junho de 1944, o Estádio Nacional era uma velha aspiração do Estado Novo, que procurava com este novo recinto não só a promoção da prática do desporto, mas também a criação de um espaço para demonstrações públicas inspiradas nos princípios políticos vigentes.

Para que a ambição do antigo ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, fosse uma realidade, foram consultados diversos arquitectos, entre os quais, Francisco Caldeira Cabral, Konrad Wiesner, Jorge Segurado ou Miguel Jacobetty Rosa. A este último é apontada a “paternidade” do projecto do Estádio de Honra.

Influenciado por obras como o Estádio Olímpico de Berlim, a edificação do Estádio Nacional levou cinco anos a ser concluída - desde a planificação (1939) até à sua construção -, sendo, mais tarde, inserido no Complexo Desportivo do Jamor.
Mais tarde, em 1967, o Estádio Nacional foi escolhido como anitrião para a prestigiada final da Taça dos Campeões Europeus. O jogo foi disputado entre Celtic Football Club e Inter Milão. Os escoceses venceram por 2-1 e trouxeram para casa a primeira Taça conquistada por um clube não-latino.