Redes Social

quinta-feira, 5 de abril de 2007

O Mito Ultra



O que é isso de ser ultra? É acompanhar a equipa a todo o lado? Bem, se me pagarem as viagens a Tóquio para ir ver a Taça Toyota, carago, sou Ultríssimo! Nem preciso de tanto, ponham-me na mão bilhetes para ir à Madeira duas vezes por ano e eu desato já a saltar! Não, dizem alguns defensores desta causa perdida e insignificante (ser ultra, obviamente), tão importante como ser defensor da fornicação homosexual entre coelhos albinos, os ultras pagam as viagens do seu próprio bolso! Pois eu digo que pagam o caralho do seu próprio bolso, quanto muito compram os bilhetes com os lucros da venda de droga! Ou será a comunidade ultra constituida apenas por betos e meninos ricos? Serão os SuperDragões "Fozeiros"? Basta olhar para eles para verificar que se acompanham a equipa fazem-no a expensas de outros, que obtêm apoio quer no clube quer em negócios seguramente ilicitos! Isto é uma parte de ser ultra, ou seja, ser marginal! Poupem-me ao choradinho de meia dúzia que não condiz com este perfil traçado, esses são uma escassa minoria que não incomodam ninguém. Ser ultra é igualmente apoiar a equipa com cânticos! Mentira, pura e dura! Que apoio é esse quando se passa metade do jogo virado de costas a saltar, qual manada de gado, e em que metade dos cânticos é dedicada a insultar os clubes e adeptos rivais? Para mim a melhor imagem que guardo do exemplo de ser ultra encontra-se na meia dúzia de badamecos dos SD, semi-despidos, pendurados na bancada do Estádio de Tóquio a gritar pelo Benfica, isto a mais de 10 000 Km de Portugal!

Ser ultra é um mito! São, na sua esmagadora maioria, uns canalhas sem escrupulos que mereceriam espancamento policial. Provavelmente alguns deles até gostariam, pelo menos pelas atitudes provocatórias com que desafiam as forças policiais. Muito me ri quando vi o site criado por esse bando de energúmenos dos SD, aquando da visita a Alvalade há duas temporadas. Esses cabrões que até se deram ao luxo de usar crianças para manipular a opinião pública contra a carga policial que levaram (e foi pequena certamente) nas costas! Ofendem, roubam, agridem, sujam, poluem, são autêntica escumalha, cães sem dono, e no entanto, quais anjinhos, passaram um atestado de inocência que só captou a atenção de quem vive na ignorância.

Serve esta introdução para defender o meu ponto de vista sobre claques: Extinção Pura e Simples! Peguei no exemplo dos Super Dragões uma vez que, neste milénio, são o maior grupo marginal do País. Desde desacatos com policia, roubos, invasões de treino, agressões a jogadores (Pena, Derlei, Deco, Raul Meireles, entre outros), tentativa de assassinato a Co Adriaanse, faltas de respeito por momentos solenes como ficou demonstrado na homenagem a Manuel Bento, enfim, mencionem um crime e provavelmente um qualquer SD já o cometeu! Mas claques como Diabos Vermelhoes, No Name Boys, Juventude Leonina e Ultras XXI não merecem igualmente contemplações. O que se passou no estadio da Luz é um aviso que tem de ser levado a sério pelos dirigentes do futebol e pela classe politica. Estes marginais têm locais nos estádios dos quais julgam ser donos, comercializam e lucram com merchandising cujos direitos deveriam pertencer exclusivamente aos clubes, perpetuam actos indecentes, como o que efectuaram há duas epocas, comprando bilhetes nas filiais do Benfica, bilhetes esses destinados a adeptos benfiquistas e que poderiam ter posto em causa a segurança de familias que vão ao futebol tentar divertir-se e não provocar desacatos! São atitudes de xicos espertos que se julgam impunes, acima da lei!

Tem razão Luis Filipe Vieira em não disponibilizar bilhetes para adeptos do Sporting, uma vez que os adeptos benfiquistas e respectivas familias, que se deslocam ao seu estádio para passar um bom bocado, não merecem correr o risco de levar com petardos e cadeiras em cima! Tal como tem todo o direito a direcção leonina em proibir a entrada de adeptos rivais em jogos de alto risco, assim como a direcção portista! Este é o primeiro passo a ser tomado pelos clubes, a proibição das claques rivais em vandalizar os recintos e criar ambientes de terror para o comum adepto. No entanto não é saudavel a proibição total, uma vez que já fui variadissimas vezes ao estádio portista ver o Sporting e sempre com as melhores das intenções. Pessoas normais e civilizadas não podem ser penalizadas. Sendo assim cabe ao Governo aprovar a lei que proiba a formação de claques desportivas e promova a extinção das existentes, pelo menos as que apoiam os 3 maiores clubes portugueses. Essas têm de ser automaticamente exterminadas, as restantes estariam condenadas ao primeiro acto de vandalismo!

Meus senhores, o Porto foi campeão europeu em 1987, não só pelo facto do Sporting ter, na epoca anterior, ganho na Luz (uma semana depois de lá ter perdido por 5-0 pra taça...) e entregue o titulo ao então segundo classificado, FCP, futuro campeão europeu (e este ano a história, pelo menos a nível nacional, vai repetir-se!) mas sobretudo pelo facto das equipas inglesas, as dominadoras das competições europeias à epoca, indiscutivelmente, estarem proibidas de participar nas mesmas após a tragédia de Heysel Park! E que fez o Governo britânico? Pois bem, prendeu uma serie de hooligans e a esmagadora maioria ficou com cadastro policial e proibida, ad eternum, de entrar num recinto desportivo inglês! Por esse motivo é que se verificam escaramuças de adeptos ingleses em recintos por esse mundo fora mas nunca em Inglaterra! No entanto, todos nós que vibramos com Chelsea, ManUnited, Arsenal, Liverpool, Tottenham, Everton, não vemos (e ouvimos!!) um apoio extraordinário vindo das bancadas? Estão lá claques? Não, estão lá adeptos, como eu e todos aqui do blog, que sabem os hinos do clube, que cantam e incentivam os seus jogadores, que gostam de futebol e vibram com futebol, que aplaudem os seus jogadores no final de cada desafio, seja lá qual for o resultado final! Veem-se familias inteiras a rejubilar, muitos conhecem-se exclusivamente daquele local, quinzenalmente, não precisam de filiação a uma claque para apoiarem a equipa, para conversarem! E isto acontece igualmente nas bancadas em Portugal, onde quem tem bilhete de epoca conhece e já conversou seguramente com os "desconhecidos" da mesma fila, ou das filas próximas. Apesar de desconhecidos fora do estádio já se cumprimentam e comentam o jogo, como se fossem amigos de longa data! É este o ambiente que se deseja num estádio e que tem de crescer. Ver a selecção portuguesa não é sempre uma festa? Estão lá as claques? Espontaneamente começam cânticos e começa a "onda" e o ambiente é festivo! Cadeia para todos os que ousam falar nos beneficios das claques, na "vida" que elas proporcionam nas bancadas! São o cancro do futebol, são um dos motivos pelos quais os estádios estão vazios, são o motivo porque não se vêem crianças nos estádios, que levariam consigo os pais e amigos!

Para acabar não posso deixar passar a troca de acusações e o sacudir de responsabilidades de Porto e Benfica. Fica-lhes muito mal essa atitude, sobretudo a Pinto da Costa e seus pares. LFV, sabendo que os animais que receberia no seu estádio, nem numa pocilga teriam lugar, muito menos por cima dos adeptos encarnados. Bem sei que os adeptos do ManUnited, Celtic, PSG e demais ficaram nesses locais, mas não era preciso ser bruxo para adivinhar o que sucederia. Bem poderiam estar na plateia do primeiro piso as putas das mães que em má hora não optaram por abortar aquelas bestas, que mesmo assim as atitudes deles seriam as mesmas! Mal senhor Vieira, muito mal. E que dizer do comunicado portista, aquela aberração carregada de palavras e onde, em nenhuma altura, se lê uma única critica e condenação à atitude da claque patrocinada e afilhada do presidente portista? Se dúvidas houvesse quanto à valia como ser humano de Pinto da Costa, este comunicado de merda esclarece-me definitivamente.

5 comentários:

El Pirata disse...

A policia, no meio disto tudo, é a menos culpada. Pudessem eles usar da força e usar os Rottweilers e nesta altura já tinha sido demitido o comandante da policia bem como o ministro da Administração Interna e o da Justiça! Sim, porque depois os culpados passavam a inocentes que foram abusados pelas forças policiais de Lisboa. E aqui reside o principal problema, o facto de muito boa gente, de mentalidade provinciana e tacanha, vir a terreiro falar em Lisboa, provincia, regionalismo, etc etc etc! Em vez de criticar e condenar os animais, nao faltariam por aí vozes de burro a criticar o acto e a defende-los, apenas e só porque sao do Norte! Enfim...

El Pirata disse...

Ontem, num forum, ouvi a opiniao de um sujeito que me enojou profundamente. Disse o individuo que LFV era culpado por ter admitido crianças no estadio uma vez que o jogo era de alto risco!

ORA FODASSE! E REFODASSE!

Agora vamos proibir crianças de ver os seus idolos e permitir a entrada de selvagens? Mas isto é opiniao de gente ou de um fanatico adepto portista incapaz de condenar alguem que apoie o seu clube???? E digo isto porque o sujeitinho achou por bem condenar o Benfica e absolver a claque!

E depois admirem-se pelo Salazar ser o Maior Portugues de Todos os Tempos! Quando se ouve e lê opinioes fanaticas como as desse individuo, que denotam total incapacidade para criticar algo (SD) que esteja relacionado com a sua adoração (FCP), impingindo as culpas para a existencia de crianças... nem vale a pena reflectir sobre mais nada que nao seja a estupidez humana. Razao tinha Einstein, a estupidez humana é infinita!

Mitico disse...

Pirata

Algumas verdades... muitas mentiras... e sempre com um alvo: os Super Dragoes!

Vou-te arranjar material suficiente para para fazeres um post sobre os no name e a juve leo ... nem me aptece falar dos diabos!

So queria fazer-te uma pergunta:

Levavas um filho teu com menos de 10anos a um benfica sporting com 65mil pessoas (sem claques) ??????

Anónimo disse...

Pirata, eu tenho um blog, como já deves saber, que é dedicado aquilo que os adeptos têm de melhor...www.oadepto.blogspot.com!!
Por causa desse blog já passei horas na net a ver e pesquisar coisas relativamente ao ambiente em acontecimentos desportivos...A minha opinião mantem-se...Acabar com as claques é péssimo, prender os cancros das claques é optimo!!!
No caso do jogo da luz, concordo com o que disse o lider dos SD, se o estádio tem camaras, identifiquem que fez asneiras e castiguem essas pessoas!!! Se isso fosse feito uma, duas, tres, quatro vezes até penso que em breve poderias levar um recem nascido ver a bola...ou até jogar, no caso do sporting!!!!
A violencia é má...e as claques não significam violencia, embora eu com 1000 amigos sou forte, sozinho sou cobarde...portanto o objectivo é acabar com esses eus das claques!!!
Tenho várias perguntas...
Quem agrediu os jornalistas com petardos, garrafas e pedras no estádio da luz????
Quem apedrejou os jogadores do porto quando estes estavam prestes a levantar a taça de portugal em pleno Jamor????
Quem matou um adepto do sporting numa final da taça???
Quem pos o filipe santos em coma, impedindo este de participar num mundial???
Quem incendiou a o "ninho" de uma claque do mesmo clube???
Quem invadiu o campo para bater em jogadores do clube rival???
Quem andou a facada com elementos da outra claque do clube???
tenho a ligeira sensação que ser vandalo no sul é diferente de ser vandalo no norte!!!!!!!!!!!!

Corrosivo disse...

Pirata.

Parabéns por este post, para mim o melhor que li nos ultimos tempos e que retrata exactamente aquilo que eu sinto. Essa gente devia começar a levar porrada da polícia para ver se gostavam.

E realmente essa de dizer que as crianças não podem ir ver um jogo é de rir. POrque é que as crianças não hão-de poder ir ver um espectáculo? Eu gosto de futebol porque fui pela mão do meu avô e do meu pai aos estádios! Não é assim que deve ser?

Quanto ao autor, ele simplesmente prefere por uma pala à frente dos olhos e ignorar o problema. Ainda bem para ele