Redes Social

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Nostradamus da Bola

A jornada 27 da Liga, também conhecida como a jornada dos derbies (sim Jesualdo, nós sabemos que também há derby na cidade do Porto, mas convenhamos que um derby entre 15% da comunidade de adeptos portugueses de futebol não é o mesmo (nem nunca será!), que um derby cujas equipas envolvem 80% da comunidade de adeptos portugueses de futebol. E atentem nas minhas palavras, eu não digo 80% dos portugueses, ou seja, não falo em 8 milhões! Já parece diplomacia à ONU mas deste modo elimino 3 ou 4 hipóteses de comentários) ficará igualmente conhecida como a jornada onde o título de campeão nacional ficará decidido. Excesso de confiança da minha parte na vitória portista no seu derby menor? Não passa tanto por esse excesso mas sim pela falta de confiança na equipa boavisteira, que está longe de ser aquela que deu o maior banho de bola ao Benfica esta época no Bessa, estando inclusive longe daquela que em Janeiro forçou o Sporting a uma divisão de pontos. Juntando a falta de uns com a moralização de outros, se jogasse no Totobola, não gastava duplas neste resultado: 2 pela certa! Mas já que falo em Totobola, vamos lá ver as hipóteses que sobram desse jogo e os reflexos das mesmas no campeonato.


Hipótese 1: Vitória Portista

É o resultado mais natural, é o que os portistas desejam e o que a esmagadora maioria dos portugueses (apesar de 25 anos de PC, a verdade é que é uma tremenda derrota a incapacidade de angariar adeptos para as suas cores, muito embora uma posição de extremismo e de parolismo não pode cativar muitos, naturalmente…) sonha para que não aconteça! Os motivos são óbvios: com somente 3 jogos por disputar, e assumindo que o Sporting vence o grande derby, o FCP pode dar-se ao luxo de perder em Paços e mesmo assim sagrar-se campeão, uma vez que nem com Vítor Baia na baliza o Porto perde pontos com o Nacional e o Aves em casa! E, mantendo o espírito mafioso, PC até se pode dar ao luxo de “vender” a derrota em Paços, cobrando-a quando a mesma for fundamental, seja no próximo campeonato, seja quando lhe der mais jeito. Como se percebe, a vitória do Porto no Bessa até dá para manter vivas as teorias de conspiração, as tais que não existem mas mantém o PC na cadeira do Salazar, perdão, do Poder. Acredite quem quiser. Na inocência do homem, obviamente…


Hipótese 2: Empate no derby menor

A acontecer tal resultado assistir-se-á à maior concentração de portistas por m2 para presenciar a um jogo do Benfica, pelo menos desde a final de 1990 da TCCE, entre o Benfica e o AC Milan, que provocou a maior manifestação anti-clube português da história do futebol nacional! Nada que não se cure com psiquiatria (e uma lobotomia em alguns casos…) mas isso dava outro post. A verdade, mesmo desmentida por muitos, é que o FCP apoiará incondicionalmente o Benfica no grande derby. Os motivos são óbvios: ganhando o Benfica, a distância entre os dois passaria a 3 pontos, sendo que nessa situação o Porto pode perder em Paços, já que tem vantagem sobre os encarnados no confronto directo. O Sporting, ficando a 5 pontos, diz definitivamente adeus ao título. Outro resultado que agradará ao Porto é o empate no derby maior, deixando tudo como está actualmente, ou seja, entregando o titulo aos portistas. Concluindo, tudo que não seja uma vitória do Sporting agradará aos adeptos do FCP. Caso vença, o Sporting diminuirá a distância para 2 pontos e colocará o Porto sob pressão, impedindo-o de ceder qualquer mau resultado até final da prova, sob risco de perder o comando. Em teoria o Porto tem mais do que equipa para vencer os 3 últimos jogos (e por margem confortável), mas nada como os ver sob pressão para ver como reagem. Como se percebe, é este o meu palpite para o fim-de-semana, ou pelo menos o que desejo.


Hipótese 3: Vitória Axadrezada

É altamente improvável que tal suceda, mas a verificar-se o que sobressai é que, tanto Sporting como Benfica voltam a ter reais possibilidades de se sagrarem campeões. Pelo lado do Sporting o cenário é sensivelmente o mesmo que um empate portista. A distância entre 1 ou 2 pontos equivalerá na mesma ao Porto ter de empatar um jogo. Já para o Benfica, para sonhar com o titulo, só mesmo com a derrota portista no derby menor. Se tal suceder (um milagre) e com a vitória sobre o Sporting (outro milagre, dois no mesmo fim de semana só Cristo, e tenho duvidas…), a diferença para o primeiro lugar reduz-se para 2 pontos e mantém-se a fé que o FCP perca novamente (porra, já são precisos 3 milagres!!) para os guiar ao titulo. É mais fácil acreditar que o Elvis ainda está vivo e que os delírios de PC resultam de uma relação de incesto entre os seus pais, mas cada um acredita naquilo que quer.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tou preocupado contigo amigo Pirata!!!

Mitico disse...

Ai ai este post pirata!

Mas afinal onde está o grande derby lisboeta???

Pirata és boavisteiro este fim de semana???