Redes Social

sexta-feira, 9 de março de 2007

Orgulho Leonino

Tem sido alvo de contestação a teoria de juventude da equipa de Alvalade, sobretudo porque a equipa portista tem um onze titular com uma média etária inferior aos leões. Não sei a que propósito foi lançado este assunto para a praça pública, mas a intenção é óbvia: desviar a atenção do facto da juventude leonina ter como proveniência um e um só local, quase que por exclusivo: a Academia Leonina. Este é o motivo de orgulho que todos os sportinguistas fazem questão de demonstrar; o facto de outras equipas terem os estrangeiros mais jovens é-me totalmente irrelevante.

E a prova da qualidade da formação leonina espelha bem no facto de, nas últimas três gerações de jogadores, o líder respectivo de cada um delas (Futre, Figo, Ronaldo) ter sido formado em Alvalade. Se dúvidas houvesse, a reportagem da BBC esclarece por completo: a Academia do Sporting é o melhor e maior viveiro continental de futebolistas com talento para a práctica de futebol. A devoção com que outros veneram ex-jogadores formados na cantera, como Sabrosa e Quaresma, só reforça esta tese.

No entanto não posso deixar de mencionar um facto que ilustra bem a completa imundice em que está mergulhado o futebol em Portugal: os titulos dos escalões de formação, sobretudo nos últimos 20 anos, aterram misteriosamente na sala de trofeus de um clube que tem a fama de formar jogadores para depois os emprestar "eternamente", sem que os mesmos tenham uma oportunidade na equipa senior. Será porque, apesar de precoces campeões... não passam de campeões da treta?


6 comentários:

Lance disse...

Formar craques não é como formar equipas, e os craques podem-se revelar ao mais alto nivel, agora uma boa equipa com jogadores menos bons pode ganhar mais campeonatos que um ou dois craques juntos.

Ramos disse...

É muito bonito formar grandes jogadores, fazer um grande investimento, e depois, aonde está o retorno do investimento?
O SCportugal tem feito um grande investimento na formação, mas quem tira os lucros com isso são sempre os outros clubes. O Cristiano, o Quaresma, Simão, Figo e Futre foram vendidos a um preço reduzido e muito cedo sem que o SCP tira-se rendimento desportivo destes jogadores.

Mitico disse...

JOGADOR: Futre
CLUBE DE SUCESSO: FC PORTO

JOGADOR: Simão
Clube de sucesso: - - - -

Jogador: Quaresma
Clube de sucesso: FC PORTO

Jogador: Cristiano Ronaldo
Clube de sucesso: MUnited (maior clube do mundo)

Jogador: Hugo Viana
Clube de sucesso: Valencia?

Jogador: Joao Moutinho
Clube de sucesso: Sporting

Jogador: Miguel Veloso
Clube de sucesso: - - - -

Jogador: Yanick Djaló
Clube de sucesso: - - - -

...

Mitico disse...

Ahhh! Já me esqueci-a...

Faltava-me o Luis de Portugal.

Jogador: Luis Figo
Clube de sucesso: Barcelona.

Uma pequena ajuda aos dirigentes leoninos... e que tal fazerem contratos decentes olhando para o bem do clube e nao dos seus cofres?

Vejam se o Couto voltou para mais algum clube portugues... e propostas nao faltavam ... e na altura em que o benfica jogava com o patrocinio da falida PARMALAT!

Porque será que ele nao jogou de vermelho?

Há que saber fazer as coisas!

OBRIGADO PRESIDENTE JORGE NUNO PINTO DA COSTA

Ramos disse...

Quero dedicar a vitória desta noite, do FCP, aos comentadores da TVI....

Ramos disse...

Não percebo uma coisa:

O Gondomar continua a ganhar (está a 8 pontos do primeiro) mesmo com o sistema em julgamento?????????