Redes Social

quinta-feira, 1 de março de 2007

Manuel Bento (1948-2007)


Partiu, cedo demais, uma das maiores glórias das balizas portuguesas, o melhor guarda redes benfiquista de todos os tempos, Manuel Galrinho Bento.

Ainda ontem à noite esteve presente na Gala do benfica, no Casino Estoril, comemorativa dos 103 (falsos) anos do clube. Sentiu-se mal de manhã e chegou ao Hospital do Barreiro já sem vida. Assim, de forma tão rápida como cruel, temos nova constatação como esta vida é efémera e prestes a terminar a qualquer momento. Como pode um ex atleta profissional falecer com 58 anos? Esta vida é realmente um mistério e ainda temos muito para compreender o corpo humano para se andar a generalizar sobre o que se come, bebe, faz, não faz... cada um de nós é um organismo aparte dos demais, quem sabe se não temos logo à partida destino traçado?...

Deixando a filosofia, Bento iniciou a sua carreira futebolística no FC Barreirense e foi transferido para o Benfica no ano de 1972. Inicialmente foi o substituto de José Henrique. Entre 1973 e 1976, Bento e Henrique alternaram na baliza, passando Bento a indiscutível titular em 1976, quando tinha 28 anos. Nesse mesmo ano, passou a defender as cores nacionais, nas qualificações para o Campeonato do Mundo de 1978. No primeiro jogo de Bento, Portugal perdeu no Porto, 0-2 contra a Polónia. Bento foi o guarda-redes nacional até 1986.

Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas, sangue-frio e temeridade. Possivelmente o seu melhor jogo foi nas meias-finais do Campeonato Europeu de Futebol de 1984, contra a França, que Portugal perdeu por 2-3. Bento jogou também no Campeonato do Mundo de 1986, no México, quando foi mesmo o porta-voz dos jogadores amotinados aquando do Caso Saltillo. Bento jogaria apenas o primeiro jogo no México, a vitória por 1-0 sobre a Inglaterra. Num treino, partiu um perna e esteve sem jogar quase toda a época seguinte. A partir de então passou a ser guarda-redes suplente ou terceiro guarda-redes do Benfica, até ao fim da sua carreira, em 1991/92


Aqui fica um video de um dos momentos eternos da sua carreira, num lance entre ele e Manuel Fernandes, eterno ponta de lança leonino. Uma rivalidade dentro do campo, uma amizade fora dele. Como deve de ser. Até sempre Galrinho!


6 comentários:

Mitico disse...

Amigo Picareto

Como é q vao as contas?

Bento... um bom guarda redes.

Mitico disse...

João Pinto: "Um grande amigo"

"O Bento sempre soube distinguir a rivalidade que havia, na altura, entre os clubes. Quando eu comecei na selecção, era praticamente a defesa do FC Porto que jogava e ele sempre deu o máximo. Chegou a dizer muitas vezes que se sentia bem connosco à frente", disse João Pinto, ex-capitão da selecção das "quinas" e do FC Porto, em declarações à Agência Lusa. "Foi meu adversário, mas acima de tudo um grande amigo e companheiro na selecção nacional".

André Kaustico disse...

Um dos melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos, a par de Damas e Baia entre outros, não muitos. Um tributo a quem jogou este desporto que nos faz sofrer e sorrir de forma tão sublime.

Picareto disse...

Amigo Mitico:

Pelas minhas contas vão em 5 999 986.

Picareto disse...

Já que falamos de glorias do futebol aqui fica uma descrição de Carlos Secretário tirada de www.uefa.com:

Carlos Secretário

"An attacking right-back, Carlos Secretário is an excellent passer who plays with a blend of industry and inspiration."

Obrigado Grande Nº 7 ! Na Europa dão-te o valor que mereces!

Corrosivo disse...

Picareto. Acho que o Sporting e o Acosta também dão muito valor ao Secretário. Faz grandes assistências.

Já agora pergunta a qualquer adepto do Real Madrid o que ele pensa do Secretário. Mas depois foje logo para não seres agredido.