Redes Social

quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Taça Uefa - Glória Vimaranense ou o Adeus de Peseiro
.
Desta horripilante semana europeia chega-se ao brilhante resultado de 4 derrotas, 1 empate (que vale tanto como uma derrota!) e 1 vitória! Entre futebol de péssima qualidade e algum azar à mistura, Sporting, Braga e Setubal saíram da Europa pela porta do cavalo. Pelas espectativas criadas, Sporting e Braga foram terriveis desilusões. o Setubal, perante um adversário superior, evitou a humilhação e pode, qual português tipico, queixar-se da má fortuna. Os outros não, nem os derrotados da Uefa, nem os da Champions. Este ano não estaremos presentes nas fases decisivas, em Fevereiro. É uma aposta pessoal que duvido alguém possa contradizer-me.
.
Antes de entrar no jogo do Sporting quero apenas voltar a dar os parabens ao Jaime Pacheco, um verdadeiro Mourinho careca, que sabe como jogar nas competições europeias. E, se melhorarem no campeonato, acredito que possam passar a fase de grupos. Mas só se entretanto começarem a somar vitórias no campeonato, a começar já na Luz.
.
O Braga foi uma desilusão. Tantos jogos sem sofrer golos e foram logo sofrer o primeiro no jogo em que menos interessava. As lesões têm atrapalhado mas é evidente que houve falta de tacto na construcção do plantel e nas vendas, nao culmatadas, de Wender e João Alves. E que porcaria é aquela que dá pelo nome de Maxi Bevacqua? Ao lado dele o Silva merece jogar na selecção brasileira!
.
Falta o Setubal. Vi as imagens do jogo na Eurosport e a ideia que fiquei foi que foram para perder por poucos! Não os condeno, afinal eram claramente inferiores e ainda para mais, ao contrário do Sporting, a Sampdoria não facilitou! Sofreram um golo cedo e depois jogaram para evitar um segundo que acabava de vez com a eliminatória. Faltou um pouco de sorte já no minuto 90, quando Sougou fez o mais dificil. Mas os setubalenses podem-se orgulhar dos seus jogadores, que embora limitados, foram aos limites. E quem dá o que pode, costuma-se dizer, a mais não é obrigado!
.
Deixo para o final o Sporting. Uma exibição vergonhosa, sem alma, sem vontade, sem coordenação, sem ritmo, sem autoridade, sem carisma, sem classe. É certo que os suecos eram toscos e que, no jogo da Suécia, tinham deixado a imagem de equipa fraquinha. Mas depois do susto de domingo Peseiro tem de saber como motivar e comandar uma equipa para que a mesma exibição não se repita. E que fez Peseiro? Deixou o seu melhor avançado de castigo e andou aos saltinhos, qual bailarina, a reclamar com o 4º arbitro, a roer as unhas, a olhar para o relogio, a enervar o pobre do Pinilla e nada mais. Esta foi a semana dos asnos, desde Koeman, passando por Adriaanse e acabando no burro velho, o Peseiro. Ele pode não ter todas as responsabilidades mas como comandante é quem apanha com as culpas. Sempre assim foi e não será agora diferente.
.
Sem competições europeias sobra o campeonato. Ou seja, Peseiro, na minha opinião, se perder na Mata Real, deve arrumar o cacifo e pôr-se na alheta. Acabou-se, na minha modesta opinião, o tempo de desculpas. Ou ganha ou sai! Não vai haver sobrecarga de jogos nem desculpas esfarrapadas. O Porto tem milhoes em dinheiro? O Benfica tem milhões em adeptos? Não há desculpa Peseiro. O titulo ou a porta de saída. E eu estou a ser simpatico, porque a grande maioria já o quer pelas costas há muito.
.
.
PS:
.
Liedson portou-se mal e deveria ser castigado. Mas o castigo tem de passar por uma multa. Peseiro ao imitar Adriaanse e prescindir de um jogador chave cavou a sua propria sepultura. Não é assim que um treinador tem de proceder. Tem de se dar ao respeito e bater onde realmente doi, na carteira dos jogadores!

11 comentários:

El Pirata disse...

o futebol português tem um defeito de base, que vem das escolinhas e segue até aos juniores.


Aprendem a fintar, a driblar, a olhar pra namorada na bancada, e nao aprendem a finalizar! Nao têm um minimo aceitavel de concretização. E isso espelha-se bem depois nos seniores. São raros os jogos em que uma equipa portuguesa marque 3 golos em 7 ou 8 remates. Quanto mais em 5!


Eu vejo o jogo do Benfica em Manchester e, tivesse o benfica uma eficacia minimamente aceitavel e teria ganho. Nao digo que merecesse, mas perante a ineficacia do United, tiveram o passaro na mao!


Alguem pode em consciencia dizer que o Artmedia merecia ganhar? Quem faz apenas 5 remates para 3 golos nao fez por ganhar. E o Halmstad? Quantos remates dignos desse nome fez para marcar 3 golos? 7? 8? Não mais!


O conceito eficaz e eficácia sao completamente diferentes e é aí que reside um dos maiores problemas do futebol português. Uma equipa italiana é eficaz, ou seja, consegue marcar golos em poucos remates, traduzindo esses golos em vitorias, escassas ou nao.

Uma equipa portuguesa até pode conseguir o resultado da equipa italiana, ou seja, pode ganhar a partida. Só que para atingir o mesmo objectivo precisa de um numero consideravelmente superior de remates. Ou seja, é eficiente mas está longe de ser eficaz.


Como foi o Porto de Mourinho tão vencedor? oi muito melhor que todos os outros? Deu espetaculos como o Porto de Adriaanse dá? Não, a maior parte das vezes não! Mas foi eficaz, tremendamente eficaz. Eficaz a um ponto em que muitas vitorias foram conseguidas com um só golo e com um futebol pouco atractivo.

Mourinho é, definitivamente, um caso aparte do nosso futebol. A questão é se queremos manter o estilo futebol brasileiro á potuguesa ou se queremos vencer titulos. E isso passa naturalmente por mudar a concepção que os dirigentes têm, quer da formação quer sobretudo de reforços de equipa. Os brasileiros são bons jogadores sim, mas sendo o brasil um país enorme, o futebol brasileiro apresenta diverso tipo de atletas. E atletas com formação Rio de Janeiro, com o seu estilo soft e de samba, não interessam a equipas que querem ser competitivas e eficazes.

El Pirata disse...

Há uns dias atrás estava a conversar com o meu irmao (portista por sinal...)sobre as competições europeias e ele saiu-me com esta:

"a taça uefa é uma competição feita para as equipas portuguesas"


Eu fiquei a pensar... olha-me este amigo, lá porque o seu porto a ganhou e o sporting nao, deve estar a mandar alguma boca...


Na altura lá concordei com ele, apesar de lhe fazer ver que a prova nao tinha só halmstads e coisas do genero, recebendo ainda equipas da CL. Mas pensando bem, não estou nada de acordo. A taça uefa é uma prova que se inicia com equipas de grande peso no futebol europeu e é ainda reforçada com equipas que, tendo o azar de sair da CL, ainda vao a tempo de ganhar outro trofeu!


Poderia o Porto vencer a taça uefa este ano? Ainda vamos a tempo de saber, porventura. E o Sporting? Quem sabe, lá porque o primeiro jogo correu mal, nunca se saberia se nao engatavam. O que está em causa é a atitude e postura competitiva da maior parte dos jogadores portugueses e brasileiros que por cá jogam. Não têm ambição, nao têm atitude competitiva, falta-lhes garra e, à primeira dificuldade, encolhem-se e culpam qualquer coisa, de arbitro a azar, passando pelo facto de terem jogado 4 jogos em 15 dias e acabando na dorzita que tinham na perninha que nao dava para correr mas que deu para passar a noite na disconight a roçar-se nas kengas!

O Porto de Mourinho tinha outra postura que este nao tem e o Sporting da epoca passada foi um oasis no deserto, que teve a felicidade de combinar na mesma equipa varios jogadores de inegavel qualidade. Isso são as excepções meu caro irmao e todos os outros que pensam como ele. As equipas portuguesas vao todas sair pela porta do cavalo este ano e, pelo andar da carroça, o mesmo vai voltar a acontecer nos proximos tempos.


PS:

O Alkmaar de Adriaanse jogava como joga o Porto agora. Só que nao perdiam com Artmedias e nao sofriam golos em catadulpa porque lá nao havia diegos e jorginhos que nao defendem. Nem os defesas tinham tiques de vedetas á R.Costa, que lá porque tem no curriculo CL e UEFA, nao quer dizer que tenha sido responsavel pelas mesmas. Só que ele porta-se como um pavão vaidoso, como se fosse um grande defesa e um craque. Sempre admirei a postura de Jorge Costa e, olhando para o outro Costa, fica-se com a certeza que a classe nao se compra, tabalha-se para a obter e sua-se muito. Parabens Jorge Costa, sou um fã incondicional da tua atitude e maneira de ser. Nao concordo com as cacetadas que distribuis mas, vendo bem, até nisso mostravas categoria. Contigo naquela defesa, o Artmedia nao marcava aqueles primeiro e segundo golo. Pelo menos nao com aquela facilidade...

El Pirata disse...

Quanto à taça uefa aqui ficam alguns ilustres candidatos á vitoria final e que já foram de velinha:

Bayer Leverkussen
Everton
Galatasaray
Feyenoord
Sporting


E aqueles que sobreviveram por uma unha negra:

Estugarda (2-1 no total)
AZ Alkmaar (6-6 no total)
Sampdoria (2-1 no total)
Marselha (só nos penaties)
Hamburgo (2-1 no total)



Todos que pensam que a Taça Uefa é dada para que os portugueses a ganham está bem enganado! Até pode ser uma equipa menos credenciada a vencê-la, mas para o fazer vai ter de comer o pão que o diabo amassou e sobretudo ter uma postura que, sinceramente, não abunda em Portugal.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

http://terceiroanel.weblog.com.pt/arquivo/2005/09/30/wisla_0_1_vitoria_de_guimaraes.html#more


Vejam porque é que o vitória merece estar na fase de grupos da taça UEFA...Braga ponham os olhos!!!!

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Sinceramente sou um adepto revoltado uma vez que esta jornada fui sportinguista, bracarense, vitoriano e setubalense para as competições europeias...

É impressionante ver os nossos clubes a irem por água abaixo de uma forma tão cruel...

O que mais me custou ver foi o Braga. Desculpem mas fui enganado pelos senhores da R.Renascença pois disseram que lá estiveram 11000pessoas e hoje nos jornais vi que o estadio esteve bem composto com quase 20 000pessoas. Os meus sinceros e honestos parabéns a todos. Um dia ainda vou ver aquele belo estádio cheio de sócios 100% bracarenses.

Quanto ao Vitória de Guimarães, Força!!! Combatam pela vossa cidade, pela nossa região e por todo este país... ORGULHEM PORTUGAL!!

V.Setubal foi por pouco mas os italianos são assim...

Quanto ao scp...acho que o Pirata disse tudo. Mau demais para ser verdade. Uma equipa que luta para não descer não pode vencer em Alvalade!!!!!!

Abraço a todos

Mitico disse...

Inquisição...o autor é portista :) só deu a sua opiniao. Não é nenhum anormal, não vamos partir para o insulto pessoal... Vamos lá respeitar as ideias dos outros por muito que elas custem :)

Eu também nao consigo compreender como é possivel gostar do clube da galinha e que remedio tenho em respeitar os ideiais de "grandezzza" deles :)

Abraço a todos

Mitico disse...

O técnico do FC Porto, Co Adriaanse, disse hoje que sairá do clube se os adeptos sentirem que o seu trabalho não serve para o actual líder da Liga portuguesa de futebol. Amante do futebol de ataque e pouco disposto a alterar a sua filosofia de jogo, o técnico pediu tempo aos sócios e adeptos e lembrou que a inexperiência e juventude do plantel foram algumas das razões para a derrota em casa com o Artmedia Bratislava, por 3-2, quarta-feira na segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões. "Os adeptos têm de esperar. Se não quiserem esperar e se não me quiserem aqui, vou-me embora. Há muitos treinadores acanhados e defensivos no mercado. Mas eu não altero a filosofia de jogo do FC Porto. Não é com 58 anos que alterarei a minha filosofia de jogar", reafirmou. Co Adriaanse explicou que o FC Porto é a equipa com mais remates e cantos na Liga dos Campeões - apesar das duas derrotas - e adiantou que, com o "tempo", a situação se modificará. "Dominámos a primeira parte do jogo com o Artmedia e, depois, fizemos cinco faltas consecutivas e eles acabaram por reduzir a vantagem. A equipa é nova e inexperiente, mas, com tempo, vamos ficando cada vez melhores", sublinhou...

André Kaustico disse...

Braga e Guimaraes

Campo Desportivo
Ambos jogaram muito bem.O Vitoria tinha um adversario mais fraco que o braga é certo,mas veio ao de cima a experiencia de Pacheco em competições europeias,ele que ja levou o Boavista a uma 2ª fase da Liga dos Campeões,que provavelmente ajudaram ao guimaraes estar na UEFA este ano.O Braga teve azar,e não mereceu ser eliminado.

Adeptos
Inquisição,Podes ser um bracarense ferrenho a 100%,mas tens que admitir,que ao contrario do vitoria,a maior parte dos adeptos arsenalistas são do Braga 363 dias por ano(364 em anos bisextos),com menos um ou dois no caso do benfica apanhar o braga para a taça.Os adeptos do Vitoria são vitorianos e querem sempre que o vitoria ganhe,mesmo simpatizando,como acontece frequentemente,com um dos 3 grandes.Podes fechar os olhinhos a esta situação,mas é um facto.Aplaudo os adeptos do Braga que são sempre adeptos do Braga(penso que seja o teu caso),mas irrita-me profundamehnte os Bracó-lampiões(assim como os Axadrezadó-lampiões,que há imensos).Escolham um clube f***-se.
Quanto ao que se passou no Estadio Municipal de Braga,não sei se o publico teve razão ou não,mas arrastar o tunel dos balnearios é exagero.Vão apanhar uns bons jogos à porta fechada à conta disso.

Para finalizar não sei o que te referias à "vergonha" do publico do dragão.Para já o estadio com bem mais que 40000 pessoas,muito melhor que os 14000(!) de alvalade.Depois o publico continuou a apoiar a equipa após o 2-2.Batendo palmas aquando do 2º golo do artmedia,numa especie de "vamos la que conseguimos".Depois,com o que aconteceu, é normal que se perca a paciencia.Mas gostava de saber ao que te referias.

Anónimo disse...

inquisiçãoespanhola!!!

Antes de mais gostava que tivesses um bocado de respeito por alguem que não conheces e que sempre falou de uma forma educada neste blog...esse teu nervosismo é tipico de alguem que não está bem com a vida, e eu não tenho culpa disso!!
Segundo, eu sempre levantei a cabeça depois de uma derrota do meu FCPorto e digo-te mais, só eu sei o que me dói quando ele não ganha e aquilo que eu vivi com o meu clube tu nem sonhas, digo vivi tanto nas vitórias que felizmente são muitos como tambem nas derrotas!!!
Por fim, eu morei 5 anos da minha vida em guimaraes e desde pequeno que tenho uma relação de simpatia pelo Vitória local...quanto aos adeptos são fantasticos no apoio ao seu clube e é incrivél como um clube que nunca ganhou nada tem cerca de 15000 lugares anuais vendidos coisa que o braga clube da 3 maior cidade do pais nem sonha ter!! eles vitorianos são tambem fanáticos e nem sempre têm comportamentos dignos de seres humanos e é por isso que é impossivel falar de futebol com eles (atenção que estou a generalizar!!!) assim sendo inquisiçãoespanhola, espero que melhores o teu temperamento no futuro e que expresses a tua apinião mais ao nivel deste blog, que no meu ver é bastante elevado!!!