Redes Social

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

O Humor de Co



Co Adriaanse, sujeito com 58 anos de idade, em toda a carreira de treinador treinou apenas uma equipa de nível, Ajax, e durante um breve período de ano e meio, sem qualquer sucesso, possui no seu curriculum vitae ZERO troféus conquistados. É o que na gíria se chama um perdedor nato, um derrotado incorrigível. Não sei se o mister Co é apostador mas tudo me leva a crer que preencheu o boletim do euro milhões para treinadores e saiu-lhe um dos primeiros prémios, ao conseguir chegar a treinador do FC Porto! Este é o primeiro facto que quero destacar, tudo a propósito da sua sagaz crítica ao futebol português.

O que disse o Molero holandês? Aqui fica o briefing:

- excesso de faltas e pouca punição dos infractores
- poucos golos marcados
- estádios portugueses muito vazios
- muito jornalismo e muitos jornalistas a falarem de futebol


Para começar é importante que fique claro que ele não descobriu a pólvora nem nenhuma nova rota marítima para a Índia. Apenas um conjunto de banalidades que são por demais conhecidas e que, pessoas como o seu presidente Pinto da Costa e outros figurões que mandam no futebol português (Valentim e Madaíl por exemplo) são responsáveis morais pela situação. Existe muita condescendência com o jogo duro e agressivo? Só se é punido ao quinto amarelo? Senhor Adriaanse, isso somente acontece porque equipas que possuíam e possuem nas suas fileiras jogadores viris e machos como André, Paulinho Santos, Jaime Pacheco, Bandeirinha, Lima Pereira, Fernando Couto, Jorge Costa, Maniche, Pedro Emanuel, entre tantos outros, estavam interessados que tal se mantivesse por muitos e bons anos. Não é porque actualmente a equipa portista é mansa e suave que vamos criticar quem apoiou e defendeu tais medidas! Se Adriaanse não sabe então que comece a assistir à RTP memória que é capaz de perceber as origens do futebol porrada!

Para mim é evidente que a regra que funciona na Holanda tem de ser aplicada e os jogadores, a partir da acumulação de quatro amarelos, são suspensos a cada amarelo a mais que vejam. Mas também sou a favor da punição exemplar de cotoveladas e demais agressões, que os sumaríssimos não surjam apenas à 3ª agressão e que punam exemplarmente! Tantos queixumes com McCarthy mas apenas ao terceiro jogo com agressão foi punido e inicialmente com somente dois jogos! Se o castigo fosse 2 meses de certeza que não veríamos tantos queixumes vergonhosos dos portistas nem o rastafari Benny repetiria o sucedido. Como vê Sr. Co, é assim que Portugal funciona e o seu clube tem-se dado muito bem com as regras. Cuidado onde se mete.

Quanto à disciplina estamos conversados. Adriaanse tem razão mas está no clube errado para se armar em papagaio. Quanto ao resto este holandês que aterrou por cá há dois meses, não tem noção do que fala. E basta comparar o futebol holandês com o nacional.

Marca-se menos golos em Portugal que na Holanda? Evidentemente! Aqui nenhum Gil Vicente baixa as calças sempre que vai de peregrinação ao estádio da Luz. E eu como português tenho muito orgulho nisso. É uma equipa modesta de uma cidade pequena e humilde mas que, com um orçamento mínimo e com um plantel remediado, vai defender e honrar a camisola e fazer suar o grande adversário! Não vai participar na festa nem fazer de carneiro de sacrifício! Isso é o que Adriaanse e eu, que gosto de acompanhar os campeonatos europeus, vemos em equipas como Roosendaal, Fortune, Graafshap, NEC, Waalwijk, NAC, Groningem, Utrecht, Heracles que vão ao terreno de Ajax, PSV e Feyenoord apanhar tareões de caixão à cova! É muito bonito sim senhor mas para os adeptos dos grandes clubes que assim vão de papo cheio para casa! Mas, e mais importante que os jogos contra grandes equipas, que dizer de jogos como o Heracles vs Graafshap que pode terminar em 5-4? Apenas uma coisa: resultados desse género só demonstram que são equipas sem os mínimos conhecimentos de táctica e colocação estratégica em campo dos jogadores. Resultados com 7 ou 8 ou 9 golos são próprios de jogos entre amigos, não de jogos profissionais. Não, não estou a defender o zero a zero, mas não é com tamanhas facilidades dadas aos atacantes que o futebol evolui ou que eu, como adepto pagante, sairei satisfeito do estádio! Para ver goleadas vou ver os juniores ou iniciados!

E para sustentar a minha opinião nada como ir aos rankings, da uefa para competições europeias e da IFFHS, sobre campeonatos.

Ranking da Uefa

Ambos têm 6 equipas a competir nas competições europeias

5. Portugal (40.874) (2.333 esta época)
7. Holanda (35.664) (1.916 esta época)

Qualidade do Campeonato (IFFHS)

8. Portugal 742,5 pontos
9. Holanda 693,0 pontos


Os números não mentem. Apesar de tudo Sr. Adriaanse, Portugal supera a Holanda. E supera a Holanda num item muito importante que, inocentemente, Co Adriaanse se esquece de mencionar: o Hooliganismo! É uma realidade que o futebol holandês e a sociedade têm que enfrentar, são por demais conhecidas as rixas e combates marcados entre gangs afectos ao Ajax e Feyenoord, e o vandalismo a eles associados. Por cá temos meia dúzia de idiotas, entre SD, NNB e JV, que no entanto estão mais interessados em vender droga e limpar esse dinheiro com lojas patrocinadas pelos dirigentes dos seus clubes (sabia Sr. Adriaanse que existem mais lojas dos SD que lojas azuis do clube? Interessante não é?!...) que arranjar problemas e mortes nos estádios. Ainda somos um País de brandos costumes.

Outra crítica de Adriaanse: os estádios estão vazios! Oh meu amigo, você já dignou a ir ao supermercado e ver o que levam os portugueses no carrinho de compras ou melhor ainda, já se dignou a ver os noticiários? Com os salários que os portugueses recebem, quer que paguem 25 ou 30 euros para ver um jogo de futebol? Até pego no meu exemplo. Fui ver o Sporting vs Belenenses da primeira jornada. Comprei o bilhete mais barato: 25 euros. Fui à loja verde comprar um cachecol e uma camisola para oferecer e arrotei, é o termo mais correcto, 70 euros. Passadas duas horas que conclusão tirei: fui à capital, gastei em viagens e afins 40 euros mais 100 euros que ficaram em Alvalade! Sr. Adriaanse, fiquei colado atrás de uma baliza, já que por 25 euros era o que eu tinha direito! Agora senhor Adriaanse pense comigo: acha que eu tenho possibilidades de ir de 15 em 15 dias a Lisboa ver o Sporting? E acredite, se eu não tenho muita gente também não tem! E depois Sr. Adriaanse, tendo Sporttv instalada em casa, vejo todo o futebol que bem entendo, durante um mês, pelo preço que me custa UM BILHETE no estádio! E vejo Sporting, Porto, Benfica e todas as ligas estrangeiras que valem a pena ser vistas, onde a holandesa, naturalmente, não tem lugar! Por 30 euros Sr. Adriaanse. Não venha dizer banalidades e lugares-comuns. Os estádios estão vazios porque os dirigentes portugueses, incluindo o seu, assim o entendem. Os bilhetes que passem para 5 e 10 euros e verá como os estádios enchem. Porque por 5 euros eu vou ao cinema e tenho 90 minutos de satisfação. Então que faço eu? Dou 30 euros ao futebol para ver um jogo por mês, ou adiro à Sporttv e vou ao cinema todas as semanas? Só um tolo não sabe a resposta correcta.

Para acabar, diz Adriaanse que os jornalistas portugueses “are stupid with stupid questions” e que em Portugal se fala e escreve muito de futebol. A verdade é que somos um País pequeno com 11 milhões de habitantes e no entanto temos três jornais desportivos com tiragens diárias acima dos 60 mil exemplares e que, surpreendentemente, ou talvez não, vendem! Há mercado para todos! E mais surpreendente é saber que existem noticias para encher, diariamente, 50 páginas de jornal! E porquê Sr. Adriaanse? Porque somos um País que respira futebol. Mas não só o jogado dentro de campo. Este blog é um exemplo. Nós, portugueses, gostamos de futebol. O jogado, o escrito, o falado, o discutido, o blogueado, o painelado, todo o tipo! E assuntos como a falta de disciplina de Benny, quer agrade ou não a Adriaanse, é notícia! Noticia que os portistas não gostam e prefeririam ver camufladas mas que provocam largas gargalhadas a todos os outros! É assim a vida em Portugal Sr. Co, e o melhor que tem a fazer é adaptar-se e não ligar. Caso contrário não tardarão a surgir cartoons e anedotas sobre a sua postura fascista e ditatorial. Veja o Koeman por exemplo, tendo ele um passado de grande sucesso em Espanha soube manter-se sossegado, mesmo tendo mais razões para fazer barulho que o senhor. Afinal a derrota em Glasgow custou assim tanto a engolir? Deixe lá, outras certamente se seguirão. Vá-se habituando e fume um charrito para relaxar. Quer dizer, fume mas às escondidas que isto aqui não é a sua Holanda querida.

PS:

Já vai longa a minha prosa mas tenho que mencionar ainda algo que me está encravado desde Abril: na meia final da taça uefa entre o Sporting e o Alkmaar de Adriaanse, os leões foram obrigados a jogar num batatal de 9 mil lugares que é o terreno de jogo do AZ. Sendo a Holanda um País de pequena dimensão e possuindo recintos de jogo como as Arenas de Roterdão e Amesterdão, não vi o bom do Adriaanse a pedir a alteração do jogo para um recinto que favorecesse o futebol espectáculo! Pelo contrário, com a sua equipa remediada ia eliminando uma equipa superior tecnicamente que não se adaptou a jogar num recinto impróprio para pastar porcos, quanto mais para jogar futebol! Onde está a sua moral Sr. Adriaanse?

7 comentários:

El Pirata disse...

O meu post foi dedicado a Adriaanse. Foi como uma carta para ele. Não foi sobre fcporto mas sim sobre o clube que Adriaanse treina, que calha ser o fcp. As criticas de Adriaanse sobre o futebol português só mostra que ele não sabe nem conhece nada sobre a historia recente do futebol português, muito menos sobre o seu clube.


Quanto a Peseiro meu caro nitpicky, bem, basta referir que tem quase 15 anos a menos que Adriaanse. Se nada ganhou até agora, tem anda tempo. Um treinador que chega aos 58 anos de idade (e chegará aos 59 anos sem nada ganho seguramente) é que é preocupante. Porque a carreira dele não deverá ter mais que meia duzia de anos pela frente. Não é comparável ao Peseiro. Não entres por aí.


E, alias, o post nao tem intenção de comparar curriculos de Adriaanse com outros. Tem a ver com as afirmações dele, um treinador que apenas conhece a realidade holandesa, por sinal uma realidade que nao é em nada superior à nossa!

PS:

Ele ficou danado com a derrota na CL e nao conseguiu disfarçar a azia. Mas esquece-se ele que se Prso fez falta, Ricardo Costa fez, ontem em Braga, uma ainda mais dolorosa e evidente, e o arbitro nada assinalou! Só que um teve arte para marcar e o outro não. Será que a azia assim já saiu toda?...

André Kaustico disse...

Com a jornada incompleta vou,para já dizer umas coisas sobre o Clube dos benfiquistas do minho contra o clube portugues mais premiado e conceituado internacionalmente.FC Porto dominou mas não finalizou.Sr Jesualdo,jogadores lesionados todos os clubes têm incluindo o FCP."podiamos ter ganho o jogo se nao tivessemos tantos lesionados",pois sr. Jesualdo,se a minha avó tivesse rodas era um camião,já dizia o outro.De qualquer maneira não é vergonha nenhuma empatar em Braga nos dias que correm,tendo principalmente em conta que é uma equipa que em 4 jogos sofreu 0(zero) golos.Mas para candidatos ao titulos ainda falta muito aos arsenalistas.Uma equipa que estaciona lá trás em casa só soube de uma que foi campea,mas voces não têm ninguem na liga como o o boavista tinha o valentim.Azarito.

Ramos disse...

Antonio Ramos

demonstra o seu ANTI-PORTISMO

El Pirata disse...

... e eles a darem-lhe :)

Picareto disse...

Eu concordo com o Pirata na sua opinião sobre CO ADRIAANSE e digo mais...

este treinador consegue ser inferior tacticamente a José Couceiro e Victor Fernandez! O unico ponto positivo deste treinador é a disciplina que impõe no balneário, mas para isso contratavam um ex-general do exercito e punha akele plantel em regime militar!!

Co Adriaanse demonstra total desconhecimento do futebol portugues ao vir jogar com um sistema tactico completamente ofensivo e kamikaze...é bonito sim senhor ver o FCP jogar...mas sr. Adriaanse, gostaria de ver o FCP sofrer menos golos!

ERROS TACTICOS DE CO ADRIAANSE:

- Jogo na Naval; Co Adriaanse a vencer 2-1 retira um médio ofensivo para colocar um ponta de lança (Hugo Almeida). O que queria Adriaanse fazer? oferecer o meio campo até entao dominado pelo FCP à Naval? Correu bem pois Hugo Almeida marcou o 3-1 mas logo a seguir sofreu o 3-2!

- Glasgow Rangers

Mais uma vez Adriaanse começa um jogo fora com um adversario perigoso com um eskema tactico totalmente ofensivo com intenções de passar a um 3-4-3 knd o FCP possui a bola. Resultado: cada vez que o Rangers foi à baliza do FCP marcou! e mais...FCP ao empatar 1-1 e 2-2 so solicitou uma reacção ao sr. Adriaanse...empurrar a ekipa ainda mais para o atake sabendo que um empate em Glasgow serviria perfeitamente os interesses do FCP.

Declarações deste senhor depois do jogo:

"estou contente pois demos um bom espectaculo"

SR ADRIAANSE NÓS PORTISTAS NÃO GOSTAMOS DE PERDER, NEM COM BONS NEM COM MAUS ESPECTACULOS!

No proximo jogo no Dragão lá estarei a acenar com lenços brancos a um treinador que pos o FCP a jogar bem contra equipas limitadas mas que não auguro nada de bom contra ekipas fortes!

André Kaustico disse...

O pikareto imparcial.esta é boa!!Meu caro amigo e colega de bancada,quem me dera a mim que o Porto joga-se metado do que joga agora o ano passado.O Porto é uma equipa de jogar ao ataque.É assim que tem que jogar no campeonato portugues.Na LIga dos campeões tem que se conter um bocado contra equipas mais fortes,que não era o caso do Rangers.Quantos golos sofremos contra o Braga???

Gil disse...

realmente esta é a prosa mais ANTI-PORTISTA que alguma vez escreveste pirata!!!
tb podias incluir no grupo: Carlos Manuel, Mozer, Petit, Ricardo Rocha, Isaías, Sá Pinto, Beto, Rui Jorge ...

tens q explicar cá à malta pq é q o facto de nunca se ter ganho um título impede automáticamente uma pessoa de criticar uma coisa, principalmente o futebol portugues!!! E como tu dizes, o homem nao descobriu a polvora. Lembro-te tb q os regulamentos nao sao "exclusivos" do Valentim e do Pinto da Costa e do Madail, sao votados por todos os clubes de todas as divisoes principais nacionais, e olha, o FCP até votou contra nas últimas alterações!!! (que engraçado!!! é tambe curioso q defendas os sumarissimos em tons de azul, é muito bem!!! provas ainda mais a minha primeira afirmaçao, pq para ti a cotovelada q Simao deu ao seu ex-colega de quarto Alex na recepçao ao Guimaraes foi apenas um "afecto carinhoso", ou a violenta agressao que quase deixou Costinha em com - curiosamente tb frente ao Guimaraes - nao passou de uma "disputa de bola", até o facto de Benny empurrar com o braço o Rui Jorge - que até estava sentado em cima do homem - foi motivo para gritares como uma virgem violada q aquilo nao pdia ser e que os castigos deviam ser exemplares!!! O Sr ficou aborrecido por o Gil Vicente nao baixar as calças ao Benfiquinha, tadinho, olhe que o "regime" já lá foi há muito tempo e o futebol joga-se em campo e as vitorias fazem-se em campo,, não é a camisola e o milhafre amestrado avoar em circulos que dão vitorias - q engraçado o benfas até perdeu com o gil vicente - ooohh!!! entao voce defendia q o campeonato era mais competitivo e agora fica chateado por uma equipa nao "baixar as calças"??? já agora, qual foi a equipa q "baixou as calças ao FCPorto"??? é que, que eu me lembre, equipas q baixam as calças só o ESTORIL lá para o benfiquinha!!!! mas ok!!!

Lembro-lhe q o Rankinga da UEFA se limita aos pontos conquistados nas competiçoes europeias - agora diga quantas equipas tugas estao nas comp. europeias??? e holandesas?? ok encontrou a resposta para o ranking - o ranking da IFFHS tem demasiados parametros para discutir aqui ams se quiser podemos faze-lo, na boa!!!!

- existe excesso de faltas sim senhor, se os arbitros nao tivessem medo de mostrar os cartoes e o fizessem logo à primeira falta para isso - seja aos 3 ou aos 93 minutos - em vez de o fazerem depois de 18743782463782798327 de avisos o futebol era mais corrido e menos faltoso APOSTO! qto aos estadios vazios tem toda a razao, concordo plenamente (tb voce tinha q acertar em alguma coisa!!!). sim há mtos jornalistas e mto jornalismo a "chupar" o futebol!!! há mercado?? claro q há!! há qualidade??? claro q nao: o q me interessa saber o q o Nuno Gomes comeu depois de fazer o hat-trick ou o porquê das chuteiras cor-de-rosa-às-riscas do ponta-de-lança da equipa B do arrentelas????