Redes Social

sexta-feira, 16 de setembro de 2005

A jornada que passou e a jornada que aí vem

Confesso que só vi 2 jogos europeus mas a principal conclusão a tirar é que os clubes portugueses não se saíram mal. Uma derrota, dois empates e três vitórias é ym balanço francamente positivo.
Comecemos pelo derrotado, o meu clube, como disse o nosso treinador, perdeu bem. E perdeu bem porque cometeu erros estúpidos que lhe custaram os 3 pontos. É motivo para análise os erros cometidos quer pelo treinador quer pela equipa. Foram 3 pontos desperdiçados mas mantém intactas todas as suas aspirações.
O slb venceu e é neste momento líder do seu grupo. Posso dizer que fez apenas a sua obrigação de vencer em casa para a champions. Vamos a ver daqui para a frente, mas, na minha opinião pessoal, penso que o slb não passará desta fase de grupos.
O Setúbal e o Braga empataram e como tal têm aspirações a passar à fase seguinte embora aqui os bracarenses a meu ver têm mais hipóteses que os homens do Sado.
As vitórias quer do scp quer do Guimarães abrem boas perspectivas para assegurar a presença na fase de grupos da Taça Uefa.
Concluindo, ao contrário do que é normal, ao fim da primeira ronda a eliminar, todas as equipas portuguesas mantêm esperanças de passar à fase de grupos, sendo, evidentemente, umas maiores do que poutras.

A jornada que aí vem para mim resume-se a 2 jogos: o Braga – Porto e o slb – Leiria. No jogo do Minho, como é evidente, torço por uma vitória Portista e penso que a mesma será alcançada pois os argumentos são superiores e o Porto começa a ter uma equipa definida. O braga joga bem mas acho que não tem tarimba para vencer ao Porto pois este ano não estamos a dar borlas como no ano passado.
Quanto ao slb – Leiria será decisivo para saber se a última quarta feira foi obra do acaso, se foi inspiração por - uma equipa que normalmente está fora – jogar na Champions ou se foi fruto de trabalho. A ver vamos, o certo que se o slb não vencer e os líderes vencerem, irá haver problemas para as bandas da luz.

Nesta jornada volta-se a restringir o número de líderes.

13 comentários:

El Pirata disse...

A analise europeia é correcta, mas dizer que a jornada só compota dois jogos relevantes é um enorme erro!

Provavelmente o Ivo nao saberá que segunda feira joga-se na madeira o Nacional vs Sporting, ou seja, o primeiro classificado contra o quarto da tabela!

Convém igualmente referir que este 4º classificado é a unica equipa que já venceu dois jogos fora do seu reduto e que é comandada por um treinador ambicioso manuel machado) que já deu provas de não ser um morcão, no bom e mau sentido da palavra.

O Sporting tem uma das saídas mais complicadas do campeonato e, caso vença, conseguirá algo que duvide muita gente consiga. Esse é portanto um dos jogos da jornada, só equiparável ao braga vs porto.


Ja o Benfica vs Leiria é uma excelente oportunidade do Benfica conquistar os 3 pontos, uma vez que a Uniao de Leiria está a fazer um pessimo arranque de temporada e dificilmente, muito dificilmente, maracarão um golo na Luz. A nao ser que conte com a ajuda da "super e imbatível defesa encarnada" (pelo que leio nos jornais é o que parece...) ou com a ajuda do genio criador de tacticas Koeman.

El Pirata disse...

Caro Inquisição,

tens toda a razão, o Braga, com aquela dose extra grande de felicidade (doses tao extra grandes somente no McDonald's) em Guimarães conseguiu já duas vitorias fora de casa.

quanto à liderança estás enganado. Sao três equipas a liderar, e como nao jogaram entre si, sao as três lideres. Se por obra e graça do espirtio santo, o campeonato tivesse de ficar por aqui, o titulo ia para os três! Nao era por o sporting ter menor goal average que ficaria a xuxar no dedo. Alias, se formos a ver, e como já jogou um derby, o titulo teria mesmo que ir para Alvalade :)

El Pirata disse...

Quanto ao famoso jogador congolês, o Tarimba, axo que o Inquisição tem razões para estar preocupado :)



De facto, e relatando apenas a epoca passada, o braga conseguiu:


- frente ao benfica: 2 empates

- frente ao sporting: um empate a zero em Alvalade (com o famoso escandalo do golo anulado a um hugo viana que estava, sem ponta de exagero, 2 metros em jogo!) e em braga levou três tau-taus que só parou nas saias da mae a xorar :)

- frente ao porto, um empate em braga e uma vitoria com olés dos proprios adeptos portistas, tamanha a fabulosa exibição que efectuaram!

Alias, se o braga jogasse sempre como o fez nas Antas era o principal candidato ao titulo!


Por tudo isto acho que o Ivo se equivocou ao subestimar o Braga. Até porque, ou o Benny regressa aos golos, ou nao estou a ver como o porto vai marcar...

El Pirata disse...

Caro Inquisição,


Jogadores como Liedson, Polga, Rogerio e Rochemback custaram zero em custos de transferência. E como toda a gente sabe e vê, sao (ou eram...) quatro pilares da equipa leonina que só nao conquistou o campeonato pela ladroagem que todos viram e só nao venceu a taça uefa por infelicidade.


A vinda de um wender trintanista poderá ter sido apenas e só uma solução de recurso. Ainda estou para ver e o golo frente aos amadores suecos nao me aqueceu o suficiente. O Silva, aquele matacão, ja marcou um golo na vitoria na luz e nao foi por isso que passou a bom jogador. E depois, os dirigentes do sporting, ao dar ao wender um contrato de 3 anos (ou seja, até aos 33 anos), cometeram um enormissimo erro! Está visto que o 3º ano será cumprido emprestado a alguem, com o sporting a pagar-lhe o ordenado.

Naturalmente que caso o Sporting vença o campeonato esta epoca com um contributo significativo do wender, o preço (1 milhao de euros) terá sido um bom negócio. Acredita inquisição que eu tambem desejo que tenha sido um bom negocio.


Quanto ao Joao Alves, tivesse ele 20 ou 21 anos e estaria eu a pular de contente! Mas quando um jogador só se impoe na primeira divisao aos 25 anos deixa sempre no ar uma certa suspeição! Com 18 anos já Moutinho dava cartas na europa! Mas gosto do estilo de joão alves e a esperança é que seja como Maniche, que tenha passado os primeiros 7 anos como profissional adormecido e que agora dê tudo o que de bom prometa! A ver vamos...


No entanto, e se maniche custasse ao porto 2,5 milhoes de euros por metade do passe, nunca pinto da costa o teria ido buscar ao benfica! E perdia-se um bom jogador. Ou seja, o Joao Alves no Sporting a custo zero teria sido um negocio sem risco algum. Assim vamos ver como ele se adapta ás exigencias de ter de ganhar todas as semanas, algo que como sabemos inquisição... nao era obrigação em braga...


PS:

O Sporting em Agosto tinha referenciado um miudo brasileiro, Claudio Mossoró, que ficaria por 5 milhoes de euros. Decidiu nao investir mas agora queimou esse dinheiro em metade do joao alves. Inquisição, nao teesquças igualmente destas palavras minhas, a ver vamos se o tal miudo brasileiro nao tardará a dar nas vistas. E tem 18 anos...

El Pirata disse...

carlos figueiredo, eu vou apareçendo por agora ao fim de 4 vitorias consecutivas, mas está descansado que nao dou treguas aos portistas quando o sporting perde :)

Anónimo disse...

Gostava que a final da liga dos campiões fosse FCP-SLB!!!

Pode ser?!

A nossa posição no ranking agradece...

Mitico disse...

Aos senhores professores de geografia gostaria de dizer o seguinte:

Na categoria de aluno e com a lição bem estudada aqui fica o resultado de uma looooonga pesquisa

Minho:

55% anti-fc porto ou seja adeptos do clube da galinha choca...
30% FC PORTO
11% Vitória de Guimarães
4% S.Braga

Mais uma vez repito e sublinho que o Minho está cada vez mais limpo pois os 55% FELIZMENTE tendem a diminuir...e os 4% tendem a aumentar de uma forma exponencial.

Mas será que é dificil de entender que braga só enche o estádio de lampioes porque estes so tem 2 oportunidades no ano de ver o seu clube???????????????

BASTA! Até o próprio presidente da camara da cidade (Mesquita Machado) o referiu numa estrevista ao JN...

SEI QUE A REALIDADE DOI E QUE SÓ ALGUNS A CONSEGUEM VER :)

Será que vão continuar a engolir as calúnias que os jornais de lisboa transmitem aos leitores?????????

FC PORTO E MINHO SÃO PALAVRAS QUE SEMPRE ESTIVERAM, ESTÃO E ESTARÃO PARA SEMPRE LIGADAS :)

ABRAÇO A TODOS

PS: Em Fevereiro lá estarei

El Pirata disse...

Meu caro Mitico,

estás tu porventura a querer sugerir ou ainda mais grave insinuar que no minho nao existem leoes? Bem sei que no Minho nao existem zoologicos para ver tao magnificas criaturas mas pelo menos seres inteligentes e com elevado sentido estetico e de bom gosto como um sportinguista creio que ainda existem uns largos milhares deles! Nao me parece que tenham sido catalogados como especie em vias de extinção lá pros lados do minho pois nao?


Podemos ser uns 3 milhoes de adeptos, em teoria metade do total de benfiquistas. Mas o sportinguismo caracteriza-se por ser uma ideologia que pertence ao País, daí o nome Sporting Clube de Portugal! E eu tive o prazer de ver o jogo Sporting vs Benfica no nucleo sportinguista de Bragança e posso-vos assegurar que eram para cima de 200 as pessoas que lá se encontravam. O Sportinguismo tem expressao nacional e nao será por certo o minho a destoar. O problema do sportinguista, ou por outro lado, a virtude do sportinguista está no facto de não andar a torcer por segundo clube. Ele nao é do braga nem do guimarães. Ele é do sporting e isso, por si só, já lhe ocupa todo o coração! Nem espaço para demagogias anti benfica ou anti porto existe! Só Sporting :)

Picareto disse...

Palavras associadas ao FCP:

CAMPEÂO DO MUNDO!

El Pirata disse...

"Nesta jornada volta-se a restringir o número de líderes."


É apenas um promenor mas a expressao que o Ivo utilizou pode ser mentira, bastando para tal que brga e porto empatem entre si e o sporting nao vá além de um empate na madeira! Ou entao que o Nacional derrote o meu sporting, somando os mesmos 10 pontos que porto e braga.

A manutenção de 3 lideres só é realmente improvavel pelo simples facto de eu acreditar, piamente, que o sporting vencerá o seu jogo! Só assim a teoria do Ivo baterá certa. Até porque em braga o mais provavel é haver empate.

El Pirata disse...

e no jogo em causa estiveram representados duas sub equipas dos respectivos continentes!


Um...

Milan vs Boca Juniores
Real Madrid vs S.Paulo
ManUnited vs River Plate


sao reais exemplos de jogos que colocam em campo os melhores representantes dos dois continentes. Ainda se jogasse o porto de mourinho... agora com 10% da equipa de mourinho em campo e contra uns selvagens da selva colombiana... poupem-nos que para rir vejo o Levanta-te e Ri!

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Boas noites

Trofeu Toyota? correcto... mas o benfica não o conseguiu conquistar!!!!! e parece-me que o adversário foi o mesmo que um tal de FC PORTO defrontou!?! estarei a alucinar????? NÃO!!

A verdade é só uma... FC PORTO CAMPEÃO DO MUNDO DE CLUBES.

Ps: Sempre é verdade que o FC PORTO conquistou uma tal taça Continental ou taça Amstell Beer, ou lá como se chama...NUM PASSADO BEM RECENTE?????????

Abraço a todos