Redes Social

terça-feira, 27 de setembro de 2005

Liga BetandWin.com - 5ª Jornada



Os homens da foto são, na minha opinião, os destaques da 5ª jornada da Liga Portuguesa.

Nuno Gomes confirma o bom início de época e marca cinco golos em duas jornadas. Sendo um facto que tanto Leiria como Penafiel se encontram no fundo da tabela e se apresentam como as equipas mais débeis, de momento, do campeonato, Nuno fez o que um avançado tem de fazer: marcar golos! E eu sou coerente, elogiando-o neste momento quando ele mostra qualidade e criticando-o, como muitas vezes já o fiz, quando ele joga de costas para a baliza e faz apenas um remate por jogo! A comunicação social tem uma adoração indisfarçável pelo avançado encarnado e arranjou uma forma de “desculpar” as fases menos boas de Nuno Gomes, argumentando que ele joga para a equipa e distribui jogo! Nada mais que tretas! Nuno Gomes recebe a peso de ouro para marcar golos! Não é defesa para defender, não é extremo para centrar, não é médio criativo para criar jogo, é avançado para marcar! E verdade seja dita que, quando em forma, é um bom avançado. Mas também é verdade que é super protegido pela crítica que perdoa as suas (frequentes) travessias pelo deserto no que a golos diz respeito, o que não se verifica quando os jogadores têm o nome de Liedson, por exemplo, que chegam ao cúmulo de dizer que não marcava há quatro meses, quando o campeonato esteve interrompido mais de dois meses e meio! Eu elogio-o quando tenho noção que ele merece. E não lhe faria mal nenhum rasgar o contrato que tem com o Vidal Sassoon e deixar de mexer nas gadelhas sempre que não tem a bola… corta o cabelo e faz-te um homem carago!

Aproveitando a deixa Nuno Gomes, aproveito para realçar a vitória, justa, do Benfica em Penafiel. Koeman estabilizou o sistema de jogo e as melhorias são evidentes, não esquecendo porém que os últimos dois jogos do campeonato foram os ideais para o Benfica, quer os adversários quer o facto dos golos aparecerem ainda antes de se completarem 5 minutos de jogo! A confirmar a boa forma benfiquista nas próximas jornadas, frente a Guimarães e sobretudo Porto.

João Vieira Pinto está de regresso aos golos, ele que é prova de duas grandes verdades: quem sabe não esquece e velhos são os trapos! A caminho dos 35 anos de idade o velho João marcou um golo de classe e foi de extrema influência no jogo colectivo do Boavista. Dá gosto ver um rosto familiar desde 1989 a jogar e marcar golos, 16 épocas depois. Não está ao alcance de todos.

Outro destaque da jornada foi Benny McCarthy. Admiro a sua qualidade como ponta de lança tal como aprecio imenso a sua propensão para o disparate e indisciplina. Mas Benny provou a quem tinha duvidas que é a única alternativa credível a Lisandro Lopez para ponta de lança da equipa azul e branca. E se fosse a ele, depois de decidir mais uns joguitos, colocava as tranças. A ver vamos se o generalíssimo Co tinha coragem de fazer algo. Força Benny que eu estou contigo, para o bem e sobretudo para o mal :)

Quanto ao jogo Porto vs Belenenses, e apesar de aceitar a vitória do porto como justa e merecida, tenho que fazer referência ao principal responsável pela mesma: Carlos Carvalhal. Quando ele diz, a seguir ao jogo, que todos os jogos são para ganhar menos este, não fico espantado. Afinal o sujeito é um super portista que deve ouvir o relato do Porto mesmo quando tem a sua equipa a jogar. Tenho pena de não ter visto a cara de Carvalhal no golo de Benny, provavelmente estaria a sorrir. É pena a falta de profissionalismo deste treinador, que até já deu provas de não ser parvo no banco. Mas isso é quando joga contra Sporting e Benfica, montando tácticas defensivas e de contra ataque para aproveitar os espaços atrás das defesas. Mas contra o seu porto não, toca a jogar de igual para igual que os seus consórcios portistas vieram ao estádio para ver futebol de ataque e ele não os quer desiludir! E nem vou entrar no aspecto da arbitragem, onde Carvalhal é sempre muito critico sempre que o seu Belenenses joga contra os grandes de Lisboa e fica mansinho como um gatinho quando joga contra o Porto. Será que ele não viu o Jorginho em fora de jogo? Todo o estádio viu! Será que ele não viu, dois minutos antes, Quaresma dominar a bola com o braço e entrega-la a um Jorginho que, isolado, não teve arte para marcar? O Belenenses estava condenado a sofrer o segundo e que fez Carvalhal? Tira o Paulo Sérgio e o Meyong, desviando o Silas para o flanco! Extraordinário como ele amputa a sua equipa e a deixa à mercê das caridades portistas! Melhor jogo do campeonato? Não brinquem! E mesmo com um Belenenses esfarrapado tacticamente os jogadores portistas foram incapazes de marcar mais, sobretudo legalmente. É isto o grande jogo? Se tirarem as balizas e derem pontos às voltinhas do Diego sobre si próprio, então sim, o porto fez um grande jogo! Quanto ao Carvalhal não tem moral para criticar um árbitro. Muito menos contra Benfica e Sporting! Se os jogos contra o Porto, são para perder, como ele deixa bem subentendido, então os outros também o são!

Para acabar falta o Sporting. Grande destaque para Deivid, que jogo a jogo confirma que é craque. Excelente capacidade de remate, excelente domínio de bola, boa visão de jogo, assim que estiver ambientado ao ritmo de jogo europeu será um caso muito sério. Quatro golos em sete jogos são um excelente cartão de visita.
.
Quanto ao jogo de Alvalade, pode ser dividido em duas partes. Até ao golo e depois do golo. Até ao grande momento de Deivid o Sporting jogou em bom estilo e criou oportunidades de golo, falhando um penalti por intermédio de um jogador que não anda com a cabeça no sítio, Liedson. É importante renovar o contrato dele, para um ordenado à altura do seu valor, ou dar-lhe a entender que no final da época sairá para melhorar a sua vida financeira. Assim é que não pode ficar porque sai Liedson prejudicado e por tabela a equipa. Quanto ao penalti é claríssimo, errando o árbitro apenas no jogador expulso: seria Bruno Ribeiro e não Moretto. E, azar dos azares, o suplente até entrou com a fezada toda. Mal marcado o penalti mas quem sabe se mesmo assim não entraria com Moretto? A segunda parte teve um Sporting a apertar cada vez mais em busca do segundo golo, Peseiro fez entrar Wender para o lugar de Luís Loureiro aos 56 minutos e assistiu-se a uma incapacidade para furar uma muralha ultra defensiva, preocupada unicamente em evitar o segundo golo do que em tentar o empate. A um quarto de hora do final o Setúbal, perante os nervos leoninos, começa a espevitar e foi aí que Peseiro tomou a decisão que irritou o estádio: aos 80 minutos, tira Liedson e mete Beto. Não sou o advogado de defesa do treinador mas desta vez dou-lhe razão. A equipa teve muito tempo a tentar o segundo golo, foi incapaz e, com o avanço do Setúbal, Peseiro optou por fazer subir Polga para o lugar de trinco que não era desempenhado por ninguém, e tirou um jogador que passou ao lado do jogo, Liedson. Com essa medida tirou toda e qualquer veleidade ao Setúbal e segurou a vitória, que era o mais importante em jogo.

Quero aqui relembrar que Mourinho, no ano em que vence o bi-campeonato, ganhou por um golo de diferença, em casa e fora, pelo menos uma dúzia de vezes. E, numa competição por pontos, o que fica para a história é a vitória. Esteve muitíssimo bem Peseiro! Se tivesse esta inteligência na Madeira o Sporting não teria perdido. E, convém não esquecer que, na época passada, o Sporting esfrangalhou um Setúbal ultra defensivo e não foi alem do empate. Desculpem mas eu prefiro assim. E, em comparação com os jogos da época passada, o Sporting detém já mais cinco pontos, frente aos mesmos adversários. Espero que algum dos idiotas que assobiaram no estádio possam ler isto. Já que não lhe posso pregar dois pares de lambadas, ao menos aprendiam algo. Há muito dinheiro em Portugal é a conclusão a que se chega. Ficai em casa seus macacões.

10 comentários:

Ramos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ramos disse...

Gostei de ler o post do El Pirata, porque, ele deve ser a unica pessoa, que compreende o Peseiro. Um treinador fraco, com medo, que nunca ganhou nada e nunca ganhará.

Gostaria de desejar a melhor sorte para esse clube que equipa de vermelho, que tem um estádio enorme, um patrão que os adeptos não gostam - Manchester.

Espero que esses vermelhos da luz sejam esmagados.....

El Pirata disse...

Caro Rui, se leste o meu post da quarta jornada certamente deste conta da minha indignação contra Peseiro! Agora não se pode bater sempre no mesmo ceguinho e nao admito que supostos adeptos do meu clube se portem como bandalhos e prejudiquem o meu clube. Porque assim mais vale oferecer bilhetes aos benfiquistas e portistas para eles irem para lá assobiar. E no final Peseiro conquistou mais três pontos. E isso é o mais importante!

Vais ver Rui, se o Sporting é campeão os mesmos idiotas que assobiavam e acenavam lenços ranhosos vão pegar o Peseiro ao colo! Cambada de mentecaptos. Prefiro ter o estádio com 10 mil adeptos sérios e convictos que ter casa cheia de otários! não me incomoda o Peseiro, incomoda-me saber que aqueles sujeitos sao adeptos do mesmo clube que eu.

El Pirata disse...

Vamos ao Benfica. No jogo do "teatro dos sonhos" existiram alguns pontos que quero realçar:


1. O Benfica fez uma exibição agradável. Nao foi a grande exibição que os comentadores da RTP (já vou a eles...) "viram", mas não podemos deixar de elogiar a postura e o jogo efectuado pelos encarnados.

2. O Manchester United, apesar de desfalcado em 7 ou 8 jogadores (que podendo não fazer falta no onze titular foram o motivo pelo qual Fergunson nao fez uma unica substituição!!), criou oportunidades suficientes para justificar a vitória. Senao vejamos: 2 golos, 2 bolas nos postes, e 2 falhanços inacreditáveis de Van Nistelroy e Scholes.

3. O Benfica, tirando o golo, não criou nenhuma oportunidade flagrante de golo. As defesas de Van der Sar a remates de Rocha (1ª parte) e Simao (2ª parte) foram isso mesmo, defesas de um GR que ganha para cima de 200 mil euros mensais e como tal tem obrigação de ser acima da média.

4. Um aplauso à excelente falange de apoio benfiquista. Durante largos periodos de tempo foi bem audivel o seu apoio à equipa e, depois do golo de simao, dedicaram-se a gritar SLB e nao canticos de insultos a porto e sporting! Algo que as claques leoninas e sobretudo portistas deveriam aprender. Gritar SLB SLB SLB filhos da puta SLB, além de idiotico, é de tremenda estupidez! Mas nao vale a pena esconder, é a realidade. Eu por mim prefiro gritar sporting que ofender os outros ausentes. Mas gostos, infelizmente, nao se discutem!

5. Nunca peguei num livro de tácticas, nem tive nenhuma aula de futebol dada por um especialista em metodologia de treino. Sou um treinador de bancada, que entende as regras de futebol e manda uns bitaites. Sei que percebo algumas coisas mas também sei que se tivesse de fazer uma tese sobre assuntos específicos de futebol não saberia como começar. É um jogo simples mas apenas para os leigos. Os estudiosos do jogo, como Mourinho, nunca dirão que é um jogo simples. E isto tudo a proposito de quê? Estou farto de ouvir bitaites de xicos espertos que julgam perceber algo de futebol e que ainda para mais são pagos para dizer disparates! Gabriel Alves é um exemplo tipico. Nao o unico mas o mais irritante. Passou o sujeito o jogo todo a dizer mal do Beto simplesmente porque se irritou com o primeiro remate falhado do jogador. Mas eu vi, e sou leigo, o jogador fazer e cortes a meio campo que evitaram contra ataques do United. E em todos os lances o Gabriel manteve a matraca calada. Sempre que Beto falhava lá vinha ele dizer mal do jogador, que já nao corria, mas por azar lá corria o Beto e roubava a bola, perante o silêncio de Gabriel Alves!! Foi demais, tanto que as mesmas criticas que poderiam ser dirigidas a Nuno Gomes, que tirando as famosas tabelinhas não fez um unico remate!, ficaram no bolso do bom do Gabriel! E, quando Koeman decide, a 5 minutos do fim, segurar o empate, mais criticas! Parece que Gabriel Alves não via o mesmo jogo que eu, que Miccoli estava estacionado a meio campo e que o United aproximava-se cada vez mais da capoeira do Moreira. Koeman pode nao ser muito inteligente no banco como disse Gabriel Alves, mas á beira desta anedota de comentador é o melhor treinador do mundo! Senhores da RTP, paguem-me 25% do que recebe o Gabriel que eu faço o mesmo serviço e ainda estou caladinho e deixo os espectadores verem o jogo sem ouvirem baboseiras.

El Pirata disse...

Existem coisas do diabo nao ha duvida.

No sorteio da 3ª pre eliminatoria saiu a fava ao sporting, perante uma udinese nada comparável com um anderlecht que ja eliminou porto e benfica da liga dos campeoes.

Apesar dos erros de arbitragem do jogo de alvalade e da derrota por 2-3 em udine (que nao seria tao mau resultado como isso!), um nome se destacou na eliminatoria: IAQUINTA!

o pernalonga italiano marcou 3 dos 4 golos italianos ao sporting. E, confirmando ser um talento fora de serie, na primeira jornada da liga dos campeoes, marca mais 3 golos! Fantástico!

Só que, para meu espanto e de todos os adeptos da udinese, de repente Iaquinta deixa de ser convocado! Ao que parece o sujeito recusa-se a renovar contrato! E só agora o suspendem digo eu! Só agora lhes deu a pressa em renovar? Conclusão: duas derrotas na serie A italiana e uma humilhante derrota por 4-1 em barcelona.

Nao se deixem enganar. A Udinese vale bem mais do que isso mas tem o seu jogo assente na capacidade fisica e matadora de Iaquinta. Sem o seu goleador perdem a referência. Esta Udinese é infinitamente superior ao Anderlecht.


Escrevo isto em jogada de antecipação às bocas que não tardariam a surgir. Esta Udinese era papadinha pelo Sporting. A outra, a do iaquinta, também era mastigável se o arbitro de Alvalade fosse um sujeito honesto.

André Kaustico disse...

Estava eu,no sabado passado sentado na minha cadeira no estádio do dragão,enquanto o porto,como disse e bem o mitico,dava um "tsunami de futebol",vieri-me para o meu amigo,e fundador deste blog Rui Gil (aka Pikareto Kid) e disse:"esta semana lá vamos ouvir o Pirata a falar mal do Carvalhal.Pois é.Cá etá ele

O fora-do-jogo que ofendeu todo o país.Por muito que eu não goste do coroado,ele é daquele tipo de arbitros que diz o que pensa,e que defende um arbitro sempre que este não faz um roubo de Igreja.Disse ele,para tristeza da produção do programa,que devem ter pensado "temos que mandar embora este gajo,porque o povo ainda começa a p ver que afinal o benfica é que é beneficiado",que o erro do fiscal de linha é legitimo pois não vê o toque de Mcarthy pois este encontrava-se encoberto por varios defesas do belenenses.A historia de todo o estadio viu é mentira,pois eu só dei conta quando cheguei a casa.É logico que a malta já só queria ver o jorginho a facturar,mas não foi assim tão evidente,pois o desvio é quase imperceptivel para quem está a ver de longe.Não me venham já todas gritar que o FC Porto é beneficiado,já asemana passada foi o que foi,e não foi como o ANO PASSADO,que relembro bem podia ter sido(bola na mão de um jogador do braga dentro da area,não passivel de penalti,mas muitos iguais e parecidos aquele foram marcados a favor do benfica o ano passado)

ESTAMOS ATENTOS

Quanto ao jogo de old trafford,tenho que dar o braço a torcer,o benfica jogou muito melhor do que o que estava a pensar,se bem que este Man Utd não tem a mesma qualidade que aquele que defrontou o FC Porto há dois anos.O guarda-redes é melhor,e pode ter valido ao manchester a vitoria,mas aquela defesa e aquele meio campo defensivo estão muito fragilizados.Já para não falar do banco,que costuma ser de luxo,e era apenas formado por jogadores inexperientes.De qualque maneira o benfica tem muitas mais possibilidades que o que eu tinha pensado anteriormente.Pode ser que passem,para mal dos meus pecados.

El Pirata disse...

Do jogo de ontem em manchester falta ainda discutir a utilidade de Nuno Gomes nesse encontro. Senão vejamos: para além de não ter feito um remate, que me recorde, conseguiu ainda estar, com azar ou não, nos 2 golos do United! No primeiro a bola desvia no corpo, encolhido, dele, e no segundo desvia novamente no corpo, encolhido, dele.

É caso pra dizer... deixa-te de mariquices Nuno! E corta-me esse cabelo que já nao és teenager.

El Pirata disse...

Entretanto já tive o desprazer de passar a vista pelo OJOGO. E que vejo lá, pela enésima vez nos ultimos 15 dias? Soem os tambores...


LOAS E ELOGIOS AO PEQUENO MACAQUINHO QUE SE ENCONTRA NO PERU!

Nem mais, o novo maradona, de 17 anos, que está no mundial de sub17, o tal de Anderson ou Andersson, ou outra coisa qualquer! Ele caga fora do penico e é logo noticia de pagina inteira no pasquim! É porque fez uma finta, é porque marcou um golo, é porque fez uma habilidade... graças a deus que não é com dinheiro dos contribuintes que o jornal se mantem activo! Vou adorar ver esse miudo em janeiro... depois digam que ele precisa de tempo! Depois do que li estou convencido que vem aí craque, e craque nao precisa de tempo! Acreditem que estou mais ansioso de ver o macaquito em portugal do que os portistas. Andar sempre a falar do Benny já cansa. Quero novos assuntos :)

El Pirata disse...

Desculpem mas tenho de continuar a falar das palhaçadas do pasquim OJOGO.

No jornal de hoje, a crónica escrita por um tal de Lemos é o mais puro exemplo de benfiquismo agudo que já vi. Desde afirmar que o benfica merecia ganhar, até insinuar que Cristiano Ronaldo simulou a falta do primeiro golo (quê???), até atribuir o momento do jogo à defesa de van der Sar a remate de Simao a meio da segunda parte, quando se vê por detrás da baliza que o GR defende uma bola que... ia para fora!

Em parte compreendo, afinal de contas eles querem atrair mais compradores benfiquistas, mas tanta asneira junta chega a ser irritante!

Outro relato idiotico vem logo na pagina tres do mesmo jornal. Dizem eles que as equipas inglesas, em confronto directo com as equipas portuguesas, têm mais vitorias. E que o desnível seria maior se nao fossem as vitorias recentes de porto e maritimo!

Mas estes idiotas que supostamente gerem um jornal que quer ter alguma credibilidade, se esuqeceram que o sporting jogou, na epoca passada, cinco encontros com equipas inglesas, tendo ganho 3, empatado 1 e perdido somente 1? Mas que raio de palhaçada é esta? andamos a brincar aos jornais? Que cambada de incompetentes!

El Pirata disse...

correcção...


a equipa do Gençlerbirligi, perdao, Artmedia, é eslovaca e nao hungara. É um promenor relevante!