Redes Social

sexta-feira, 1 de julho de 2005

Samba? Tourada? Goleada?

 Posted by Hello


O Brasil goleou a Argentina e conquistou a Taça das Confederações, vingando a derrota de há 15 dias no jogo de apuramento para o Mundial'2006. Adriano, com dois golos, foi a figura do jogo, mas Cicinho, pretendido pelo FC Porto, foi outro dos destaques...

12 comentários:

Anónimo disse...

Ferreira Fernandes deixa o "Record"

O pedido de desculpas do director do jornal "Record", Alexandre Pais, a Luís Filipe Vieira, por uma alegada ofensa cometida pelo jornalista Ferreira Fernandes, levou este último a suspender a sua colaboração com aquele diário desportivo, uma vez que não aceitou a posição editorial assumida pelo jornal. Um episódio causado por um pequeno texto na última página da edição de segunda-feira, que suscitou uma resposta de quase uma página do presidente do Benfica na edição de ontem, acompanhada da resposta de Ferreira Fernandes e do pedido de desculpas do director do jornal.


Sabem quem é Ferreira Fernandes? É o autor desta pérola:

Assim não quero


Este ano é para esquecer. Cá estarei para o ano, para sair à rua, gritando pelo meu Benfica que ganhou um campeonato, o primeiro limpamente ao fim de uma dúzia de anos.


Sou benfiquista e estou incomodado. Envergonho-me pelos favorecimentos ilegítimos que, esta época, o Benfica tem tido. Sendo benfiquista, não posso dizê-lo? Não importa, digo-o na mesma. Era o que faltava, prescindir do meu direito de falar sobre o futebol, quando a minha vida foi toda determinada por não deixar de ter opinião.

Sou benfiquista como podia não sê-lo. Digo-o porque, ouvindo alguns, parece que ser de um clube aconteceu-lhes como a escolha de S. Paulo, na estrada de Damasco. Comigo, não. Deus não me apareceu, apontando a águia. Eu poderia ter sido do Porto, porque meu pai o era – a herança é um motivo nobre para se ser de um clube. Poderia ter sido do Sporting, porque a maioria dos da minha terra, da geração que me formou, o era – adesão devida, julgo, ao nosso conterrâneo Peyroteo, o primeiro futebolista angolano a singrar. A melhor das explicações que conheço para se começar a ser de um clube é dada por Miguel Sousa Tavares.
Ele dá mais razões mas gosto desta: por o FC Porto ter a camisola mais bonita do Mundo. Eu tornei-me do Benfica pela mesmíssima razão: por um acaso qualquer.

Depois de me ter acontecido, por razões inexplicáveis, ser benfiquista, sucederam coisas com mais fundamento: sou do Benfica porque não sou ingrato. Adolescente nos anos 60, eu era do Benfica pela mesma razão que um garoto da cidadezinha de Hoboken, nos anos 40, era fã de Frank Sinatra ou um finlandês de hoje usa Nokia. Como não termos orgulho no nosso único produto de exportação?
Relatos chegados ao Hemisfério Sul, directamente de Berna e Amesterdão confirmaram que eu tinha escolhido o que devia.

Mais tarde a adesão ficou definitivamente firme. Não era só aquele quinteto – José Augusto, Coluna, Torres, Eusébio e Simões – que me empolgava. O Benfica não era só bom: era único e precursor. Eu explico. Sou um filho dos anos 60 e vi o meu clube ensinar à Europa o que ela só conheceria décadas depois. Nos anos 60, quase não havia negros nos clubes europeus e o Benfica sempre os teve e bons: Santana, Eusébio, Coluna, Yaúca... Mas, sobretudo, o Benfica tinha um patrão negro, Coluna. Um patrão-patrão: aquele que mandava e era respeitado pelos seus, à vista de todo o
estádio. Hoje, dir-me-ão, que banalidade. Sim, como o voto das mulheres ou não enforcar prisioneiros. Mas alguém teve de apontar o caminho: o papel coube ao meu Benfica.

Isto para dizer que o meu clube é de outro campeonato, que não dessas historietas como a do jogo do Estoril no Algarve ou aquele penálti contra o Belenenses. Com outros também há falcatruas assim? Claro que há, mas as falcatruas dos outros só me irritam, não me ofendem. Como me irritam tantos anos sem ganhar um campeonato, mas não me ofendem. Ofende-me é que alguém se tenha esquecido do que me habituou: grandeza.

Esta época, o Benfica ou ganha o campeonato ou não ganha. Se não ganha, será mais um, em onze anos, a não ganhar.
Se ganha, é para esquecer: assim não quero. Cá estarei para o ano, para sair à rua, gritando pelo meu Benfica que ganhou um campeonato, o primeiro limpamente ao fim de uma dúzia de anos.

El Pirata disse...

essa cronica ja tem uns 2 meses. Lembro-me perfeitamente de a ler, tal como outras de Ferreira Fernandes, algumas das quais discordava, mas que lia com atenção, tais como as de Daniel Reis e MST em ABOLA. Ao contrario das escritas do duo batatinha de OJOGO, Maia & Ribeiro, existe ainda quem saiba escrever sem facciosismos e sem a mania que são superiores aos outros. Mas quando se escreve para portistas, provavelmente têm de ter aquela atitude... lá no fundo até devem ser dois bons morcoes...

Adiante. É bom ver um benfiquista genuino, daqueles que viram o benfica dominar a europa, reconhecer que a epoca foi vergonhosa. É pena que os que costumavam aparecer por aqui não tenham tido honestidade para tal. Mas é compreensivel, afinal a maior parte deles nem 12 anos deveria ter da ultima vez que foram campeões. E, por outro lado, é facil não nos importarmos com os titulos conquistados com grande dose de ladroagem, afinal de contas esses mesmos benfiquistas assistiram a uma decada de Pinto Costismo puro e duro, em que tudo valia para se atingirem estatutos nunca antes alcançados, passando por cima de todos os casos evidentes de corrupção, desde quinhentinhos até viagens ao brasil de calheirs e irmãos limitado.

Como pode um qualquer benfiquista under-25 importar-se com um titulo conquistado sem honra nem dignidade? Do mesmo modo como a maioria da massa portista desce à baixa portuense festejar vergonhas conquistas do seu clube. Se uns nao têm vergonha na cara, porque carga de agua têm de a ter todos os outros?


Ferreira Fernandes é diferente somente porque têm a maturidade que só a idade lhe pode dar. Viu com os seus olhos o que um clube pode alcançar jogando dentro de campo. E vê as mesmas camisolas de hoje serem motivo de chacota pelo fraquissimo futebol praticado. Pode estar contente? Até poderia, nao fossem a duzia e meia de arbitragens miseraveis que beneficiou os encarnados. Assim ele nao quer. E faz muito bem. Luis Filipe Vieira só mostra que tem o mesmo nivel de Pinto da Costa por exigir a demissão do homem, ou seja, nenhum!

El Pirata disse...

Quanto ao Brasil, quando sai tudo bem, é dificil para-los. Mesmo assim nao entendo como o arbitro, com 1-0 no marcador, nao expulsou Ronaldinho Gaucho por agressao. É a impunidade com que o Brasil é tratado (entao no Mundial de 2002 chegou a ser ridiculo) que me impressiona, o seu futebol brinca na areia é bonito mas não me encanta. Nunca encantou.


Entretanto, a boa gestao portista vem ao de cima outra vez. Andaram a perder tempo com um Kromkamp qualquer e agora o Cicinho ja vale os 10 milhoes que o porto nao quer pagar pelo holandes. É caso para dizer... bom trabalho srº vice-presidente nº1, srº vice-presidente nº2, srº vice-presidente nº3, srº vice-presidente nº4.... bla bla bla... srº vice-presidente nº12!

Num país em que a corrupção é galopante vai ser interessante ver como tudo ficará quando Jorge Nuno tombar da cadeira. Alias, tenho duas expectativas muito pessoais: ver o FCP pos Jorge Nuno e Cuba pós Fidel Castro. Já nao deve tardar...

Mitico disse...

Maia & Ribeiro são os DOIS MELHORES JORNALISTAS DESPORTIVOS DA ACTUALIDADE... Isso é um facto pois a veradade e a imparcialidade são as duas principais leis com que se regem para fazer os seus artigos!

Obrigado Jornal OJOGO por dar esta oportunidade a quem a efectivamente a merece.

Quanto ao banho de bola que os argentinos levaram...uma questão:

Ainda estão encharcados?????Ou já só estao molhados?????

Abraço a todos

Mitico disse...

JORGE NUNO PINTO DA COSTA É ETERNO...por isso El Pirata contenta-te só com Cuba :)

Abraço a todos

André Kaustico disse...

Eu o que vi foi FC Porto dominar o futebol.Ter um futebol tão superior neste campeonato que não havia ninguem que tivesse hipotese.Ver um clube que quando chegava às jornadas na casa dos 20 e muitos era tudo corrido com 5 e 6 golos.Um clube que vulgarizava qualquer um em casa,incluindo os grandes.Uma equipa que chegava a acabar campeonatos com 30 pontos de vantagem sobre o benfica,e que quase não perdia pontos.Desde a ultima vez que essa equipa que veste de vermelho foi campea,até voltar a sê-lo agora,o Porto não foi claramente superior futebolisticamente falando,no campeonato que o Boavista ganahou.MAIS!O benfica sempre foi levado ao colo as 10 primeiras jornadas TODOS OS ANOS.E não estou a dizer isto só agora,na altura disse-o.Só que bastava-lhes perder dois joguitos para nem os arbitros valerem.Não se enganem!!!!

Ramos disse...

Ao que parece, este pais, ainda é uma ditadura facista.

Picareto disse...

Comentando o post...: será que o mitico se esqueceu que a argentina chegou à final sem qualquer derrota? pq razão pegar num jogo em que a Argentina foi claramente infeliz e fazer disso motivo de gozo??? Esta Argentina é Campeã Olimpica e perdeu a Copa América de uma forma injusta no ultimo minuto frente a este feliz e sempre beneficiado brasil...! Eles são milhões e sempre beneficiados....os outros equipam de azul e branco...!tirem as vossas conclusões!

Picareto disse...

o pirata anda mto perturbado com a politica de contratações do FCP....! calma caro amigo bloguista...Labarthe's e Manoeis ainda não chegaram ao Dragão...! Espero ver para o ano o jovem Fábio Paím a jogar no Tourizense ou no Amora para ver se dá o salto para o E.Amadora ou para o Portimonense...vamos lá por os jogadores nos seus lugares...!

Picareto disse...

Parabens Argentina pelo titulo mundial de sub-20. Este jogo serviu para afirmar definitivamente o jogador Lionel Messi, autor dos dois golos da Argentina na final e autor de 7 golos em 5 jogos no torneio. Fantástico para um médio ofensivo que actua descaído para a esquerda...! Este será sem duvida alguma o melhor do mundo dentro de uns anos.

Picareto disse...

Começou hoje a Volta a França em bicicleta. Espero que este ano sirva para destronar o "seringas" armstrong! Torçerei fervorosamente pelo maior ciclista da actualidade Ivan Basso da equipa CSC, que é a equipa mais homogénea do ciclismo actual. Claro que toço também pelo portista José Azevedo e espero que o Eusébio do ciclismo(armstrong) desista para termos um portista como chefe de equipa na volta a frança.

Força Basso
Força Azevedo

El Pirata disse...

picareto, seu provocador...

vais ficar surpreendido mas até vou concordar contigo neste meu comentário. Vai ser 2 comentarios a favor e 2 contra. O que até nem é mau, por norma é 4-0 contra :)

Aqui fica o resumo:

A favor:

Lionel Messi promete de facto muito. Nao me surpreendeu em nada no campeonato mundial de sub-20.´E ainda por cima foi bem mais inteligente que o seu compatriota Andres D'Alessandro, uma promessa adiada. Como sabem, D'Alessandro, da geração Saviola e Collocini, apostou forte em ir jogar para a Alemanha mas para o Wolfsburgo! Acredito que financeiramente tenha sido compensador mas em tudo o resto foi um enorme erro! Messi apostou num barcelona, ainda para mais fe-lo num barcelona que andava a pedir esmola (ou seja titulos) de mão estendida à 5 anos. Logico que qualqur grande clube como é o caso do Barça, tem de chegar a um ponto de mudança. Messi vai começar a afirmar-se precisamente nesse periodo de mudança. Algo que Riquelme, reconhecidamente um dos melhores jogadores mundiais e Saviola, grande ponta de lança, não tiveram. Sobre eles recaíram a pressão de vencer os galacticos e o super valencia. E não aguentaram. Foi pena. Mas recordo-me bem da LC de 2002, em que o super Real Madrid joga as meias finais frente ao Barça e vai ao Nou Camp pregar um festival de bola. Que podiam fazer Riquelme e Saviola perante um super Zidane, Figo, Raul e Ronaldo? No auge de forma, este quarteto provou-se invencivel, e tudo conquistou. Muitas das vezes é preciso estar no sitio certo à altura certa. Ninguem tem duvidas que, se a equipa actual do Barça tem defrontado aquela equipa de 2002 do Real Madrid, teria sido derrotada. E que, a equipa do Barça de 2002, se jogasse o campeonato deste ano, teria grandes hipoteses de o vencer. Assim se vê onde começa o merito de uns e o demerito de outros.


Segundo ponto a favor:

Ja fui apoiante de Armstrong. Na sua primeira vitoria vibrei com a sua conquista e com a sua historia de vida. Era algo fantastico o que ele tinha alcançado: um antes corria risco de vida com um cancro teseticular e volvidos uns meses alcança a vitoria na mais mitica das provas. No entanto, na epoca seguinte, ja voltava a torcer pelo meu idolo, o Pirata Pantani e tambem pelo alemão de brinquinho, o Jan Ullrich. E assim tem sido ano após ano, sem tirar muito o merito a Armstrong, mas torcendo por norma contra ele. Até porque nao gosto de monotonia e aprecio a rotatividade de titulos. Desde que hajam candidatos quer mereçam destronar o rei logicamente. No caso da F1 por exemplo, Schummy vence ha 5 anos consecutivamente e neste caso acho muito bem porque ainda nao paareceu ninguem que fizesse por destrona-lo!

Voltando a Lance Armstrong. Uma coisa que me incomoda são as suspeitas que recaem sobre ele, no uso de drogas camufladas. E ja sabe como os americanos sao experts na materia. Vejam como no atletismo Marion Jones e Tim Montgomery cairam em desgraça, ele que eram considerados os melhores velocistas à face da terra! Mas para isso foi preciso que alguem lançasse suspeitas sobre os laboratorios BALCO e que entrasse FBI no caso. No caso do ciclismo, apesar do controlo apertado do UCI, acredito piamente que a equipa norte-americana (e notem na curiosidade, Lance corre numa equipa norte-americana, ele que antes do tumor corria numa equipa europeia) tenha algo escondido. Só espero é que, um dia, deixem o rabo de fora, como se costuma dizer. Apesar de, para a credibilidade do ciclismo cair por terra, de vez, arruinar a imagem de Armstrong, será porventura a ultima coisa que os directores do Tour pretendem. Vejo muitos interesses nisto tudo, o que sempre influencia a verdadde desportiva.

Para já a prova iniciou-se ontem com um contra-relogio individual e foi com grande espanto que vi, com 15km de prova, Armstrong passar de "mota" Jan Ullrich, que parecia que ia de "mula"! Ou o alemão andou nas kengas toda a noite ou entao há marosca...


Vamos agora aos pontos contra:

No Tourizense jogam ou jogaram muitos ex juniores do Porto! Não se viu nenhum do Sporting, por isso nao entendo a asociação desse clube ao nome de Fabio Paim. O jogador leonino nao vai a lado nenhum ja que ainda tem idade de junior e, caso nao fique na equipa principal loenina, fará o mesmo precurso que Joao Moutinho, ou seja, jogará na equipa de juniores até ter uma oportunidade de chegar à equipa senior. Antes assim que emprestar jogadores a clubes dirigidos por Pinoquios (To Oliveirinha) e treinados por tijolos (Luis Campos). Sim, estou-me a referir ao Penafiel! Que recebeu o Edgar Marcelino quem, coitado, deve ter aquele cu bem quadrado, tantas as vezes que ele aqueceu o banco! E tudo para ser suplente de Clayton!! E ainda pior, chegou a ser preterido a entrar por.... FOLHA! Cumpre-se o ditado: Dá o Sporting nozes a clubes que não têm dentes!


O 2º ponto contra...

É bonito que se saiba que Jose Azevedo é portista. Para mim é o unico potugues que por lá anda no Tour e como tal merece total apoio. Por mim espero que consiga vencer uma etapa e que acabe nos 20 primeiros. Mas atenção, se por algum acaso Lance Armstrong vacilar, o segundo corredor da Discovery Channel Team a tentar a vitoria será sempre o campeão italiano, Paolo Salvodelli, ja vencedor do Giro de Italia! Acreditar que a equipa ponha o portugues à frente do italiano, ´
e acreditar na historinha da carochinha. Para Azevedo está destinado o papel de Sancho Pança, ou seja, ajudar o patrão subir as montanhas. E é um bom papel, que não se diga o contrário! É um papel de protagonista e de reconhecimento. Mas se o patrão falçhar por algum motivo, a Azevedo só lhe restará encontar novo patrão para ajudar. Ser lider não é para quem quer, é para quem pode. E o português já perdeu o timing certo na carreira para poder aspirar a ser lider. No ano em que Beloki cai e se magoa gravemente, há uns 3 anos, aí sim, Azevedo deveria ter assumido que queria ser mais que o Sancho Pança. E que se viu: uma corrida muito fraca. Cada um tem o seu papel, e a puxar por Armstrong Azevedo é grande. Fiquemos por aí, tanto os apoiantes como ele.


Para cabar quero dizer que como um fardo de palha, à frente de todos, se Ivan Basso ganha o Tour! O ultimo italiano com categoria para tal já faleceu, infelizmente. Ainda está para nascer o proximo Marco Pantani. A vitoria será entre Armstrong, Ullrich (tem de melhorar muito, mas para quem ja venceu uma corrida e foi segundo por cinco vezes, tem pelo menos regularidade suficiente para ser incluido no lote dos favoritos) e Vinokourov.


Pronto Picareto, aguardo noticias :)