Redes Social

quarta-feira, 20 de julho de 2005

Histórias de Futebol...
.
.
O que seria o futebol Europeu sem a arte dos jogadores Sul-Americanos?
.
Conta-se que, no Verão de 1982, estava Bruno Conti, pouco tempo antes coroado campeão do mundo, a passar uns dias de férias no Rio de Janeiro junto de Falcão, seu colega na Roma, quando, ao passear por Copacabana, sem ninguém o reconhecer, decidiu, vendo um grupo de garotos numa peladinha de praia, pedir para também jogar um pouco.
.
Tudo bem, responderam. Pouco tempo depois, porém, um dos garotos, muito educado, vendo que chegava outro coleguinha mulato descalço, foi ter com o turista italiano e pediu-lhe:
..
“Desculpa, mas não te importas de agora ira para a baliza?”
.
..
PS:
.
E lá foi Conti, um dos maiores fantasistas da história do futebol transalpino, campeão mundial em titulo, para a baliza. Porque a brincar na areia, dominar a bola num pé descalço como se estivesse a segura-la na mão, não há melhor que um nativo brasileiro.
.
Como já ouvi dizer... o futebol é, de facto, simples!

20 comentários:

Mitico disse...

Eu nao fiz a proposta de trocar baía por ricardo (isso foi uma adivinha que lancei ao pessoal do blog)... fiz sim a de benny por liedson para saber se os sportinguistas concordavam!!! :))

Peço desculpa por escrever neste post mas gosto de esclarecer bem as coisas :))

PS: Em Fevereiro lá estarei

Mitico disse...

Agora falando de futebol sul americano da qual sou um real adepto :) tendo como Vasco da Gama *** a maior referencia... Efectivamente, na minha opiniao, uma equipa de futebol precisa dum fantasista ou de um magico. Eles são a cereja que o bolo precisa no seu topo ou sao o ouro que cai sobre o azul :)

Mas tenho que concordar com a teoria do "samba" de Pedroto!!! Mais do que 5... nao!!

Vejam o exemplo do EX CAMPEAO EUROPEU e do seu numero 10 - o PORTUGUES ANDERSON LUIS DE SOUSA - uma equipa tecnica e tacticamente perfeita...mas titulares nao tinha mais do que 2, 3 sul americanos.

Mas nem todos os bons jogadores da areia sao bons no relvado. Veja-se o exemplo de Majer (jogador da selecção nacional de futebol de praia) que foi um autentico fiasco enquanto esteve à experiencia num clube da super liga.

Bom, resta-me mandar um abraço a todos e claro que nunca se devem esquecer que:

Em Fevereiro lá estarei :)

*** já sei que vou ser vitima de algum gozo mas já tenho resposta para eventuais ataques ao meu PORTISMO!!!!

Picareto disse...

li no outro dia nessa que eu chamo a "biblia" do futebol denominada "OJOGO" uma reportagem do presidente do VASCO DA GAMA onde este diz: "baseei-me na organização do benfica e na sua fantastica direcção".

Vasco da Gama foi o que eu chamo de "Benfica" dos descobrimentos pois só chegou à India depois de Gil Eanes ter desbravado mar..esse sim o verdadeiro descobridor portugues!!! O que vasco da gama fez foi fazer o que fez gil eanes e depois navegar pacificamente nas pacificas aguas do pacifico.Apenas teve o reconhecimento que Luis de Camões (leia-se TVI e Jornal ABOLA) enfatizou, o que nao aconteceu com Gil Eanes, o melhor da europa no seu tempo!

Anónimo disse...

O comportamento desse jogador italiano pode ser descrito numa só palavra...Humildade!!! Ele era uma vedeta e mesmo assim nao quis passar por ser uma vedeta e jogou a bola de igual para igual com os putos...daqui certos senhores do futebol podem aprender uma grande liçao, as maiores vedetas nao vêm para a televisão dizer que sao grandes (nao é necessario pq as pessoas sabem que é grande e quem nao é), humildade é saber os limites daquilo que somos capazes e mesmo sabendo que somos melhores do que os outros, tentar aprender com eles, ou ensinar aquilo que nao sabem!!!
Para concluir, um clube de futebol pode personificar esta qualidade Humana - humildade - assim nunca um clube de futebol com 80 mil socios efectivos pode exigir ter 300 mil, assim um clube que nem renovaçoes de contratos sabe fazer nao pode contratar jogadores de classe mundial, assim um clube nunca poderia ser a favor do sorteio puro dos arbitros que por serem do primeiro escalão têm que ter competecia para apitar qualquer jogo desse mesmo escalão, assim um clube nunca poderia vir descansar os adeptos pq independentemente de serem eles ou o governo a pagar iam continuar a ter o maior estadio do pais!! assim nunca um clube ia fazer um estudo provando oficiosamente que tinha 15 milhoes de ADEPTOS em todo o mundo!!!
A humildade nao se aprende, está dentro de cada um...voçes nasceram assim!!!!

André Kaustico disse...

Um dos segredos do futebol brasileiro,facto que tambem molda um pouco o futebol portugues,é o facto de se jogar à bola em todo o lado.Pessoalmente já joguei à bola até em ruas de inclinação bastante acentuada para pratica do jogo da bola.Ao contrario de outros paises,há poucos recintos para a pratica desportiva,e o que há,na seua maioria,paga-se.Ora os miudos jogam À ola na rua.Qualquer objecto que não voe com o vento e k seja minimamente visivel serve para fazer de poste.Qualquer desculpa esfarrpada eferica é uma bola(já para n falar do tempo da bola de trapos,e d jogar com pedras).Isso faz do futebol brasileiro,e do portugues tambem,tendo em conta que somos muitos menos,um tipo de futebol especial,onde o dominio da bola em condições adversas é uma arte.Em que o terreno e as condições não são importantes.Uma vez estagiei com uma equipa de futebol do Canadá,ese pais que nem sabe bem o que é o desporto rei.E eles nunca tinham visto sequer um campo pelado,quanto mais jogar em asfalto,terra,gravilha ou areia

Mitico disse...

Vasco da Gama:

Clube fundado por Portugueses. Estádio de S. Januario no Rio de Janeiro.

Capital do Brasil = Brasilia

Copa Libertadores da América: 1998
Copa Mercosul: 2000
Campeonato Brasileiro: 1974, 89, 97 e 2000
Clube humilde (cujo presidente teve uma frase infeliz) e que tem adeptos só no Rio de Janeiro... Como se ve o seu pico de trofeus foi na decada de 1990. Que clube vos faz lembrar?

Corinthians e o clube do "eusebio paulista" (Pelé) têm adeptos em todo o brasil e por todo o mundo...

Contra facto nao há argumentos por muito que se tente ir ao promenor da ironia da história nacional e mundial :)

Obrigado Vasco por seres o FC PORTO do Brasil

Mitico disse...

El Pirata ... 2-2 contra os mancos verdes e brancos de Sevilha?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quero aqui divulgar uma frase proferida por um dignissimo atleta do FCPorto quando confrontado com uma eventual dispensa por parte de Co Adriaanse "Já levo 27 anos de sócio e não vou deixar de pagar as quotas se for embora.” "Sou portista desde que nasci e serei até morrer. Sou o sócio 11.222."

Obrigado Areias!!!!

El Pirata disse...

Naturalmente que o areias está no seu direito de ser portista.

Agora parece-me obvio que, certamente duvidando que alguma vez possa voltar à ribalta do futebol português e pressentindo que agora é sempre a descer, comete um erro tremendamente estupido ao afirmar isso nos jornais. Porque, caso venha a ter a enorme felicidade de jogar no benfica ou sporting (mais provavel sair-me o euromilhoes, mas pronto, uma hipotese!) entra no clube com uma imgem desde logo associada ao porto e, comentendo erros, estará sempre na linha de fogo!

Basta ver que Fernando Santos, só porque disse que era do benfica (e foi-lhe perguntado, nao foi ele que agarrou no microfone e desatou aos berros...) era sempre criticado por isso sempre que perdia no porto!


Nao está em causa o profissionalismo do Areias. Está em causa a falta de inteligência da afirmação. Mas lá está, ele melhor que ninguem, sabe a probabilidade que tem em voltar a jogar num grande...

El Pirata disse...

Outra coisa engraçada que nao posso deixar passar:

O Porto no domingo tem a ja tradicional festa de apresentação! Eu pensei que ao fim de 3 ou 4 anos aprendiam mas lá diz o proverbio, burro velho nao parende linguas...

Vamos ao que interessa. Domingo os socios pagam 5 euros e os demais pagam até 15 euros para verem os jogadores correrem e acenarem, quais Lady's Di, à plateia.

Nao seria mais razoável fazerem essa "coisa" depressinha e depois fazrem um joguito contra uma equipa que se dignasse aparecer? Nem que fosse o Celta de Vigo carago! Era melhor certamente para todos os que vão ao estadio.


E acreditem que esta critica seria feita se fosse o sporting a fazer o mesmo! Só tinha logica uma coisa destas se fosse feita antes de partirem para estagio e somente porque nao teriam ritmo nas pernas para fazerem um jogo. Assim nao, assim é apenas mais uma maneira de chuparem, quais vampiros, o dinheiro aos portistas. Os mesmo portistas que se queixam do estado do país, que se queixam do rui rio entre outras coisas e depois arranjam o dinheiro para irem ver uma treta daquelas!

SANTA PACIENCIA.


ps:

A critica é apenas para quem pensa ir ao estadio. E para quem pensa que este tipo de cerimonias tem algum interesse, ainda para mais a pagar! Repito, o sporting se fizer o mesmo sou o primeiro a criticar aqui no blog. Nao está em causa o clube mas sim a exploração.

El Pirata disse...

Ora bem, aqui vão os meus numeros do euromilhões: 4, *, 9, 14, * e as estrelas: 4 e *

Estou a brincar, ainda para mais ainda sai esta chave e depois teria de me suicidar por nao a ter feito... e isso era mau para mim e para vocês :)


Vamos a assuntos sérios. A lista de dispensas do porto! Eram para ser sete mas como o Leo Lima (o tal que o picareto kid disse ser bom de bola...) ja foi de vela para terras de vera cruz, sobram 6! Aqui ficam os meus palpites, ainda antes da lista sair:

- Bruno Alves
- Areias
- Raul Meireles
- Bruno Moraes
- Cesar Peixoto
- Hugo Almeida


Esta é a minha lista de palpites. Juntem-se a mim :)

Quem acertar mais perto ganha um fino de borla no proximo jantar do blog!

Picareto disse...

Lista de dispensas do FCP:

- Leandro
- Bruno Moraes
- Pepe
- Raul Meireles
- César Peixoto
- Paulo Assunção

Rio de Janeiro = cidade mais famosa do Brasil

São Paulo - segunda cidade do brasil...cidade onde se trabalha...e onde mora o Campeão Sul-Americano...!

Tirem as vossas conclusões...!

OBRIGADO AREIAS

Mitico disse...

S. Paulo cidade com maior foco populacional do Brasil...!!!!

Rio de Janeiro cidade com uma "mui nobre" magia...!!!

Tirem as vossas conclusões...!!!!

AREIAS...QUASE QUE ME EMOCIONEI A LER AQUILO QUE DISSESTE...SIMPLESMENTE OBRIGADO!! :))))
Ainda me recordo do que disseste quando chegaste ao Dragão:
"...a unica coisa que conheço do estádio é o corredor onde vou pagar as cotas..."

MAIS UMA VEZ...OOOOBRIGADO :)

PS: EM FEVEREIRO LÁ ESTAREI

Mitico disse...

A minha lista de dispensas é:

- Gilberto Madaíl (ladrão)
- Antonio Dias da Cunha (está a um passo do manicomio)
- Antonio Carraça (uma pulguinha que so quer tacho)
- APAF ( por terem feito aquilo que toda a gente viu na epoca passada)
- Luis Filipe Scolari (por andar a gozar com os portugueses)
- Luis Figo ( por pensar que sabe jogar futebol)

Abraço a todos

Quanto a LFV e JV quero-os no glorioso por muitos anos :)))

Em Fevereiro lá estarei

André Kaustico disse...

Apesar de ser um grande portista,quero que o areias se ponha a andar.É bom rapaz,mas n tem nivel futebolistico para um clube da grandiosoidade do Porto.Se foi burro ou não,isso depende do ponto de vista.Já pensaste que ele queira que se saiba que ele seja Portista?Que tem orgulho e quer lá saber se,no caso de ir para o benfica ou para o sporting,o que os socios vão pensar em relação a isso?
Já é o Pepe joga pior,e não é portista.Maldita a hora em que esse gajo veio para o meu clube

Quanto ao preço dos bilhetes,isso é promenores.Eu tenho lugar anual,por isso a entrada vai ser gratis para mim.Não acho mal,é um incentivo à comrpa do lugar anual.O objectivo é vender 52000 lugares anuais,para não haver bilhetes à venda.

Mitico disse...

Ola pessoal

Era para fazer um post sobre este tema mas nao tive motivação para isso. Varrer do plantel Areias, Leandro do Bonfim e .......................................................Sandro!?!?!?!

Acho que já vi este filme e não quero vê-lo de novo...

Desculpem mas hoje como PORTISTA sinto-me desanimado...

Mitico disse...

Areias - no meu entender, foi outro sacrificado como o Bi-Campeao Europeu Carlos Secretario. Num Porto-lampioes no estádio das Antas, Miguel atrasa de peito para moreira e Derlei faz o golo...eRRO INCRIVEL DESTE JOGADOR!!!Nunca vi crussificarem o jogador encarnado por isso...

Leandro do Bonfim - um bom jogador mas nao para o ex CAMPEAO EUROPEU

Sandro - nao percebo!

Abraço a todos...

PS: PORTISTA QUE É PORTISTA ACREDITA E POR ISSO EM FEVEREIRO LÁ ESTAREI A FESTEJAR...

Mitico disse...

Campeonato da pré-época

1 Sporting 10
2 FC Porto 9
3 Benfica 9
4 V. Setúbal 8
5 Boavista 7
6 Sp. Braga 6
7 Penafiel 4
8 Belenenses 3
9 Naval 3
10 V. Guimarães 1
11 Académica 1
12 Gil Vicente 1
13 P. Ferreira 0
14 Rio Ave 0
15 Nacional 0
16 U. Leiria 0
17 Marítimo 0
18 E. Amadora 0

Parabéns campeoes!!! Só no jornal record!!?!!!!?!!!???!!!!!

El Pirata disse...

Mitico, esse promenor do jornal record é apenas um fait-diver para entreter o povo que está na praia e tem 48 paginas de jornal para ler, antes de ir dar uma banhoca :)

Mas, e como bem sabes, 48 paginas de desporto, é muita pagina. E, ao contrario de OJOGO que dedica uma pagina para o Tour de França, o Record da-lhe quatro paginas de grande categoria!

E depois Mitico, mais vale pôr uma classificação para os adeptos em geral terem uma noção do que andam a fazer as equipas da superliga (atenção que eu sei que anda a fazer o meu sportin, o porto e o benfica mas nao faço ideia que andam a fazer os outros 15... assim fico com uma noçao generalizada se a pre epoca está a correr bem ou nao!) do que darem entrevistas a Areias para os ouvir dizer que são portistas desde 6º mês de gravidez da maezinha deles...


eheh :)