Neto, Devesa – Nascido em 30 de Abril de 1967, José Maria Pinheiro Devesa Neto, mais conhecido por Devesa Neto é um ex-árbitro auxiliar, já retirado, que chegou a internacional em 1997.
Ao longo dos últimos anos, a importância dos árbitros auxiliares (antigos fiscais-de-linha) tem vindo a aumentar e um dos que assumiu maior protagonismo foi precisamente Devesa Neto, o qual, durante muitos anos, formou equipa com Paulo Paraty (o árbitro preferido de Luís Filipe Vieira, conforme ficou claro das escutas existentes no processo 'Apito Dourado').
Como árbitro auxiliar, muitas das suas actuações suscitaram polémica por, aparentemente, serem influenciadas pela sua preferência clubistica. Aparentemente?
Vejamos o teor de uma das escutas do processo ‘Apito Dourado’, referente a uma conversa entre João Rodrigues e Pinto de Sousa, a propósito deste último se queixar que Luís Filipe Vieira estava zangado:
João Rodrigues: “Nomeie o Devesa Neto que o acalma logo”.
Fantástico o efeito que as nomeações de Devesa Neto tinham nos dirigentes benfiquistas. Porque seria?
Talvez por isso, Luís Guilherme o tenha nomeado para o famoso Estoril-Benfica no Algarve, da época 2004/05, em que auxiliou o árbitro Helio Santos.
Presumo que para falar do tempo, também parece que era habitual o senhor Devesa Neto jantar com dirigentes do Benfica. Foi o caso de um jantar em Janeiro de 2006, no restaurante ‘O Sapo’, em Penafiel, com o director-geral do Benfica, José Veiga, o qual abandonou o estágio que a equipa benfiquista estava a fazer para um jogo com o Gil Vicente para desfrutar da companhia à mesa do influente ex-árbitro assistente.
Confrontado com um comunicado que o FC Porto fez na altura, Devesa Neto reagiu assim: “Dá-me vontade de rir. Era o que me faltava não poder jantar com pessoas que conheço bem. (...) Ninguém me vai proibir de jantar com quem quer que seja. Quando me apetecer e houver disponibilidade, voltarei a sentar-me à mesma mesa com José Veiga”.
Um outro episódio ocorreu no dia 7 de Março de 2006, com Devesa Neto a ser uma das caras conhecidas entre os adeptos benfiquistas que viajaram com a equipa até Liverpool. Terá pago a viagem do seu bolso? Respondeu o próprio: “Estou com o Benfica, pois sou convidado de José Veiga. Como adepto do clube assumido, é com muito prazer que o faço”.
Ora digam lá se a amizade e a gratidão não são coisas muito bonitas..
retirado de www.reflexaoportista.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
O árbitro internacional Duarte Gomes, da Associação Futebol de Lisboa, assumiu este sábado ser adepto do Benfica durante o XI Encontro Nacional do Árbitro Jovem, em Mira.
A declaração de Duarte Gomes suscitou alguns aplausos da plateia, mas Duarte Gomes realçou que «as pessoas têm de acreditar e confiar que cada um consegue desempenhar a sua missão com isenção, com seriedade e sem qualquer tipo de teias de aranha, independentemente das suas preferências clubistas, pessoais ou religiosas».
«O importante é que as pessoas percebam, de uma vez por todas, que quem lá está, está para dar o seu melhor», reforçou.
in Abola 07-10-2012
corruptos!
O treinador do Beira-Mar, Ulisses Morais, sem falar do árbitro, deixou fortes críticas ao que aconteceu na derrota frente ao Benfica (2-1), no Estádio da Luz.
«Não comento a arbitragem, mas teve influencia. É por isto que confio no meu trabalho e quem trabalha comigo, mas não confio em mais nada. Tenho de dizer aos meus jogadores que este é caminho que temos de lutar contra tudo e mais qualquer coisa. Não sou homem de ficar no chão e contra todas as adversidades vamos lutar», afirmou Ulisses Morais, em declarações à Sporttv.
O treinador prosseguiu com as críticas: «Eles sabiam que tinham lutar contra o poderio do adversário, dos adeptos e estávamos preparado para fazer um jogo limpo, mas quando as coisas não correm dessa forma castiga a minha equipa. Felizmente temos um bom guarda-redes, mas gostaria que este futebol fosse mais limpo».
Picareto
Antes do Paços de Ferreira benfica... os dirigentes encarnados foram a um cafezito... sabes de quem????
ao cafe do Devesa Neto. Aliás, o LFV ficou a ver o jogo no referido café.
tao amiguinhos que eles sao...! Afinal quando LFV diz que nunca convidou um arbitro a ir a sua casa é mesmo verdade...sao os arbitros que o convidam a ele...!
O pinto da costa compra tudo!!!! TUDO, tuDO, TUdo, TuDo, tUdO!!!!!!
Enviar um comentário