Redes Social

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mourinho: Bola de Ouro FIFA Melhor Treinador 2010



E Mourinho ganhou. Apesar de toda a pré choradeira, da desvalorização do prémio, das alegadas intenções anti mouriscas de alguns votantes, da desconsideração pelo sistema de votação, Mourinho ganhou, sorriu e festejou. Fica a questão : e se não tivesses ganho Mourinho?


Marlon Brando, aqui há uns anos, demonstrando completo desdem pela forma como a Academia atribuia os oscares, apesar de eleito vencedor, decidiu não comparecer e recusar o prémio por não se rever nele nem lhe atribuir importância. Isto sim é coerência, ou concordas com o sistema e não o atacas e recebes de bom grado o que o sistema te oferece... ou então está calado! Esta é, pelo menos, a minha opinião.

Mas voltando ao prémio. José Mourinho foi o treinador que maior numero de competições venceu em 2010. Factos são factos. Mas a FIFA, pelo que nos recordamos, não se alimenta de factos. Senão vejamos as eleições dos jogadores. Em 2006, em ano de Mundial, Fabio Cannavaro conseguiu a proeza de ser eleito melhor jogador mundial do ano somente pelo facto da Itália ser a campeã mundial desse ano. Ninguém no seu perfeito juizo poderia considerar tal atribuição como justa e/ou sensata. E se recuarmos no tempo, vemos que em ano de Mundiais, a FIFA sempre privilegiou o melhor atleta da competição. Sendo assim, a que se deveu tal mudança de critérios em 2010? Se tudo fosse linear, como até aqui, seriam Del Bosque e Xavi/Iniesta os vencedores. Ok, podem-me dizer que este ano a equipa da France Football também esteve envolvida, que não foram somente os votos dos capitães e treinadores das selecções mas igualmente os dos jornalistas, mas então, se o Mundial não teve peso na eleição, abramos os olhos e sejamos coerentes: os vencedores de 2010 seriam Mourinho e Wesley Sneijder! Ou há dúvidas?
.
Vitórias à parte, quero aqui deixar claro duas coisas: primeiro, não faço parte daquele grupo de anti mourinhos que passaram a ser pro mourinhos desde que ele saiu do fcp, como tanto gostam de chamar os portistas mais fanáticos. Eu sou coerente, era anti e mantenho-me anti, tão anti que até estou pelo Barcelona do Guardiola este ano, nem me custa nada assumi-lo. E digo isto porquê? Aqui entra a tal segunda coisa que queria dizer: Mourinho não apresenta nada de novo nem deixará nenhuma marca na história do futebol, tal como muito bem disse Xavi! Existiram equipas que ficaram associadas ao seu treinador, desde os babies do Man United de Mat Busby, à laranja mecânica de Rinus Michels, ao Dinamo de Kiev de Valeri Lobanovtsky ao Liverpool de Bill Shankly, passando pelo Milan de Arrigo Sacchi e acabando nos dream teams do Barça de Johann Crujff e o actual de Josep Guardiola. Quando Mourinho tem um ano de vitórias em todas as provas, mas que permite ao AS Roma de Claudio Ranieri recuperar 14 pontos de atraso na Serie A italiana, para somente recuperar a liderança e ganhar o título porque a Roma vacilou assim que chegou à liderança, no fim da prova, passando pelo anti jogo brutal feito nas meias finais da Champions em Nou Camp, que podemos dizer, verdadeiramente? Que vale tudo para ganhar? Sim, até pode ser verdade, e as vitórias de Mourinho são disso sinal, mas eu, que sou um anti catalão primário, vejo os jogos da equipa de Guardiola e vejo um modelo de jogo verdadeiramente fantástico, e não são apenas os jogadores que são brilhantes, foi preciso cojones para despachar Ronaldinho Gaucho e Deco entre outros figurões para fazer crescer uma equipa de jovens, com um estilo de jogo assente no colectivo e na circulação de bola.
.
Deixo a questão que ninguem ousa questionar mas que tem de ser feita: se Mourinho treinasse o Barcelona, a equipa catalã jogaria daquela forma e com aquela beleza estética? Como diria o Perestrello, nem que a vaca tussisse!




Quanto aos camelos que dizem que Mourinho merecia ter ganho em 2004... o prémio só existe desde 2010. O mal do futebol é mesmo haver muita gente a falar sobre o que não sabe e, pior, escrever sobre o que não sabe! E ser pago para o fazer, o que ainda torna tudo muito mais espectacularmente estúpido!

PS:

Mas da abelha Maia não se espera grande coisa...

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta frase diz mesmo muito, nomeadamente aqui no blog:

"O mal do futebol é mesmo haver muita gente a falar sobre o que não sabe e, pior, escrever sobre o que não sabe!"

El Pirata disse...

nao só essa keeper como muitas outras que escrevi neste post, e podes comenta-las livremente porque eu defendo a liberdade de expressao, mesmo que tenha pouco conteudo!