Redes Social

sábado, 29 de março de 2008

Recordar Alen Boksic

No seguimento do post sobre o mais flatulento presidente da Primeira Liga lembrei-me do Marselha de Bernard Tapie. E, nessa excelente e magnifica equipa, brilhantemente treinada pelo mago belga Raymond Goethals, jogava um jovem ponta de lança dotado de excelente técnica de nome Alen Boksic. É triste quando uma grande equipa é esquecida devido a actos corruptos de um chafardão sem escrúpulos, mas é ainda mais triste quando esses actos são branqueados. Enfim, andamos urgentemente a necessitar de uma tomada da Bastilha no futebol português! Que rolem rapidamente todas as cabeças é o que todos os adeptos da pureza do futebol desejam e suspiram.

Mas falando de futebol, sem gases, voltemos a Boksic, jugoslavo de nascença, croata de coração. Nesse fatídico ano de 1992/93 Boksic fez parte da equipa marselhesa que ergueu a Liga dos Campeões em Munique, frente ao então Rei e Senhor da Europa, o AC Milan! Alan Boksic, melhor marcador dessa edição da prova pelo Olympique tinha a seu lado no ataque os lendários Rudi Voeller e Abedi Pele. Mais uma vez repito, como uma equipa desta valia soberba caiu no rídiculo de subornar adversários! Terão sido más línguas invejosas do sucesso marselhês que deitou por terra o clube? Ou terá sido a soberba, a ganância, a constatação que errar é humano e como tal evitar que, quando o erro surgisse (interpretar a palavra "erro" como mau jogo, abaixamento de forma, lesões, etc), a vitória ainda assim não estivesse comprometida!

Sim, só pode ser isso, um campeão europeu justíssimo e com jogadores de qualidade inegável não precisaria de subornar Valenciennes (para os mais distraídos tem a valia de um Beira-Mar por exemplo...) para ser penta campeão francês. Ou necessitaria? Bem, em caso de dúvida, como diria o Malato... compre!

Mas o post é dedicado a Alen Boksic e assim sendo aqui fica um video com alguns dos melhores momentos desse jogador que deixou saudades.



1 comentário:

Picareto disse...

Pirata excelente post, tirando as facadinhas ao FCP e ao presidente Pinto da Costa e ao Dr. Reinaldo Teles este é de facto um post bastante bom.

Relembro também o trio fantastico da Lazio nas épocas em que Boksic lá jogou, consituido por ele próprio e por Giuseppe Signori e Pierluigi Casiraghi!

Grande equipa essa da Lazio onde despontava na defesa um jovem de 18 anos de nome Alessandro Nesta que fazia dupla com o melhor marcador de livres de todos os tempos (não Mitico, não é o Roberto Carlos) Sinisa Mihjalovic.