Redes Social

sábado, 1 de março de 2008

O PRIMEIRO CLÁSSICO EM LISBOA.

Como a imprensa portuguesa quando o Sporting jogou com o FCPorto deu destaque ao famoso derby que se vai disputar hoje, deu-me vontade de fazer algo semelhante e vou falar-vos da primeira vez que o FCPorto jogou em lisboa contra o benfica...

Foi a 24 de Março de 1935 que Benfica e FC Porto se encontraram pela primeira vez em Lisboa para disputar um jogo da Liga, no velho Campo das Amoreiras, com arbitragem do lisboeta Manuel Marques.


A partida, a contar para a 10ª jornada da prova, a apenas cinco jogos do final do Campeonato, levava um FC Porto extremamente moralizado a Lisboa, fruto de cinco vitórias consecutivas, que lhe garantiam a liderança da Liga, com 3 pontos de vantagem sobre Belenenses e 4 sobre Sporting e Benfica. O jogo, que criou enorme expectativa no País, levou 20.000 pessoas a encherem por completo o Campo das Amoreiras, sendo que do Porto viajaram dois comboios especiais repletos de adeptos.

A recepção à equipa do FC Porto, quando os jogadores azuis e brancos entraram em campo, não foi a melhor: adeptos do Sporting e Belenenses juntaram-se à falange encarnada e criaram um ambiente de enorme agressividade, com gritos hostis de "fora, fora, fora". O Benfica venceu por 3-0, com o médio Gaspar Pinto, beneficiando de um desvio do defesa portista Jerónimo, e o avançado Rogério Sousa a garantirem no último quarto de hora da primeira parte uma vantagem de 2-0 ao intervalo. Vítor Silva, avançado, concretizaria o 3-0 final, a 12 minutos do fim, relançando a luta pelo título, já que o Sporting, com uma vitória no Estádio do Lima, diante da Académica do Porto, por 3-2, e o Belenenses, que derrotou a Académica, nas Salésias, por 4-0, também aproveitaram o deslize do líder. Joseph Szabo, o luso-húngaro que orientava tecnicamente o FC Porto, queixou-se no final do jogo do ambiente hostil criado pelos adeptos dos três grandes clubes lisboetas, mas garantiu que o título não escaparia ao FC Porto, o que se concretizaria, na última jornada, com um empate em Lisboa, no Campo Grande, diante do Sporting, que necessitava de uma vitória para se sagrar Campeão Nacional.


FICHA DO JOGO:

BENFICA: Augusto Amaro - Gatinho, Gustavo Teixeira - Francisco Albino, Lucas, Gaspar Pinto - Torres, Fernando Cardoso, Vítor Silva, Rogério Sousa, Alfredo Valadas.
Treinador: Vítor Gonçalves.

FC PORTO: Soares dos Reis - Carlos Pereira, Jerónimo Faria - João Nova, Álvaro Pereira, Raul Castro - Waldemar Mota, António Santos, Lopes Carneiro, Pinga, Carlos Nunes.
Treinador: Joseph Szabo.

GOLOS: 32' Gaspar Pinto (1-0) ; 40' Rogério Sousa (2-0) ; 78' Vítor Silva (3-0).


Se calhar hoje no bessa ainda estarão esses adeptos do sporting e do belenenses a torçer pelo benfica, para o FCPorto perder...

5 comentários:

El Pirata disse...

Este post é interessante por vários motivos,

1º mesmo apanhando com 3 secos já existia a teoria portista que o mérito adversário era coisa inexistente! A culpa eram dos adeptos, muitos anos faltavam ainda para culparem a ponte da Arrabida...


2º Quem conta a história que o Autor aqui coloca é mentiroso e fantasioso! Esta é a maior fantasia portista, de ter o País todo contra eles! Mentira, falsidade, nao conhecem um sportinguista ou benfiquista abaixo da ria de Aveiro que deseje ver o seu rival da capital campeao ao invés do fcp! Um unico! Eu bem tento, mas nao consigo, todos que eu conheço e pico com mensagens anti PC só recebo em troca desabafos que esse tipo nao me incomoda, nao quero é ver os lagartos/lampioes a festejar que nao posso com eles!

E quem nao conhece esta realidade nao conhece o País!

El Pirata disse...

Eu, como portuense sportinguista, que vos aturo há anos e estou farto de vos ver ceguinhos a defender um corrupto que até nem vergonha tem de levar uma puta a roma beijar a mão do verdadeiro Papa, é que vos dizia: era uniao sulista para vos pôr no vosso lugar (3º!) e o vosso presidente no lugar (cadeia!). Mas, infelizmente, os meus camaradas lá de baixo perdem-se em turras uns aos outros e os pobres de espirito, que tanto querem ser odiados, vao a caminho do tri...


Por isto é que este post me faz rir, de tristeza por nao ser realidade! Há mais falsidades aí no baú portista, Autor?

Anónimo disse...

Isto foi em 1935!! portanto a realidade do pais era bem diferente...claro que agora nenhum sportinguista quer ver o benfica a ganhar!!!

Anónimo disse...

mas gostei do teu nervosismo senhor pirata!!! ehehe

Picareto disse...

Este post demonstra a realidade do país nos primordios do futebol. Hoje em dia pouco mudou. è necessário um 25 de Abril no futebol?? Concordo! Dessa forma o FCP não seria TRI-CAMPEÃO esta época mas sim Deca-Campeão!!